O banheiro é um lugar importante em qualquer casa, especialmente se for combinado com um vaso sanitário. O design estético de um banheiro não deve ser apenas bonito, mas também prático. Painéis decorativos acrescentam um toque de aconchego a um interior de azulejos. A solução mais prática é uma cortina de vidro para chuveiro. Oferece isolamento completo contra respingos de água.
As cortinas de chuveiro de vidro se destacam pela alta higiene, praticidade e durabilidade. Além disso, o design parece moderno e atraente. E um revestimento especial de vidro reduz significativamente o tempo necessário para limpar o banheiro: basta passar um pano seco.
Contente
- Breve descrição das cortinas de chuveiro: variedade, design, prós e contras dos diferentes materiais
- Cortinas de vidro para banheiro, descrição, design e opções de construção
- Qualidade do vidro para cortinas
- Vídeo: Montagem e instalação de cortina de vidro para box de banheiro
- Foto: Cortinas de vidro no interior do banheiro
Breve descrição das cortinas de chuveiro: variedade, design, prós e contras dos diferentes materiais
As cortinas de chuveiro desempenham a principal tarefa: evitar que respingos de água atinjam o chão e os móveis durante os procedimentos com água. Muitas vezes, o vaso sanitário e o chuveiro ficam no mesmo cômodo, por isso é necessária proteção. As cortinas têm as seguintes características:
- resistência à água;
- resistência à corrosão por umidade constante;
- praticidade;
- durabilidade.
Mas, cada vez mais, uma divisória de banheira é usada em vez de uma cortina, desempenhando uma função semelhante. No entanto, as cortinas continuam relevantes até hoje, e uma cabine completa é mais típica para um chuveiro.
A variedade de materiais para cortinas é realmente surpreendente, permitindo que você escolha a opção que mais gosta. Cada produto também tem seus prós e contras.
Cortinas de tecido
Uma opção amplamente utilizada, que tem apenas um requisito: impermeabilidade suficiente à umidade. A categoria inclui vários tipos de material: silicone, poliéster, teflon, polietileno, etc.
A principal vantagem de uma cortina de tecido é a praticidade, a facilidade de uso (basta puxá-la para baixo), a variedade de modelos e o baixo custo. Também há desvantagens: materiais baratos acumulam bactérias que provocam o crescimento de fungos. Ele também perde a aparência rapidamente: o padrão desbota, o tecido pode rasgar.
Cortinas de plástico
O plástico também é comum, barato e bonito. Essas cortinas são leves, rápidas de instalar e não desorganizam o espaço. As desvantagens incluem o fato de que a tela escurece durante o uso, já que o material tende a amarelar em altas temperaturas. O plástico é facilmente danificado; arranhões podem aparecer durante o processo de instalação.
Cortinas de vinil
Muitas pessoas as classificam erroneamente como cortinas de tecido, mas elas são um tipo diferente de cortinas. Não é vinil puro o que é usado, mas uma combinação dele com filme de PVC. Graças a isso, a cortina pode ser transparente e segurar bem o padrão. Quase não há desvantagens, mas há muitas vantagens: à prova d'água, lavável, durável.
Cortinas de vidro
Cortinas de chuveiro de vidro são um material caro, mas o mais prático. Elas são feitas de vidro temperado, o que torna a cerca resistente a quaisquer influências externas. Claro, ele pode ser quebrado, mas somente se você bater nele propositalmente e várias vezes.
Na produção de cortinas de chuveiro, é utilizado vidro com um revestimento especial, que permite criar uma superfície que não embaça. Pode ser fosco, com padrão ou totalmente transparente - à escolha do cliente. Limpar uma cerca dessas é fácil: basta limpá-la com um pano macio. As únicas desvantagens são o alto custo e a dificuldade de instalação.
Cortinas de vidro para banheiro, descrição, design e opções de construção
Um banheiro equipado com vidro temperado em vez de cortina é uma excelente escolha dada a durabilidade e praticidade do material. A gama é representada pelas principais opções de design:
- deslizante (tela);
- balançar (abre como uma porta);
- tipo dobrável (acordeão);
- estacionário - a divisória de vidro não se move.
