Todo mundo conhece o tecido usado para decorar janelas desde a infância. Cortinas de tule permitem esconder os moradores de um apartamento ou casa de olhares indiscretos da rua, decorar qualquer interior, camuflar alguns defeitos de paredes e janelas, expandir visualmente o espaço, proteger da luz solar direta e criar uma atmosfera única de aconchego e conforto.
Contente
- Tule - o que é, descrição, onde é usado
- Variedades
- Tule transparente, descrição do tecido, exemplos e fotos
- Tecidos translúcidos, descrição, exemplos e fotos
- Tule colorido, variedade de tons, exemplos e fotos no interior
- Tule com veludo, descrição, exemplos no interior
- Exemplos de decoração de janelas com cortinas de tule, fotos
- VÍDEO: Tule para hall e quarto.
- Tule em um interior moderno – 50 opções de fotos:
Tule - o que é, descrição, onde é usado
Amplamente utilizado na indústria leve, o tule é um material leve, fino, translúcido ou transparente, feito de vários tipos de fios:
- Algodão;
- Linho;
- Seda;
- Sintético.
Existem dois tipos principais deste tecido:
- Suave;
- Padronizado.
Os designers de moda ficam felizes em usar tule liso ao costurar roupas para ocasiões especiais (casamentos e trajes de noite), roupas femininas, roupas íntimas, chapéus e luvas.
Modelos de roupas que usam tule, cujas fotos podem ser vistas na internet, são uma tendência da moda moderna. Elas se distinguem pela sofisticação, feminilidade e leveza.
O tule estampado é amplamente utilizado na decoração de interiores – cortinas, capas, colchas, guardanapos e outros elementos decorativos.
Uma opção interessante para usar tule branco com um lindo padrão são as capas vintage para assentos de carro, que vão agradar principalmente as meninas.
Para referência! Os pedaços de tecido usados para decorar aberturas de janelas e portas são chamados de cortinas. Cortinas opacas e grossas são chamadas de drapeados. Transparentes e translúcidas - cortinas, são feitas principalmente de tecidos de tule. Na linguagem coloquial, essas cortinas são simplesmente chamadas de tule.
Variedades
Se alguém já foi a um salão de cortinas e escolheu tecidos para cortinas e cortinas de tule, provavelmente sabe o quão difícil é essa tarefa. É simplesmente impossível escolher apenas uma coisa entre a enorme variedade de opções.
Existem muitos tecidos para costurar tule para janelas: guipura, veludo, véu e microvéu, malha, organza, tule, chiffon, cristal e outros.
Esses materiais diferem entre si em várias características, propriedades e qualidades:
- Tule transparente, translúcido e opaco;
- Sólido, colorido e arco-íris;
- Fosco e brilhante;
- Tendo densidades diferentes;
- Tule com padrões e flores trançadas;
- Estampado, bordado, com impressão fotográfica;
- Natural e sintético;
- Barato e muito caro.
Para referência! O que é tule sintético? São tecidos modernos feitos de fios e fibras artificiais, geralmente poliamida, poliéster, poliéster. Eles são baratos, mas duráveis e duradouros. Eles não desbotam, não amassam e não absorvem poeira. Eles são muito práticos para costurar cortinas de tule e são fáceis de cuidar.
Tule transparente, descrição do tecido, exemplos e fotos
Os tecidos transparentes modernos para tule são feitos de fibras naturais e sintéticas. Isso inclui:
- Chiffon;
- Gás;
- Líquido;
- Marquesa;
- Kiseya;
- Fatin e outros.
São tecidos muito leves, quase arejados, que:
- são translúcidos ao sol;
- respirável;
- durável;
- resistente ao desgaste;
- higroscópico.
O tule feito com esses tecidos parece fluir, cair lindamente e formar dobras suaves. A indústria produz uma grande variedade de cores desses materiais, decorados com impressão, bordados, banho de ouro ou prata.
Tecidos translúcidos, descrição, exemplos e fotos
Os tecidos translúcidos modernos são feitos de fibras sintéticas e naturais e têm as seguintes características:
- semipermeável, transmitindo parcialmente a luz solar;
- respirável;
- muito macio, leve e fino;
- higroscópico;
- durável;
- manter sua forma;
- resistente ao desgaste.
Tecidos translúcidos incluem:
- Organza;
- Georgette;
- Véu;
- Kristalon e outros.
Esses tecidos têm a capacidade de “fluir”, são fáceis de drapear e caem em dobras suaves. Eles estão disponíveis lisos e coloridos, estampados e decorados com bordados.
As tecnologias modernas permitem a produção de tecidos transparentes e translúcidos com diversas impressões, revestimentos e diversos efeitos:
- Mudança gradual de tonalidade – “tiro”;
- Transições de cores - "sombra";
- Com uma superfície enrugada ou “amassada” – “crash”.
Tule colorido, variedade de tons, exemplos e fotos no interior
Hoje, a indústria têxtil não produz apenas tule branco, como fazia no passado. A variedade de cores e tons é incrível.
Ao escolher uma cor para cortinas, você pode escolher qualquer opção, o principal é que ela combine com o interior, não seja “chamativa” e não irrite. Isso às vezes acontece com tule preto e muito escuro. No entanto, se escolhido corretamente, o tule preto fica muito impressionante.
Cortinas de arco-íris ficam lindas nas janelas, com uma cor transitando suavemente para outra.
O tule com impressão fotográfica se tornou muito popular ultimamente.
Tule com veludo, descrição, exemplos no interior
Veludo, também conhecido como veludo, é um tecido macio, felpudo e aveludado, com pelo. Este tecido não amassa, é durável, quente e prático. Além disso, tem uma aparência muito apresentável e é considerado um tecido premium.
