Ao escolher cortinas para seu quarto, há duas coisas a considerar. As cortinas devem servir simultaneamente como decoração de interiores e desempenhar um papel funcional: proteger o quarto da penetração de luz excessiva. O esquema de cores pode ser quase qualquer, dependendo das preferências pessoais, o principal é que combine com os tecidos do ambiente.

Cortinas de linho em um quarto com paredes brancas
Para cada interior, é necessário selecionar exatamente as cortinas que combinam com o estilo do ambiente.

Observe! Você não deve decorar o quarto inteiro com uma única cor, caso contrário os itens internos vão se misturar. A solução ideal é usar tons semelhantes. Por exemplo, cortinas de chocolate ficarão interessantes em um ambiente bege. Ou você pode brincar com contrastes.

Ao escolher uma cor, considere o significado psicológico:

  • azul acalma e induz o sono;
  • vermelho energiza (é por isso que raramente é usado nesta sala);
  • o creme tem um efeito calmante.

O tom da moda em 2019 é considerado o verde, que fica lindo em todos os seus tons e nuances.

Cortinas verde-acinzentadas em um lindo quarto
Interior de quarto cinza e verde com cortinas duplas combinando com cabeceira e acabamento de parede

Excesso de pompa e complexidade de decoração não estão mais na moda. Cortinas lacônicas e de uma única cor no quarto parecem mais harmoniosas. No entanto, se você gosta de expressão, observe mais de perto os padrões das plantas e as cores tropicais incomuns. O principal é que as estampas selecionadas encontrem resposta em outros detalhes do interior.

Escolhendo um design de cortina para seu quarto

É fácil se perder na variedade de produtos e, por inexperiência, escolher a opção de design errada. Antes de comprar cortinas, pense em quais delas combinam melhor com o estilo do seu quarto e com suas preferências.

Cortinas azuis em um quarto de estilo escandinavo
Cortinas modernas devem proteger o quarto da luz solar e ser uma decoração essencial do interior.

Importante! O design certamente deve agradar você. Mas um critério de seleção igualmente importante é a compatibilidade ambiental do material. Escolha qualquer tecido natural de seu gosto: algodão, linho, veludo. O conteúdo sintético não deve exceder 30%.

Estilo moderno

O interior em estilo Art Nouveau exige cada detalhe do cômodo. Uma característica distintiva de um interior moderno é a praticidade. Cortinas translúcidas com cores suaves, sem detalhes chamativos, vão combinar.

Cortinas escuras em um quarto de estilo moderno
Quarto de estilo moderno com cortinas longas feitas de tecido grosso e simples

Há também uma opção mais prática para quem não gosta de lambrequins complexos. Você pode substituir cortinas comuns por persianas de rolo. Eles são equipados com um mecanismo especial que permite enrolar o tecido em um rolo especial e fixá-lo na posição desejada. Isso permite que você regule o fluxo de luz que entra no quarto.

Interior do quarto com persianas de rolo
As persianas de rolo ocupam menos espaço e são mais baratas do que as cortinas

Se o quarto estiver localizado no sótão e o interior moderno for complementado por detalhes em estilo loft, uma boa solução é abandonar completamente a decoração das janelas ou escolher um modelo feito de tecido de linho grosso com textura perceptível.

Projeto de quarto no sótão em estilo loft
Cortinas xadrez enfatizarão a geometria geral do interior do sótão

E outra opção original para um ambiente em estilo moderno é musselina em vez de cortinas. É feito de muitos fios finos de tecido ou metal.

Decorando uma janela de quarto com cortinas de linha
Um design original pode ser alcançado usando duas cores contrastantes.

Aqui estão alguns exemplos de produtos que complementarão harmoniosamente o estilo moderno do interior.

Estilo clássico

Apesar do que ditam as tendências modernas, sempre há modelos de cortinas infalíveis. Produtos no estilo clássico se distinguem pela ausência de ornamentos chamativos e design elegante.

Interior do quarto em estilo clássico com lambrequim nas janelas
Cortinas com lambrequins são populares no estilo clássico.

Os seguintes produtos podem ser considerados clássicos:

  1. Uma opção atemporal é uma combinação de cortinas longas e arejadas, praticamente leves, com cortinas grossas feitas de tecidos pesados: brocado, veludo. Estas últimas são necessárias para fornecer isolamento acústico e proteção contra a luz, enquanto as cortinas desempenham um papel exclusivamente decorativo. Você pode brincar com o comprimento. Por exemplo, cortinas pesadas em um quarto de estilo clássico certamente chegarão ao chão, e o tule pode ser curto, cobrindo apenas o peitoril da janela. Se você decidir usar cortinas de veludo, não exagere nos outros detalhes. O material com textura luxuosa combina perfeitamente com móveis brancos como a neve e cortinas sem padrões.

    Cortinas grossas de veludo no quarto
    Cortinas de veludo preto combinam bem com uma colcha cinza
  2. Outra opção clássica interessante são as chamadas cortinas francesas. Eles se distinguem por uma variedade de dobras exuberantes, e seda e cetim caros são geralmente usados ​​para costura.

    Cortinas francesas em um quarto de estilo clássico
    As cortinas francesas formam dobras mesmo quando abaixadas.
  3. Por fim, cortinas italianas grossas parecem originais. Apesar do luxo aparente, eles podem não ser tão fáceis de usar quanto são. Como elas não se movem ao longo da cornija, toda vez que você precisar que a luz do dia entre no ambiente, será preciso juntar as cortinas pesadas e prendê-las com um cordão especial.