O design e a construção são selecionados dependendo do design de interiores principal, bem como do local de instalação. A forma mais comum é uma tela, e a menos comum é uma divisória fixa. A última opção é muito volumosa para tamanhos típicos de banheiros.
Os dobráveis consistem em vários painéis de vidro que se dobram em uma folha plana quando fechados. Quando se abrem, formam uma sanfona. A opção é funcional e complementa perfeitamente qualquer interior.
IMPORTANTE! O design da divisória dobrável de vidro permite que ela seja instalada em banheiros de qualquer tamanho e formato.
Vidro para o banheiro em vez de cortina
A instalação do vidro leva mais tempo, mas sua vida útil também aumenta significativamente. Além disso, o vidro tem uma série de qualidades vantajosas devido à resistência do material. O design estável e transparente não desorganiza o espaço. O vidro oferece proteção ideal contra respingos, é fácil de manter e não requer habilidades especiais para uso.
Portas de vidro para banheiro
As portas giratórias são sustentadas por dobradiças fixadas em painéis estáticos nas laterais de toda a estrutura. Uma ótima opção para banheiros grandes, mas em um espaço pequeno ficará exagerado. As portas se movem sobre roletes ao longo de trilhos embutidos ou abrem da maneira usual.
ATENÇÃO! Esta opção pode ser perigosa, pois as portas geralmente têm cantos afiados. Uma solução prática seriam cantos de plástico para móveis - eles fixarão os cantos.
Existem modelos em que as portas são fixadas nas molduras superior e inferior em apenas um lugar. Como resultado, o painel de vidro pode ser girado em qualquer direção conveniente.
Cortinas de chuveiro deslizantes
Divisórias de vidro articuladas também são populares. Eles não ocupam muito espaço, movimentando-se com a ajuda de roletes pré-instalados. Como regra, os painéis externos não se movem — apenas a porta no centro da estrutura se move. A estrutura é de metal, então os fechos definitivamente não falharão, e a cortina de vidro deslizante durará muito tempo.
IMPORTANTE! Ao escolher uma tela deslizante, você precisa prestar atenção à presença de uma moldura - os modelos com ela são os mais duráveis e estáveis e, portanto, seguros.
Cortinas de vidro para banheiro de canto
Cortinas de vidro apareceram recentemente no banheiro de canto. O desenvolvimento desses modelos foi impulsionado pela necessidade de utilizar totalmente o espaço disponível. Ao escolher essas cortinas, é recomendável prestar atenção ao design:
- mecanismo deslizante (barato e prático);
- dobrável (mais adequado para cabines de duche de canto);
- swing - o famoso acordeão;
- mecanismo giratório - adequado para qualquer interior.
Essas cortinas economizam muito espaço, são fixadas em apenas uma parede e têm uma pequena área de tecido. Afinal, em dois outros, ou até três, lados o banheiro de canto é protegido por paredes. O tipo de canto envolve o banheiro em um semicírculo; os painéis podem ser afastados para proteger contra respingos de água.
Qualidade do vidro para cortinas
Cortinas de vidro levantam muitas questões, pois são materiais quebráveis. É por isso que, antes de comprar, as pessoas pensam se o vidro é seguro e se é possível quebrá-lo.
Vidro temperado, adicionalmente tratado com um revestimento especial, é usado para produzir divisórias de banheiro. Aumenta a resistência e a resistência ao desgaste do material, previne a formação de manchas e fungos. Esse tipo de vidro não quebra com impactos acidentais e é difícil quebrá-lo deliberadamente.
Dessa forma, podemos dizer que o vidro fica completamente protegido contra danos e quebras acidentais. Critérios de alta segurança também são indicados na rotulagem do produto.
Cortinas de vidro são convenientes e práticas para o banheiro. O material durável justifica totalmente o alto custo, e a segurança é garantida por inúmeros controles de qualidade.