Persianas plissadas são cada vez mais utilizadas em interiores modernos. Eles são adequados para qualquer janela, fáceis de instalar e não causam problemas de operação e manutenção. Qualquer design pode ser aplicado a eles, o que os torna um elemento valioso de design de interiores elegante.

Contente
- Persianas plissadas: o que são e como são?
- Persianas plissadas para janelas de plástico: tipos, métodos de montagem, materiais
- Persianas plissadas para janelas de telhado
- Como fixar persianas plissadas com suas próprias mãos?
- Como fazer persianas de papel plissado você mesmo
- Os melhores exemplos de uso de persianas plissadas em interiores, fotos
- VÍDEO: Como fazer persianas plissadas com suas próprias mãos usando papel de parede.
- 50 fotos de persianas plissadas modernas no interior:
Persianas plissadas: o que são e como são?
As persianas plissadas são um dos modelos mais novos e modernos de proteção contra a luz. Visualmente elas são semelhantes às persianas clássicas. Mas isso é apenas à primeira vista. O design, os materiais e outras características diferem das persianas romanas ou das persianas clássicas.
Cortinas plissadas são um design leve, elegante, fácil de usar, que consiste em várias partes simples:
Tela em formato de sanfona
Pregas são pequenas dobras que não perdem a forma, não cedem e permitem que o tecido seja dobrado e desdobrado. A direção das dobras geralmente é horizontal, mas dobras verticais também são encontradas. O material utilizado é tecido ou papel impregnado com uma composição especial. O tratamento com uma solução é necessário para proteger o tecido ou o papel do desbotamento e da umidade.
Perfil de alumínio
Usado para fixar o mecanismo com segurança. A cornija e os perfis laterais permitem instalar a ondulação de forma que ela fique pendurada livremente ou fixá-la nas laterais. Se a estrutura estiver fixada em superfícies inclinadas, um cabo será adicionado a ela para maior resistência.
Sistema de controle
Com sua ajuda, as cortinas se abrem e enrolam. Os tipos de controle podem variar dependendo do modelo:
- Ajuste manual. Correntes ou cadarços especiais são usados para franzir ou desfazer as dobras.
- Acionamento elétrico. A tela sobe e desce sob o controle de um mecanismo que é acionado remotamente por um controle remoto.
- Sem ajuste. Eles são instalados permanentemente e não fornecem controle.
Persianas plissadas para janelas de plástico: tipos, métodos de montagem, materiais
Existem diversas variações de modelos plissados. Eles diferem no tipo de movimento, método de fixação, direção das dobras e tipo de material.
Enrolado. O tecido ondulado é enrolado em um rolo fixado na parte superior.
Pendurado livremente. O dispositivo não prevê fixação da tela por baixo. A tela é fixada somente na parte superior.
Tensão. Tecido ondulado ou papel ficam completamente fixados neles. Uma corda é puxada através das barras laterais, o que garante uma tensão confiável do tecido ou papel.
Sistema de cima para baixo. O sistema up-down permite abrir parcialmente as partes inferior e superior da janela.
Vertical. As cortinas são fixadas na lateral, a direção do movimento não é para cima, mas para os lados.
Estacionário. Eles são firmemente fixados e não foram projetados para serem abertos ou fechados. Esta opção é frequentemente usada em janelas de formatos complexos ou não padronizados.
Há também diferentes maneiras de fixar persianas plissadas em janelas de plástico. O peso leve permite várias opções de fixação.
- Montagem em quadro. Este método é o mais comum. É realizada por meio de parafusos auto-roscantes e suportes.
- Fixação na abertura. A chapa ondulada não é fixada no plástico, mas sim dentro da abertura. Adequado somente em casos onde haja pelo menos 7 cm de espaço entre a moldura e a abertura. Uma opção ideal para caixilhos cegos que não abrem.
- Na parede acima da abertura. O sistema leve pode ser montado não apenas no espaço da janela, mas também acima dela.
Os materiais usados para produzir persianas plissadas ou onduladas podem ter vários graus de sombreamento.
- Transparente. A tela é completamente translúcida, transmite bem a luz, mas ainda protege os moradores do local de olhares indiscretos.
- Translúcido. Eles só deixam entrar um pouco de luz no quarto.
- Apagão. Uma opção de sombreamento completamente à prova de luz. Se você fechar a persiana, o ambiente ficará completamente escuro.
Uma das vantagens importantes das cortinas plissadas é a possibilidade de escolher um design que se adapte a qualquer estilo de ambiente. Papel e tecido permitem que você imprima diferentes estampas que vão agradar a todos os gostos e ajudam a criar aconchego no ambiente.
Persianas plissadas para janelas de telhado
Cortinas plissadas são uma ótima opção para claraboias. Afinal, a configuração incomum das armações e sua posição inclinada impossibilitam o uso de cortinas clássicas. Cortinas plissadas são leves, podem ser fixadas em ângulo e a escolha de modelos é tão diversificada que qualquer experimento de design pode ser implementado com sucesso.
Externamente, os painéis corrugados para o sótão não são diferentes das modificações padrão. A diferença está na maneira como o sistema de proteção solar é controlado e fixado. Devido à posição inclinada da abertura, as cortinas são fixadas com tiras laterais. O fecho firme evita que o tecido fique flácido. Para tornar possível o controle em um ângulo, uma alça ou empunhadura especial é usada.
