Restaurantes e pequenos cafés são sempre apreciados por sua culinária deliciosa. No entanto, a atmosfera geral do estabelecimento e seu design também são importantes. Os hóspedes serão atraídos não apenas pela cor original do papel de parede, mas também pelas pinturas incomuns. Cortinas podem se tornar o destaque do ambiente.
Com a ajuda deles, você pode obter o máximo conforto, enfatizar o design original e até mesmo dividir o ambiente em zonas. Hoje, o escopo de aplicação de cortinas para restaurantes se expandiu significativamente. Os designers começaram a usá-los cada vez mais em interiores de casas. Quais cortinas você deve escolher para um restaurante e quais deve usar em casa? Você aprenderá mais sobre isso nesta publicação.
Contente
Breve descrição de cortinas para cafés, restaurantes
Ao criar o design de um café, restaurante, casa particular, apartamento, há algumas diferenças. Por esse motivo, cortinas para esses cômodos também são vendidas de forma diferente. No entanto, isso não impede que sejam usados para outros fins.
Dessa forma, cortinas de cafeteria podem se adaptar perfeitamente ao ambiente doméstico. Eles têm design universal, são feitos de tecidos práticos, têm custo ideal e são úteis para zoneamento.
Características principais
No processo de costura de cortinas para cafés e restaurantes, os fabricantes aderem a certos princípios relacionados às características dos estabelecimentos. Como resultado, os filmes de proteção solar adquirem muitas propriedades e características úteis.
- Alta qualidade. Nenhum proprietário que se preze de um estabelecimento público compraria coisas baratas feitas com matérias-primas de segunda qualidade. Tudo isso pode ter um efeito prejudicial na imagem do restaurante.
- Propriedades repelentes de poeira. Uma sala grande, multidões de pessoas, movimento constante – tudo isso leva ao aparecimento de uma enorme quantidade de poeira. O restaurante compra cortinas com boas propriedades repelentes de poeira.
- Facilidade de cuidado. Os tecidos para esses produtos são selecionados cuidadosamente. Eles devem ser tão fáceis de manter quanto possível. Muitos modelos podem ser limpos até mesmo com uma simples escova e água.
- Não inflamável. Os fabricantes usam matérias-primas não inflamáveis como base. A segurança dos clientes e funcionários depende disso.
Importante! O processo de produção utiliza tecidos inerentemente não inflamáveis. Eles não são tratados adicionalmente com produtos químicos, pois isso pode ser perigoso para a saúde dos turistas.
Tipos de cortinas
Tipo | Breve descrição |
Ampulheta | Essas cortinas de café são fixadas em várias cornijas. A cornija inferior está localizada a uma distância de dois a cinco centímetros do peitoril da janela. No meio da tela, elas geralmente são amarradas com uma fita decorativa. Externamente, eles se tornam como uma ampulheta. |
Tela | Um tipo quase idêntico ao primeiro. A única diferença é a ausência de fita decorativa. Isso acrescenta liberdade de movimento às telas. |
Camiseta | O modelo é feito de tecido leve e arejado. Ele é preso à haste da cortina por meio de cintas especiais. Na aparência, elas lembram as alças de uma camiseta. Seu design se encaixa harmoniosamente nos cafés franceses. Os cafés instalam essas cortinas nas janelas de plástico da cozinha e da sala de jantar. |
Em que salas elas seriam apropriadas?
Cortinas incomuns no estilo café são uma nova tendência em design de interiores. São modelos especiais, cujos nomes vêm do local de uso mais frequente. Em estabelecimentos de alimentação, eles protegem os visitantes da luz solar e criam uma atmosfera caseira no interior.
Observe! A maioria dos modelos dessas cortinas são resistentes ao fogo. Isso aumenta significativamente a segurança em casa, especialmente na cozinha.
Em interiores de casas, cortinas estilo cafeteria geralmente são usadas em cômodos pequenos com limites bem definidos. Na maioria das vezes, é uma cozinha, um banheiro, um banheiro, um escritório ou uma sala de jantar. Cortinas curtas são escolhidas para esses cômodos.
Na cozinha, as cortinas não atrapalham o preparo dos alimentos, não sujam e ainda permitem livre acesso ao parapeito da janela. Uma característica muito importante no design da cozinha é a segurança. São frequentes os casos de cortinas pegando fogo por causa de fogões a gás.
Modelos com maior comprimento podem ser usados em salas e quartos. Isso geralmente é típico de apartamentos decorados no estilo provençal.
Nós escolhemos a cor e o padrão do tecido
Você pode decorar sua casa ou apartamento com cortinas prontas no estilo cafeteria. Hoje elas são vendidas em muitos hipermercados e lojas de móveis. Ao escolher um produto pronto, você só precisa considerar o tamanho da janela e o método de fixação das cortinas. Mas se quiser, você mesmo pode fazer a decoração da abertura da janela. Para fazer isso, você precisa decidir sobre o tecido, sua cor e padrão.
Uma série de requisitos devem ser apresentados para o tecido.
- Estrutura de qualidade. Não faz sentido economizar em tecido. Deve ser de alta qualidade e ter uma estrutura densa.
- Não inflamável. Este critério é especialmente importante na escolha de cortinas para a cozinha.
- Fácil de cuidar, prático.
Observe! Se você quiser prolongar a vida útil do produto final e protegê-lo dos efeitos nocivos do sol, faça cortinas com forro. Não é difícil, mas melhora significativamente as características da tela.
Se você optar por um estilo clássico, deve dar preferência aos modelos com várias camadas. Ao mesmo tempo, o padrão deve ser o mais discreto possível.
Para um estilo minimalista, você precisa escolher cortinas claras e arejadas em branco ou marrom claro. Nesse caso, é melhor dispensar um padrão complexo.
Estampa floral, tons de amarelo claro, azul, rosa – tudo isso é prerrogativa do estilo provençal. Neste caso, os tecidos devem ser de densidade média; estampas florais e vegetais são bem-vindas.
Costurando cortinas nós mesmos
Não é difícil costurar cortinas de café você mesmo. Para fazer isso, você precisa comprar tecido e pensar em como fixá-lo na cornija. Muitas pessoas escolhem o modelo "camiseta". Neste caso, as telas são fixadas em cintas especiais.
- Preparando painéis de cortina. O comprimento deve ser igual à distância da cornija ao peitoril da janela, mais seis centímetros. Serão gastos dois centímetros na bainha da parte superior e quatro na inferior. A largura da tela é calculada de forma diferente. Você precisa pegar a largura da abertura, multiplicar por 1,5 e adicionar oito centímetros (dois centímetros para processar as bordas). Este é o método de cálculo para o modelo plissado.
- Determinando o número de tiras. A distância entre eles deve ser de cerca de seis centímetros.
- Costura de telas. Os painéis da cortina precisam ser dobrados de cada lado e costurados na máquina.
- Alças de costura. A largura da tira deve ser igual à distância escolhida no segundo passo. Então ficará harmonioso. Selecionamos o comprimento empiricamente. Fazemos a bainha das tiras em um centímetro em cada extremidade.
- Costure as tiras no tecido. Elas precisam ser costuradas de acordo com as marcações feitas previamente.