Pela primeira vez, o tecido de organza arejado, transparente e ao mesmo tempo denso apareceu no Oriente no final do século XVIII. Durante muito tempo, a organza foi usada apenas para criar decorações exclusivas para roupas (golas, laços, flores decorativas), devido ao custo significativo do tecido de seda natural. O material é caracterizado por alto grau de transparência, durabilidade, resistência à deformação, não enruga e forma dobras texturizadas. É por isso que o tecido é usado com sucesso na produção de cortinas de organza.
Contente
- Cortinas de organza
- Cortinas para interiores, descrições dos principais modelos de organza
- Cortinas de organza, para quais cômodos elas são adequadas
- Como fazer um lambrequim estiloso de organza com suas próprias mãos
- VÍDEO: Cortinas de organza – 72 modelos.
- Exemplos e fotos de cortinas de organza no interior
Cortinas de organza
O design moderno de janelas usa elementos decorativos como cortinas, pantufas, lambrequins, drapeados e tule. A organza, assim como outros materiais naturais e artificiais transparentes e leves, ocupam uma posição de liderança no ranking de possíveis opções para os tecidos mais práticos e estéticos.
A organza é dividida em:
- fosco e brilhante;
- monocromático e arco-íris;
- estampado, com bordado, perfuração.
Orgânica e mágica, luminosa e brilhante, a organza é um tecido magnífico para decoração de interiores.
Características atrativas dos produtos de organza
Os produtos de organza não têm apenas uma aparência atraente. O tecido, graças a um método especial de forte torção das fibras, bem como ao uso de fios facetados, distingue-se por um brilho especial, cintila sob a influência da luz solar e da iluminação artificial.
Tule, cortinas ou panejamentos feitos de organza apresentam as seguintes características:
- durabilidade (vida útil de 7 a 10 anos);
- praticidade (mantém sua aparência estética original por muito tempo e não amassa);
- resistência (aumento da resistência à deformação);
- resistência aos raios ultravioleta;
- flexibilidade (capacidade de formar cortinas, dobras e vincos eficazes);
- alto grau de transparência.
O tecido é produzido pela forte torção de fibras naturais de seda, fios de poliéster ou viscose.
Desvantagens da organza
Entre as qualidades negativas da organza como tecido para cortinas, podemos destacar:
- baixo nível de permeabilidade ao ar (devido ao aumento da densidade);
- alto custo dos tecidos de seda natural;
- dificuldade de cuidado (requer cuidado delicado, os itens são difíceis de passar);
- a complexidade de costurar cortinas para cozinha de organza (certas dificuldades de corte e costura);
- alto custo do tecido feito de fios de seda natural.
Veja exemplos de produtos de organza (cortinas, persianas, tule), que são usados na decoração de janelas de salas de estar.
Cortinas para interiores, descrições dos principais modelos de organza
No interior de qualquer espaço, as cortinas desempenham um papel dominante, sendo um dos elementos mais importantes e significativos da decoração de janelas. Ao contrário do tule, as cortinas são produtos mais densos que protegem os ambientes da luz solar e de olhares indiscretos, além de desempenharem uma função estética. As cortinas podem ser diferentes: desde opções clássicas até as últimas novidades no mundo da decoração de interiores.
Cortinas longas tradicionais (até o chão) são usadas em interiores modernos e conservadores. Com a ajuda deles, você pode criar contrastes espetaculares. Eles combinam bem com detalhes interiores grandes e pequenos e são uma continuação lógica das direções verticais de portas e paredes. Cortinas longas podem ser de tamanhos diferentes: exclusivamente até o chão; alguns centímetros (2-7 cm) acima do chão; 10-20 cm abaixo do nível do chão, suavemente dispostos no chão (uma opção ideal para complementar o design de uma sala grande, cujos elementos principais podem ser sofás enormes, pufes, poltronas).
Importante! Se o papel de parede da sala estiver cheio de padrões, monogramas, figuras (por exemplo, feito no estilo barroco), dê preferência a tecidos lisos para fazer cortinas).