Como fixar persianas plissadas com suas próprias mãos?
Dependendo de onde o sistema de proteção contra luz será montado, um ou outro método de instalação é selecionado. Pode haver vários deles.
Instalação na abertura, no friso do envidraçamento
A instalação é realizada usando suportes de teto e/ou peitoril de janela. A escolha depende do modelo.
O esquema de instalação consiste em várias etapas:
- Marcação. É necessário marcar o local de instalação. Para isso, meça a distância do vidro 3 mm se a tela for normal e 5 mm se for utilizado o sistema black out. Para definir a distância necessária, é utilizado um batente de ajuste.
- Os suportes são parafusados.
- Se o projeto envolver suportes para peitoris de janela, será necessário fazer marcações para o batente de instalação. Primeiro, a largura da tela é medida. O suporte é então inserido no batente de instalação e o local de instalação é marcado. As bordas externas dos batentes devem corresponder à largura do produto. Em seguida, é feito um furo e o suporte é parafusado no lugar.
- Instalação da cornija. A cornija superior é inserida nos suportes do teto.
- Em seguida é necessário posicionar os suportes inferiores sobre os suportes parafusados.
Importante! Ao instalar, certifique-se de que os cabos de ajuste estejam localizados na parte externa das cortinas.
Montagem em uma abertura (em uma moldura, parede)
A instalação é realizada de acordo com um esquema semelhante, apenas suportes de parede são usados para montagem na abertura. Eles são fixados à estrutura ou à parede com parafusos. A cornija é instalada da mesma forma que no caso anterior.
Instalação na faixa
Neste caso, não é necessário fazer perfuração. A fixação é realizada por meio de suportes articulados em cada folha separadamente. Às vezes, o kit inclui suportes para peitoril de janela. Em seguida o suporte é fixado ao suporte com parafusos.
Importante. Há uma opinião de que a perfuração prejudica as propriedades herméticas da estrutura e começa a deixar passar ar e umidade pelos furos. Essa suposição está errada, pois todas as janelas com vidros duplos incluem várias câmaras de ar. Mas se você não quiser fazer furos na estrutura, você pode usar suportes ou fita dupla face para prendê-la.
Como fazer persianas de papel plissado você mesmo
Comprar persianas plissadas prontas e instalá-las é a maneira mais fácil de sair dessa situação. Mas há outra opção para proteger um cômodo do sol. O design das cortinas onduladas é tão simples que você mesmo pode fazer cortinas de papel.
Materiais que você vai precisar
- Papel. A opção mais adequada é um pedaço de papel de parede com base não-tecido, próprio para pintura. O papel deixa entrar bastante luz, ao mesmo tempo em que oferece boa sombra contra o sol. A densidade do papel permitirá que ele mantenha seu formato de sanfona por muito tempo.
- Ripas de madeira – 2 peças. A seção deve ser quadrada, 10 x 10 mm.
- Régua e lápis.
- Corda, cordão, fita – opcional. O principal é que a cor combine com o interior geral.
- Furador ou furador.
- Cola.
- Uísque. Você precisará de dois tipos: unilateral e bilateral.
- Conta grande. Ele atuará como um fixador.
Instruções
Etapa 1: você precisa medir a largura e a altura da janela.
Etapa 2: marque o espaço em branco no papel usando medidas. Neste caso, você precisa adicionar 30-40 cm à altura medida para o futuro “acordeão”.
Passo 3. Recorte o espaço em branco. Depois vire para o avesso e passe a ferro.
Passo 4: Usando uma régua e um lápis, marque as dobras em ambos os lados do papel. A largura e a profundidade das dobras dependerão do conceito do design.
Passo 5. Usando as marcações, você precisa dobrar o “acordeão”. Para tornar as dobras mais expressivas, você pode passar uma régua ao longo da dobra. A última dobra fica voltada para dentro.
Passo 6. Quando dobrado, o acordeão é perfurado no centro com um furador. Então uma corda é puxada através do buraco. As pontas são amarradas e presas com um cordão na parte inferior e fita adesiva unilateral na parte superior. Se a tela for larga, a corda não é passada pelo centro, mas pelas laterais, a 4-5 cm das bordas externas do papel.
Passo 7. As partes superior e inferior são coladas com fita dupla face. As tábuas são coladas em ambos os lados com fita adesiva. O de cima será uma cornija, e o de baixo será um peso. Você pode fixar a estrutura na moldura sem barra, usando fita dupla face.
Conselho. Se a largura das molduras for grande e uma única largura de papel de parede não for suficiente, a tela pode ser feita colando duas tiras de papel de parede com fita adesiva ou cola.
Os melhores exemplos de uso de persianas plissadas em interiores, fotos
Cortinas plissadas são usadas para sombrear qualquer ambiente. Na maioria das vezes, eles são instalados em sótãos ou terraços. Mas agora esses modelos são usados ativamente por designers na criação de interiores modernos. Eles complementam estilos como minimalismo, alta tecnologia, contemporâneo, loft e grunge. Se falamos de clássicos, então as persianas por si só não bastam.
Cortinas plissadas combinam com qualquer decoração de interiores. E sua capacidade de manter a tensão e seu peso leve fazem delas uma das opções mais populares para sombreamento de janelas de águas-furtadas e personalizadas.