    Cortinas italianas no interior do quarto
    Uma combinação de cortinas duplas italianas protegerá o quarto da luz solar de forma confiável

Os modelos clássicos combinam harmoniosamente com um quarto grande com janela panorâmica. Exemplos de cortinas adequadas para o ambiente estão na foto abaixo.

Cortinas noturnas

As chamadas cortinas noturnas feitas de tecidos grossos estão se tornando cada vez mais populares. Protegendo o quarto do excesso de luz de forma confiável, eles criam uma atmosfera de romance e conforto.

Cortinas grossas de noite na janela do quarto
Se as janelas do seu quarto estão voltadas para o leste e você não gosta de acordar com os primeiros raios de sol, escolha cortinas feitas de tecido mais grosso e resistente ao desbotamento.

Os modelos noturnos possuem algumas características que os diferenciam:

  1. Eles têm excelentes propriedades de isolamento acústico e de ruído.
  2. Eles praticamente não amassam e, portanto, raramente precisam ser passados.
  3. Eles não perdem a cor por muito tempo e não deformam.

Cortinas noturnas apresentáveis ​​para o quarto complementam perfeitamente interiores clássicos e modernos. É preferível escolher modelos em cores escuras, pois mesmo produtos densos em uma paleta clara não conseguirão impedir totalmente a penetração da luz solar.

Cortina bege de material grosso na janela do quarto
A solução ideal são cortinas dois tons mais claros ou mais escuros que o esquema geral de cores do interior.

Importante! Não se esqueça de que as cortinas noturnas devem combinar com os outros elementos decorativos do ambiente. Claro que se tudo estiver preto, a atmosfera ficará sombria. Considere tons de chocolate, azul escuro e esmeralda.

Aqui estão alguns exemplos de cortinas noturnas que vão decorar qualquer quarto.

Cortinas curtas

Se você gosta de minimalismo no interior, cortinas luxuosas definitivamente não vão se encaixar organicamente no design. Escolha um corte simples e lacônico. Como alternativa, você pode usar cortinas japonesas, que consistem em vários painéis que dividem a abertura da janela em seções.

Janela do quarto com cortinas curtas de estilo japonês
Para prender cortinas japonesas, você precisará de um varão de cortina de várias fileiras.

Outro motivo para usar produtos baixos é um cômodo tipo sótão com uma janela pequena. Para descarregar ainda mais o espaço visualmente, você pode optar por cortinas de fios. Em geral, em qualquer quarto pequeno, formas lacônicas e tecidos leves ficam melhores.

Cortinas curtas em um quarto de casa de campo
As janelas do quarto de uma criança podem ser decoradas como velas ou de alguma outra forma interessante.

Abaixo estão algumas fotos de lindas cortinas curtas. Você pode escolher uma ideia para seu quarto.

Costurando cortinas para o quarto com suas próprias mãos

Se você quiser criar uma atmosfera verdadeiramente comovente no ambiente, pode decorá-lo com itens artesanais. Dessa forma, você criará produtos exclusivos que definitivamente não encontrará em nenhum outro lugar e, ao mesmo tempo, economizará dinheiro. Costurar cortinas com as próprias mãos não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Se você é iniciante em costura, considere as seguintes dicas:

  1. Use materiais de cortina mais grossos para garantir que a costura fique mais uniforme.
  2. Comece a pensar no esboço da futura cortina somente depois de instalar o varão. Caso contrário, as medidas ficarão incorretas e o produto ficará muito curto ou, ao contrário, arrastará no chão.

    Padrões para costurar cortinas para o quarto com lambrequim
    Você mesmo pode cortar o tecido usando cálculos feitos diretamente no tecido ou usando moldes.
  3. Para calcular quantos metros de tecido você precisa, primeiro meça a distância do chão até a cornija e adicione mais 20 cm “de reserva”. Este será o comprimento do tecido para costurar a cortina. A largura é limitada pela cortina: meça e multiplique por 1,5 ou 3, dependendo de quão exuberantes são as dobras que você deseja ver no futuro produto.

    Diagrama de medição de janela para costurar cortinas com suas próprias mãos
    O comprimento e a altura da cortina dependem do tamanho da janela e da altura da cornija em relação ao chão.

Depois de comprar a qualidade necessária do tecido, você pode prosseguir com a costura da cortina. Se você não tem habilidades suficientes, evite padrões complexos. Além disso, quanto mais magnífica for a estrutura, mais trabalhosa será a manutenção que ela exigirá posteriormente. Se você não estiver preparado para retirar as cortinas com frequência, lavá-las, passá-las e pendurá-las novamente, costure cortinas em um estilo minimalista.

Designs interessantes de cortinas para quarto

Confira fotos reais de cortinas para quarto para se inspirar e facilitar a tarefa de escolher um modelo para o seu quarto.

Conclusão

Ao escolher cortinas para o quarto, considere o estilo do cômodo, as cores e os designs atuais. Você pode comprar um produto pronto ou costurá-lo você mesmo. O principal é que as cortinas não apenas desempenhem uma função estética, mas também protejam o quarto de forma confiável da penetração da luz solar.

Vídeo: Ideias atuais para decorar janelas no quarto

https://www.youtube.com/watch?v=aMnO1E0v_bs