Ilhós - o que são? São acessórios metálicos em forma de argolas para tecido. O elemento em si consiste em um bloco e um anel. Esse tipo de fixação foi inventado em meados do século XX e tinha como objetivo original prender velas em navios. No entanto, com o tempo, os acessórios de metal começaram a ser amplamente utilizados na costura de roupas, sapatos e bolsas femininas. Os ilhós ocupam um lugar especial no campo do design de interiores, principalmente na decoração de janelas com produtos de 40 mm de diâmetro fabricados em Taiwan.
Contente
Quais são as variedades?
Na fase de planejamento da decoração de janelas, você precisa entender o que são ilhós e quais tipos existem. Os acessórios de metal podem ter diferentes formatos e tamanhos. As buchas são classificadas com base nos seguintes parâmetros:
- Tamanho. O diâmetro dos anéis começa em 4-5 mm, eles são chamados de "Anéis Piccolo" e são amplamente utilizados na impressão. O diâmetro máximo é de 8 cm. Os pequenos são usados para criar roupas, sapatos e bolsas. Os grandes são usados para banners publicitários. Para cortinas, geralmente são escolhidos anéis com diâmetro não superior a 7 cm.
A espessura do tecido no qual o produto pode ser instalado depende da altura da borda do ilhós. - Forma. Via de regra, eram utilizadas cortinas redondas de diâmetro médio, mas hoje é possível encontrar diferentes formatos: oval, quadrado, triangular. Muitas vezes, para quartos de crianças, as buchas são feitas em formato de animais, e para cortinas de chuveiro - peixes ou volantes.
Independentemente do formato do ilhós da cortina, o furo nele é sempre redondo. - O material de que os ilhós são feitos. Podem ser buchas de metal, plástico ou madeira. Os de metal podem ser cromados, foscos e brilhantes, feitos de diferentes ligas e metais, por exemplo, os ilhós 1711 feitos de níquel.
Essas duvers combinam bem com o tubo de varão de cortina cromado. - Cor. Há muitas cores de buchas, que podem ser pretas simples ou inserções multicoloridas. Produtos que imitam outros materiais, como pedra, madeira, vidro. Primeiro, você precisa decidir a cor do foroffice.
A cor dos anéis deve estar em harmonia com a cor e a textura da cornija.
Observe que a escolha do formato, cor e textura do produto é determinada pelo esquema de cores, tipo e finalidade das cortinas selecionadas. O estilo do design de interiores do ambiente também é importante, por exemplo, ilhós para escritório e ilhós para casa são coisas diferentes.
De uma forma ou de outra, os acessórios devem estar em harmonia com a cor das cortinas ou paredes do ambiente. Dependendo da solução de design original, as buchas podem combinar o máximo possível com a cor e o estilo do tecido selecionado ou, ao contrário, contrastar bem com eles.
Vantagens
Entre outros métodos de fixação de tecido de cortina em uma cornija, o uso de anéis de metal é considerado o mais confiável, apesar do fato de que elementos individuais podem ser comprados no varejo. O ilhós decora as cortinas. O que é isso pode ser visto na foto.
Vantagens do produto:
- a cortina desliza silenciosamente e sem problemas ao longo da cornija;
- a cortina é protegida contra flacidez e danos mecânicos;
- você pode criar dobras estéticas e até decorativas em cortinas;
- a cortina pode ser rapidamente retirada e pendurada novamente;
- Lavar o tecido das cortinas não cria nenhum problema.
Uma vantagem absoluta é a rápida instalação dos produtos, inclusive em casa.
Ilhós para “janelas macias”
As janelas macias são cortinas feitas de policloreto de vinila (PVC) número 1, elas desempenham a função de janela em terraços e varandas de verão e, na verdade, são uma alternativa às janelas convencionais. Os acessórios para essas janelas devem ser bonitos e permitir que a estrutura seja fixada com segurança.
Os seguintes tipos de fechos foram inventados para janelas de lona:
- ilhós com suportes de fixação prym;
- cintos - fixadores, de formato retangular;
- fechos magnéticos;
- rolos para recolher a tela em um rolo;
- blocos de guia de metal, suportes rotativos.
A vantagem de instalar fechos de parafuso em janelas macias na parte superior da cortina é que, se necessário, a cortina pode ser enrolada e presa com tiras.
Fita para ilhós
Esta fita é feita de um material adesivo termofusível que é 2-3 cm mais largo que o diâmetro dos anéis. A fita pode ter texturas diferentes - uma fita transparente especial foi inventada para cortinas de luz.
Importante! Fita adesiva é um item opcional. Antes de comprar uma tira, certifique-se de que a ideia do design é impossível sem essa tira. Às vezes, a vedação com almofadas adicionais prejudica a aparência.
