A escolha das cortinas está intimamente relacionada ao design do ambiente. A moda têxtil moderna tem suas próprias tendências.
- Ecológico e natural. Para aqueles cansados da alta tecnologia do plástico, surgiu uma excelente alternativa: um estilo popular e procurado, cujo objetivo é chegar o mais próximo possível da natureza e dos materiais naturais. Cortinas, persianas – tudo deve ser feito de fibras naturais. As cortinas são costuradas de juta, chita, cetim e as cortinas de algodão ou linho. Os estilos mais populares de cortinas feitas de materiais naturais são as romanas, as japonesas e as tradicionais de correr. Um novo produto interessante que substituiu as persianas são as persianas de rolo. As persianas modernas de tecido e bambu estão na moda: lisas, coloridas, com estampa. Estilos de interiores em que cortinas naturais ficarão harmoniosas e elegantes: country, étnico, ecológico, provençal, boho, minimalismo.
O estilo ecológico é baseado exclusivamente em materiais naturais: algodão, linho, madeira e vidro. - Luxo e glamour. Cortinas de veludo para sala estão na moda; elas são populares há muitos anos. A paleta de cores desse tipo de tecido é tão ampla que você pode facilmente escolher um tom para qualquer interior. Este é um material luxuoso que parece real. Modelos com lambrequins e franjas estão na moda. Cetim ou tafetá são usados como material para tule. A peculiaridade das cortinas modernas é seu franzimento denso. Este detalhe acrescenta um toque especial de elegância e riqueza à cortina. Cortinas luxuosas feitas de veludo e cetim ficarão harmoniosas nos seguintes estilos: boho-chic, neoclassicismo, clássico e glamour americano, art déco.
O estilo Art Déco no interior é o luxo levado à perfeição - Bordado. Esse elemento decorativo pode ser usado em estilos completamente diferentes. O estilo clássico é caracterizado por bordados de monogramas e elementos vegetais em prata e ouro em ganchos e lambrequins. No estilo boho-chic você pode ver penas bordadas, flores e animais, padrões étnicos.
O estilo boho se distingue principalmente por uma gama brilhante de cores naturais e combinações ousadas. - Elementos decorativos. Assim como os bordados, os detalhes adicionais nas cortinas viraram moda. Podem ser borlas, macramê, pompons, babados, franjas, tranças, rabos de cavalo – qualquer coisa que acrescente brilho ao tecido. Diversas variações de cortinas para sala de estar com detalhes decorativos podem ser encontradas na foto.
Muitos elementos foram inventados para decorar cortinas, cuja escolha é feita de acordo com o estilo do ambiente. - Cores e tons. Os tons mais modernos são dourado, bege e azul-celeste.
Contente
- Que cortinas escolher para a sala de estar
- Costurar cortinas para a sala: como costurar você mesmo, recomendações para escolher tecidos, que estilo escolher
- Combinação de cortinas e tule na sala: os principais critérios para a seleção e combinação de tecidos, exemplos visuais
- Vídeo: Cortinas para sala de estar com lambrequim
- Foto: Cortinas no interior da sala de estar
Que cortinas escolher para a sala de estar
Estilo moderno
O estilo moderno inclui minimalismo, linhas claras e planos. É comum usar um cômodo para várias funções, por exemplo, uma sala de estar e cozinha, uma sala de estar e sala de jantar, uma sala de estar e um escritório. O estilo moderno é o envidraçamento panorâmico. Para este tipo de janela, cortinas retas com ilhós ou laços são adequadas. Bordados e elementos decorativos não são apropriados neste estilo. As cortinas para a sala de estar devem ser selecionadas em tons neutros: branco, bege, marfim, cinza, café com leite, preto.
Por exemplo, para uma janela panorâmica ampla sem peitoril, use cortinas longas e retas feitas de tecido macio de cor neutra.
Estilo clássico
Um estilo que nunca sai de moda. Lambrequins, camadas, suportes, ganchos, sinos e jabots – todos esses elementos são apropriados nos clássicos. Aqui você pode dar asas à sua imaginação e usar todos os tipos de tecido. Textura, padrão e elementos decorativos são selecionados individualmente. A gama de cores é muito ampla, podendo ser utilizados tons e cores profundas.
Por exemplo, no quarto você pode decorar a janela desta forma: o lambrequim e o jabot são feitos de brocado com um padrão bordado, e as cortinas são feitas de cetim liso. Costure cortinas de organza ou chiffon. A segunda opção com veludo: cortinas de correr tradicionais combinadas com tule de organza leve.
Cortinas combinadas
Dependendo do estilo, você pode organizar diferentes opções de combinação:
- Romano. Elas podem ser combinadas com cortinas e persianas deslizantes retas clássicas.
- Persianas. Combine com cortinas leves de organza ou chiffon.
- Persianas de rolo. Uma cortina dupla de cor única, feita de material arejado, dará um visual estiloso.
- Fio. Muitas vezes podem ser vistas em combinação com persianas e persianas. Eles combinam bem com tule leve e simples.
