Não há nada mais conservador do que o tule branco. Foi usado ativamente tanto na Idade Média quanto no início do século XX. E designs modernos e complexos de cortinas são complementados adequadamente por este tecido leve.
Contente
- Tule branco: tipos de tule de linho
- Tipos de tule de linho
- Design de interiores com tule branco: características de combinação com paredes, papel de parede, móveis
- Características da decoração de janela com tule com bordado + foto
- Vídeo sobre a quantidade de linho presente nos tecidos modernos
- Galeria de fotos: Tule branco no interior
Tule branco: tipos de tule de linho
Recebeu esse nome em homenagem à cidade francesa de Tulle, onde teve início a produção industrial desse tecido. Inicialmente, o tule era um sério concorrente da renda, pois era muito mais barato, mas na aparência não era de forma alguma inferior.
Hoje em dia, há todo tipo de opções disponíveis: desde fios sintéticos e naturais, estampados ou lisos, no tradicional branco ou em tons vibrantes.
- Líquido. Geralmente feito de materiais sintéticos, seu tamanho de célula varia. Este tecido é usado tanto como complemento para cortinas grossas quanto como acessório independente para janelas.
O tule de rede é ideal para climas quentes, a desvantagem do tecido é sua capacidade de acumular poeira rapidamente - Véu. Feito de fibras naturais. Distingue-se pela sua trama simples. Não é a opção mais transparente.
O véu é um tecido delicado que permite boa passagem do ar. - Organza. Tecido transparente e rígido. Você pode criar designs diferentes, pois ele mantém bem o formato.
A organza não amassa, não acumula poeira e não deixa passar ar. - Kiseya. Ela lembra um pouco cortinas de fios, pois consiste em fios pendurados. Mais frequentemente usado para zoneamento de espaço.
Você pode usar musselina para decorar uma janela ou porta de uma forma muito original. - Tule de gaze. Surpreendentemente fino e leve. Anteriormente, era feito apenas de seda e era muito caro. Hoje, um análogo sintético é produzido.
O tule de gaze permite que o ar e a luz passem perfeitamente, por isso é frequentemente usado em janelas com sombra.
O tule natural, por exemplo o linho, tem vantagens:
- Material ecológico, adequado para quartos e salas de crianças, elimina a possibilidade de reações alérgicas.
- O próprio tecido de linho é considerado um “médico caseiro” porque tem propriedades bactericidas. Foi comprovado que o linho reduz o nível de radiação prejudicial de aparelhos elétricos.
- Cortinas de linho são sempre simples e elegantes. Eles ficarão adequados em qualquer ambiente.
- Operação de longo prazo.
- O linho é um material universal: ele torna o ambiente mais quente no inverno e mais fresco no verão.
- Ele não fica eletrificado, o que significa que não acumula poeira.
- Tecidos naturais estão sempre na moda.
Com base em sua aparência, o tecido de linho fino é dividido em liso e texturizado. E quanto à composição, eles se distinguem entre 100% linho (amarrota muito e é difícil de alisar) ou com adição de fios sintéticos.
Para garantir que cortinas feitas de tecido natural durem mais, existem regras simples:
- lavar à mão ou em ciclo suave na máquina de lavar;
- pressione com cuidado para que o tecido não fique deformado;
- temperatura da água não superior a 30-40 graus;
- somente condicionadores e pós especiais;
- Cortinas de ferro levemente úmidas.
Importante! Se você decidir costurar cortinas de linho sozinho, leve em consideração que após a primeira lavagem, o encolhimento será de aproximadamente 7%. Leve isso em consideração ao calcular o comprimento e a largura.
Tipos de tule de linho
Tule bordado: descrição, exemplos no interior
Este design de janela será apreciado pelos amantes da simplicidade e elegância. Tule de linho com bordado nunca parecerá vulgar ou espalhafatoso. Portanto, é recomendável usar os modelos de cortinas mais simples.
Para um quarto branco, cortinas brancas bordadas e uma colcha com o mesmo acabamento são adequadas. Este dueto transforma o quarto em um quarto de conto de fadas, enchendo-o de uma atmosfera especial.
A cortina de linho claro com estampa harmoniza perfeitamente com as cortinas escuras (como visto na foto) e molduras da mesma cor. Os móveis também foram escolhidos para combinar com o tom.
Normalmente, o tule de linho natural é usado para estilos lacônicos, mas bordados dourados e monogramas requintados complementarão adequadamente até mesmo um estilo clássico luxuoso, com muitas dobras e elementos decorativos.
