A cor menta geralmente é associada ao frescor, à pureza e à novidade. Esta é uma cor natural, relacionada ao espectro de cores verde e parcialmente azul, que ajuda a relaxar - você pode pintar as paredes do ambiente com ela ou comprar capas de móveis, tapetes, cortinas na cor menta com ilhós.
Contente
- Cortinas de menta: como são, breve descrição, exemplos
- Decoração de interiores com cortinas de menta
- Cortinas para sala de estar, exemplos de design, combinação de cortinas com papel de parede
- Exemplos de design usando cortinas no quarto
- Exemplos, fotos de cortinas no interior do corredor
- Prós e contras de cortinas cor de menta
- Exemplos de combinações de cortinas de menta com outras cores no interior
- Conclusão
- Vídeo: cor menta no interior
- Foto de cortinas cor de menta
Cortinas de menta: como são, breve descrição, exemplos
Cortinas cor de menta são a maneira mais bonita de decorar aberturas de janelas, um elemento de zoneamento original para cômodos espaçosos. A cor está associada ao início da primavera, à juventude e a um “frio” suave. As cortinas podem ser blackout ou finas, translúcidas, decorando janelas localmente ou cobrindo dois terços da parede, combinadas com cortinas que dividem o ambiente em zonas.
Os ilhós são um elemento conveniente para prender cortinas, que têm uma aparência muito estética e são um círculo de metal, madeira ou plástico inserido na parte superior da cortina, por onde passa a haste da cortina. Elementos ovais e poligonais são usados com menos frequência.
Cortinas em tons de menta, com ilhós de plástico, são convenientes para uso em ambientes úmidos, onde as mudanças de temperatura são comuns - banheiros, lavabos, chuveiros, varandas abertas. Os de metal são adequados para cortinas pesadas, os de madeira – para um interior rústico.
A cor em si está localizada na roda de cores entre o verde e o azul, geralmente é um tom pastel opaco e translúcido, mas também há opções mais saturadas. O tom em si é universal, suas variedades são pang, aquamarine, magic mint, soft mint, etc.
Decoração de interiores com cortinas de menta
Cortinas em tom menta com ilhós são selecionadas para combinar com o interior existente:
- minimalismo – reto e simples, de uma só cor, com ilhós de plástico na mesma cor do produto;
- alta tecnologia – feito de tecido acetinado e metalizado, suspenso em uma cornija de ferro, geralmente com acionamento elétrico;
- clássico – combinado, imitando uma estrutura de duas camadas, principalmente fosco;
- ecológico – em ilhós de madeira, decorados com listras, padrões geométricos simples;
- Barroco - ricamente decorado com padrões complexos feitos em tons de prata, ouro e bronze;
- chique gasto - as cortinas em si e outras decorações de cortinas parecem "antigas", relativamente pálidas, como se tivessem desbotado com o tempo;
- loft - cortina alongada do teto ao chão, cobrindo quase completamente toda a parede.
Conselho. Se a altura do cômodo precisar ser ligeiramente ajustada para baixo, a parte superior e densa da cortina pode ser tornada mais clara ou mais escura. Para aumentar visualmente a altura do ambiente, é selecionada uma cortina com listras verticais de larguras variadas.
Cortinas para sala de estar, exemplos de design, combinação de cortinas com papel de parede
Em uma sala de estar, especialmente uma conjugada com uma cozinha, geralmente há duas, três ou mais janelas. Todas elas são decoradas com as mesmas cortinas - quando as janelas são altas, localizadas próximas umas das outras, é recomendável decorá-las com uma cortina comum. Outra opção para usar um varão de cortina com ilhós é uma divisória de zoneamento entre a cozinha e a área de jantar, um local para relaxar e cozinhar. A cozinha é decorada com superfícies cromadas e um brilho intenso, enquanto a espaçosa sala de estar é decorada em tons mais escuros.
Conselho. Para mudar um pouco o design diurno das cortinas de ilhós, são usados ganchos, que são fitas largas, gravatas, correntes com fechos, selecionados para combinar com o tom do tecido principal da cortina.
Outras opções de lindas decorações podem ser vistas na foto abaixo.
Exemplos de design usando cortinas no quarto
Cortinas em tons de menta no quarto ajudam a relaxar o máximo possível após um dia difícil, adormecer rapidamente e acordar facilmente se as cortinas não forem muito grossas. Aqui, cortinas são usadas para separar o camarim da área de dormir ou espaço de trabalho. Essas cortinas devem ser combinadas com estofados de móveis, mantas de cadeiras e poltronas, colchas, cor da roupa de cama e papel de parede.
