O design das janelas panorâmicas se tornará o destaque do interior se feito corretamente. Seguindo algumas regras e mostrando um pouco de imaginação, você pode decorar um ambiente não apenas de forma criativa, mas também da forma mais funcional possível.
Contente
- Opções de design para janelas panorâmicas
- Cortinas clássicas
- Persianas romanas
- Cortinas francesas e austríacas
- Cortinas e persianas de linha
- Quais tecidos escolher
- Opções para fixação de cortinas em janelas panorâmicas
- VÍDEO: Cortinas para janelas panorâmicas no interior.
- 50 opções elegantes de cortinas para janelas panorâmicas:
Opções de design para janelas panorâmicas
Graças às impressionantes aberturas das janelas, mais luz entra no ambiente. Por isso, muitas vezes há o desejo de deixar as janelas como estão, sem nenhuma decoração adicional. Afinal, parece que a vista para fora da janela se torna parte do interior e cortinas adicionais ou cortinas para janelas panorâmicas será redundante. Esta é uma decisão completamente perdedora. Porque janelas grandes sem cortinas parecem “nuas”, vazias e desinteressantes.
No entanto, também é errado projetar uma “varanda francesa” como janelas comuns. O que deve ser levado em conta e quais opções devem ser escolhidas?
- O design das cortinas foi escolhido para ser o mais funcional possível, para que a abertura da janela possa ser facilmente aberta e fechada, se desejado. Lembre-se, janelas grandes são feitas para aproveitar a vista.
- Escolhemos um tecido que permita a boa passagem da luz.
- O tecido deve ser fácil de lavar, secar rapidamente e ser resistente aos raios ultravioleta.
- Damos preferência a designs simples, mas eficazes, que realçarão a singularidade do seu interior. A imensidão da abertura da janela pode ser opressiva com seu tamanho, então, ao escolher um modelo de cortina, dê preferência a um que equilibre o tamanho impressionante da janela e a área do cômodo.
- O pequeno padrão se perde em combinação com a grande abertura da janela. É melhor escolher telas lisas ou padrões grandes.
- Não sobrecarregue o design com elementos decorativos adicionais: rendas, borlas, acessórios. Há cortinas como estas nas janelas panorâmicas tudo isso parece fora do lugar.
Cortinas clássicas
Se não houver necessidade de se “esconder” atrás de cortinas em salas com janelas panorâmicas, você pode se limitar a painéis verticais nas laterais e atribuir a principal função decorativa ao lambrequim. A solução ideal seria um design o mais lacônico possível, sem camadas e detalhes decorativos desnecessários.
Atenção especial deve ser dada à fixação das cortinas. Claro, a altura permite que você coloque cortinas em uma cornija regular, especialmente se houver espaço suficiente entre o teto e a borda superior da janela. Mas um efeito especial de ausência de limites pode ser alcançado por uma estrutura embutida no teto. Então parece que as cortinas estão caindo de algum lugar acima.
A escolha do conceito de design depende de:
- o grau de iluminação da sala;
- o estilo de design de interiores escolhido;
- o propósito da sala.
Muitas vezes, para decorar janelas panorâmicas em estilo clássico, são usadas duas camadas de cortinas, em vez da combinação usual de cortinas e tule. Essa solução permite que você se esconda de olhares curiosos e torne o fluxo de luz no ambiente mais moderado, sem sobrecarregar o espaço.
Persianas romanas
As persianas romanas estão se tornando uma opção cada vez mais popular para decorar janelas francesas. A variedade de soluções de cores e a funcionalidade do design são atraentes. Se as telas forem levantadas, dobras elegantes serão formadas e, quando esticadas, elas alcançam o chão e protegem de forma confiável de olhares indiscretos e da luz solar.
A montagem é selecionada dependendo das características do ambiente e das preferências dos proprietários. As persianas romanas podem ser fixadas no teto, na parede ou diretamente na abertura da janela. O design dessas cortinas permite criar combinações espetaculares de cores e texturas.
Como cada setor geralmente tem um pedaço de tecido separado, essas “cortinas” são simples e fáceis de usar. Você pode lavar os lençóis um por um, sem abrir a janela panorâmica inteira de uma só vez. Além disso, esses modelos são acessíveis.