Em que casos é utilizado:
- A tira texturizada é usada para engrossar o tecido na parte superior da cortina. Isso é especialmente relevante ao criar itens em casa.
- Cortinas com forro feito com fita termocolante são mais fáceis de aplicar apliques e elementos decorativos.
- Essas tiras são usadas com frequência principalmente para dar mais elegância às bordas das cortinas romanas.
Como colar a fita você mesmo
Primeiro, vamos ver quais tipos de fita estão disponíveis no mercado.
- Camada única. Em um dos lados da cortina há uma tira de cola aplicada. Sob a influência do ferro, a massa adesiva derrete e gruda no tecido.
- Camada dupla. Elas são fixadas de forma muito mais confiável do que as primeiras devido ao fato de a massa adesiva ser aplicada em ambos os lados da fita. Para proteger o ferro, o lado de ferro da tira adesiva é protegido por uma malha especial resistente ao calor.
Para colar fita adesiva unilateral em cortinas, siga este algoritmo:
- Na parte superior da cortina, meça duas larguras de fita. Dobre o tecido de modo que os dois lados avessos se toquem. Depois passe a ferro.
A cortina terá uma tira passada assim - Aplique fita de reforço com o lado adesivo voltado para baixo, até a borda da dobra resultante. Comece a passar roupa. É preciso passar a ferro com muito cuidado, sem deixar que a tira se mova.
A dobra deve cobrir completamente a fita. - Espere até que a área do tecido tratada esfrie completamente.
- Remova cuidadosamente o excesso de fita e os elementos salientes.
- Alguns centímetros acima da borda inferior da fita, costure na máquina de costura. Isso é necessário para fixação adicional da tira.
Como instalar você mesmo
Se desejado, os produtos podem ser instalados de forma independente. Para fazer isso, um furo é feito no tecido. Em seguida, um inserto é inserido no furo pela parte de trás do tecido e uma arruela pela parte da frente, após o que a estrutura do ilhós é fixada (basta pressionar a arruela e depois a manga até ouvir um leve clique). Se forem selecionadas cortinas duplas, os lados da bucha e da arruela não importam.
Para garantir um movimento suave da cortina ao longo do varão, os especialistas aconselham, na escolha dos acessórios, dar preferência a produtos cujo diâmetro interno seja 1,5 cm maior que o diâmetro do varão.
Além das cortinas preparadas e bem passadas e dos acessórios propriamente ditos, você precisará de:
- fita métrica;
- agulha, linha;
- soco para fazer furos;
- tesoura;
- lápis para marcar tecido.
Fórmula para calcular o número de furos
Antes de iniciar o trabalho, você deve determinar o modelo da cortina e o número necessário de buchas.
Calcular buracos é um exemplo que prova que as aulas de matemática na escola podem ser úteis para resolver problemas muito cotidianos. Então, para calcular o número de buchas para uma cortina (x), existe uma fórmula especial:
x = (a - 2c): 18 + 1, onde:
- a – largura da cortina;
- c – distância da borda da cortina ao centro dos anéis localizados na borda do tecido.
Se os cálculos resultarem em um número ímpar, ele será arredondado para um número par. Depois de decidir a quantidade necessária de acessórios, você pode começar a trabalhar.
Como determinar a distância
A distância entre os furos no tecido depende muito do seu tipo e qualidade. Na maioria das vezes varia de 15 a 22 cm.
Se estivermos falando de tecidos leves e fluidos, os furos devem estar localizados a uma distância não superior a 15 cm, para cortinas grossas e pesadas - pelo menos 20-22 cm. Quando for escolhido tecido grosso e dupla face para cortinas, a melhor opção seria um degrau de 18 cm.
Ao instalar anéis laterais, aplica-se uma regra diferente. Eles não devem ficar localizados na borda da cortina, mas ao mesmo tempo não ficarão bem a uma distância significativa dela. Portanto, o passo ideal seria de 2 a 6 cm.
Algoritmo de ações
- Aplique marcações na tela, usando um lápis para indicar os locais dos furos a serem feitos.
Calculamos o número de furos necessários - Prenda a parte superior da haste da cortina com fita adesiva.
Delineamos os contornos dos furos internos dos ilhós - Faça furos de acordo com as marcações e instale os produtos.
Corte cuidadosamente o tecido com uma tesoura afiada - Limpe cuidadosamente o interior, retirando o excesso de fios.
Fixamos os anéis de ilhós na parte de trás da cortina
Depois, só falta prender as cortinas na cornija e fazer as dobras corretamente nas cortinas.
Navegue pela galeria de fotos de interiores com cortinas de designers interessantes. A foto permite apreciar a profundidade das dobras dos retratos e a combinação harmoniosa dos acessórios com materiais requintados de cores diferentes.