O branco é um convidado frequente no design de espaços interiores. É adorado tanto por designers profissionais quanto por pessoas comuns que realizam reformas. No entanto, o uso dessa tinta está associado a uma série de características.
Contente
- Peculiaridades de trabalhar com a cor branca no interior
- Cortinas brancas ou leitosas como ferramenta de design
- Prós e contras das cortinas brancas
- Características de combinar cortinas brancas com elementos de outros tons
- VÍDEO: Cortinas brancas no interior da sala de estar.
- 50 fotos de cortinas brancas em interiores de salas de estar:
Peculiaridades de trabalhar com a cor branca no interior
Os “talentos” específicos desta cor são os seguintes fatores.
Expansão visual do espaço
É por isso que ele é quase sempre usado em tetos de cômodos baixos. Para evitar que o plano superior pareça muito próximo e opressivo, ele é pintado de branco.
Espaços pequenos e compactos, estúdios, cozinhas apertadas em apartamentos pequenos e econômicos invariavelmente se beneficiam do uso de cores claras. Inclusive para cortinas.
Boa refletividade de luz
Com o mesmo número de lâmpadas, um ambiente com design mais claro parecerá mais bem iluminado do que um decorado com tons escuros. Por isso, em ambientes com janelas voltadas para o norte, a abundância de branco é uma medida justificada.
Compatibilidade com quase todos os outros tons
Por esta razão, o branco é chamado de "fundo universal". Fica bem com qualquer cor, brilhante ou escura, não importa.
Observe! A exceção são as tintas claras e muito branqueadas. Sua combinação com a brancura leitosa original pode não parecer muito boa, o efeito final depende muito dos exemplos específicos.
A capacidade de transmitir eficazmente as características do formulário
Uma regra bem conhecida é que se você precisa enfatizar a configuração de um objeto, sua textura, você deve pintá-lo de forma clara. É por isso que interiores clássicos, ricos em detalhes esculturais, combinam bem com o branco.
Outro motivo que motiva as pessoas a recorrerem a essa cor específica é seu subtexto psicológico. Limpeza, ordem, honestidade, franqueza - se houver necessidade de trazer essas emoções para o interior, o branco parece ser a melhor solução.
Cortinas brancas ou leitosas como ferramenta de design
Uma maneira de introduzir essa cor interessante no espaço interno do ambiente é usar cortinas brancas. Esta é uma técnica sutil que pode alcançar resultados impressionantes.
Como exemplo de soluções de cores criadas com a ajuda de cortinas brancas no interior, podemos citar as seguintes técnicas.
Composição com um toque de cor brilhante
Um sofá vermelho literalmente brilhará se for colocado em um ambiente neutro e claro. Cada hóspede certamente se aproximará da pintura na parede, que é o único ponto de cor no quarto.
Observe! A técnica de usar um toque de cor brilhante é boa para decorar uma sala de estar. Pode ser usado no interior de uma cozinha ou sala de jantar. Mas não é adequado para um quarto, biblioteca ou escritório. Esses espaços exigem soluções mais calmas e contidas.
Composição matizada
Quando a diferença entre os tons usados para decorar um ambiente é quase imperceptível, isso é chamado de "nuance de cor". Paredes geladas, cortinas leitosas, um piso cinza claro, um sofá da mesma cor, um tapete branco como a neve - tudo isso junto cria um espaço muito calmo e neutro.
Esta solução é adequada para sala de estar, cozinha e quarto. Isso só ficaria deslocado no quarto de uma criança. Gostaria de ver mais cores vivas ali.
Observe! Ao criar uma composição tão colorida, é importante usar apenas tons quentes ou apenas frios. O "marfim" amarelado parece sujo perto da tinta "perolada" fria. Selecionar uma paleta para um interior cheio de nuances requer muito cuidado.
Soluções em preto e branco
Composições construídas com uma combinação de preto e branco geralmente parecem modernas e frescas. É difícil introduzir qualquer cor adicional em tais interiores, e não está claro o porquê.
Para que um ambiente como esse pareça equilibrado como um todo, a proporção de claro e escuro deve ser de aproximadamente 30 a 70. Assim, os elementos pretos não se perdem no ambiente, mas também não parecem pesados demais.
A proporção oposta também é aceitável, quando o designer cria um espaço escuro com uma pequena inclusão de elementos claros. Fica bem em ambientes internos públicos. Um café, bar ou clube só se beneficiará dessa combinação de cores.
Em catálogos com fotos de papel de parede preto e branco, as cortinas são quase sempre de cores claras. Porque elas não distraem o olhar do padrão contrastante. Os fabricantes de acabamentos entendem isso bem e usam essa habilidade.