Cortinas lisas para sala de estar
Se o ambiente for pequeno e o teto for baixo, não adianta decorar as cortinas com lambrequins e outros detalhes. Uma excelente opção é escolher cortinas lisas para a sala de estar. Cortinas elegantes em forma de duas listras de tecido e cortinas leves feitas de chiffon podem ser encontradas na loja. Esta opção será apropriada para os seguintes estilos: minimalismo, alta tecnologia e estilo moderno.
Cortinas monocromáticas no estilo japonês ficarão interessantes: são painéis lisos presos à cornija, sem dobras ou drapeados. Uma janela de tamanho padrão requer de dois a cinco painéis.
Costurar cortinas para a sala: como costurar você mesmo, recomendações para escolher tecidos, que estilo escolher
Ao escolher o tecido, você precisa considerar três parâmetros: estilo do interior, iluminação e tamanho do cômodo.
Se o ambiente for pequeno, é melhor costurar cortinas e tule de tecidos leves; essa técnica visual fará com que o ambiente pareça mais amplo do que seu tamanho real. Um ambiente pequeno não gosta de coisas volumosas e detalhes desnecessários. O grande salão será decorado com cortinas e persianas em tons claros e escuros.
Design e materiais
- Alta tecnologia – fios, persianas de tecido, persianas.
- Clássicos – veludo, organza, seda, brocado, cetim, chiffon.
- Provença, ecológico, boho – linho, algodão.
Para começar a costurar sozinho, você precisa calcular a quantidade de tecido. Mede-se o comprimento da cornija, multiplica-se o número resultante por dois e acrescenta-se 12 cm. O comprimento é multiplicado para drapeados. O resultado dos cálculos é a largura do tecido necessário. Para obter o comprimento, meça a altura do chão até a cornija, acrescentando 12 cm para a bainha.
Atenção! A fita para cortinas permitirá que você crie cortinas bonitas e uniformes.
Métodos de costura de cortinas
- Ao redor do perímetro. Um tecido de cor ou tipo diferente é costurado no tecido base ao longo de toda a borda.
Cortina com borda feita de material em cor contrastante - Cortinas duplas. As telas são costuradas umas às outras. Na parte frontal, são criados acessórios adicionais, por exemplo, drapeados, que revelam levemente a parte de trás.
Cortinas duplas protegem bem o ambiente da luz solar. - Horizontalmente. Elementos adicionais de cortina feitos de tecido de cor ou textura diferente são costurados ao longo de uma linha horizontal na parte inferior ou superior.
A cor de uma tela pode ser combinada com as paredes, e a outra com o estofamento dos móveis. - Verticalmente. Os tecidos são conectados ao longo de uma linha vertical, nos lados esquerdo e direito, ou ao longo de todo o produto.
Cortinas costuradas verticalmente parecem elegantes e originais
Amostra de costura de cortina
- Faça a bainha do produto em ambos os lados, dobrando o tecido duas vezes. A parte inferior da tela é processada da mesma maneira.
- Uma trança é costurada em cima do tecido, um centímetro abaixo da borda superior. A fita deve ser alguns centímetros maior que a largura do produto.
- Os cadarços de ambos os lados são trazidos para a borda frontal.
- A montagem é feita apertando os cadarços.
Combinação de cortinas e tule na sala: os principais critérios para a seleção e combinação de tecidos, exemplos visuais
O sucesso da decoração das janelas da sala de estar depende em grande parte das cortinas. Para criar uma composição completa de cortinas e persianas, algumas características devem ser observadas.
O que não fazer
- Não misture materiais sintéticos e naturais. Cortinas sintéticas e tule de linho juntos parecerão ásperos e de mau gosto.
- O veludo não pode ser combinado com tecidos naturais de textura áspera (linho, algodão, chita).
- Nunca crie uma composição de linho e chiffon, esses tecidos têm texturas incomparavelmente diferentes.
Para uma combinação bem-sucedida
- Cortinas de poliéster ficarão ótimas com tule de organza artificial.
- Viscose é o único material que fica bem com todos os tipos de tecido.
- É razoável complementar cortinas de chiffon ou organza com cortinas de cetim mais grossas.
- Uma combinação de sucesso: algodão e guipura. O tecido guipura tira a simplicidade e quebra a imagem, tornando-a mais interessante.
Os exemplos mais interessantes de cortinas para sala de estar, fotos reais
A opção mais vantajosa para uma sala de estar iluminada com teto baixo seriam cortinas compostas por listras verticais de tecido em tons diferentes, por exemplo, cores café e cappuccino. Essa técnica ficará ótima com tecidos densos e drapeados. Componentes contrastantes verticais esticarão visualmente o teto, fazendo com que ele não pareça tão baixo.
Três cortinas estão penduradas em uma janela larga: uma clara no centro, duas mais escuras nas laterais. Na frente da cortina de luz, nas laterais e no centro, pendure três tiras estreitas de tecido grosso. Cortinas feitas de material grosso são franzidas e presas com braçadeiras.
Os tecidos têm um impacto grande e significativo na aparência geral de qualquer ambiente. Com sua ajuda, você pode criar designs interessantes que criarão um visual elegante e completo para a sala de estar, quarto ou cozinha.
Vídeo: Cortinas para sala de estar com lambrequim
https://www.youtube.com/watch?v=JPTy9ozisII