Outra opção prática são as persianas de rolo. Alguns as chamam de "parentes distantes" das persianas romanas. Muito conciso e funcional. Esses tipos de cortinas estão se tornando cada vez mais populares. Os modelos de cassete são especialmente populares; elas se misturam à janela e, às vezes, parece que a abertura da janela não é decorada de forma alguma. No entanto, se desejar, as cortinas podem ser rapidamente abaixadas e tornar a estadia no quarto muito confortável e aconchegante.
O material do qual as cortinas são feitas varia: palha, poliéster, tecido natural. Com uma impregnação especial, as cortinas não desbotam mesmo sob luz solar direta e não acumulam poeira. Existem telas impregnadas com uma composição que protege contra o fogo.
Cortinas francesas e austríacas
As cortinas francesas são exigentes com o ambiente, por isso não devem ser usadas para decorar janelas em apartamentos pequenos típicos. A opção ideal para essas cortinas seria o estilo barroco. Eles se sentem melhor quando há peitoris altos ou janelas panorâmicas.
Essas cortinas não são fáceis de cuidar. Elas precisam ser lavadas em ciclo delicado e, para endireitá-las e secá-las, você precisará de espaço adicional, porque quando esticadas, essas cortinas ficam duas vezes maiores. Mas se estilo e beleza estão acima de tudo para você e as dificuldades acima não o assustam, então as cortinas francesas decorarão dignamente sua janela panorâmica.
As cortinas austríacas não são tão exigentes em manutenção, mas o interior correspondente ainda é essencial. Normalmente, os painéis cobrem um terço da janela panorâmica na parte superior, deixando o espaço na altura dos olhos aberto para visualização.
Cortinas e persianas de linha
O design leve não só complementará efetivamente o interior, mas também tornará o ambiente funcional. Apesar da aparente transparência, se colocadas corretamente, as cortinas de linha oferecem proteção contra olhares curiosos.
Além disso, sua vantagem indiscutível é a “mobilidade”, ou seja, a capacidade, como dizem, com um leve movimento da mão, de mudar o desenho, conectar e desenrolar em uma posição conveniente para você. Essas cortinas ficarão mais interessantes se você escolher um esquema de cores incomum ou combinar várias soluções de cores em uma “tela”.
As persianas que muitas pessoas adoram também são bastante apropriadas em uma varanda francesa. Escolha os acessórios para suas persianas com cuidado, caso contrário o ambiente parecerá um escritório. Opção possível: complementar o design lacônico e funcional com cortinas de luz.
Quais tecidos escolher
Tudo depende das preferências pessoais e do design de interiores. Via de regra, as varandas francesas são decoradas com tecidos leves, como algodão e seda. Tecidos pesados como veludo e jacquard texturizado deixarão o ambiente muito pesado e parecerão, no mínimo, deslocados.
Ao escolher um esquema de cores, dê preferência aos tons claros. Fãs de cores brilhantes e padrões chamativos devem ter cuidado. Os detalhes são aceitáveis, mas devem estar em harmonia com os elementos internos, o estilo e a finalidade do ambiente.
Opções para fixação de cortinas em janelas panorâmicas
Aqui você pode deixar sua imaginação correr solta. A fixação pode ser tão inusitada quanto o design das cortinas. Um varão de cortina clássico preso à parede serve – uma opção universal conhecida desde a época dos avós. Será apropriado que a distância entre o teto e a borda superior da janela permita a fixação. Neste caso, você precisa selecionar cuidadosamente o comprimento da cornija. Se atravessar a parede inteira, faça fixações adicionais a cada 2 - 2,5 metros para que a estrutura não ceda.
Uma cornija de teto é uma solução mais moderna, mas não menos interessante. Especialmente nos casos em que as janelas chegam até o teto.
Por fim, uma cornija escondida ajudará a decorar criativamente qualquer varanda francesa. Isso exigirá custos adicionais, pois será necessário um acabamento especial no espaço do teto, mas o resultado certamente agradará.
Como você pode ver, não há janelas que não possam ser decoradas com estilo e funcionalidade. Uma varanda francesa se tornará o destaque do seu interior e o objeto de admiração de seus amigos e familiares.