Tecido leve que cria uma nuvem suave ao redor da janela decorará qualquer interior. Tanto clássicos exigentes quanto interiores lacônicos em estilo moderno são harmoniosamente complementados por cortinas de voile.
Contente
- Cortinas de Voile: Descrição, Materiais para Cortinas
- Cortinas jacquard no interior
- Tipos de cortinas por material:
- Como costurar cortinas de voile
- Exemplos e fotos de cortinas de voile no interior
- VÍDEO: Cortinas de voile para cozinha, sala e quarto.
- 50 opções de cortinas de voile para um interior moderno:
Cortinas de Voile: Descrição, Materiais para Cortinas
As principais vantagens do véu: disponibilidade, leveza, versatilidade de uso. Além disso, o véu é valorizado por sua maciez e maleabilidade. Além disso, o tecido é fácil de cuidar; na lavagem, deixa-se de molho por um tempo em água com detergente neutro e depois enxagua-se bem. Seque o tecido esticado e, para guardá-lo, enrole-o para evitar vincos e dobras.
Outra vantagem das cortinas leves feitas com esse tecido é a respirabilidade. É por isso que eles são usados tanto em quartos pequenos quanto em salas de estar grandes. Eles transmitem bem a luz e não “roubam” espaço; pelo contrário, visualmente o ambiente parece um pouco maior.
As desvantagens incluem esgotamento rápido. Outro problema é que o material atrai poeira, o que significa que precisa ser lavado com frequência. E manchas de gordura são extremamente difíceis de remover, por isso véus raramente são usados em cortinas de cozinha.
Também é valorizado pela possibilidade de criar diferentes variações de cores. A foto mostra véus de tule de cores diferentes no interior de um quarto infantil. As telas trançadas parecem incomuns.
Com cortinas de voile você pode romper com os designs tradicionais e criar algo que encantará os olhos e a mente. A foto mostra cortinas feitas de voile bicolor para o corredor. Este tecido leve garante que mesmo as ideias mais ousadas não pareçam brilhantes e fora do lugar.
Surpreenda seus convidados com uma solução de interior incomum: duas camadas de cortinas e persianas. Neste caso, a camada superior do véu é colocada sobre as cortinas em cornijas adicionais especiais.
Ao escolher um modelo de cortina para a cozinha, é melhor optar por opções simples e de camada única - isso é mais prático. Você pode torná-los interessantes usando um corte ou cor incomum.
Cortinas jacquard no interior
As cortinas jacquard não perdem sua relevância devido à sua durabilidade e aparência luxuosa. Até o interior mais lacônico se transforma se a abertura da janela for decorada com este material requintado.
Para o corredor
Para o hall, as cortinas são selecionadas dependendo do estilo do interior. Jacquard fica mais confortável em designs clássicos. Móveis luxuosos e elementos decorativos dourados são a companhia certa para ele.
Combinação harmoniosa com elementos de tecido liso no mesmo esquema de cores. Fita decorativa ao longo da borda e o volume da estrutura servem como decoração adicional para as cortinas. O tule claro dá um visual finalizado ao modelo.
Cinza é uma cor invariavelmente popular, especialmente se o desenho na tela for feito com fio prateado. Além das cortinas jacquard, um acabamento interessante foi escolhido para a abertura.
Um véu jacquard com padrão listrado é colocado sobre as cortinas. Esta solução fora do padrão é popular, pois permite apreciar a beleza e a elegância das cortinas mesmo quando elas estão fechadas.
Para obter a máxima harmonia no conjunto “cortinas + drapeado”, você pode usar jacquard grosso para cortinas e véu jacquard como tule.
Para o quarto
Acontece que as cortinas para o quarto são escolhidas em cores pastéis. Isto é, em certo sentido, um axioma. No entanto, os materiais jacquard argumentam habilmente com essa afirmação.
Como opção, decore o quarto em tons de marrom. Esta paleta não parece nada sombria e sem gosto. Pelo contrário, graças aos detalhes certos (colcha, almofadas, decoração de parede em tons de marrom), o quarto se torna extraordinariamente aconchegante e agradável.
E os tons claros têm seu lugar.
Bem, se não há necessidade de cortinas grossas, você pode se limitar a um véu jacquard. Design floral e esquema de cores suaves são uma ótima escolha para o quarto.
Cortinas jacquard em tons pastéis com véu branco e um design de cortina com várias camadas complementarão adequadamente um interior em estilo clássico.
