As cortinas para a sala de estar são a etapa final do trabalho intensivo do designer. Geralmente é um detalhe brilhante, uma pérola que chama a atenção, menos frequentemente – uma adição quase imperceptível ao conceito geral.
Contente
- Estilo moderno para sala de estar: novos designs, cores e padrões populares
- Que cortinas escolher para a sala de estar
- No estilo dos clássicos, descrição, cores, exemplos de design clássico
- Cortinas para sala de estar: recomendações para escolher tecidos/modelos, qual estilo escolher
- Os exemplos mais interessantes de cortinas para sala de estar, fotos reais
- VÍDEO: Cortinas luxuosas em estilo moderno.
- 50 opções de cortinas modernas para a sala de estar:
Estilo moderno para sala de estar: novos designs, cores e padrões populares
O estilo moderno não tem descrições nem limites claros. Via de regra, ele combina harmoniosamente diversas tendências populares: estilo japonês, alta tecnologia, além de minimalismo e modernismo. E são as cortinas que servem como um elo de ligação que apaga os limites entre as direções, transformando diversos elementos de design de interiores em uma imagem comum.
Os principais critérios do estilo moderno são simplicidade, funcionalidade e atratividade.
Por exemplo, na fase de acabamento das instalações, é melhor evitar estuque maciço e parquet de madeira. Um teto falso e laminado são mais apropriados. As combinações de cores podem ser bem brilhantes, mas uma paleta sutil ainda é preferível.
Sala de estar em tons de vermelho e branco. As cores brilhantes dos móveis e da decoração das paredes se repetem nos elementos decorativos.
A decoração incomum de uma parede parece impressionante. Um achado para um estilo moderno.
Um espelho, decorações de parede, como pinturas, e uma luminária lacônica ajudarão a “diluir” a simplicidade do interior. Um tapete e almofadas de sofá que combinem entre si complementarão o interior.
As cortinas seguem o espírito minimalista do design contemporâneo.
Os designers escolhem materiais simples ou tecidos com grandes padrões geométricos para cortinas em estilo moderno. É dada preferência a cores calmas.
A foto mostra cortinas para uma sala de estar em estilo moderno.
O tecido denso, mas não áspero, adapta-se harmoniosamente ao interior.
Que cortinas escolher para a sala de estar
Decorar uma janela com estilo não é uma tarefa fácil. Para garantir que o resultado agrade aos olhos e não cause um suspiro de decepção, é importante considerar:
- Tamanho da sala: área e altura;
- Quantas janelas há na sala, seu tamanho;
- Solução geral de design;
- A cor que predomina na decoração;
- Mobília.
Outro aspecto importante são os objetivos que o interior deve atender. Por exemplo, você precisa tornar o ambiente visualmente maior ou criar uma atmosfera especial. As cortinas se tornarão um detalhe brilhante ou serão outro elemento espetacular? Por fim, o objetivo é proteger o ambiente do sol ou as cortinas serão apenas um elemento decorativo?
A foto mostra cortinas modernas para a sala de estar. Cortinas e estofados de móveis são da mesma cor.
Persianas de rolo ou romanas ajudarão a regular a iluminação na sala de estar. As vantagens deste modelo são funcionalidade e concisão.
Estruturas multicamadas não são para o estilo moderno.
Um cômodo pequeno parecerá visualmente maior graças às cortinas de luz. A paleta pastel do interior será “colorida” por outros elementos: almofadas e uma colcha em tons de laranja.
O interior vintage prova que o estilo moderno não é chato e nem "cinza". O principal é não exagerar nos acentos. A foto mostra persianas romanas em “companhia” de cortinas. O esquema de cores das cortinas e persianas é repetido, e o modelo não parece de mau gosto.
O tule, complementado por dois painéis de cortina, é considerado um clássico moderno. Mas mesmo este clássico pode ser tornado não trivial. Por exemplo, se houver duas janelas em uma sala, uma haste de cortina longa é instalada e o tule cobre duas aberturas com uma única peça.
Para uma sala grande, outra opção seria adequada: cortinas de cores diferentes (de preferência contrastantes) e uma cortina clara.
Importante! Se você não precisa proteger o ambiente de olhares curiosos, decore a janela apenas com tule claro. Uma nuvem leve ao redor da janela deixará o interior arejado e a sala de estar parecerá visualmente maior.
Uma solução não convencional para cômodos com janelas grandes: persianas romanas modernas para sala de estar, um modelo sem moldura.
Cortinas de corda, apesar de sua decoratividade externa, cumprem todas as funções atribuídas às cortinas. Eles ajudam a zonear o espaço, protegem de olhares curiosos e simplesmente dão beleza e conforto.
Multicoloridas, combinando com os acabamentos e estofados dos móveis, as cortinas de fios transformam a sala de estar em um salão de baile de conto de fadas.
Kiseya possui diferentes tipos de fixação e controle. Na foto, as cortinas de fios estão combinadas em blocos que giram em torno de seu eixo.