O veludo pode ser estampado, gofrado ou simplesmente liso. Devido às suas qualidades e bela aparência, tornou-se amplamente utilizado na indústria leve, na produção de roupas e calçados, cobertores, capas de carros e, claro, cortinas.
Cortinas de veludo são grossas e opacas, não translúcidas. Eles enobrecem qualquer interior. A indústria dominou a produção de tule com veludo.
O tule de veludo é uma combinação muito bonita de vários tecidos finos, como organza, chiffon, véu, gaze e outros, com uma variedade de padrões e designs feitos de veludo.
O enchimento de veludo em vários tecidos não só lhes dá uma aparência luxuosa, mas também permite que o tule mantenha sua forma, tornando-o mais denso e prático.
Exemplos de decoração de janelas com cortinas de tule, fotos
As cortinas de janela podem consistir em uma ou duas metades. Seu design e estilo podem ser muito diversos, desde uma simples tela de uma só peça até composições de várias camadas em vários estilos - retrô, vintage, clássico, moderno, vanguardista e outros.
O tule pode ser curto ou longo até o chão, em toda a altura do cômodo ou cobrir apenas parte da janela, combinado com cortinas ou servir como cortinas “independentes”, com vários elementos decorativos – lambrequins, babados, babados, cortinas, dobras.
O tule pode variar na forma como é preso ao varão da cortina: laçadas com ganchos, fitas largas, ilhós.
Para referência! Ilhós são anéis especiais feitos de plástico, madeira ou metal que são fixados diretamente no tecido, criando furos na cortina por onde o varão é passado.
Este é um elemento muito prático, pois permite a abertura e o fechamento desimpedidos das cortinas, por exemplo, ao sair para a varanda, e também cria dobras uniformes no tecido. Isso é claramente visível na foto.
Decorações adicionais para tule incluem todos os tipos de fitas decorativas, tranças, clipes, cordões torcidos com borlas, flores artificiais, borboletas e miçangas.
Se você precisa comprar cortinas, leve a escolha a sério. Antes de tudo, você precisa entender o que lhe é mais favorável: opções de tule prontas, fáceis de escolher em sites de lojas online e em lojas de cortinas, ou feitas sob medida. No segundo caso, você precisa determinar quantos metros de tecido precisará e de que tipo.
Observe! Ao escolher o tule, você precisa seguir algumas dicas e regras:
- Você deve respeitar o estilo geral do interior, selecionar cortinas que combinem com os móveis e a cor do papel de parede.
- Ao escolher uma cor, leve em consideração a direção do mundo para onde a janela está voltada. Para o lado ensolarado, você pode comprar uma cortina mais grossa com estampas; para o lado escuro, escolha tule transparente ou tela.
- Em salas pequenas, é melhor não usar tule com padrões grandes, desenhos e cores brilhantes, pois eles irão “tirar” visualmente parte do espaço. Nesse caso, tons delicados e tons pastéis são os mais indicados.
Em salas grandes, uma combinação de cores e tons contrastantes é aceitável. Cômodos estreitos de "trailer" podem ser visualmente expandidos com tule com listras horizontais.
- Tons transparentes, translúcidos e claros não sobrecarregam o ambiente, tornando-o mais amplo e iluminado. Eles são mais adequados para o quarto. Enquanto as escuras fazem o ambiente parecer uma caverna e exercem pressão sobre a psique.
- Cortinas para quarto de criança podem ser escolhidas com um padrão alegre e descolado, com imagens de personagens de desenhos animados, para que a criança se interesse em estudá-las. O tule curto estampado, feito de material durável, é mais adequado para a cozinha, pois é lavado com mais frequência.
- Muitas vezes, há um radiador sob o peitoril da janela, caso em que o tule desempenha não apenas uma função decorativa, mas também de mascaramento, portanto, seu comprimento deve atingir o chão.
Conselho! Se o teto não for muito alto, faz sentido fixar o varão da cortina no teto, o que ajudará a aumentar visualmente a altura do ambiente.
Para referência! Ultimamente virou moda pendurar tule na parte da frente da cortina, e não na lateral da janela.
Não se esqueça de que as cortinas das suas janelas exigem manutenção regular. É aconselhável lavá-las pelo menos no outono, pois durante o verão, quando as janelas estão abertas, as cortinas absorvem muito pó.
Conselho! Como lavar tule sem estragá-lo.
- Em alguns casos, você pode limpar o tule usando um aspirador de pó com um acessório especial para móveis estofados, em baixa potência, ou usando um gerador de vapor. É necessário limpar dos dois lados, sem esquecer da cornija.
- Recomenda-se lavar o tule à mão, em água morna, para que não encolha, com adição de detergentes suaves e alvejantes se o produto for branco.
- Você pode adicionar amido à água de enxágue, o que ajudará a preservar o formato do produto e as belas dobras. Não esfregue nem torça o tecido.
- Passe o tule com cuidado, usando um ferro frio e seguindo as instruções de passar. Se a cortina for leve, resistente a rugas e de secagem rápida, ela pode ser pendurada e esticada imediatamente.
Vários exemplos de decoração de janelas com lindas cortinas de tule podem ser vistos em fotos na Internet. Abaixo estão algumas opções para o design original.
Ao voltar para casa depois do trabalho, você realmente quer mergulhar em uma atmosfera de harmonia, aconchego e conforto. O tule nas janelas é um dos elementos da decoração da casa, do qual dependem o clima e a sensação de conforto. Ao escolher tecidos de tule para cortinas, você precisa levar em consideração não apenas seus gostos e preferências, mas também as regras listadas acima.
Depois de estudar a variedade de tecidos, exemplos de tule pronto em várias janelas e na foto, você certamente poderá escolher a única opção ideal para o design do seu interior.