Um cantinho fofo no apartamento é o quarto do bebê, e todo pai quer que tanto os pequenos quanto os filhos em crescimento se sintam aconchegados e confortáveis nele, para que sintam o calor e o amor dos corações dos pais, que eles colocam em seu design.
Um elemento importante do design são as cortinas, que desempenham diversas funções:
- puramente estético, enobrecedor;
- dar uma aparência finalizada ao interior;
- crie um ambiente aconchegante e confortável, protegendo o quarto da luz solar intensa e criando paz antes de dormir.
Todo o interior do quarto deve ser cuidadosamente pensado, e atenção especial deve ser dada à questão de como escolher cortinas para o quarto de uma criança.
Contente
- Revisão de cortinas com estrelas: o que pode ser pendurado em um quarto infantil
- Revisão de cortinas com estrelas: o que pode ser pendurado em um quarto infantil
- Tecidos de céu estrelado, cortinas, cortinas claras e escuras
- Cortinas de céu estrelado para quarto infantil: exemplos de design, opções de tecido
- Como costurar cortinas com estrelas: recomendações gerais, como escolher tecidos para cortinas e tule, modelos para costura
- Tule com estrelas, decoração de janela, combinação com cortinas e paredes
- 50 Melhores Exemplos de Decoração de Janelas com Cortinas e Tule com Estrelas
- VÍDEO: Exemplos de cortinas para quarto infantil.
Revisão de cortinas com estrelas: o que pode ser pendurado em um quarto infantil
Além de adicionar originalidade ao ambiente, ao escolher cortinas, é preciso levar em consideração os requisitos e regras gerais.
- A cor das cortinas deve estar em harmonia com o esquema geral de cores do ambiente ou contrastar com ele.
- Se as paredes forem revestidas com papel de parede brilhante com padrões grandes, você deve dar preferência a cortinas lisas.
- Em uma sala onde as paredes têm tons pastéis suaves, cortinas com um padrão brilhante podem se tornar um “ponto” brilhante.
- É importante considerar a iluminação do ambiente: se ele estiver voltado para o lado ensolarado e for inundado de raios brilhantes o dia todo, cortinas com estrelas em tons suaves servirão, e, inversamente, um ambiente escuro exige tons claros e alegres.
- Em uma sala pequena, cortinas com um padrão grande, mesmo muito bonito ou impressionante, são inadequadas: elas irão reduzi-lo visualmente de forma significativa.
Importante! Não se pode pintar o interior do quarto de uma criança e as cortinas de um vermelho vivo: a cor vermelha, como dizem os psicólogos, causa fadiga rápida e contribui para o crescimento da agressividade.
É importante não esquecer a idade de quem ocupa o quarto das crianças: seu design deve conferir singularidade e originalidade, valorizando as características etárias das crianças.
Um fator importante na escolha e instalação de tecidos para janelas é a facilidade de uso das cortinas: não apenas os adultos, mas também as crianças devem conseguir abri-las e fechá-las de forma independente.
Além disso, ao equipar um quarto infantil, a segurança do controle da estrutura na qual as cortinas são colocadas vem à tona. Ele deve ser bem preso e testado repetidamente para garantir a segurança antes que as crianças comecem a usá-lo.
Revisão de cortinas com estrelas: o que pode ser pendurado em um quarto infantil
Escolher cortinas para um quarto onde vivem crianças é uma questão de responsabilidade. Muitas vezes, os próprios pais os escolhem, sem levar em conta as opiniões e os interesses dos membros mais jovens da família, o que nem sempre é compreendido. Portanto, antes de comprar, seria uma boa ideia perguntar o que as crianças mais velhas e aquelas que ainda estão formando sua compreensão do mundo gostariam de ver.
As crianças adoram principalmente cortinas com estampas.
- arranjos de flores;
- imagens de personagens dos seus desenhos animados favoritos;
- episódios de contos de fadas;
- desenhos que reflitam o gênero ou os interesses das crianças: carros, aviões, bonecas.
Enquanto a criança for pequena e capaz de estragar as cortinas, acidentalmente ou intencionalmente, é melhor não pendurar cortinas muito caras.
Os adolescentes se mostram mais conservadores e distantes dos problemas domésticos. Muitas pessoas confiam que seus pais farão a escolha ou formularão seu pedido especificamente.
Mas há imagens que são igualmente bem recebidas por adultos e crianças de todas as idades: as estrelas. Só falta escolher o melhor formato da cortina de estrelas e decidir o esquema de cores.
Tecidos de céu estrelado, cortinas, cortinas claras e escuras
O humor, o desempenho e até mesmo a saúde física e mental das crianças dependem da seleção correta das cores das cortinas. Portanto, a escolha do tecido para cortinas deve ser feita com especial cuidado.
Cortinas estilosas para quarto de criança em tons de cinza serão estilosas e adequadas para ambientes de qualquer tamanho e iluminação. As estrelas podem ser de diferentes tamanhos e formatos:
- delineado e completamente pintado;
- espalhados pela tela em inclusões separadas;
- aglomerados que combinam estrelas grandes e pequenas.
A tonalidade da cortina deve combinar harmoniosamente com o interior, ser agradável para o bebê e não ser muito irritante.