Claro, há muitas outras ideias sobre como usar o branco no interior. No entanto, os três métodos listados acima são considerados eficazes e fáceis de implementar.
Observe! Muitas vezes, as cortinas são selecionadas na fase final do design de interiores. Ou seja, depois de colocar papel de parede, pintar as paredes de branco leitoso e comprar os móveis. Em outras palavras, o interior já foi formado e agora não precisa ser redesenhado de uma nova maneira, mas apenas dar suporte às tendências nele incorporadas.
Prós e contras das cortinas brancas
Cortinas brancas podem ser uma boa solução em vários casos. Quando você quer criar um design contrastante e elegante baseado em uma combinação de escuridão e luz. Ou para chamar mais atenção para sua coleção de cerâmica mexicana, mantendo o ambiente o mais neutro possível. No entanto, há situações em que cortinas brancas são inapropriadas.
Materiais de acabamento de baixa qualidade
Alguns tipos de tinta e papel de parede perdem a cor com o tempo. Acabamentos brilhantes desbotam. Os claros, ao contrário, adquirem uma desagradável tonalidade amarelada. Na vida cotidiana isso não é perceptível. No entanto, ao cobrir a janela com cortinas novas realmente brancas, você pode descobrir inesperadamente que ela não é tão branca quanto parecia.
Aumento dos níveis de sujeira e poeira em ambientes internos
A principal desvantagem do branco é merecidamente considerada sua capacidade de sujar. Qualquer mancha nele fica claramente visível. Isso significa que cortinas leitosas penduradas na cozinha ou na oficina terão que ser lavadas com muita frequência. Por que até tecidos caros se tornam inutilizáveis com o tempo.
Não importa quão bonitas e impressionantes as cortinas de marfim pareçam, às vezes vale a pena preferir algo mais escuro.
Características de combinar cortinas brancas com elementos de outros tons
Já está claro quais cortinas ficarão mais apropriadas em um ambiente branco. No entanto, além de composições coloridas que evitam deliberadamente uma abundância de tons brilhantes, também existem outras soluções de design. Onde o branco é introduzido delicadamente e apenas complementa outras combinações de cores.
Em combinação com vermelho, bordô
A combinação de branco gelado e escarlate frio parece fresca e até provocativa. Alta tecnologia, construtivismo e a escola Bauhaus costumam usar esse par de cores para criar um espaço expressivo e contrastante.
Em estilos clássicos tradicionais, essa combinação também é possível, mas em uma versão diluída com outros tons. Tons de dourado, bege suave ou pêssego criam uma paleta festiva e levemente pretensiosa.
Laranja
Uma cor tão energética quanto o laranja precisa ser equilibrada com alguma coisa. Cortinas de fios brancos abafarão a energia de sofás brilhantes ou de uma parede da cozinha. Revestimentos que imitam madeira e azulejos azul-claros complementam bem esse contraste.
Amarelo
Texturas douradas, ocres, marrom claro e madeira clara são parceiras tradicionais do branco. Esses tons contrastantes se complementam, tornando o ambiente festivo e positivo. Nessa situação, vale a pena escolher tons quentes de branco. Marfim, linho e bege claro serão uma solução de interior bem-sucedida.
Verde
Tons azul-esverdeados marinhos ou verde-claro alegre, verde-oliva levemente suave, esmeralda rico - tudo é aceitável. Essas cores brilhantes precisam ser suavizadas com algo neutro e leve para um resultado harmonioso. Cortinas brancas claras cobrindo as paredes verde-escuras suavizam seu peso visual.
Azul e azul
Você pode encontrar muitas fotos de cortinas de cor leitosa em um interior projetado usando azul. Tons claros e escuros de azul e cinza: esses são os tons que mais se beneficiam por estarem próximos do branco neve. É verdade que alguns acham essa paleta emocionalmente fria.
Estampas e padrões
Cortinas brancas grossas com tecido transparente claro e um pequeno padrão floral ficam bem. Esta é uma técnica muito típica do estilo country, com sua leveza, abundância de luz e aconchego enfatizado.
Resumindo, os tons de branco são bem universais e combinam com quase tudo, o que é um grande ponto positivo. Elas contrastam com cores brilhantes, silenciando sua energia explosiva. Eles complementam suavemente tons suaves, enfatizando sua profundidade.
Cortinas de luz combinam com qualquer estilo, até mesmo com os clássicos formais, ricos em detalhes arquitetônicos. E para experimentos de design provocativos. E ao minimalismo, embora neste último caso seja melhor optar por modelos de cortinas como persianas romanas lisas ou persianas. Estilos country, art déco, ecletismo, étnicos: cortinas em tons leitosos são sempre úteis.