O acabamento de um espaço residencial inclui muitas pequenas tarefas: seleção de tecidos, acessórios, compra de cortinas, cornijas. Muita atenção deve ser dada ao design da abertura da janela. Principalmente a escolha da cornija. É esse pequeno detalhe que torna o interior harmonioso e completo. No entanto, você não deve se precipitar em comprar uma haste de cortina. Primeiro, você precisa se familiarizar cuidadosamente com as opções disponíveis no mercado e suas vantagens. Mais detalhes sobre isso são fornecidos neste artigo.

Contente
- Suporte de parede para cortinas: breve descrição, tipos, vantagens
- Por que os de parede são melhores?
- Variedades
- Tipos de materiais utilizados na produção
- Barras de parede flexíveis – uma solução de design elegante para uma casa moderna
- Do que elas são feitas?
- Vantagens
- Como escolher a opção ideal para sua casa?
- Aplicação em diferentes estilos de interiores: fotos, descrições
- VÍDEO: 35 opções de varões de cortina para fixação na parede.
- 50 fotos de vários modelos de cornijas de parede:
Suporte de parede para cortinas: breve descrição, tipos, vantagens
Todos os varões de cortina são divididos em dois tipos: teto e parede. A diferença entre eles está no método de fixação. A popularidade da segunda opção é muito maior. Produtos montados na parede são mais familiares e universais. Elas são fixadas um pouco acima da janela, na parede, usando vários pinos.

Por que os de parede são melhores?
Os modernos varões de cortina montados na parede têm uma série de vantagens inegáveis.

- Suporta facilmente cargas pesadas. O tule é muito pesado, às vezes não é possível pendurar as cortinas no teto.
- Adequado para qualquer tipo de estrutura de teto. É estritamente proibido fixar a barra transversal em tetos suspensos, esticados ou de vários níveis. A instalação só é possível se forem criadas condições técnicas especiais. É caro e exige muito trabalho.
- Pode ser usado em qualquer estilo de interior. O produto ficará harmonioso em designs clássicos e modernos.

Variedades
De acordo com o tipo de console, os seguintes tipos são diferenciados.
- Baguete.
- Cano.
- Cordas.
- Flexível.

As baguetes são compostas por um perfil e uma tira decorativa. A faixa decorativa esconde todos os detalhes e ganchos desagradáveis. O segundo tipo de console é considerado muito mais popular. É universal e combina com qualquer design. Um tubo feito de plástico ou metal pode suportar altas cargas.

A barra transversal de corda é barata e leve. É quase invisível. Os modelos flexíveis são muito populares entre os fãs de estilos de interiores modernos. Varões de cortina flexíveis para paredes ficam incríveis até em fotos. Eles são capazes de assumir qualquer forma.

Observe! Perfis flexíveis não são indicados para cortinas ou persianas pesadas.
Tipos de materiais utilizados na produção
Ao escolher um suporte de cortina, você não pode deixar de prestar atenção ao material de que ele é feito. Hoje, três materiais são usados principalmente na produção: metal, madeira e plástico. Cada um dos materiais apresentados possui características e vantagens operacionais próprias.

Mais detalhes sobre cada um deles são fornecidos na tabela.
| Material | Breve descrição, vantagens |
| Metal | As travessas de metal são feitas de latão, alumínio, aço e bronze. Na maioria das vezes, o console é representado por um tubo. Eles podem ter uma, duas ou três fileiras. Os modelos forjados têm uma elegância especial. Eles se encaixam perfeitamente nos estilos Barroco e Art Nouveau. As principais vantagens desses modelos são: excelente compatibilidade com móveis de diversos tipos, alta resistência a cargas, design original. |
| Árvore | As cornijas de madeira não perderam sua relevância por muitos anos consecutivos. Eles são feitos de diferentes tipos de madeira: carvalho, faia, nogueira, pinho, mogno e muitos outros. Esses tipos de madeira podem durar anos sem perder sua aparência atraente. A desvantagem da barra transversal é seu peso elevado. Por esse motivo, é necessário o uso de fixadores confiáveis. No entanto, essa desvantagem é completamente coberta por uma série de vantagens inegáveis. A principal vantagem é a maior resistência. A estrutura pode suportar qualquer carga. Além disso, os produtos de madeira, mesmo com processamento mínimo, têm um design elegante e atraente. Você pode escolher um modelo de quase qualquer tamanho (comprimento, largura) e tonalidade para combinar com seu interior. |
| Plástico | Hoje em dia, cortinas leves e arejadas estão na moda. Para eles, é melhor escolher travessas de plástico modernas. Elas têm muitas vantagens: facilidade de instalação, peso leve e ampla variedade de cores. Eles podem ser de fileira única ou dupla. |
Barras de parede flexíveis – uma solução de design elegante para uma casa moderna
Aqueles que estão sempre atentos às novidades sabem que as hastes de cortina flexíveis são extremamente populares hoje em dia. Eles são capazes de transformar o interior de forma irreconhecível. Esses designs surgiram há relativamente pouco tempo.

