Clássico é um estilo tradicional, contido nos detalhes. Nunca envelhece nem sai de moda. Hoje, os clássicos se tornaram modernos; não contêm detalhes pretensiosos e inúteis. Tudo nele é prático e conciso.
Contente
- Estilo clássico moderno no interior
- Cortinas clássicas em um interior moderno: características
- Cortinas para sala de estar
- Cortinas para outros cômodos
- Quais tecidos são adequados para costurar cortinas clássicas?
- Os melhores exemplos de modelos de cortinas no estilo dos clássicos modernos
- VÍDEO: Design de sala de estar em estilo clássico moderno.
- 50 opções de design para cortinas no estilo “clássico moderno”:
Estilo clássico moderno no interior
Tomando como base linhas antigas e rígidas, os clássicos modernos descartaram tudo o que era desnecessário, pesado e não funcional. As principais características do design atualizado:
- Há bastante luz no quarto e o espaço não é desorganizado.
- Sempre há simetria.
- O espaço é dividido em zonas funcionais.
- A decoração não é pomposa, mas moderada.
- As cores são suaves, suaves, mais próximas dos tons pastéis.
Se você atender a todos esses requisitos, o interior será discreto, caro, mas não muito pretensioso. Nesse contexto moderado, detalhes dramáticos brilharão. É impossível imaginar clássicos sem eles.
- Estuque de gesso.
- Vasos de cristal.
- Candelabro com vários pingentes.
- Espelhos com redemoinhos.
Inicialmente, apenas materiais naturais eram usados na decoração de interiores. A madeira para acabamento e mobiliário foi selecionada entre espécies de madeira de alta qualidade. Os tecidos também foram selecionados a partir de materiais naturais: seda, veludo, lã, cetim. Hoje, os clássicos modernos permitem o uso de materiais artificiais.
Há também outras características que diferem do antigo modelo de referência:
- É possível decorar tetos com um revestimento elástico brilhante.
- Costuras capitonê estão frequentemente presentes no interior.
- É permitido o uso de papel de parede fotográfico para decoração de paredes.
- É usada uma combinação de linhas retas e suaves.
- Branco e bege são as cores principais do interior.
- Os padrões usados são motivos desbotados em cores pastéis.
Quando se trata de tecidos, eles geralmente são feitos de texturas ásperas e monocromáticas. Por exemplo, cortinas de linho simples e um véu de uma única cor são uma das opções para uma solução moderna para um interior clássico.
Cortinas clássicas em um interior moderno: características
Os clássicos modernos são um estilo que absorveu o melhor da antiguidade e de outras eras históricas. Ao mesmo tempo, ele eliminou tudo o que era desnecessário, pesado e impraticável. Para comprar cortinas bonitas para uma sala de estar em estilo clássico moderno, você precisa considerar vários pontos importantes.
- Simplicidade de design. O tecido deve ser simples, sem cortinas exuberantes, padrões chamativos e cores brilhantes.
- Fácil de usar. As cortinas são fáceis de abrir e fechar. Muitas vezes é utilizado um mecanismo especial com controle remoto.
- Simetria. O caos é estranho ao estilo ordenado que vem da antiguidade. Cortinas clássicas são de simetria e ordem rigorosas. Cortinas assimétricas são permitidas, com raras exceções.
O estilo clássico não aceita sintéticos; tecidos nobres são aceitáveis: veludo, seda, cetim. - Cor suave. O design envolve o uso de tons suaves. Os mais populares: cremoso, branco como a neve, leitoso. Tons claros de cinza, marrom e turquesa também são usados.
- Enfeite de planta. Muitas vezes as cortinas são simples. Se houver um padrão, ele não será brilhante e será baseado em motivos vegetais, cachos e padrões de damasco.
- Combinação de texturas. Duas texturas diferentes são usadas para decorar as janelas. Uma é clara, translúcida, branca e de cor única. O outro é um tecido denso em tons de cinza, marrom e bege.
- Cortinas. Lambrequins, braçadeiras com borlas, painéis retos ou “toldos” dobrados – qualquer tipo de cortina pode ser usada para decorar janelas.
Os sinais de cortinas clássicas são a presença de tule, cortinas de correr com ou sem gancho, tecido denso, painéis longos e dobras graciosas.
Cortinas para sala de estar
As cortinas no interior de uma sala de estar em estilo clássico devem ser diferentes dos tecidos de outros cômodos. O tecido escolhido é mais prestigiado, caro, mas não pesado. Leveza e praticidade são os dois principais diferenciais dos clássicos populares da atualidade. Existem várias opções de cortinas adequadas para a sala de estar.
- Swagi. São cortinas “flácidos” feitas de tecido no centro da cornija. Combina bem com o interior de uma sala de estar espaçosa. Os enfeites devem ser simétricos.
- Cortinas com ilhós. É importante escolher o material certo aqui. Os ilhós tornam as coisas um pouco mais simples. Portanto, o material deve ser rico em textura.
Hoje, o mercado de cortinas oferece uma ampla gama de opções de decoração para janelas. - "Ampulheta". Para criar esse formato você precisará de pinças especiais. Eles podem ser diferentes, mas os melhores são: os de metal estático, grampos de cabelo, laços com borlas, prendedores feitos de tecido de cortina.