Tule translúcido com padrões - foto no interior
Translúcido e de aparência leve, este tecido complementa qualquer interior: dos clássicos pomposos à modernidade lacônica. É adequado para salas de qualquer tamanho e para diferentes propósitos. Assim, a sala de estar ficará mais aconchegante e confortável graças aos tecidos naturais e, no quarto, um sono tranquilo e saudável estará garantido.
Tule de linho translúcido de cor natural com um padrão delicado decora o interior. Garras em formato de orquídea deixam o conjunto sofisticado e romântico. Até cortinas simples parecem muito elegantes.
Uma cortina decorada com ponto bainha e complementada com trança larga decorará o interior de um quarto ou sala de estar. Cortinas longas no chão acrescentam um toque especial de elegância.
Essas cortinas ficam muito elegantes em um interior decorado com guardanapos de linho, uma toalha de mesa ou um abajur com abajur feito de tecidos naturais.
Uma opção ainda mais lacônica para decorar uma abertura de janela com tule de linho natural. O tecido listrado translúcido na cor linho cru parece simples, mas não sem graça. Com o posicionamento correto de detalhes e elementos decorativos, o interior ficará elegante e autossuficiente.
O cômodo onde cortinas naturais são apropriadas em qualquer formato é a cozinha. Aqui é especialmente importante criar um ambiente confortável, uma atmosfera de aconchego e calor. De acordo com inúmeras avaliações, o tule de linho é a opção mais adequada.
Design de interiores com tule branco: características de combinação com paredes, papel de parede, móveis
Os designers concordam que o branco é a cor mais forte e parece bastante autossuficiente. Isso significa que você precisa escolher cuidadosamente uma “companhia” para ele. Além disso, a textura do tule branco é importante.
O branco puro é uma cor fria, o que significa que o melhor complemento para ela são cortinas de tom quente. Além disso, tanto a cortina quanto o tule podem ser lisos, sem estampa. Se for dada preferência a tecidos com estampa, bordado ou ornamento, então uma regra simples se aplica: a estampa deve estar no tule ou na cortina.
Recomenda-se que designs complexos com lambrequins, "gravatas" e decoração adicional sejam complementados com o tule mais lacônico, sem dobras e babados.
A foto do interior com tule branco mostra o quanto é importante escolher os móveis e outros elementos internos certos. O abajur, a mesa e até o formato da cama são incomuns, mas complementam harmoniosamente o conceito geral da solução de design.
O tule branco no corredor não só deixará o ambiente mais iluminado, como também o ampliará visualmente. Isto é especialmente relevante para salas de estar com tetos baixos. Com a ajuda de tecido branco como a neve e o design correto das cortinas, você pode corrigir a situação. Um teto bem projetado e luminárias com o formato correto completarão o efeito.
A decoração de janelas em preto e branco está no auge da popularidade. O principal é que o padrão desse tule combine com os detalhes do interior (almofadas, por exemplo) e não “compita” com os móveis, a decoração das paredes e o revestimento do piso.
Nesse caso, é melhor evitar completamente o tecido para cortinas. Se isso não for possível, o tecido não deve ser de cores brilhantes; é melhor usar uma paleta em preto e branco.
Se você está preocupado que a decoração de janelas em tons de branco possa parecer institucional ou de hospital, você pode escolher cortinas com bordados. Para o quarto, esta é uma ótima opção. Uma atmosfera especial de conforto e aconchego é criada imediatamente.
Características da decoração de janela com tule com bordado + foto
O bordado decora qualquer item, seja um item de guarda-roupa, uma almofada decorativa ou uma cortina. Em cortinas, essa decoração fica especialmente elegante e estilosa. O principal é encontrar uma combinação harmoniosa de cortinas e tule.
Normalmente, os designers são guiados pela seguinte regra: se o tule for bordado, a cortina será lisa, mas se a cortina for decorada com um enfeite, o tecido leve deverá ser o mais lacônico possível. Mas as tendências da moda moderna permitem alguns desvios dessa regra. É importante que tudo seja com moderação.
Neste caso, tanto o tecido leve quanto a cortina têm um padrão, porém, com o design lacônico das paredes, não parece provocativo.
Uma solução inusitada: tule bordado é colocado sobre tule liso. O design fora do padrão dá ao interior um toque especial de elegância.
Graças ao bordado volumoso e brilhante, o tecido pode ser usado como um elemento interno independente, sem cortinas ou persianas.
O fato é que, apesar de sua longa história de existência, o tule não perdeu sua relevância e ainda é procurado. E graças às novas tecnologias, tornou-se um elemento mais interessante e funcional no design de espaços de janelas.