Cortinas com padrões pequenos e complexos são combinadas com papel de parede simples, tinta de parede uniforme e vice-versa. O conjunto ideal no quarto é criado pela seleção harmoniosa de cortinas que combinem com o dossel da cama e a penteadeira.
Decorar um quarto de bebê em tons de menta pode ser único: cortinas verde-azuladas nas quais borboletas, besouros, joaninhas são presas com alfinetes, prendedores de roupa e ganchos também imitam grampos de cabelo com desenhos animados favoritos ou tentam ser discretos.
Exemplos, fotos de cortinas no interior do corredor
Na sala de estar, tanto cores brilhantes quanto cores pastéis são aceitáveis. A cor cria uma atmosfera aconchegante e relaxante se combinada com cores brilhantes e ricas na área de recepção e se você escolher tons mais neutros e calmos para locais de descanso e trabalho. Um hall, especialmente um espaçoso, é exatamente o lugar onde é conveniente “brincar” com as cores, adicionando móveis escuros ou claros, tecidos claros ou pastéis, pequenos acessórios de interior que podem chamar a atenção para o interior.
Nas fotografias, os “interiores de menta” parecem calmos, excessivamente simplificados ou causam genuína surpresa, ao usar abordagens originais, combinações de cores ousadas, formas únicas de pequena decoração, localizadas contra o fundo de cortinas monocromáticas de menta.
Dica: As cortinas em si costumam ser um item decorativo à parte, mas decorações como faixas, jabots e faixas em cortinas com ilhós deixam o ambiente elegante, criando um interior romântico sem esforço adicional.
Prós e contras de cortinas cor de menta
Como cortinas de qualquer outro tom, as cortinas na cor menta fresca têm qualidades positivas:
- a cor confere ao ambiente frescor, leveza, “arejamento”, o que é especialmente apreciado em ambientes escuros e apertados;
- o tom cria uma sensação de paz, segurança completa, mesmo nas pessoas mais inquietas, reduz a frequência de conflitos;
- cortinas cor de menta são uma tendência popular há várias temporadas;
- em um espaço verde-menta ou azul-menta a atmosfera é mais propícia ao descanso e relaxamento;
- a cor não cansa os órgãos da visão e não irrita os membros mais desequilibrados da família;
- a sombra tem a capacidade de envelhecer visualmente o ambiente - muitas vezes essas cortinas parecem antigas;
- O requintado interior na cor menta parece muito luxuoso e caro.
Propriedades negativas:
- o tom calmante de menta é inaceitável para escritórios de trabalho, locais onde são necessários trabalho enérgico e tomada de decisões criativas;
- muitas vezes o esquema de cores parece vintage porque as cortinas parecem desbotadas, como se fossem antigas;
- O uso excessivo de tecidos menta no ambiente da sala de estar causa um efeito “sonolento”.
Conselho. Para potencializar o efeito calmante dos tons de menta, são utilizados tons escuros e frios (marrom, azul escuro, esmeralda); para enfraquecê-los, são necessários tons quentes e claros (amarelo, creme, laranja suave).
Exemplos de combinações de cortinas de menta com outras cores no interior
Cortinas cor de menta feitas de vários materiais podem ser penduradas em todos os cômodos, combinando perfeitamente com o interior, ou apenas em um. Essas cortinas podem se tornar uma continuação de paredes verde-claras ou o único detalhe claro.
Diferentes tons de menta combinam melhor com as seguintes cores:
- branco como a neve;
- ametista;
- damasco macio;
- esmeralda;
- azul celeste;
- amarelo cremoso;
- prata;
- azul;
- amaranto claro;
- cremoso;
- chocolate ao leite;
- roxo-preto;
- bege-marrom;
- mostarda;
- verde garrafa;
- cinza ferroso;
- safira;
- lenhoso;
- metálico.
A cor menta costuma ser fria, e a quente, com menos frequência. O design de interiores em tons frios e ricos é recomendado para salas espaçosas com tetos altos e várias janelas voltadas para sudeste e sul. Um design quente e claro é ideal para cômodos baixos e apertados, por onde uma janela estreita voltada para o norte ou noroeste permite pouca luz.
Conclusão
Cortinas originais de uma linda cor menta decorarão interiores projetados em vários estilos - tanto clássicos quanto ultramodernos. Com o uso correto de cortinas em vários tons de menta, mesmo no cômodo mais modesto, é fácil criar um design inesquecível - o mais aconchegante, harmonioso e holístico possível, com uma aparência atraente.