O tecido blackout foi inventado na Finlândia. O pré-requisito para isso eram as noites brancas, que duram 2 meses. Hoje em dia, cortinas feitas com esse material estão rapidamente ganhando popularidade devido à sua versatilidade e grande variedade de cores e modelos. Este artigo ajudará você a entender a pergunta “O que é tecido blackout?”, para que finalidades ele é utilizado, sua descrição, principais características e funções.

Contente
Tecido blackout - o que é, descrição, qualidade do material
A característica especial do tecido Blackout é seu bloqueio total da luz solar. É feito de uma fibra especial de poliéster, com trama de cetim simples ou dupla. É composto por três camadas: uma base têxtil, componentes químicos e espuma acrílica. Possui propriedades resistentes ao fogo. O formato das cortinas blackout pode ser diferente: desde opções clássicas de persianas até persianas romanas e japonesas, plissadas e de rolo.
Características do tecido blackout:
- bloqueando a luz solar;
- alta densidade de tecido, resistência ao desgaste;
- isolamento térmico e acústico;
- segurança para a saúde humana;
- preservação a longo prazo das qualidades externas, estabilidade da cor;
- segurança contra incêndio (latente, mas não inflamável);
- mantém sua forma e caimento perfeitamente.
Como qualquer outro produto têxtil, o tecido Blackout requer limpeza periódica. Para manter a atratividade externa e evitar deformações e danos ao material, é importante seguir as seguintes regras.
- Lavar à máquina em temperaturas não superiores a 40 graus.
- Recomenda-se selecionar um modo delicado com centrifugação suave (até 400 rpm).
- É permitido passar a ferro em temperaturas médias.
- A peça lavada deve ser seca à sombra em local ventilado.
Dependendo da finalidade das cortinas, os modelos diferem em densidade, grau de proteção solar, composição, presença de forro e revestimento adicionais.
Revisão de materiais para cortinas blackout
O tecido da cortina blackout é feito de fibra sintética. O poliéster é o mais popular. Durante o processo de produção, o tecido recebe a densidade e a estrutura necessárias.
Vários materiais são usados para fazer cortinas blackout. Os mais populares deles estão listados abaixo.
Jacquard blackout
Usado para acabamento do lado externo da tela. Particularmente valorizado por sua durabilidade e resistência ao desgaste. O processo de fabricação envolve a criação de um tecido com um grande padrão que é formado durante a tecelagem dos fios. Uma característica distintiva dos produtos jacquard é uma superfície combinada em relevo de uma superfície lisa e um padrão texturizado, geralmente feito de veludo ou veludo.
Vantagens do tecido jacquard.
- Resistência a danos mecânicos.
- Atratividade externa. Exemplos mais caros podem incluir até 24 fios multicoloridos por vez.
- Fácil de cuidar. Os produtos podem ser lavados à máquina com ou sem ciclo de centrifugação delicada.
- Uma ampla variedade de texturas, paletas de cores e padrões permite que você escolha a opção ideal para complementar qualquer estilo de interior.
- O aumento da densidade do tecido jacquard não afeta seu peso. Os produtos são leves, não amassam nem deformam.
A única desvantagem é o alto custo. No entanto, isso é compensado por excelentes qualidades externas e uma longa vida útil.
Tecido blackout
Um dos materiais mais duráveis para cortinas bloqueadoras de luz é considerado a estopa. Na aparência, lembra um pouco a estopa. O método de fabricação envolve tecelagem dupla ou tripla de fios de alta resistência.
As vantagens incluem o fato de que a composição inclui componentes naturais e respiráveis. Os mais populares deles são:
- algodão;
- linho;
- lã;
- seda.
Para dar densidade e resistência ao tecido, são utilizados fios sintéticos, como acrílico e poliéster.
Propriedades positivas do emaranhamento:
- alta resistência, garantindo durabilidade e resistência ao desgaste;
- devido à sua elasticidade, praticamente não enruga nem forma vincos;
- mantém sua forma perfeitamente, não estica nem deforma.
- fácil de cuidar, lavável à máquina;
- versatilidade pela variedade de texturas e tonalidades;
- materiais naturais são seguros para a saúde humana;
- preço acessível, a maioria dos modelos são baratos.
Imperfeições.
- Maior fluidez durante o processamento. Este fato deve ser levado em conta ao cortar e deixar alguma margem em todos os lados.
- Suscetibilidade a enroscos.
Tecido blackout preto
Cortinas blackout com uma única camada branca não conseguem bloquear completamente a luz do sol. O bloqueio absoluto é possível após a introdução de uma camada adicional composta por fios pretos opacos.
Observe! Fios pretos interrompem a luz e as sombras brilhantes. Portanto, essas cortinas são geralmente feitas em tons escuros, ricos e nobres: marrom, cinza escuro, berinjela, esmeralda, cereja.
Como escolher tecido blackout para cortinas
Para que as cortinas Blackout cumpram todas as funções indicadas, é preciso prestar atenção ao material de que são feitas ou escolhê-lo você mesmo, seguindo as dicas.
- Se o salão estiver exibindo uma versão de demonstração, é recomendável empurrar levemente para trás a camada superior de fibras com a mão. A parte central deve ser feita com fios pretos. Eles ajudam a bloquear completamente a luz.
- O lado externo (voltado para a janela) deve ter uma textura semelhante à camurça. O lado interno (voltado para o ambiente) deve ter um brilho levemente perceptível.
- Ao escolher a textura do tecido, você deve levar em consideração o design estilístico do ambiente. Tecidos naturais como linho e algodão são ideais para o estilo provençal. O tema oriental será perfeitamente complementado por uma cortina feita de jacquard ou brocado. Interiores modernos e de alta tecnologia serão elegantemente enfatizados por versões em seda de tecido jacquard, algodão em combinação com poliéster.
Tendo estudado as características acima do tecido, o comprador não terá mais a dúvida “O que são cortinas blackout, como escolhê-las?”
Exemplos e fotos de cortinas blackout no interior, opções de design
As boas propriedades de reflexão de luz e isolamento térmico das cortinas blackout contribuem para o amplo uso do acessório em vários cômodos: quartos, quartos de crianças, salas de estar, cozinhas. Levando em consideração o layout dos cômodos e o tamanho da abertura da janela, você pode escolher uma das seguintes opções.
Persianas blackout romanas - principais vantagens: design lacônico e facilidade de controle. Combinam perfeitamente com cortinas e tule.
Aqueles que apreciam um design fora do padrão vão gostar de persianas plissadas. Eles representam um sistema dia-noite. A parte densa desempenha funções refletivas e é feita de tecido blackout. Transparente – feito de véu leve ou renda.
Eles podem ser usados para decorar janelas com arquitetura complexa: semicirculares e trapezoidais, em ambientes com pé-direito alto que exigem uma grande metragem da tela.
Um quarto decorado em estilo étnico será elegantemente complementado por cortinas blackout japonesas.
Os modelos mais populares e utilizados são as persianas de rolo. Eles são fáceis de operar e versáteis. Eles se adaptam a qualquer estilo de interior. Eles podem ser colocados sozinhos ou complementar o design têxtil da abertura. Além disso, o design das cortinas inclui guias laterais e uma barra de ponderação.
Devido às suas propriedades de proteção contra luz e isolamento térmico, cortinas feitas de tecido Blackout estão se tornando cada vez mais populares. Com a ajuda deles, você pode criar rapidamente a sensação de noite profunda no quarto, o que é especialmente importante para pessoas que querem dormir durante o dia.