Observe! Se o ambiente for pequeno, escolha cores pastéis claras, enquanto cores escuras, brilhantes e saturadas são adequadas para ambientes maiores.
Informações adicionais. O ambiente parecerá visualmente mais alto se você colocar um varão de cortina em toda a largura da parede onde a abertura da janela está localizada, ou no teto (isso cria a impressão de que as cortinas, como uma cachoeira, correm para baixo, deixando o teto mais alto).
- Cortinas longas nas laterais combinadas com tule transparente são uma opção de decoração com várias camadas. Adequado para salas pequenas com espaço limitado.
- Cortinas longas combinadas com um lambrequim volumoso são uma maneira festiva e rica de decorar uma abertura de janela. Recomenda-se usá-lo em salas grandes e espaçosas, pois essas estruturas “exuberantes” serão muito “opressivas” em salas pequenas.
- Cortinas longas nas laterais do bloco de janelas em combinação com persianas de tecido, persianas romanas, persianas, véus.
- Cortinas com diversas estampas, desenhos, padrões, imagens e impressão 3D são uma das mais novas tendências em decoração de janelas.
As soluções de cores mais relevantes e modernas incluem cores naturais, como tons de café, chocolate, vinho, ervas e oliva. Além disso, tecidos com listras bicolores, xadrez estilo provençal e estampas de fantasia são extremamente populares.
Cortinas de organza para o corredor
Um hall ou sala de estar é um cômodo grande e espaçoso, sem muitas coisas, onde é comum relaxar com toda a família, aproveitando a comunicação, o lazer em conjunto e assistindo TV. A decoração das janelas deve incentivar um passatempo calmo e agradável. Ao escolher decorações para janelas, você deve considerar cuidadosamente o esquema de cores, as opções para fixar a decoração e o tipo de material. Nesse caso, você pode se concentrar em papel de parede e móveis, seguindo princípios simples de design.
Um cômodo pequeno não precisa de cortinas enormes com lambrequins de organza, itens com drapeados elaborados ou muitos acessórios. Uma pequena sala de estar com uma janela larga pode ser decorada com cortinas longas e retas em combinação com tule transparente, persianas, persianas de papel, cortinas gregas.
Para salões espaçosos, uma variedade de opções são possíveis, incluindo cortinas reais, cortinas de painel e opções de decoração têxtil japonesa, italiana e francesa. Gama de cores: desde cores ricas e profundas (bordô, café, chocolate, esmeralda) até tons pastéis (menta, bege, creme, baunilha, marfim, branco), além de luxuosas estampas douradas e prateadas em forma de monogramas e padrões sofisticados.
As cores azul, azul claro, turquesa, menta e verde claro criarão o efeito de “afastamento” da unidade da janela. Para fazer com que o ambiente pareça mais amplo e espaçoso, você deve decorar a abertura da janela com tule leve em uma cornija que se estenda muito além do batente da janela (ou a cornija deve ocupar toda a largura da parede onde a janela está localizada). Como decoração, você pode usar um bandeau vazado ou um pequeno lambrequim.
Se a sala de estar estiver localizada no lado ensolarado, você pode complementar a decoração da janela com cortinas grossas. Vale lembrar que organza clara e translúcida dará uma certa tonalidade à luz do sol.
Opções para decorar salas ou halls:
- cortinas de organza como principal (único) elemento de decoração de janelas, suspensas em ilhós;
- tule leve feito de organza transparente com cortinas feitas de organza de tom diferente (ou com estampa), localizadas nas laterais com (ou sem) lambrequins do mesmo tecido;
- cortinas de organza nas laterais, combinadas com persianas romanas do tom correspondente;
- cortinas de organza localizadas nas laterais em combinação com persianas de tecido em um esquema de cores harmonioso;
- cortinas feitas de organza translúcida em combinação com persianas verticais, horizontais ou ripas de madeira, alumínio ou tecido.
