Embora à primeira vista a estopa não seja a opção de tecido mais adequada para adicionar beleza e estilo a um interior, nas mãos de pessoas habilidosas ela pode se tornar um elemento requintado para interiores.
Contente
Cortinas de juta: descrição, material da cortina
Externamente, essa tela parece áspera, mas também tem suas vantagens.
- Ecologicamente correto.
- Singularidade. Ao fazer cortinas de estopa, você pode ter certeza de que elas são únicas.
- Cor natural.
- Proteção solar.
- Boa permeabilidade ao ar.
- Durabilidade.
Cortinas de juta criam uma atmosfera aconchegante e acolhedora no ambiente. Eles são usados não apenas para decorar janelas, mas também portas e para zonear espaços.
Como alternativa, se a estopa parecer muito áspera para você, as cortinas podem ser feitas de tecido de linho grosso. Eles ficarão com um aspecto “mais suave”, mas o estilo caseiro será preservado.
Uma solução simples: cortinas, levemente sustentadas por uma tira do mesmo tecido.
Até mesmo um salão luxuoso pode ser complementado adequadamente com telas rústicas. A foto mostra cortinas de juta em uma sala de estar clássica.
É melhor não usar modelos de cortinas com várias camadas e evitar drapeados e babados. No entanto, os suportes de cortina originais complementam o conceito de design.
Um achado para quem quer deixar seu interior único. As folhas de material bruto cobrem apenas o vidro.
Procurando ideias para decoração de janelas em um estilo romântico e suave? Serapilheira ao seu dispor! Rosas luxuosas como decoração em prendedores de cortinas.
Outra opção para “amaciar” a estopa é aparar o tecido com renda.
Cortinas retas com drapeados leves na área onde são fixadas à cornija são uma solução para materiais ásperos. Neste caso, as cortinas são decoradas com franjas da mesma cor. A borla volumosa no gancho também serve como decoração.
Até mesmo as persianas romanas e de rolo modernas são feitas de estopa. O visual é elegante, e a naturalidade e a leveza das telas enchem o ambiente com uma atmosfera especial.
Cortinas de esteira no interior
Rohozhka é um tecido durável com trama xadrez. Sua aparência é simples, mas isso não afeta sua popularidade. Este tecido bruto é utilizado tanto na produção de móveis (estofados) quanto na criação de elementos decorativos.
Características distintivas dos tapetes modernos: densidade, resistência, leveza. Além disso, ela:
- Possui baixo índice de inflamabilidade;
- Retém calor;
- É um material de isolamento acústico;
- Drapeável, leve e agradável ao toque;
- Fácil de cuidar.
Na maioria das vezes, cortinas feitas de esteira são presas com ilhós. Dependendo do estilo do ambiente, são selecionados ilhós feitos de diferentes materiais: os de metal são adequados para o estilo de alta tecnologia, e para o estilo campestre ou ecológico, é melhor escolher fechos de madeira.
Outra opção para fixação é com fita adesiva. A diferença em relação ao fecho com ilhós é o caimento fino.
Você pode lavar o tapete na máquina de lavar. O tecido não deforma nem desbota. A secagem é permitida tanto na secadora quanto ao ar.
Na sala de estar
A sala de estar é o coração de cada casa. Deixá-lo aconchegante e estiloso é tarefa de toda dona de casa que se preze. Cortinas feitas de esteiras são consideradas uma das opções mais adequadas. Apesar da simplicidade externa, eles conseguem complementar harmoniosamente o interior e até mesmo torná-lo sofisticado.
Cortinas de cor chocolate intenso, de design simples, presas à cornija por ilhós. Neste caso, a janela se tornará um destaque brilhante no interior da sala de estar. Rigor e simplicidade.
Uma abordagem de design completamente diferente: as cortinas repetem a cor da decoração e dos móveis do ambiente.
Cortinas de estopa com presilhas - uma forma interessante de fixação, uma cornija simples e um esquema de cores brilhantes decoram o interior da sala de estar.
Se um tecido “chato” for efetivamente complementado com renda e belas cortinas, uma sensação de romance é imediatamente criada, e a cortina áspera se torna mais leve e delicada.
