Cortinas em janelas pequenas não são apenas um detalhe de interior, mas um elemento decorativo que pode tornar o ambiente mais interessante e visualmente maior. De tamanho modesto, essas cortinas se tornam um verdadeiro destaque do design geral.

Contente
- Decoração de janelas pequenas, opções de design, exemplos
- Como decorar janelas pequenas em uma casa particular
- Como escolher cortinas, cortinas e tule no mesmo estilo para uma casa particular
- Exemplos de decoração de pequenas janelas em uma casa particular
- VÍDEO: Cortinas para janelas pequenas.
- 50 opções de cortinas elegantes para janelas pequenas:
Decoração de janelas pequenas, opções de design, exemplos
O pequeno tamanho da abertura da janela permite que você mostre o máximo de imaginação e coragem. Parâmetros modestos são uma ótima oportunidade para combinar o incompatível, e o resultado é incrivelmente criativo.
Por exemplo, o estilo “cortinas da vovó”, conhecido em vários livros e filmes, decorará com estilo uma pequena janela na sala de estar ou uma janela no quarto de crianças de uma casa de campo moderna.
O elemento principal deste design é uma cornija incomum. Você pode fazer isso sozinho ou comprar em uma loja especializada.
E a cortina é uma peça sólida de tecido, decorada com laços feitos do mesmo tecido.
Outro modelo são as cortinas de correr. O tecido pode ser escolhido de diferentes maneiras: para combinar com o acabamento da parede e dos móveis ou como um detalhe brilhante em uma cor contrastante.
Por fim, modelos modernos de cortinas, como persianas romanas ou de rolo, são adequados. Um esquema de cores bem escolhido transformará a janela mais comum em uma pérola do interior.
Como decorar janelas pequenas em uma casa particular
Donas de casa experientes se esforçam para criar uma atmosfera aconchegante em sua casa, para que queiram voltar e aproveitar o conforto do seu próprio lar. Isto é especialmente relevante para uma casa de campo. Se uma casa particular serve como um lugar para relaxamento, então cada detalhe do interior deve ser pensado nos mínimos detalhes. E cortinas não são exceção.
Se janelas pequenas são uma característica marcante da sua casa, então as cortinas devem ser escolhidas com cuidado especial.
Antes de tudo, preste muita atenção ao material de que são feitos. Tecidos sintéticos não são a melhor opção. E os naturais (linho, algodão, seda) não só ficarão bem por fora, mas também ajudarão a criar uma atmosfera mais agradável e ecologicamente correta.
Como opção, na foto, o desenho de uma pequena janela na cozinha de uma casa particular é o modelo mais simples. Para as cortinas, foram escolhidos tecidos de duas cores, e não há um único tecido liso, mas as cortinas parecem muito aconchegantes.
Uma opção mais moderna para uma casa particular são as persianas de madeira. O design complementa perfeitamente o conceito geral do design e não apenas desempenha sua função principal, mas também serve como um elemento decorativo.
Opções de tecido, combinação com interior
Mesmo as janelas pequenas diferem umas das outras não apenas no tamanho, mas também no formato. Parâmetros não padronizados e localização em relação ao teto e ao piso exigem atenção especial.
- Na maioria dos casos, tecidos lisos são escolhidos para pequenas aberturas de janelas. É melhor fazer isso se você não quiser que a janela atraia a atenção dos visitantes.
- É recomendável não usar elementos decorativos volumosos: borlas, lambrequins texturizados, ferragens para varões de cortinas e prendedores de cortinas enormes. Eles tornarão a estrutura mais pesada e ficarão ridículos em cortinas de tamanho modesto.
- Janelas pequenas não toleram cortinas até o chão; tal comprimento é simplesmente inapropriado.
- A escolha certa da cornija é metade do sucesso. A cornija deve ser maior que a abertura da janela, assim ela será visualmente maior. Além disso, coloque detalhes brilhantes nas bordas da cornija: decoração, acessórios - então eles atrairão a atenção, e não os parâmetros modestos.
- Evite estruturas complexas de várias camadas. A opção mais adequada são persianas romanas ou de rolo.
Exemplos de combinações
Pode não haver necessidade de pendurar cortinas em janelas pequenas para "protegê-las" de olhares indiscretos, o que significa que você pode sobreviver com um simples tule. O formato e a cortina incomuns transformarão este elemento interior em uma verdadeira obra de arte.
Um exemplo de decoração de uma janela pequena com tule de tamanho modesto. Simples e eficaz. Como decoração - uma fita de cetim como base para fixação na parte superior e duas fitas de cetim como acabamento do modelo.
Solução de design interessante. Cortinas em formato de ampulheta. Um tule simples de tom delicado é unido no meio com uma larga trança decorativa.
Uma solução brilhante: uma pequena cortina para uma janela da cozinha ou uma pequena janela no quarto. Design simples, mas parece muito criativo.
Importante! Tule e cortinas para parâmetros não padronizados devem ser combinados com muito cuidado. Caso contrário, o modelo ficará áspero e volumoso.
Opção de estilo country. Cortinas multicoloridas de corte simples são complementadas por tule liso. Os prendedores de cortina são feitos do mesmo tecido. O design é extremamente simples, sem nenhum elemento decorativo adicional.
Como escolher cortinas, cortinas e tule no mesmo estilo para uma casa particular
Combinar cortinas e tule não é uma tarefa fácil. Mesmo que separadamente uma cortina grossa e um tule leve pareçam elegantes e impressionantes, na "companhia" um do outro eles podem se perder ou começar a "discutir" um com o outro. E se estivermos falando de design fora do padrão, a situação fica muito pior.
As regras de combinação não mudam.
- Se você prefere tecidos de cortina volumosos, o tule deve ser leve e simples.
- Se você prefere cortinas lisas e lisas, pode escolher tule com estampa volumosa e até multicolorida.
Aliás, o design moderno é bastante democrático. Ele permite algumas liberdades. Por exemplo, na foto o tule está localizado na segunda camada. E o próprio vidro é protegido por persianas ou persianas.
Até os clássicos pomposos parecem apropriados. Cortinas lisas e tule rendado são uma combinação maravilhosa.
Exemplos de decoração de pequenas janelas em uma casa particular
Uma solução interessante para duas pequenas janelas localizadas uma ao lado da outra. O design do espelho parece criativo.
Uma cortina feita de dois painéis com a mesma estampa é um design confortável e aconchegante para uma casa de campo.
Neste caso, não é a janela que chama a atenção, mas as cortinas cor de pêssego.
Como você pode ver, o tamanho da janela não é um problema. Uma combinação competente de tecidos, a escolha certa do modelo e o desejo de criar um elemento criativo ajudarão a “colorir” qualquer solução de design.