Novos tipos de materiais para cortinas de salas e corredores de organza
Para decoração de janelas em tecido você pode escolher novos itens incríveis feitos de organza:
- camaleões que mudam de cor dependendo da iluminação;
- "alta tecnologia", equipada com costuras de alumínio ou listras de diferentes cores e tamanhos;
- com efeito brilhante sob luz natural ou interna;
- com impressão fotográfica, que tem efeito 3D em tecido transparente;
- "crash" com padrões e linhas caóticas que lembram vidro rachado.
Cortinas de organza para a cozinha
Muitas donas de casa concordarão com a afirmação de que as cortinas da cozinha devem ser o mais práticas possível e fáceis de cuidar. A organza lida bem com manchas de gordura, depósitos de gás e poeira do aquecimento do fogão. Quais opções de decoração de janelas seriam mais apropriadas para a cozinha:
- a janela que fica acima da superfície de trabalho deve ser decorada com cortinas curtas independentes de organza;
- a decoração da janela da cozinha pode ser multicamadas: tule de organza transparente curto, além de cortinas de organza em ambos os lados da janela em um tom harmonioso ou contrastante, opcionalmente complementadas por um pequeno lambrequim elegante;
- se a cozinha estiver localizada no lado ensolarado, persianas ou persianas de tecido podem ser colocadas sob cortinas curtas ou cortinas de organza;
- Para a cozinha, você pode escolher cortinas de organza ultramodernas para café.
Observe. Cortinas longas ou de tule na cozinha não são muito apropriadas e práticas, pois podem atrapalhar a movimentação dos familiares em um espaço limitado.
Você pode usar opções originais para decorar cortinas de cozinha feitas de organza (novidade - tecidos elegantes em duas cores).
Cortinas de organza, para quais cômodos elas são adequadas
Uma cortina é um pedaço de tecido que serve para decorar aberturas de janelas ou para limitar áreas úteis de um cômodo. Cortinas - cortinas, drapeados, tules de vários tamanhos e preferências de cores podem ser usados para decorar qualquer ambiente:
- salão;
- sala de estar;
- quarto;
- estudar;
- cozinha.
Os principais designers recomendam ter dois conjuntos de cortinas para cada cômodo para garantir mudanças oportunas na decoração do ambiente para feriados, ocasiões especiais e diferentes estações do ano.
Como fazer um lambrequim estiloso de organza com suas próprias mãos
Um lambrequim é um dos elementos decorativos, feito na forma de uma cornija de fantasia feita de tecido, que é pendurada na frente de tule, cortinas ou drapeados. Há muitos tipos de designs desse tipo: complexos e simples, suaves e rígidos, unilaterais e simétricos.
Observe! O lambrequim pode ser usado não apenas para fins decorativos. A decoração pode tornar invisíveis uma cornija feia ou defeitos na parte superior das cortinas ou do tule.
Para fazer um lambrequim com suas próprias mãos, você precisa escolher o tecido.
Costurar um lambrequim se resume ao seguinte trabalho, que requer paciência e um certo talento para design.
- Para costurar lambrequins, você deve comprar organza, fita para montagem com alças para fixação, viés para acabamento da borda e linhas.
- Recorte o produto. A largura do tecido para o lambrequim depende do número de seções. Ao cortar, segure o tecido em um ângulo de 45⁰. As margens de costura devem ser de até 2 cm e as margens de bainha, de até 4 cm. O modelo deve ser fixado com pinos para evitar deslizamentos.
- Os cortes laterais curtos podem ser finalizados com viés (ou dobrados), e os cortes longos podem ser finalizados com ponto ziguezague, o que criará uma cascata elegante. Costure a parte superior do produto à fita de montagem.
VÍDEO: Cortinas de organza – 72 modelos.
Exemplos e fotos de cortinas de organza no interior
Semitransparentes e fluidas, mas fortes e duráveis, as cortinas de organza são a escolha número um para design de interiores moderno.
A foto mostra ideias requintadas e exclusivas para usar organza no design de janelas em instalações residenciais.