Isso dá aos designers a oportunidade de implementar qualquer ideia no interior da casa. São vendidas travessas flexíveis em forma de tira longa. Seu comprimento total pode chegar a seis metros.

Do que elas são feitas?
Diferentes materiais são usados para produzir tais produtos. No entanto, os mais populares são os seguintes.
- Alumínio. É um material durável e resistente ao desgaste. O alumínio é durável e pode suportar repetidas instalações e desmontagens. Este material permite instalar cortinas de qualquer peso.

- Plástico. No processo de fabricação, é utilizado um plástico especial de alta resistência. Uma característica distintiva do produto final é seu design atraente. A cornija de plástico se adapta perfeitamente aos estilos de interiores modernos: minimalismo, alta tecnologia, loft e outros.

Observe! Com a ajuda de uma cornija flexível você pode decorar não apenas aberturas de janelas. Eles podem ser montados em portas e usados como divisórias.
Vantagens
A principal vantagem de uma travessa flexível é sua capacidade de se adaptar a qualquer formato de janela ou parede. Ele assume uma aparência curva em questão de minutos e é fácil de instalar usando fixadores. Qualquer pessoa pode cuidar da instalação da estrutura. Outra vantagem é o design exclusivo.

Como escolher a opção ideal para sua casa?
Escolher até mesmo um pequeno detalhe de interior como uma cornija é difícil para muitas pessoas. O que deve ser levado em consideração? Existem vários critérios básicos.
- Tamanho. Nem todas as travessas podem ser cortadas no tamanho certo usando uma serra. Em alguns casos, é necessário saber o comprimento exato. Para fazer isso, você precisa medir a abertura da janela usando uma fita métrica comum de construção.

Importante! O comprimento da cornija deve exceder a largura da janela em pelo menos vinte centímetros.
- Características das instalações. É preciso considerar para qual cômodo o produto será adquirido: para cozinha, quarto ou sala de estar. Para a cozinha, um varão de cortina de plástico leve em forma de cano seria uma solução ideal. Uma de madeira pode ser instalada em um quarto ou em um quarto de criança. Uma travessa forjada ficará harmoniosa no salão.

- Número de linhas. Nesse caso, você precisa decidir com antecedência quantas cortinas serão penduradas e se haverá tule. Mas às vezes é melhor comprar um modelo de duas fileiras, mesmo que você não pretenda pendurar cortinas multicamadas no início.

- Cor, design. A decoração das janelas deve combinar harmoniosamente com o estilo geral do ambiente. É necessário levar em consideração o estilo do design e a cor das cortinas ao escolher a tonalidade da barra transversal.

- Material de fabricação. O material deve ser selecionado levando em consideração o peso das cortinas, o estilo do ambiente, as preferências pessoais e o orçamento financeiro. Os mais caros são os produtos falsificados. A madeira também é cara e requer fixadores adicionais. Os modelos disponíveis são de plástico. No entanto, não é possível pendurar cortinas muito pesadas nelas.

Aplicação em diferentes estilos de interiores: fotos, descrições
Um sinal de um design de abertura de janela harmoniosamente selecionado é sua combinação harmoniosa com o estilo geral do ambiente. Algumas pessoas acham difícil alcançar esse resultado sozinhas, então elas recorrem aos serviços de designers. No entanto, você não deve se apressar em contatar especialistas. Você pode encontrar uma cornija adequada para qualquer estilo de interior se levar em conta alguns pontos.

Travessas redondas de madeira serão uma excelente solução para estilos provençal, ecológico e clássico. Eles são feitos de materiais naturais e suportam qualquer composição de tule, cortinas e drapeados. É muito difícil errar na escolha de cornijas de madeira. Todas elas são lindas, como você pode ver nos exemplos de fotos.


Estruturas flexíveis de alumínio e plástico serão uma solução ideal para ambientes nos estilos minimalista e de alta tecnologia. Com a ajuda deles, você pode realçar um teto de vários níveis ou janelas de formato incomum. Modelos flexíveis permitem que você divida o ambiente, se necessário.


Cornijas de metal forjado se tornarão uma verdadeira decoração de um grande salão no estilo Art Nouveau ou Barroco. Eles enfatizarão o estilo boêmio da decoração e serão combinados idealmente com cortinas multicamadas feitas de tecidos caros.




















































