Ultimamente, os designers têm buscado cada vez mais transformar uma abertura de janela em uma pérola que atraia a atenção de todos. Você não pode surpreender ninguém com cortinas e tules comuns, mas com novos materiais e formas, você pode.
Contente
Cortinas de malha: o que é?
Provavelmente, essa tela recebeu esse nome devido à sua incrível semelhança com equipamentos de pesca. E, apesar de o tecido ter sido usado em interiores modernos há relativamente pouco tempo, ele é conhecido desde a antiguidade e sempre foi valorizado por sua aparência incomum.
O tecido é feito de diferentes fibras: sintéticas (nylon ou lavsan), algodão, seda ou linho. É claro que as opções sintéticas são atraentes, em primeiro lugar, devido à sua durabilidade e preço acessível. Mas a “malha” natural não é acessível para todos. Além disso, telas feitas de materiais naturais exigem cuidados especiais.
Externamente, a malha se distingue pelo tamanho das células. É produzido com células de tamanho fino, médio e grande.
- Material com células pequenas. Este é o tule familiar a todos. Feito de materiais sintéticos. As células são geralmente redondas, quadradas ou em forma de diamante.
- As células do meio geralmente não têm formato definido. Um exemplo marcante desse material é a malha francesa. Distingue-se pela presença de padrões de arcos vazados.
- Células grandes. Normalmente, o tecido é feito de uma corda ou cordão mais grosso e o formato das células é claramente definido. Normalmente, essas são células quadradas. É esta versão do “tecido” que mais se assemelha ao equipamento de pesca.
Vantagens e desvantagens
Falando sobre as vantagens das cortinas de malha no interior, devemos primeiro mencionar sua capacidade de transmitir perfeitamente a luz solar. Esta é talvez a líder indiscutível de todas as opções oferecidas hoje. Além disso, permite a entrada de ar no ambiente. Por fim, o tecido feito de fibras sintéticas é fácil de cuidar e muito durável. Não requer vaporização especial - após a lavagem, a cortina levemente úmida pode ser pendurada na janela.
Esta cortina permite que os amantes de acessórios decorativos os utilizem ao máximo. A grade “combina” com qualquer estilo. E inúmeras opções de cores garantem que você poderá escolher um modelo que combine perfeitamente com a decoração de parede e itens de interior.
A malha tem uma desvantagem: devido à “estrutura” especial do tecido, ela pode acumular poeira, o que a torna contraindicada para pessoas alérgicas. Por outro lado, se você realmente deseja pendurar a rede, apesar das suas alergias, basta lavá-la com mais frequência e o problema pode ser resolvido.
Tipos de material:
Malha grande
O mesmo parente distante da rede de pesca, que fica bem em interiores modernos. E embora as cores das redes de malha grossa sejam muito diversas, o tecido mais utilizado é o bege natural. A propósito, observou-se que tais tons não só parecem elegantes, mas também têm um efeito positivo no estado psicoemocional de uma pessoa. Isso significa que cortinas grandes de malha no interior são uma escolha muito útil.
Essas cortinas são um complemento perfeito para um estilo rústico ou campestre que muitos adoram. Eles complementam perfeitamente cortinas clássicas e ficarão harmoniosos em tendências de design moderno (alta tecnologia, minimalismo). E também em interiores com design estilo loft ou construtivismo. Essas áreas “não toleram” têxteis. E a malha grande tem muito pouca semelhança com o tecido comum. Além disso, é a malha grande que é mais frequentemente usada para decorar interiores em “estilo marinho”. Se você colocar “criaturas marinhas” decorativas e conchas nas células, o quarto ou quarto das crianças será imediatamente transformado.
Como a cortina parece bastante volumosa, é melhor usá-la em um ambiente grande para que ela não “roube” espaço, mas o equilibre. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, uma grande tela decora a abertura de uma janela sozinha, sem o uso de cortinas.
Malha com bordado
Vale ressaltar que qualquer tecido de cortina com bordado fica muito interessante e estiloso. E a malha com bordado para o interior não é exceção. O bordado geralmente é aplicado em um tecido de malha fina chamado tule. Nesse caso, a cor do bordado pode repetir a cor principal do tecido ou ser contrastante.
Vantagens das cortinas bordadas
- Qualquer sujeira pode ser facilmente removida do tecido.
- Seca rapidamente.
- Se o bordado for feito com linhas brancas, as cortinas podem ser branqueadas.
- A malha sintética com bordado não deforma, estica ou cede por muito tempo.
- A malha com bordados discretos pode ser decorada adicionalmente com miçangas ou tranças elegantes.