Cortinas com ilhós são as mais populares. As principais vantagens são a facilidade de instalação e a funcionalidade do design. A aparência elegante é um bônus adicional.
No estilo dos clássicos, descrição, cores, exemplos de design clássico
Para garantir que as cortinas em um interior clássico tenham uma aparência harmoniosa, é importante considerar o seguinte:
- As cortinas são selecionadas para uma janela específica, levando em consideração seu formato e tamanho;
- Para salões grandes, estruturas multicamadas com lambrequins, festões e gravatas são adequadas. Para salas pequenas, “exuberância” não é necessário;
- Cortinas de cores escuras são apenas para salas de estar espaçosas;
- A escolha certa do tecido é a chave para o sucesso. Os clássicos “se dão bem” com materiais nobres: veludo, cetim, veludo ou seda.
O estilo clássico é reconhecível em cortinas elegantes, lindos prendedores de cortina com borlas ou acessórios volumosos, bem como na sofisticação do design. Harmonia de cor e forma.
Ao decidir a cor das cortinas, vale a pena considerar o estilo geral do interior. É bom que o padrão das cortinas se repita no estofamento dos móveis ou nos elementos decorativos: almofadas, colchas ou toalhas de mesa.
A foto mostra cortinas com estampa floral. O design é bastante lacônico para um clássico luxuoso: um lambrequim rígido, fechos com borlas e tule de corte incomum.
Para que o estilo clássico pareça realmente luxuoso, você precisa escolher a largura certa das telas. Cortinas estreitas ou telas esticadas sem uma única dobra parecem ridículas. Então tecidos caros e itens de interior não vão salvar a situação. O ideal é que a largura dos painéis seja duas vezes maior que o comprimento da cornija. Isso proporcionará uma cortina volumosa e tornará a decoração da janela digna.
Graças às cortinas no interior, você pode mudar a impressão do tamanho do ambiente. Painéis estreitos ao longo das bordas da janela aumentarão a altura do ambiente, e cortinas largas o expandirão visualmente.
As cortinas não estão localizadas apenas na janela, mas também na parede ao lado dela. Uma jogada de design interessante. O interior da sala parece completo e funcional.
O ponto-chave no interior é a combinação harmoniosa de todos os elementos. Se a mobília se assemelhar a um conjunto real da época de Luís IV, modelos complexos de cortinas também serão apropriados. Se o interior não tiver brilho e luxo, cortinas lacônicas serão a escolha certa.
Cortinas para sala de estar: recomendações para escolher tecidos/modelos, qual estilo escolher
A sala de estar é o coração da casa. É aqui que os convidados são recebidos e toda a família se reúne para socializar. É importante que a decoração da janela complemente o ambiente calmo e propício para conversas. Um design de interiores elegante revelará o status e as preferências dos proprietários da casa.
Primeiro, são determinadas as funções das futuras cortinas: ou elas servem para decoração e conforto, ou protegem do excesso de luz e de olhares indiscretos.
Existem três tipos de tecido para cortinas:
- Natural (bonito, respirável, hipoalergênico);
- Sintético (barato, fácil de cuidar, ampla variedade de cores e texturas);
- Misto (o mais popular, pois reúne as vantagens dos tecidos anteriores).
O tecido natural é esteticamente mais agradável, mas não é a opção mais prática. Ela desbota rapidamente e não é resistente a influências externas. Além disso, o material natural absorve odores, o que significa que é melhor escolher materiais sintéticos para cortinas de cozinha.
As cores dos tecidos naturais e sintéticos são variadas, garantindo assim uma opção valiosa para qualquer interior. Existem alguns pequenos truques aqui.
Listras horizontais nas cortinas farão o ambiente parecer mais amplo.
E listras verticais farão com que o teto fique visualmente mais alto. Isto é verdade para qualquer estilo de interior.
Para salas pequenas, uma paleta delicada de tons pastéis é adequada. Graças a eles, o ambiente parecerá mais espaçoso.
Por fim, você pode adicionar luxo usando prendedores de cortina. Você pode fazê-los você mesmo ou comprá-los em uma loja.
Os exemplos mais interessantes de cortinas para sala de estar, fotos reais
A janela saliente decora o edifício não apenas pelo exterior. O interior da sala parece impressionante com um design competente do espaço da janela saliente.
Cortinas clássicas luxuosas são decoradas com borlas enormes. Um lindo lustre de cristal completa a composição.
A singularidade da solução de design para decoração de janelas é enfatizada pelo arranjo incomum das lâmpadas. Tule bege com inúmeras cortinas complementa cortinas cor de chocolate.
Modelo de cortina assimétrica em estilo clássico. Uma opção para uma sala de estar de tamanho modesto.
Cortinas que complementam o design criam uma atmosfera especial e tornam o ambiente confortável. Mesmo em um apartamento padrão a sala de estar se torna especial.