Cortinas duplas são uma ótima ideia para criar um interior incomum e interessante. O "truque" deles é que eles têm duas cores e duas faces. Esse resultado é obtido costurando dois tecidos de cores diferentes com os lados avessos voltados um para o outro. Essas cortinas se tornam a melhor decoração do ambiente e cumprem perfeitamente suas funções de sombreamento e abrigo noturno de olhares indesejados.
As janelas de uma casa refletem a atmosfera geral, o humor e o estilo do espaço. Portanto, a questão da escolha das cortinas deve ser levada a sério.
Contente
- Que material é usado para costura?
- Combinações de estilos
- Cortinas bicolores para o quarto
- Como costurar cortinas de moda dupla face
- Dicas para costura DIY
- Cortinas brilhantes de três cores
- Cortinas tricolores para a sala de estar
- Decorando um quarto infantil
- Prós e contras das cortinas multifacetadas
- Dicas de decoração para casa
- Vídeo: Cortinas dupla face com forro – ideias de design no interior do apartamento
- 50 ideias de fotos para decorar o interior de uma sala de estar, quarto, quarto de criança e cozinha com cortinas bicolores:
Que material é usado para costura?
Cortinas bicolores têm funções próprias, com base nas quais são selecionados os materiais para sua criação.
Compromissos
- Destaque no interior.
- Decoração de quarto simples.
- Escurecer um quarto à luz do dia.
- Opacidade completa e parcial. Isso é importante para proteção noturna contra olhares curiosos.
- Exibição de raios solares. Por exemplo, materiais brancos são usados no verão, eles refletem bem a luz.
Costurar cortinas de várias cores geralmente envolve uma combinação de texturas e tecidos. Para criar um produto bonito e de alta qualidade, você pode usar diferentes materiais com texturas diferentes. No entanto, cortinas feitas do mesmo material parecem mais harmoniosas e luxuosas. Além disso, tecidos diferentes encolhem de forma diferente após a lavagem, então sempre há o risco de cortinas tortas.
Ao escolher um material, é importante levar em consideração sua densidade original e técnica de tingimento. A melhor opção é combinar tecidos de média densidade; elas ajudarão a evitar que a janela fique muito pesada.
Os tecidos para cortinas podem ser muito diferentes, são eles: seda; jacquard; atlas; telas de linho; blackout, frota e muitos outros.
Observe que há tecido liso dupla face e sua cor deve ser escolhida com base no estilo do ambiente. Por exemplo, tecidos de chita ou linho são perfeitos para um estilo campestre antigo. Mas para um interior estritamente clássico – cortinas pretas e brancas feitas de seda ou cetim.
Combinações de estilos
No estilo high-tech, são utilizados produtos feitos com fios metalizados de dois tons, além de estampas e linhas geométricas claras com tecidos lisos.
No estilo country antigo, o tule vazado de três cores é combinado com tecidos grossos decorados com um pequeno padrão floral.
Barroco, rococó, clássico - combine veludo, brocado, materiais jacquard de cores ricas.
Cortinas bicolores para o quarto
As cortinas do quarto devem cumprir sua função mais importante: escurecer o ambiente à noite. Portanto, se o material escolhido para a camada superior não for denso, será necessário adicionar um forro, é melhor costurá-lo com blackout. Este último também pode ser usado para modelos de rolo, que são usados em conjunto com cortinas transparentes e cortinas finas coloridas.
É melhor escolher um esquema de cores para o quarto em tons calmos - tons pastel, pêssego, azul suave, marrom. Depois de olhar fotos de exemplos de design.
Observe que não é aconselhável usar cores brilhantes, especialmente cores metálicas, no banheiro. Eles cansam rapidamente a pessoa e criam uma sensação de tensão, talvez até mesmo de ansiedade. Além disso, produtos feitos de pelo grosso não são adequados para o quarto; elas são simplesmente anti-higiênicas para tais cômodos.
Como costurar cortinas de moda dupla face
Cortinas costuradas por você mesmo certamente encantarão sua família e convidados.
Para costurar cortinas com suas próprias mãos, use as seguintes instruções.
- Escolha o tipo de tecido, lave e passe.
- Meça o comprimento e a largura dos itens que você precisa.
Esquema da relação entre o comprimento e a largura da cortina e o comprimento e a largura da janela - Recorte dois retângulos idênticos.
Recortamos os pedaços de ambos os tecidos, dobramos com os lados direitos voltados um para o outro, prendemos com alfinetes e costuramos. - Coloque dois pedaços de tecido, de cores diferentes, com os lados direitos voltados um para o outro.
- Afaste-se 1 cm da borda e costure três lados na máquina de costura.
- Passe o ferro ao redor do perímetro da costura.
Vire do avesso, passe as costuras, dobre as bordas superiores para costurar a fita - Dobre as laterais das cortinas em 2–3 mm e passe-as bem.
- Vire o produto do avesso e costure o quarto lado. Tente fazer uma costura perfeita.
- Para costurar uma fita com laçadas, você precisa dobrar o tecido na largura da fita e passar a dobra.
Corte e aplique a fita da cortina, prenda-a com tecido - Endireite a borda dobrada e aplique a fita com as laçadas voltadas para cima. Prenda a peça de trabalho com pinos especiais e faça costuras ao longo das bordas superior e inferior.
