O tule organza é um tecido leve, fino e quase transparente, feito de poliéster, seda e algodão. Essas “cortinas diurnas” escondem perfeitamente quem está dentro da sala de olhares curiosos, mas proporcionam uma boa visão. Um produto muito barato ou verdadeiramente “real” para uma janela pode ser comprado em uma loja ou costurado à mão.
Contente
- Descrição do tule organza. Aparência e exemplos de cortinas
- Descrição, modelos e variedades de organza. A estrutura do tecido e suas cores
- Características comparativas do véu e da organza, suas principais diferenças
- A escolha certa do tecido, corte e costura de cortinas de organza com suas próprias mãos
- Exemplos e fotos de cortinas de organza no interior do apartamento
- Conclusão
- VÍDEO: Organza para cortinas. Qual a diferença entre ele e um véu?
- 50 fotos de tule organza em interiores modernos:
Descrição do tule organza. Aparência e exemplos de cortinas
O tule, originalmente inventado na França, agora é produzido em muitos países, incluindo a Rússia. Tule alemão de alta qualidade e tule turco barato estão disponíveis para venda. Cortinas transparentes são feitas de fibras mistas naturais e sintéticas e são caracterizadas por pouco enrugamento e baixa elasticidade.
Organza é um tecido leve e fino, transparente e durável usado para criar cortinas, tutus e outras peças drapeadas. Os produtos de cortina feitos com ele são suspensos em clipes, fitas, ilhós, decorados com bordados coloridos ou de uma única cor e vários designs impressos.
“Na moda” hoje está a combinação da mais fina organza com materiais densos e pesados. Parece interessante combinar de dois a quatro tons diferentes da mesma cor de tule em uma janela. Para obter o efeito máximo, eles são feitos em forte contraste ou espaçados entre si na roda de cores em pelo menos três tons.
Conselho. Em muitos estilos de interiores “leves”, o tule é usado como uma cortina de janela independente. Esta opção é ideal para janelas voltadas para o norte ou noroeste, mas não é adequada para o sul ou sudeste.
Descrição, modelos e variedades de organza. A estrutura do tecido e suas cores
Em termos de cor, a organza “clássica” é geralmente produzida em branco ou creme, mas também existem outras opções – rosa, azul, verde claro, preto, bege, violeta. Os modelos de cortinas também são oferecidos em todas as formas possíveis:
- na forma de vários painéis retos contrastantes;
- cortina única transparente com bordado, estampa brilhante;
- tecido liso e brilhante com inúmeras dobras cuidadosamente passadas;
- cortina discreta fosca;
- produtos decorados com fios metálicos;
- uma versão amassada decorada com lantejoulas;
- tecido estampado ou perfurado;
- cortinas dispostas em dobras horizontais, presas com grampos especiais.
Além da organza, o tule chiffon é usado na produção de cortinas - um tecido de textura fosca e "fluido". Geralmente é decorado com bordados e desenhos impressos. Este produto não custa muito, tem um bom caimento e difunde bem a luz do dia.
Dica: Quando as bordas inferiores da cortina estiverem enroladas, é aceitável prendê-las com peso - para isso, use fita decorativa, cordão, figuras ou borlas com clipes.
Características comparativas do véu e da organza, suas principais diferenças
O tule véu tem avaliações diferentes: alguns gostam desse material macio, outros não. O tule é um clássico eterno feito de véu de poliéster, não desbota por muito tempo mesmo quando colocado no lado ensolarado, transmite bem a luz, criando uma sensação de leveza e leveza em todo o interior.
O tule original e luxuoso com padrões reais não só tornará a iluminação pública um pouco mais suave, mas também dará ao ambiente uma aparência luxuosa. Um design claro e complexo é aplicado à superfície do produto usando tintas duráveis. Vários tipos de véus de tule feitos na Alemanha são de excelente qualidade – são todos macios, muito finos e transparentes.
A escolha certa do tecido, corte e costura de cortinas de organza com suas próprias mãos
Não há uma resposta clara para a questão do que é melhor: organza ou tule de voile. Costurar as cortinas de organza mais originais com suas próprias mãos não será difícil se você tiver uma ideia interessante, material de alta qualidade e, às vezes, até um bom padrão. Para um corte de alta qualidade, você precisará de uma superfície grande e plana, tesouras e, para costura, linhas que combinem com o tecido e uma máquina de costura.
A cor da cortina é selecionada para combinar com o estilo interior existente. Para a cozinha, são preferíveis opções curtas, para a sala de estar – alongadas, para o quarto – exuberantes, feitas em tons calmos. Ao calcular a quantidade de tecido, é importante levar em consideração a altura do chão até a cornija, a largura da janela: para criar uma cortina plissada exuberante, você precisará de pelo menos três metros de tecido para uma janela de um metro, seis metros para uma janela de dois metros, etc.
Antes da compra, o material deve ser examinado cuidadosamente - quaisquer defeitos na forma de nós, fibras faltantes, serão muito visíveis no produto acabado e será difícil disfarçá-los. A maneira mais fácil é decorar a parte superior com fita de cortina e a parte inferior, principalmente se a cortina tiver o formato de um arco, com fita de viés.
Conselho. Quanto mais apertado e escuro for o ambiente decorado com cortinas, mais claro, claro e brilhante será o tecido utilizado nele. Para salas altas com várias janelas voltadas para o sul, até mesmo cortinas foscas em tons frios e escuros – preto-acinzentado, azul-esverdeado, roxo-escuro, bordô – serão adequadas.
Exemplos e fotos de cortinas de organza no interior do apartamento
Cortinas de organza geralmente são decoradas com padrões – geométricos, florais e temáticos. Em interiores luxuosos, como Barroco, Império e Art Déco, são usados cristais, lantejoulas, bordados de contas de vidro, flores ou laços feitos de fitas de cetim.
Os quartos campestres são decorados com cortinas xadrez, enquanto os quartos clássicos são decorados com lambrequins e braçadeiras, incluindo as de metal. Os interiores orientais são repletos de cores vibrantes e dobras elegantemente dispostas - há muito tecido aqui e o zoneamento de salas grandes também é feito com sua ajuda.
Nos quartos das crianças, costumam ser usados remendos têxteis coloridos em forma de animais de contos de fadas e personagens de desenhos animados favoritos. Os tecidos para áreas de cozinha e varandas parcialmente envidraçadas são selecionados para serem lisos e não sujarem facilmente, especialmente quando as janelas têm vista para uma rodovia movimentada.
O tule feito de tule é considerado um tipo de véu no qual é fácil bordar ou tricotar vários padrões com as próprias mãos. Este material é completamente homogêneo, fosco ou brilhante. O tule está disponível em formato duro, médio ou “malha europeia”.
Conclusão
Vários tipos de tule são feitos de chiffon, organza, véu, tule e alguns outros tipos de tecidos transparentes. Cortinas coloridas ou branco-neve podem ser combinadas com qualquer cortina grossa, criando interiores de beleza única. As opções mais interessantes para cortinas de janela são costuradas em casa ou encomendadas na oficina de costura mais próxima.