- Motivos antigos. Cortinas lisas complementadas pelos padrões “Cretan Wave” serão bastante apropriadas. O mesmo vale para persianas romanas feitas de linho natural com designs gregos e romanos antigos.
- Lambrequins, prendedores de borlas. Esses detalhes são inerentes ao estilo e se tornarão uma adição luxuosa ao design da janela.
Eles têm uma aparência esteticamente agradável, são adequados para salas pequenas e são fáceis de manter.
Importante! Se as paredes forem revestidas com papel de parede simples, você pode escolher cortinas para a sala de estar em estilo clássico com estampa. Se, ao contrário, o papel de parede tiver um padrão, é melhor escolher um material de cor única.
Cortinas para outros cômodos
Cada cômodo de um apartamento ou casa tem sua própria finalidade. Portanto, as cortinas devem ser diferentes para cada cômodo. Para um quarto, um berçário ou uma cozinha, você precisa selecionar modelos diferentes com base na cor, textura e design.
Quarto
No quarto, o principal critério é a proteção contra a luz. As cortinas devem ser grossas para proteger o quarto da luz enquanto você dorme. Via de regra, esta é uma combinação padrão de tule translúcido e cortinas grossas e uniformes. Mas também há novas ideias que atualizam o design rigoroso e o tornam mais interessante.
Cortinas de camada dupla. Eles não quebram as regras de estilo, mas parecem originais. Cortinas duplas consistem em uma camada de fundo e uma camada superior. É aconselhável combinar a cor do fundo com a colcha da cama.
Cortinas retas até o chão + persianas romanas. Essa combinação fica estilosa. Mas também tem um lado prático: dupla proteção contra o sol e facilidade de uso.
Lambrequins + 1 cortina. Como você sabe, os clássicos não aceitam assimetria. Mas soluções de design modernas nos permitem quebrar essa regra imutável. A nova ideia é assim: um tule translúcido é colocado ao longo de todo o comprimento da cornija, uma cortina densa e franzida é colocada na cabeceira da cama, abrindo toda a vista da janela. Um lambrequim ou guirlanda é pendurado no topo.
Conselho. O esquema de cores do quarto deve ser calmo, não irritante e propício ao descanso. Tons de caramelo, areia e baunilha são perfeitos.
Infantil
Para um quarto infantil, cortinas em estilo clássico são uma excelente opção. O design simples e lacônico é prático: não há dobras ou protuberâncias que acumulam poeira. É fácil de cuidar e o método simples de abertura é adequado até mesmo para os menores moradores do ambiente.
Outra vantagem é que o design moderado permite decorar um ambiente onde vivem crianças de sexos diferentes. Cortinas retas discretas na cor chocolate com tule liso em tons de bege são adequadas para um quarto infantil, no qual você precisa fazer um design universal tanto para uma menina quanto para um menino.
Cozinha
Para a cozinha, é melhor escolher um esquema de cores suaves para as cortinas. Tons muito saturados e profundos devem ser evitados. Eles adicionarão peso ao ambiente e darão um aspecto um pouco deprimente. Quase todos os tipos de cortinas curtas serão apropriados na cozinha.
- "Café".
- Cortinas austríacas.
- "Marquises" em francês.
- Persianas romanas.
- Lambrequins.
Cortinas padrão, retas e longas também são aceitáveis na cozinha. Mas são mais difíceis de cuidar, porque o espaço da cozinha fica sujo com bastante facilidade.
Quais tecidos são adequados para costurar cortinas clássicas?
O tecido deve se distinguir pela sua nobreza. Mesmo que a textura seja simples e áspera, há sempre um toque de aristocracia nela.
Os seguintes materiais são os mais adequados.
- Seda.
- Tafetá.
- Atlas.
- Tecido chenille.
- Veludo.
- Jacquard.
Não é só o material que influencia a aparência das cortinas, mas também o tipo de cornija. O primeiro requisito é durabilidade. Afinal, cortinas ricas e texturas pesadas são frequentemente usadas.
As seguintes cornijas podem suportar cargas maiores:
- Baguete. A vantagem é que eles escondem a estrutura da cornija e as fixações sob a barra.
- Tubular. Eles representam uma barra de nível único ou duplo com argolas. As bordas são fixadas com tampas decorativas.
- Forjado. A forja parece pesada e cara, por isso é melhor escolher cortinas que não sejam muito pomposas. O ferro forjado suporta até os tecidos mais pesados.
- Perfil. Feito de perfil de alumínio. Frequentemente usado para decorar janelas salientes ou de canto.
- De madeira. Eles vêm em diferentes modificações: tubular, baguete, teto, parede.
Os melhores exemplos de modelos de cortinas no estilo dos clássicos modernos
Restrição de design, cores calmas, belas texturas de tecidos – tudo isso se tornou a base para o design de cortinas clássicas. A variedade de tecidos, cornijas e cortinas permite que você crie soluções incrivelmente bonitas e elegantes para a sala de estar, quarto de criança, quarto, escritório e cozinha.
Fotos de novidades de designers de tecidos para janelas ajudarão você a decidir sobre a escolha de um ou outro modelo para decorar qualquer cômodo de um apartamento ou casa.