No quarto, que tom de cortinas escolher para o quarto, os melhores exemplos no interior, fotos
De acordo com designers profissionais, cortinas feitas de esteiras decorarão a janela de qualquer cômodo, do banheiro à sala de estar. E é verdade. Já no quarto, tecidos naturais são sempre bem-vindos. É em grande parte graças a ela que se cria uma atmosfera especial, permitindo que você relaxe e ganhe força.
Talvez cortinas com estampas brilhantes pareçam inadequadas se não forem complementadas por uma colcha da mesma cor e textura. As luminárias na parede servirão como detalhes brilhantes, harmonizando com as cortinas.
A foto mostra cortinas de esteira em um interior de quarto clássico. Foi escolhido um design de cortina mais complexo. Uma colcha e uma almofada feitas do mesmo material completam harmoniosamente a solução geral de design.
Uma opção muito popular para o quarto: um modelo simples de cortinas feitas de tapete em tons pastéis. Móveis, decoração de parede e até elementos decorativos também são em tons pastéis. Uma atmosfera de absoluta paz e conforto.
Como costurar cortinas de um tapete com suas próprias mãos
As vantagens dos tapetes incluem sua versatilidade – a capacidade de usá-los em diversas áreas: desde estofamento de móveis até elementos decorativos e peças de vestuário. E também a possibilidade de ser combinado com diferentes materiais: couro, veludo. No caso de fabricação de elementos adicionais, o tapete é harmoniosamente complementado por peças de metal ou madeira.
Ao decidir criar uma obra-prima para sua janela com suas próprias mãos, vale a pena considerar a seguinte nuance: o tapete se esfarela muito. Portanto, depois de tirar as medidas, você precisa comprar tecido com uma reserva para que ele seja definitivamente suficiente para as cortinas. Os restos restantes podem ser usados para elementos decorativos: almofadas, brinquedos de pelúcia, prendedores de cortinas ou painéis.
Além disso, o material encolhe ligeiramente.
Uma desvantagem do tapete é sua tendência a enroscar. Esse problema é especialmente relevante se houver animais de estimação em casa. Os gatos geralmente gostam de móveis e cortinas feitos desse tipo de tecido. Para resolver essa situação, em alguns casos, uma camada adesiva especial é adicionada durante a produção do tapete. Mas esse ponto deve ser esclarecido com o vendedor.
Para uma artesã iniciante, o modelo mais adequado são cortinas com ilhós ou fita de cortina. Você só precisa saber duas grandezas: comprimento e largura. É melhor calcular a largura com base nas dimensões da cornija. Dependendo do volume da cortina que você deseja fazer, multiplique o valor por um e meio ou dois. Mais permissões para processamento de bordas.
Uma opção para uma pequena janela de cozinha. Duas cortinas com drapeados leves em fita de cortina. O tecido principal tem um padrão discreto, e o fecho é simples.
Outra ideia: uma cortina curta com franjas.
Um modelo para quem está começando a decorar seu interior com as próprias mãos. A cortina é feita de dois tipos de tecido: branco e azul. Sem cortinas, seu tamanho simplesmente segue o contorno da janela.
Exemplos e fotos de cortinas no interior
Cortinas de juta podem ser incomuns. Por exemplo, se a parte superior das cortinas for decorada com dobras interessantes, a parte inferior terá uma cortina volumosa.
As cortinas são decoradas com tranças com rosas e mudam imediatamente a aparência da janela. Até mesmo uma simples gravata de corda tem um visual estiloso.
Uma opção elegante para decorar a janela de uma sala de estar: cortinas de juta, compostas por várias camadas (uma exceção à regra). Apesar da simplicidade do material, ele parece muito impressionante.
A mesma interpretação, apenas para uma pequena janela da cozinha.
Tanto a estopa quanto a esteira são “amigas” de outros materiais. Cor e textura não importam. Este modelo é feito de juta e algodão xadrez. Ele é preso à cornija por meio de fitas feitas do mesmo material do babado da parte inferior.
Até mesmo uma costureira iniciante pode criar uma obra-prima dessas. O ponto principal é que a estopa, devido à sua densidade, mantém seu formato perfeitamente, e essa é a chave para o sucesso na criação de diversos designs.
Usando estopa ou esteira, você pode criar um interior único em qualquer cômodo, seja cozinha, quarto ou sala de estar.