Puxamos os fios 5 cm da borda, cortamos o excesso, dobramos, costuramos a fita na borda superior e depois na inferior Retiramos os fios, juntamos a tela, amarramos em laços, fazemos bolsos com pesos para que as cortinas fiquem penduradas uniformemente.
O processo passo a passo para criar cortinas em casa é bem simples. O principal é seguir as regras de costura e verificar a tensão da linha e a qualidade da costura antes de começar a trabalhar. Caso contrário, há risco de danificar o produto.
Dicas para costura DIY
- A largura das cortinas deve ser duas a três vezes maior que a largura da cornija.
- Ao calcular a altura, some o comprimento das dobras horizontais inferior e superior.
- É melhor passar o tecido quando ele estiver levemente úmido, para que a estrutura não desmorone após a secagem.
- Antes de começar a trabalhar, faça desenhos dos produtos e veja as instruções sobre como costurar corretamente cortinas duplas e tricolores.
Cortinas brilhantes de três cores
Cortinas feitas de três ou mais cores são chamadas de cortinas combinadas ou arco-íris. Eles geralmente são pendurados na sala de estar ou no quarto das crianças.
As combinações de cores são selecionadas a partir de tons de uma cor ou de vários próximos entre si. Você pode ver as composições de parceiros de três cores na foto e perceber que essas cortinas se tornarão o destaque do interior.
Os modelos de produtos tricolores podem ser figuras retangulares do teto ao chão ou persianas de rolo com cortinas.
Para a sala de estar, você pode escolher qualquer material, tanto sintético quanto natural. Cortinas de linho, algodão, lã fina ou estopa grossa são perfeitas aqui.
Há muitas maneiras de combinar cores.
- Vertical – pedaços de tecido multicoloridos são costurados paralelos uns aos outros verticalmente.
- Horizontal – listras horizontais adicionais de outros tons são costuradas no tecido principal.
- Ao redor do perímetro – tiras adicionais são costuradas ao redor do perímetro de todo o tecido;
- “Corset” – um tecido adicional com rendas e fitas é costurado no corpo do tecido principal.
- Espécimes curtos em vez de longos.
- Cortinas com lapela, é melhor vê-las na foto.
Cortinas tricolores para a sala de estar
A sala de estar é um dos cômodos mais importantes da casa. Portanto, não é de se surpreender que as pessoas tentem adicionar o máximo de cor e festividade possível ao interior de suas salas de estar.
Um ambiente ensolarado será refrescado por cortinas em tons de cinza-azulado, preto-violeta ou preto e branco, que ficarão ótimas em um estilo clássico e rigoroso.
Um ambiente frio será aquecido por cores quentes: cortinas bicolores em tons de pêssego, vermelho, amarelo, terracota, laranja, bege, amarelo e verde.
Decorando um quarto infantil
Cortinas complementares ficam brilhantes e contrastantes em quartos infantis. Diferentes combinações de cortinas coloridas em um ambiente, veja a foto. Eles contribuem para o surgimento do bom humor, o que é muito importante para os adolescentes.
As seguintes opções seriam uma boa combinação.
- Tecido monocromático com decoração colorida.
- As cortinas principal e superior podem ser feitas em forma de bolsos.
- Combine tons brilhantes de cores.
- Materiais duplos de modelos encurtados.
Observe que para o quarto de uma criança é melhor escolher tecidos leves, arejados e naturais.
Prós e contras das cortinas multifacetadas
- A vantagem mais importante é considerada a ideia original do design. Afinal, com a ajuda de tais modelos é fácil concretizar a ideia principal; além disso, complementando o interior com almofadas e pequenos detalhes, você pode criar uma atmosfera verdadeiramente luxuosa.
- É possível mudar os lados das cortinas e adicionar novas cores ao ambiente. Esta oportunidade é muito relevante no outono e na primavera.
- Ao manipular o esquema de cores, você pode aumentar e expandir visualmente o tamanho do ambiente. Por exemplo, tons frios em uma sala pequena a expandem visualmente.
- O aspecto negativo pode ser considerado a supersaturação de cores. Por exemplo, o excesso de cinza pode piorar seu humor. E os tons metálicos causam dores de cabeça devido ao brilho constante.
- Outra desvantagem pode ser o encolhimento do material e o desbotamento sob raios ultravioleta no futuro.
Dicas de decoração para casa
Ao usar elementos combinados, é importante seguir algumas regras gerais para que a casa ou apartamento fique realmente aconchegante.
- Escolha materiais leves para o cômodo onde você passa mais tempo.
- Não utilize produtos com texturas muito diferentes.
- Escolha um esquema de cores que complemente a cor principal do ambiente.
Cortinas bicolores para a cozinha são uma ótima maneira de adicionar brilho a uma opção de design contida e calma. - Não aplique mais de cinco cores em uma área.
- É aconselhável escolher materiais naturais, eles aumentam visualmente a altura do teto;
- Ao combinar cortinas lisas com estampas, enfeites e estampas fotográficas. Você deve escolher aqueles que irão enfatizar seu estilo. Por exemplo, o uso do arabesco enfatiza o estilo oriental.
Seja qual for a versão de cortinas "híbridas" que você escolher, sua casa adquirirá uma atmosfera alegre e aconchegante.
Vídeo: Cortinas dupla face com forro – ideias de design no interior do apartamento
https://www.youtube.com/watch?v=AQZ8KQboLSQ