No quarto, o destaque principal fica por conta da cama e das janelas. Atenção especial é dada às cortinas no interior do quarto – elas não devem apenas proteger da luz da rua, mas também desempenhar uma função decorativa. Molduras de janelas selecionadas corretamente permitem ajustar o formato do ambiente e criar o máximo de conforto. É fácil costurar cortinas originais para o quarto, se você tiver o tecido certo e as ferramentas mais simples.
Contente
- Cortinas para quarto: novidades, design moderno, cores populares, padrões
- Que cortinas escolher para o quarto, descrição
- Em estilo moderno: como são, descrição, exemplos
- No estilo clássico - descrição, cores, exemplos de design de quarto clássico
- Cortinas para um quarto pequeno, características de design
- Cortinas para quarto branco, opções, exemplos, fotos reais
- Cortinas triplas para quarto, descrição, aparência, foto
- Costurar cortinas para o quarto: como costurá-las você mesmo, recomendações para escolher tecidos, que estilo escolher
- Combinação de cortinas e tule no quarto: principais critérios de seleção, combinações de tecidos, exemplos visuais
- Os exemplos mais interessantes, fotos reais
- Conclusão
- VÍDEO: Cortinas para o quarto – novidades de 2019.
- 50 fotos de cortinas para quarto em interiores modernos:
Cortinas para quarto: novidades, design moderno, cores populares, padrões
A variedade de soluções de design para quartos modernos permite que você escolha as cortinas perfeitas para um ambiente decorado em qualquer estilo. Uma pessoa passa muito tempo no quarto, por isso os tecidos para ele são selecionados da forma mais ecológica possível; As cortinas são costuradas principalmente com tecidos naturais e fibras mistas.
A cor das cortinas é selecionada com base no tamanho do ambiente e sua iluminação. Para os mais espaçosos, quase todas as cores e estampas grandes são adequadas, enquanto para os mais apertados, opções calmas e quentes com um mínimo de padrões são preferíveis. O modelo de cortina adequado para um determinado cômodo é selecionado com base no interior existente deste, no formato e tamanho das janelas, na presença de uma varanda e nos hábitos individuais de quem vai morar ali.
Dica: como o quarto é um local de descanso diurno e noturno, os designers sugerem usar tons calmos para sua decoração, como azul, azul-petróleo, verde, etc.
Que cortinas escolher para o quarto, descrição
O design desta sala deve promover relaxamento rápido e adormecimento. Cortinas blackout praticamente não deixam entrar luz, o que é importante quando se vai dormir cedo ou se acorda tarde, quando o sol forte está brilhando pela janela; cortinas transparentes fazem o oposto. Cortinas grossas e multicamadas são projetadas para proteger do frio e do excesso de ruído que entra pelas janelas. A cor da colcha, do carpete e de outros tecidos do ambiente também é levada em consideração — as cortinas devem estar em harmonia com eles.
Alguns estilos populares de interiores com cortinas combinando:
- Provença - cortinas em tons de bege, lilás claro, amarelo leitoso, verde claro, menta, azulado, decoradas com pequenos padrões florais, listras, têm formato simples;
- país - o padrão pode ser xadrez, bolinhas, motivos vegetais, os tons principais são madeira, verde claro, amarelo claro, cortinas curtas são aceitáveis;
- alta tecnologia – tons de aço, azul, prata, o formato das cortinas é reto, sem decoração desnecessária, enfeites;
- Estilo império - tons de esmeralda, azul-celeste, bordô, cortinas de três camadas, lambrequins e decoração luxuosa são aceitáveis.
Em estilo moderno: como são, descrição, exemplos
Cortinas modernas, bonitas e elegantes são frequentemente penduradas em ilhós. Este estilo é caracterizado pela máxima funcionalidade, formas simples e design impecável. As cortinas aqui são bem minimalistas, os tecidos são de preferência fáceis de lavar, não amassam e praticamente não acumulam poeira. Uma cornija de teto, cortinas duplas e formas assimétricas se encaixarão perfeitamente no interior.
