O design elegante das aberturas das janelas é um passo importante na criação de um interior moderno. Cada apartamento ou casa tem um estilo único, e as cortinas podem realçar as impressões positivas de quem está no ambiente ou estragá-las completamente.
Contente
- Cortinas para o corredor: novidades, tecidos e cores populares
- Como escolher cortinas para o corredor
- Cortinas em estilo moderno: como são, descrição, exemplos
- Cortinas em estilo clássico: descrição, cores, exemplos
- Cortinas para um apartamento comum: características de design
- Cortinas noturnas para o corredor: opções, exemplos com fotos
- Cortinas duplas e triplas para o corredor: descrição, foto
- Cortinas sem lambrequim
- Combinação de cortinas e tule no corredor: critérios para seleção e combinação de tecidos, exemplos visuais
- Os exemplos mais interessantes de cortinas para o corredor, fotos reais
- Vídeo: Cortinas para o corredor de um apartamento moderno
- Foto de cortinas no corredor
Cortinas para o corredor: novidades, tecidos e cores populares
Hoje em dia, variedade e combinação estão na moda. Combinações de diferentes cores, texturas e até estilos são permitidas. Por exemplo, cortinas multicoloridas brilhantes podem estar em harmonia com pequenos elementos de decoração de parede, e cornijas, fitas e lambrequins podem combinar com a cor dos móveis.
A diversidade não afetou apenas cores e texturas. As cortinas modernas diferem em seus mecanismos de fixação: em uma cornija com presilhas ou cordões, em ilhós ou cordões, elas podem ser levantadas ou afastadas.
O comprimento das cortinas também pode ser diferente: elas mal tocam o chão ou ficam no chão em lindas dobras de cetim. Aliás, a última opção acrescentará elegância até mesmo ao interior mais lacônico.
Como escolher cortinas para o corredor
Independentemente do estilo do interior, ao escolher cortinas para o corredor, você deve levar em consideração uma série de fatores:
- Para um espaço pequeno, cores claras e texturas leves são mais adequadas.
- Em salas grandes, você pode experimentar com segurança cortinas de cores escuras e texturas densas.
- Para cortinas de tecido grosso, você precisa escolher apenas tule leve e arejado. Se as cortinas forem claras, então tule grosso e texturizado é permitido.
- As cortinas devem ter o tamanho certo para a abertura da janela: nem muito pequenas, criando um efeito de retalhos, nem muito grandes, como se tivessem sido compradas para crescer.
- Por fim, as cortinas não são apenas um elemento decorativo, mas também uma parte funcional do interior, e
Isso significa que é importante pensar na facilidade de uso.
Cortinas em estilo moderno: como são, descrição, exemplos
O estilo moderno, que surgiu no início do século XX, ainda é relevante hoje. É caracterizada por um leve descuido e facilidade. Sua característica distintiva também é o minimalismo e a máxima funcionalidade. Esse estilo torna a vida na sala de estar mais confortável.
Os designers não recomendam o uso de tecidos pesados e cores muito brilhantes para esse estilo. Recomenda-se a utilização de tecidos naturais: seda, linho, algodão.
Importante! Para um interior moderno, o tule mais lacônico, sem franjas ou rendas, é adequado.
Cortinas para um corredor em estilo moderno podem ser:
- direto;
- deslizando;
- elevação.
É permitida a presença de padrões nacionais tradicionais e combinações de cores.
As cortinas japonesas (painéis) ocupam um lugar especial entre os amantes do estilo moderno. Elas serão uma solução adequada tanto para janelas salientes quanto para janelas clássicas.
Cortinas em estilo clássico: descrição, cores, exemplos
Acontece que historicamente o estilo clássico implica luxo e decoração rica. No entanto, hoje em dia a atmosfera de riqueza não é criada pelo brilho excessivo, mas pelo uso de tecidos naturais e nobres. Pode ser tapeçaria jacquard, brocado ou veludo. Esses mesmos tecidos também devem estar presentes nos estofados dos móveis. Caso contrário, é melhor dar preferência a cores e texturas mais calmas que combinem com o design geral do interior. O principal é que o tecido da cortina seja denso.
- O estilo clássico também inclui lambrequins, borlas, laços ou rendas especiais.
- O design das janelas deve ser simétrico.
- Cortinas longas estendidas no chão parecem muito impressionantes.
Observe! Quando a cortina começa quase no teto e cai até o chão, o ambiente parece muito maior.
Cortinas para um apartamento comum: características de design
Os apartamentos típicos não se distinguem por uma grande área e pé-direito alto, portanto, para tornar a sala de estar atraente e “espaçosa”, você precisa se lembrar das seguintes regras:
- Tecidos de cortinas multicoloridos atraem muita atenção, o que significa que é melhor dar preferência a opções de cor única.
- Se você não consegue ficar sem um desenho, você deve optar por um desenho simples.
- As listras também ampliam visualmente o espaço.
Importante! Antes de começar a escolher cortinas, você deve decidir qual será a finalidade delas: serão apenas um elemento decorativo que complementa o conceito de interior ou serão um elemento funcional que protege o ambiente do excesso de luz.
Cortinas noturnas para o corredor: opções, exemplos com fotos
Embora as cortinas sejam chamadas de "cortinas noturnas", sua cor não precisa necessariamente ser escura. Este é exatamente o caso quando a textura do tecido da cortina desempenha um papel mais importante do que sua cor. Como regra, as cortinas são escolhidas dois tons mais escuros ou mais claros que as paredes. O principal é que eles possam cumprir sua função principal: proteger a sala de estar do excesso de luz.
