Escolher cortinas para o quarto de uma criança é uma atividade que exige mais do que apenas uma abordagem criativa. Além do design, é importante considerar muitas nuances práticas: a qualidade do material, sua capacidade de transmitir ou bloquear a entrada de luz no ambiente. A atmosfera criada pelos tecidos para janelas também é de grande importância. Afinal, é na infância que se formam a visão de mundo e o gosto de uma pessoa.
Contente
- Cortinas para quartos infantis: características de escolha
- Cortinas e cortinas para quarto de menino
- Cortinas para quarto de menina
- Cortinas curtas para quarto infantil
- Lambrequins para cortinas em quarto infantil
- Exemplos de cortinas para crianças de diferentes sexos
- VÍDEO: Cortinas para quartos infantis: exemplos de fotos.
- 50 fotos de cortinas para quarto infantil no interior:
Cortinas para quartos infantis: características de escolha
A decoração do quarto de uma criança ficaria incompleta e pouco convidativa sem cortinas. O quarto onde a criança mora é diferente dos outros cômodos do apartamento ou da casa. Afinal, aqui existe um mundo próprio, uma atmosfera especial. Além disso, os têxteis estão sujeitos a exigências muito maiores.
- Ecologicamente correto. Os materiais utilizados devem ser naturais. Eles acumulam menos poeira, não causam alergias e não emitem produtos químicos nocivos. Em casos extremos, tecidos mistos são permitidos. Mas a porcentagem de sintéticos é pequena.
- Design simples. Quanto menos dobras, composições complexas, multicamadas, dobras e babados, melhor. Isso é mais seguro e menos poeira se acumulará nos diversos elementos decorativos.
- Proteção contra luz. Cortinas, cortinas e tules infantis devem proteger bem o quarto da luz solar forte. Por isso, é importante criar um ambiente sombreado para que o excesso de luz não atrapalhe o sono dos pequenos moradores do quarto.
- Decoração que leva em conta a idade. O tule e as cortinas são selecionados levando em consideração as características de idade, gênero e interesses da criança.
Além disso, é melhor escolher um tecido que não suje facilmente. As crianças estão constantemente ocupadas modelando com plasticina, desenhando com canetas hidrográficas e tintas, além de jogos ativos. O material da cortina deve resistir a todos esses “testes” com dignidade: deve ser fácil de lavar com frequência, passar bem e não amassar muito.
Observe! Os tecidos para janelas devem ser leves, seu corte deve ser simples e a haste da cortina não deve ser muito pesada.
Cortinas e cortinas para quarto de menino
Para o quarto de um menino, você precisa selecionar os tecidos dependendo da idade dele. À medida que as crianças crescem, sua percepção do ambiente e suas preferências mudam. Portanto, é importante escolher o design adequado para os diferentes períodos da infância:
0-3 anos. Nessa idade, o sono diurno é muito importante. Portanto, a melhor opção seriam cortinas blackout grossas. O esquema de cores é suave e pastel.
Importante. Se você escolher cortinas longas com cordão para ajuste, o berço deverá ser colocado mais longe da janela. O mesmo se aplica à área de recreação do bebê.
3-12 anos. Cortinas brilhantes são adequadas, mas não as chamativas e de mau gosto. Eles podem ter uma impressão interessante. Durante esse período, há exploração ativa do mundo.
Algumas ideias para decorar tecidos de cortinas:
- Estampas divertidas e alegres. Personagens de desenhos animados, carros coloridos, aviões, animais, dinossauros ou robôs – todos eles podem se tornar um excelente design para tecidos. Afinal, essas são as imagens preferidas dos meninos.
- Enredos da vida ou de contos de fadas. Desenhos de cidades imaginárias, estados do “trigésimo”, imagens da floresta com seus habitantes animais ajudarão as crianças a adormecer. Afinal, olhar para eles antes de dormir irá acalmá-lo e prepará-lo para um sono tranquilo e saudável.
- Lua e céu estrelado. Cortinas com estrelas no quarto de um menino criarão uma atmosfera de conto de fadas. Contra o fundo de um céu estrelado azul escuro, uma variedade de designs são possíveis: foguetes, astronautas, planetas e seus satélites. Outra opção é uma imagem do Pequeno Príncipe e outros personagens do famoso conto de fadas de Saint-Exupéry.
Conselho. Se você tem habilidades básicas de costura, pode costurar cortinas infantis com suas próprias mãos. Eles são muito fáceis de costurar. Você só precisa saber costurar uma linha reta. Não são utilizadas tecnologias de costura complexas.
Adolescente a partir de 12 anos. Para um adolescente, é melhor escolher cortinas blackout grossas, com trama áspera e textura densa. A cor será profunda, escura e rica, com combinações contrastantes.
Clássico. Tecidos lisos, sem estampas, enfeites ou drapeados, são os mais adequados para um adolescente em crescimento. Um design rigoroso e monocromático provavelmente será apreciado. Embora desenhos em tela também sejam possíveis, eles devem ser contidos.
Célula. Todos os tipos de tartã estão disponíveis: Royal Stewart, Argyle, Glen Check e outros.