No estilo clássico - descrição, cores, exemplos de design de quarto clássico
O estilo clássico é rigoroso e luxuoso, contido e elegante. Tecidos baratos, de cores “chamativas”, brilho excessivo e estampas exageradas são inapropriados. Cortinas longas em duas ou três fileiras, decoradas com motivos vegetais e lambrequins, são as mais adequadas. A cornija para eles não deve ser muito pesada ou volumosa - uma atmosfera "esmagadora" no quarto é inaceitável.
Dica: as melhores cores para clássicos são terracota, tijolo, chocolate, berinjela, quartzo.
Cortinas para um quarto pequeno, características de design
Cortinas para quartos muito pequenos devem ser preferencialmente de tons claros e quentes - dessa forma, elas não tornarão o espaço menor. Cortinas multicamadas e exuberantes com muitos babados, lambrequins e dobras também são inapropriadas. A cornija é discreta - ela não deve chamar a atenção nem se destacar de forma alguma, principalmente se o teto for baixo.
As cortinas para quartos pequenos geralmente são retratadas o mais lisas possível, de uma única cor ou com um pequeno padrão uniforme. Para aumentar visualmente a largura da parede onde as cortinas são penduradas, um padrão esticado horizontalmente é selecionado. Para “elevar” um pouco o teto, o produto é costurado em um material com listras verticais.
Cortinas para quarto branco, opções, exemplos, fotos reais
Cortinas para um quarto claro e espaçoso, ao contrário de um escuro e apertado, são aceitáveis em qualquer formato. Sua aparência aqui depende apenas do estilo de interior escolhido e das preferências pessoais dos proprietários da casa. As cortinas podem ser brancas como a neve ou em qualquer tom escuro.
As melhores combinações são as seguintes:
- branco neve com coral;
- creme com verde bordo;
- branco esfumaçado com cinza claro;
- cremoso com café;
- lavanda com cinza azulado;
- magnólia com berinjela;
- linho com hortelã;
- mel com turquesa;
- damasco claro com castanho;
- grideperlevy com azul centáurea;
- pântano branco com baunilha;
- branco-rosa com verde oliva;
- amêndoa com roxo-preto.
Os designs mais populares são flores, estampas de animais, formas geométricas simples e imagens de enredo complexas.
Cortinas triplas para quarto, descrição, aparência, foto
Cortinas "triplas" consistem em tule fino, duas cortinas translúcidas, duas cortinas mais grossas, às vezes com a adição de uma tira estreita de tecido, de preferência de renda, na parte superior da janela (lambrequim). Duas ou três cores são usadas ao mesmo tempo, as cortinas podem ser alternadas (escuro-claro-escuro-claro), o comprimento também pode variar.
É importante que o varão da cortina seja forte o suficiente para suportar o peso de várias cortinas, o que é especialmente importante ao usar materiais têxteis pesados. Os tecidos mais comumente usados são linho, brocado, cetim, véu e, ocasionalmente, detalhes individuais de couro genuíno e artificial e pele.
Costurar cortinas para o quarto: como costurá-las você mesmo, recomendações para escolher tecidos, que estilo escolher
Se você não conseguiu encontrar o tipo desejado de cortinas no mercado ou em uma loja de cortinas, você mesmo pode costurá-las - esta é a mais alta classe de decoração de ambiente. Quando não há experiência em costurar tais itens, a opção mais simples é escolhida: cortinas retas em um estilo adequado ao minimalismo. Para designs mais complexos, imaginativos e multicamadas, aceitáveis em interiores barrocos, art déco e classicistas, serão necessários padrões especiais e uma quantidade maior de material.
Existem várias opções para costureiras iniciantes:
- uma cortina que parece uma única peça sólida de tecido que cobre toda a janela;
- duas cortinas retas nas laterais;
- produtos combinados.
Das muitas amostras de tecido apresentadas nas lojas, é recomendável escolher os materiais mais densos, não elásticos e não fluidos - eles são mais fáceis de costurar e o produto final fica mais bonito. A opção ideal é costurar cortinas, colchas e capas de cadeiras de tecidos semelhantes ao mesmo tempo.