Também é importante levar em consideração para que lado a janela está voltada. Se o lado for ensolarado, é melhor dar preferência a cortinas com proteção contra raios ultravioleta.
O varão da cortina deve ser o mais resistente possível, do tipo duplo ou triplo (se as cortinas forem de lambrequim). É melhor comprar um varão de cortina feito de alumínio, pois ele é muito mais forte e durável do que os de madeira ou plástico.
Cortinas duplas e triplas para o corredor: descrição, foto
Cortinas duplas e triplas são uma nova tendência em design de interiores que já ganhou popularidade universal. As vantagens dessas cortinas:
- modernidade e elegância;
- funcionalidade incomparável (por exemplo, cortinas com ilhós serão uma ótima ideia para salas de estar grandes);
- pode ser usado durante o dia e a noite;
- permitem combinar diversas soluções de cores, por isso são indispensáveis para qualquer estilo: complementam idealmente tanto um interior jovem como um clássico;
- praticidade no uso;
- pode ser montado de diferentes maneiras: em uma moldura, na parede ou no teto, o que permite uma percepção visual diferente do tamanho do ambiente.
Cortinas dupla face feitas de dois tipos de tecido com forro são muito procuradas. Essas cortinas permitem que você feche bem a janela, protegendo-a da luz solar. Você também pode cobrir a janela com apenas uma cortina e deixar a outra na lateral, substituindo o varão da cortina. Esta solução pode ser ideal para salas de estar pequenas com uma janela de canto.
Para cortinas duplas, geralmente é usado um varão de cortina duplo com duas guias para que cada painel possa se mover livremente em direções diferentes.
Cortinas triplas são três painéis que podem diferir em comprimento, largura, cor e textura. Um efeito multicamadas é criado. Este tipo de cortinas cria uma atmosfera de aristocracia e estilo, complementando harmoniosamente tanto um interior clássico quanto um design de sala de estar ultramoderno.
A cornija para tal design também deve ser especial. Geralmente, escolhe-se um triplo, que combine com a cor e seja forte o suficiente para suportar todas as telas.
Cortinas sem lambrequim
Ultimamente, a combinação de beleza e praticidade tem se tornado cada vez mais relevante, e muitas pessoas preferem recusar elementos adicionais de cortina, como lambrequins. Ao mesmo tempo, o estilo e o design da sala de estar como um todo não perdem em nada.
Ao escolher o design das cortinas, é importante responder às seguintes perguntas:
- A sala de estar precisará ficar completamente escura?
- As cortinas devem ser móveis?
- Haverá móveis sob as cortinas?
- Com que frequência as cortinas serão trocadas?
Apesar da aparente simplicidade do design, as cortinas podem se tornar um destaque brilhante e valioso, dando individualidade e estilo à sua sala de estar.
Se o design da sala de estar for feito em um esquema de cores monocromático, cortinas com impressão de fotos ou um padrão serão um complemento ideal para o interior.
Combinação de cortinas e tule no corredor: critérios para seleção e combinação de tecidos, exemplos visuais
Para que o tule e as cortinas se complementem e decorem a sala de estar, você precisa se lembrar de uma regra simples: para cortinas grandes, é melhor escolher um tule transparente e leve, e se as cortinas forem feitas de tecido leve, então o tule texturizado e denso é preferível. Tanto as cortinas quanto o tule devem combinar com o estilo da sala de estar e se complementar.
Se houver pouca luz solar no ambiente, é melhor escolher cortinas leves e leves, em tons de pêssego ou leitoso.
Por fim, um design de interiores excessivamente lacônico e simples pode ser “diluído” com tule com lantejoulas ou fios metálicos.
Observe! O tule branco que muitas pessoas amam não é adequado para todos os interiores; parece muito frio e formal demais.
Se a janela for horizontal ou estiver localizada em um nicho, o tule curto é permitido. Só terá um aspecto apropriado e elegante se não houver um radiador por baixo da janela.
Os exemplos mais interessantes de cortinas para o corredor, fotos reais
A principal tarefa das cortinas na sala de estar é ser funcionais, elegantes e de cor adequada. (Na foto, as cortinas do hall são feitas em tons pastéis). Ao mesmo tempo, eles devem contribuir para uma atmosfera aconchegante e se adequar ao conceito geral do interior.
A foto mostra cortinas para o corredor de um apartamento comum. Como você pode ver, até mesmo uma sala de estar típica parece elegante e sofisticada. Experimentos com cor e textura dão resultados surpreendentes.
Ao usar ousadamente um esquema de cores incomum para cortinas e combiná-lo adequadamente com detalhes de interiores, você pode criar uma verdadeira obra-prima de design.
Mesmo tecidos de cortina grossos e com aparência um pouco áspera podem parecer elegantes se a cor e o design das cortinas forem escolhidos corretamente.
Cortinas claras e brilhantes com estampa floral ajudam a criar um ambiente doméstico extraordinariamente agradável. Ao mesmo tempo, o “brilho” não é irritante, pelo contrário, torna a estadia em tal sala de estar muito confortável.
É óbvio que as cortinas para o corredor podem ser muito diferentes: feitas em estilos diferentes, esquemas de cores diferentes e significativamente diferentes em termos de orçamento. Uma coisa permanece constante: cortinas na sala de estar devem criar uma atmosfera de aconchego e conforto.