Hoje em dia, cortinas com fotos e pinturas magníficas impressas no tecido são muito populares. Tons de cinza no interior de um apartamento moderno parecem bastante impressionantes. A nobre cor cinza cria uma atmosfera de paz, segurança e estabilidade.
Cortinas com imagens de estrelas são caracterizadas pelo uso de tons de azul e azul claro. Cores claras ficam ótimas em espaços pequenos, ampliando-os visualmente e dando uma sensação de amplitude.
Cortinas Cosmos em tons escuros são mais apropriadas em ambientes muito espaçosos. Eles criam uma atmosfera mais aconchegante, dando ao ambiente uma sensação de mistério e romance.
Cortinas de céu estrelado para quarto infantil: exemplos de design, opções de tecido
Existem muitas opções para uma linda decoração de quarto infantil. Exemplos de design de ambientes decorados com cortinas temáticas espaciais podem ser encontrados na Internet. Há fotos reais postadas lá, onde você pode ver a possibilidade de usá-los em salas de diferentes tamanhos, iluminação e esquemas de cores. Ele também fornece conselhos e comentários sobre a escolha mais racional de tecidos.
Como costurar cortinas com estrelas: recomendações gerais, como escolher tecidos para cortinas e tule, modelos para costura
Cortinas estilo espacial podem decorar qualquer cômodo da casa: pode ser uma sala de estar, um quarto, uma cozinha e, claro, um berçário. Você pode comprar produtos prontos com paisagens maravilhosas do Universo e gatos fofos sentados no telhado em uma noite de luar sob um céu estrelado. O mercado oferece muitas opções diferentes de designs sobre esse tema.
Mas muitas donas de casa preferem costurar cortinas com as próprias mãos. Esta não é apenas uma ótima atividade, mas também uma oportunidade de adquirir um produto de alta qualidade, eficaz e barato - fazer cortinas você mesmo significa economizar no orçamento familiar.
Para obter o resultado desejado, você precisa:
- escolha o tecido certo;
- preparar ferramentas para o trabalho;
- siga o procedimento de fabricação.
A opção mais fácil de fazer e ao mesmo tempo mais funcional para decoração de janelas são cortinas retas.
Uma enorme variedade de têxteis para o lar permite-lhe escolher o mais adequado para o quarto do seu filho; Dentre elas, as mais utilizadas são:
- cetim, que se distingue por um brilho e maciez agradáveis, enfatizarão a beleza especial do tema do espaço;
- tecido blackout especial, opaco à luz e perfeito para fazer cortinas;
- cetim denso;
- gabardine fosco durável;
- tule de várias densidades e cores.
Para facilitar a manutenção das cortinas, elas devem ter um estilo simples e ser feitas de tecido grosso, de alta qualidade e que não desbote.
Para costurar, você precisará de linhas da cor apropriada, uma máquina de costura, fita de cortina e tesoura. Este conjunto será suficiente se as estrelas já estiverem no desenho da cortina. Mas se você quiser fazê-los você mesmo, precisará preparar um papelão para o molde com o qual a estrela será recortada. As cortinas serão decoradas com o número de estrelas escolhido pela artesã, que podem ser fixadas com supercola em tecido natural ou com uma vela, se forem usados tecidos sintéticos.
Artesãs falarão sobre as características de fazer cortinas com estrelas por conta própria durante webinars ou master classes.
Tule com estrelas, decoração de janela, combinação com cortinas e paredes
As aberturas das janelas, forradas com tule e outros tecidos finos, parecem especialmente elegantes e refinadas, mas somente se forem escolhidas corretamente e sua presença nas janelas puder ser considerada apropriada.
Mas mesmo o tecido mais bonito e delicado não decorará janelas antigas se elas não forem pintadas há muito tempo, estiverem sujas e empoeiradas: o material fino apenas enfatizará sua aparência desleixada. Um véu fino em uma janela voltada para uma parede vazia ou refletindo outra paisagem deprimente não adicionará aconchego nem atratividade.
Nestes casos, é melhor usar cortinas mais grossas com um céu estrelado e um padrão “denso” de estrelas: elas vão decorar o ambiente e esconder a vista feia da rua ou o estado das aberturas das janelas.
No entanto, cortinas selecionadas corretamente se tornarão um destaque eficaz no design e o complementarão. Vale ressaltar que elas ficam lindas em qualquer ambiente: na sala, na cozinha, no quarto.
Ao decorar um ambiente com cortinas com estrelas, principalmente um quarto infantil, é importante que o tule atenda aos requisitos de higiene:
- não atraiu poeira;
- não exigia manutenção complexa;
- não causou alergias.
Se você decidir comprar ou costurar cortinas de tule, precisará combinar o esquema de cores com o design geral. Eles não devem contrastar intrusivamente com o design das paredes e do teto, mas devem enfatizar suavemente a beleza e atrair a atenção com sofisticação.
50 Melhores Exemplos de Decoração de Janelas com Cortinas e Tule com Estrelas
Nem sempre uma artesã tem um bom senso de estética ou habilidades de design de interiores. Nesse caso, vale a pena recorrer às recomendações de especialistas, munidos de excelentes materiais fotográficos e de vídeo. Elas se tornarão uma dica prática para costureiras iniciantes.