Para a cozinha
Felizmente, os dias em que as donas de casa tentavam pendurar as cortinas mais simples na cozinha acabaram. Hoje em dia, a cozinha é um cômodo elegante onde uma mulher quer se sentir uma rainha até mesmo enquanto prepara o jantar. E as cortinas são projetadas para realçar esses sentimentos.
Uma solução de design interessante e brilhante: cortinas jacquard roxas como um destaque brilhante contra o fundo de paredes claras. A pintura na parede e as luminárias modernas realçam o efeito.
Telas claras de cores diferentes e formas assimétricas ajudarão a tornar a janela da cozinha única no seu gênero.
Outro modelo para uma pequena janela de cozinha. Cortinas de voile em diferentes cores e texturas. A cor delicada harmoniza com a cor da decoração e dos móveis. O papel de parede fotográfico é um elemento decorativo que completa a solução geral de design.
Tipos de cortinas por material:
O que é melhor, véu ou organza?
É impossível dar uma resposta clara à pergunta: qual tecido é melhor. A questão é que há diferenças fundamentais entre esses materiais, o que significa que, dependendo das circunstâncias, a preferência será dada ao véu ou à organza.
- Força. Os véus são inferiores à organza resistente a danos.
- Suavidade. O véu é incomparável, pois permite criar dobras suaves e fluidas. A organza, por outro lado, tem uma estrutura muito rígida. A cortina fica grande.
- Transparência. A organza vence.
- Cuidado. A organza não requer cuidados especiais; até manchas graves podem ser facilmente removidas. O véu é um material mais exigente; podem ocorrer danos e vincos durante a lavagem.
Dependendo do interior, recomenda-se escolher:
- Um estilo delicado e romântico será complementado harmoniosamente por cortinas de voile;
- Para o espaço da cozinha, com a perspectiva de todo tipo de sujeira e manchas, é melhor usar organza;
- Para quartos de crianças onde são planejadas brincadeiras ativas e a cortina pode ser danificada, a organza é uma escolha melhor;
- A organza transparente é indispensável para ambientes com pouca iluminação, enquanto o véu, ao contrário, é uma opção ideal para proteger da luz.
Tule
São considerados tipos de tule: organza, véu e malha. Vamos tentar avaliar esses tecidos de acordo com um critério importante: a capacidade de deixar o ar entrar no ambiente. Veil and Net vence esta competição com uma ampla margem. Ao escolher o tule para um ambiente, vale considerar a finalidade do ambiente e as características do tecido.
Cortinas para sala de estar feitas de organza na cor chocolate.
A foto mostra um véu de tule branco com acabamento em cetim no interior de um quarto ou corredor. Acabamentos de parede neutros e móveis claros complementam o conceito. As cores da organza são variadas e isso permite criar um interior único, incorporando ideias ousadas.
Microvéu
O Microveil é o líder indiscutível entre os tecidos em termos de leveza e transparência. Este material combina com sucesso a suavidade do véu com a resistência e a transmissão de luz da organza. Esse conhecimento permite que você deixe o interior não apenas bonito, mas também funcional.
Embora o microvoile permita uma variedade de designs complexos de cortinas, cortinas longas, levemente drapeadas e que vão até o chão continuam muito populares. Microveil apresenta estampas brilhantes. A foto mostra uma cortina em tons de rosa e roxo, repetindo a cor da decoração da parede.
Como costurar cortinas de voile
Itens de interior feitos à mão trazem aconchego e calor especiais. E decorar a janela no seu próprio estilo se tornará a pérola do interior.
Se você é uma artesã iniciante, é melhor escolher um modelo simples de cortinas.
Por exemplo, este: dois painéis de véu são fixados paralelamente e elegantemente mantidos no lugar de forma decorativa.
A largura é medida pelo tamanho da cornija. Se você quiser um drapeado moderado, o tamanho da cornija deve ser multiplicado por um e meio.
Vamos ao trabalho. Faça uma bainha na parte inferior do tecido (se não for uma borda) e costure fita de cortina na parte superior para prender as cortinas ao varão. Você pode costurar uma trança leve e vazada na borda da cortina para decoração.
Exemplos e fotos de cortinas de voile no interior
Duas camadas de véu branco como a neve com cortinas interessantes e arranjos incomuns de telas decorarão o interior da sala de estar.
Uma capacidade única de parecer espetacular em contraste. A combinação de azul, vermelho e amarelo e a repetição dessa combinação de cores nos móveis tornam o interior iluminado.
Sem dúvida, o voil é um dos tecidos mais indicados para cortinas leves. A variedade de cores e texturas permite criar modelos inusitados de decoração para janelas.