Primeiro, você precisa calcular quantos metros de tecido você precisará. Para isso, é aconselhável fazer um esboço com base no comprimento da cornija, que é aconselhável instalar com antecedência. O comprimento principal do produto não deve ser muito curto nem muito longo: cortinas curtas parecem "abatidas", cortinas excessivamente longas, cuja parte inferior fica no chão, sujam-se rapidamente.
Para determinar a quantidade ideal de tecido, você precisa medir o comprimento do topo dos fechos (argolas, ganchos, cornija do teto) até o chão. “Na reserva” deixe até dez cm. A largura é limitada pelo comprimento da cornija para uma cortina reta, mas se você planeja criar um produto exuberante com muitas dobras, deve adicionar mais 50-150%.
Uma questão igualmente importante são os acessórios, ou seja, os fixadores. Os ilhós são selecionados dependendo da largura da cornija – eles devem deslizar facilmente ao longo dela. É aconselhável realizar a instalação utilizando dispositivos especiais. Em outras opções, é permitido usar uma fita de cortina especial - ela ajuda a projetar o produto com dobras uniformes. Também é permitida a fixação com passadores de linha e grampos de plástico.
Andamento do trabalho:
- É necessário desenhar linhas no tecido usando giz, uma régua métrica, uma fita métrica de metal e cortá-lo nos pedaços necessários.
- Em seguida, use um ferro para alisar os vincos da costura para que todas as bordas fiquem o mais uniformes possível.
- Todas as costuras ao longo da borda são cuidadosamente costuradas em uma máquina de costura. É importante que os fios combinem com o tom do tecido e sejam quase imperceptíveis no produto final.
- Fita de cortina, laços ou ilhós são costurados na área superior do produto.
- A parte inferior é decorada com franjas, rendas, bordados ou deixada sem decoração adicional.
- Se você não tiver uma máquina de costura, pode usar fita adesiva especial para criar dobras nas bordas. Ela é fixada com ferro quente.
Dica: Antes de começar a decorar a parte inferior, teste o produto no varão da cortina.
Combinação de cortinas e tule no quarto: principais critérios de seleção, combinações de tecidos, exemplos visuais
O tule, ao contrário das cortinas “noturnas”, deixa entrar perfeitamente a luz da rua no ambiente, mas protege os moradores de olhares indiscretos durante o dia. Este tipo de cortina é costurado de véu, organza, chiffon, é feito principalmente em cores claras, decorado com bordados, strass, franjas e vários ornamentos.
Recomenda-se selecionar o tule dependendo da iluminação e do tamanho do ambiente: para ambientes com janelas voltadas para o lado ensolarado, opções escuras são adequadas, para outros - apenas as claras. É preferível selecionar cortinas que combinem com o tom das paredes, embora seja aceitável que elas contrastem com as cortinas.
Dica: Cortinas romanas, plissadas e de bambu nunca são complementadas com tule.
Os exemplos mais interessantes, fotos reais
As cortinas de quarto em fotos de revistas on-line populares são muito diversas em textura, design e decoração. A variedade de ideias é limitada apenas pela imaginação do mestre. Cortinas duplas e triplas decoram quartos luxuosos estilizados como antiguidades, enquanto tule claro com detalhes em gradiente decora pequenos quartos minimalistas.
Cortinas para janelas de telhado não padronizadas instaladas em um plano inclinado são decoradas com duas cornijas - superior e inferior. Cômodos altos, onde a cortina cobre uma parede inteira com duas ou mais janelas localizadas nela, possuem controle automático de fechamento e abertura das cortinas, realizado através de um controle remoto ou de um interruptor na parede.
Dica: ao decorar o interior de um quarto, é recomendável usar no máximo três cores ao mesmo tempo - as cortinas podem combinar com a cor principal ou ser o único detalhe brilhante.
Conclusão
Cortinas de quarto são exatamente o que você deve prestar atenção para criar o interior mais confortável e harmonioso. Seja para um ambiente grande ou pequeno, claro ou escuro, eles serão diferentes em estilo, cor, número de camadas e comprimento. Cortinas costuradas à mão criarão um design único, tornando o ambiente único e o design do ambiente completo.