Tira. Listras horizontais, verticais, largas e estreitas – qualquer tipo de listra serve. Mas é importante considerar a capacidade das listras de mudar o espaço.
Impressões. A escolha depende dos interesses e hobbies do adolescente. Bandeiras, mapas do mundo, imagens de jogadores de futebol famosos, jogadores de basquete, músicos modernos – a lista é infinita.
Conselho. Você pode comprar conjuntos prontos para janelas ou fazer uma impressão personalizada em tecido. Hoje em dia, há muitas empresas que fazem impressão em tecido. Então o interior se tornará individual, não semelhante a outros cômodos. Afinal, quase todos os adolescentes se esforçam para ser diferentes do resto.
Cortinas para quarto de menina
A escolha de cortinas para meninas é mais exigente. Ao escolher uma opção adequada, é importante levar em consideração seus gostos, hobbies e caráter. Um fator importante é a idade da criança.
0-6 anos. A janela deve ter cortinas para que nada perturbe o sono da menina. Uma grande variedade de cores está disponível. Você pode pendurar lindas cortinas lisas em cores pastéis.
Se você não gosta de um design de cor única, as estampas ajudarão a criar uma atmosfera única e aconchegante: pequenas flores, ursos, bolinhas, borboletas. Mas seria melhor se todos esses desenhos fossem novamente em cores pastéis suaves e calmas.
Fitas largas são frequentemente usadas para fins decorativos. Eles agem como uma picape.
7-12 anos de idade. Nessa idade começa o período escolar. O quarto das crianças deixa de ser um quarto e sala de jogos e se transforma em uma "sala de estudo". Em uma sala tão multifuncional é necessário criar uma atmosfera agradável. Deve promover descanso, desenvolvimento e aprendizagem.
Se a menina tem um caráter alegre e está aberta à comunicação, então outra opção de cortina seria apropriada para ela: um estilo country aconchegante e fofo. A tela pode ser decorada com pequenas rosas ou grandes gérberas. Eles certamente criarão aconchego e um clima positivo.
13-16 anos. Se houver adolescentes na família, é melhor que os pais tomem a decisão de escolher as cortinas junto com eles. Nesse momento eles estão vulneráveis, seu quarto é um mundo no qual eles podem se esconder de todos os problemas.
Adolescentes preferem design moderno. Persianas romanas, tule liso e cortinas são excelentes opções. Os tons escolhidos são “adultos”, de uma paleta neutra, ou adolescentes, brilhantes e “ácidos”: limão, turquesa, verde claro, fúcsia.
Cortinas curtas para quarto infantil
Se falamos do comprimento das cortinas, é aconselhável dar preferência aos modelos curtos. A opção ideal são persianas romanas, persianas de tecido, persianas de café, persianas plissadas.
- Tule + cortinas.
- Persianas de rolo de tecido + cortina.
- Persianas de tecido + tule.
Modelos curtos têm muitas vantagens. Eles são mais fáceis de cuidar e o mecanismo é compreensível para crianças. Ao brincar, as crianças não ficarão presas na bainha do tecido, o que significa que o risco de ferimentos é completamente eliminado. Cortinas até o parapeito da janela no quarto de uma criança são a única opção se o parapeito da janela for feito em forma de mesa. Além disso, essas variedades têm uma propriedade importante: oferecem boa proteção contra a penetração da luz solar durante o sono diurno.
Mas também há uma desvantagem: cortinas mais curtas parecem um pouco “curtas”, o que não reflete bem no interior.
Lambrequins para cortinas em quarto infantil
Lambrequins ajudarão a complementar o design de tule e cortinas. Existem três tipos desses produtos.
- Duro. O tecido é colado sobre uma base feita de bando rígido.
- Macio. O material flui livremente.
- Combinado. Uma base rígida é combinada com cortinas macias.
Graças aos desenhos dos lambrequins, é fácil criar imagens tridimensionais. O tema depende do gênero e da idade das crianças: flores, navios, personagens de contos de fadas.
Uma ideia interessante é um lambrequim azul escuro com estrelas, complementado com luminárias ou adesivos de parede em forma de planetas. Ou borboletas em tela e borboletas de papel 3D na parede.
Exemplos de cortinas para crianças de diferentes sexos
Se crianças de sexos diferentes morarem no mesmo cômodo, você terá que abrir mão de cores que são tradicionalmente consideradas apropriadas apenas para meninos ou meninas. É melhor excluir o azul e o rosa imediatamente. Neste caso, você precisa escolher entre duas opções.
- Cores neutras: areia, marfim, lã de cordeiro, amêndoa, mel, bétula, café com leite.
- Cores universais. Existem tons que são adequados para decoração de interiores tanto para meninas quanto para meninos. Entre elas: laranja, verde, cinza claro, tons quentes e claros de marrom, roxo.
Em um cômodo onde vivem crianças de sexos diferentes, é necessário separar o espaço. Isso pode ser feito com a ajuda de papel de parede, tecidos e elementos decorativos. Pelo menos 4 partes devem aparecer no espaço comum. Cada um deles é responsável por uma área específica da vida da criança: sono, aprendizagem, brincadeiras, armazenamento de coisas.