- Para evitar que o tecido fique eletrificado, a cortina é simplesmente tratada com um spray antiestático. Ao mesmo tempo, sua aparência não muda em nada e não perde seu apelo visual.
- O tecido praticamente não se desfaz, o que significa que você pode facilmente “ajustar” a cortina aos parâmetros necessários.
- Para remover a poeira, as cortinas podem ser sacudidas ou escovadas.
Graças à variedade de elementos bordados, as cortinas se adaptam perfeitamente ao interior de qualquer estilo e direção. Por exemplo, o estilo country vai “combinar” perfeitamente com elementos bordados do mundo vegetal. A direção do design étnico é combinada harmoniosamente com diversas formas geométricas. O estilo Império brilhará com novas cores, graças às cortinas com bordados em fios prateados, e é melhor fazer um corte alto ao longo da borda da tela.
Talvez a única direção em que não há lugar para malhas com bordados sejam as soluções de interiores minimalistas e modernas. No estilo high-tech ou pop-art, o tule bordado elegante vai, no mínimo, parecer estranho.
Importante! Vale considerar que quanto mais denso for o bordado na tela, menos luz solar as cortinas deixarão entrar no ambiente. Além disso, bordados com textura densa acumulam mais poeira e, como resultado, esses tecidos exigem mais cuidado.
Grade francesa
Uma das opções mais interessantes para decorar uma abertura de janela. Externamente, essas cortinas lembram tecidos feitos à mão em crochê. Os tamanhos das células dependem da espessura do fio. As opções mais populares são consideradas tecidos de malha fina e tecidos com células de tamanho médio.
Transmitindo perfeitamente a luz, as cortinas complementam perfeitamente o interior da sala de estar e da cozinha. Eles parecem muito elegantes e incomuns. Eles são completamente autossuficientes e não precisam de nenhuma adição. Mas se desejar, elas podem ser complementadas com elegantes ganchos, miçangas ou flores volumosas.
Aliás, ultimamente virou moda colocar uma cortina de malha no primeiro plano e colocar as cortinas mais perto da janela. Se forem escolhidas cores contrastantes, a grade ficará muito expressiva. Esta solução é apropriada tanto para soluções de interiores clássicas quanto modernas.
Grade no interior de diferentes cômodos
Talvez a janela mais adequada para uma rede seja a janela da cozinha. Em primeiro lugar, essa cortina atrai pela sua naturalidade. Além disso, ele complementa perfeitamente interiores nos estilos provençal e campestre e, de acordo com especialistas, esses estilos se distinguem por um aconchego e calor especiais no interior. E onde, se não na cozinha, isso seria agradável e confortável? Para um efeito maior, use uma malha de cor bege natural, diluindo-a com renda ou trança.
A malha pintada é apropriada para o quarto ou sala de uma criança. Graças a ela, o ambiente adquire uma atmosfera especial. É melhor que o fio principal seja ligeiramente fofo. Isso tornará a aparência ainda mais atraente. No entanto, se as janelas estiverem voltadas para o sul, é preciso tomar cuidado para protegê-las do excesso de luz solar. Persianas ou persianas de rolo farão um excelente trabalho de proteção.
Uma sala de estar com cortinas de tela será motivo de admiração de todos os seus amigos. E quando habilmente complementados com prendedores ou suportes de cortina incomuns, eles criam uma atmosfera única e muito criativa. Vale ressaltar que essas cortinas combinam bem com outros elementos têxteis do interior, complementando a aparência harmoniosa da sala de estar e tornando-a agradável para passar o tempo.
Ao escolher métodos para prender uma cortina de malha, é melhor dar preferência a laços ou amarras. É nesse conjunto que a cortina parece mais impressionante. Entretanto, na prática, você pode ver uma grande variedade de fixações, até mesmo anéis mais conservadores. E mais uma nuance: tecidos leves ficam melhores dobrados do que desdobrados. Portanto, ao decidir a largura da cortina, leve isso em consideração.
A propósito, se você é o feliz proprietário de uma casa de campo e gosta de passar as noites de verão em seu próprio gazebo, uma cortina de rede ajudará a tornar essas férias mais confortáveis. Cortinas criarão uma sensação de separação do mundo agitado e protegerão de hóspedes indesejados (por exemplo, mosquitos).
A malha pode ser considerada uma maneira incomum, mas muito eficaz, de decorar uma abertura de janela em um estilo diferente e em um cômodo com uma finalidade diferente. Mesmo que você nunca tenha usado essas telas em seu interior antes, experimente. E talvez o resultado te surpreenda.