Escritórios, lojas, salões, armazéns e quaisquer instalações de produção sempre têm altos requisitos de segurança contra incêndio. Os bombeiros recomendam tomar todas as medidas possíveis para melhorar a resistência ao fogo do edifício. Uma das maneiras mais simples e baratas de melhorar a segurança em escritórios são as cortinas corta-fogo.

Sua instalação não requer obras de remodelação ou desmontagem. Alguns modelos também são adequados para instalação em prédios residenciais e apartamentos. Mais detalhes sobre cortinas de fumaça, suas características e recursos de instalação são descritos nesta publicação.
Contente
- Cortinas de incêndio: o que é, âmbito de aplicação
- Características principais
- Âmbito de aplicação
- Breve visão geral dos fabricantes
- Tecidos Retardantes de Chamas para Cortinas: Lista, Paleta Disponível
- Tipos de tecidos, cores disponíveis
- Instalação de cortinas de incêndio
- Regras de instalação
- Como proteger tecidos comuns?
- Impregnação de cortinas em casa
- Manutenção de cortinas
- VÍDEO: Cortinas resistentes ao fogo “Acordeão”.
- Cortinas de incêndio modernas – 50 fotos de opções:
Cortinas de incêndio: o que é, âmbito de aplicação
Uma das propriedades do fogo é sua rápida propagação. Um incêndio em uma área lotada inevitavelmente resultará em vítimas se uma proteção confiável não for fornecida. Cortinas modernas de proteção contra fumaça evitam a rápida propagação de fumaça e fogo. Quando dobradas, elas lembram um pequeno acordeão. Está escondido em uma caixa de metal especial.
O processo de controle das cortinas é realizado automaticamente. Os produtos são equipados com um sensor especial e um motor elétrico. Em caso de incêndio, o sensor é acionado e o motor começa a baixar gradualmente a cortina.
Importante! Após a instalação das cortinas de incêndio, o gerente da empresa e o responsável devem monitorar a operacionalidade do sistema. No entanto, a manutenção e os reparos só podem ser realizados por profissionais.
Características principais
Estruturas de proteção contra incêndio deste tipo apresentam diversas características.
- Eles são feitos de um material que pode suportar temperaturas muito altas por longos períodos de tempo.
- Para instalar as estruturas, não há necessidade de replanejar ou fazer alterações significativas nas instalações.
- Cortinas podem reter fumaça. A fumaça é a principal causa de morte em incêndios. A fumaça tóxica corrói o trato respiratório quase instantaneamente.
Âmbito de aplicação
Cortinas resistentes ao fogo podem ser usadas em vários cômodos. Na maioria das vezes, eles são instalados em instalações de produção, empresas industriais, escritórios, lojas e armazéns. Um sistema semelhante também pode ser usado em instalações residenciais: grandes apartamentos, casas particulares e chalés de verão.
Breve visão geral dos fabricantes
Hoje em dia, há muitos fabricantes de cortinas de incêndio. Todas elas oferecem uma ampla gama de estruturas de proteção de vários tamanhos e características. Entre as empresas mais populares estão AB-Profi, Fire Protection Systems LLC e PHOENIX LLC.
Nome da empresa | Breve descrição |
"AB-Profi" | A empresa produz cortinas resistentes ao fogo usando tecnologias inovadoras. Você pode selecionar e encomendar o modelo desejado no site oficial da empresa. A AB-Profi também aceita encomendas para a fabricação de produtos de acordo com projetos individuais para instalações com formatos não padronizados. |
Sistemas de Proteção contra Incêndio LLC | A empresa atua no mercado há mais de dez anos. Atualmente, um dos modelos mais populares é a cortina tipo "Acordeão" FireShield-S. Ele pode ser usado para evacuar pessoas, criar um espaço confinado e evitar a propagação de fogo e fumaça. |
OOO "FÊNIX" | Mais um exemplar duradouro no mercado. A empresa oferece uma ampla gama de dispositivos técnicos para garantir a segurança contra incêndio na produção. OOO "PHOENIX" atua no desenvolvimento, produção e instalação de cortinas. |
Tecidos Retardantes de Chamas para Cortinas: Lista, Paleta Disponível
Na produção de persianas automáticas de proteção contra incêndio destinadas a instalações industriais, é utilizado um tecido especial – fibra de vidro com adição de uma malha de reforço. O arame de reforço é feito de aço galvanizado. Materiais compostos estão localizados dentro do tecido.
Para opções de cortinas residenciais, são utilizados tecidos de cortina não inflamáveis. Cortinas de tecido comuns atraem pelo seu design. Eles são leves, elegantes, mas inflamáveis. Até mesmo uma leve rajada de vento durante um incêndio pode fazer com que as cortinas da janela peguem fogo. Por esse motivo, é melhor usar cortinas resistentes ao fogo em interiores de casas.
Tipos de tecidos, cores disponíveis
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de tecidos resistentes ao fogo.
- Véu. Ela é graciosa e leve. O tecido é normalmente utilizado para a produção de tule para quarto e sala de estar.
- Veludo. O veludo é usado na produção de cortinas grossas.
- Jacquard. Tecido denso e bonito. Frequentemente usado na criação de modelos de rolo.
- Cetim. O cetim é uma ótima opção para cortinas de corredor ou de quarto de criança.
Os compradores não estão limitados em cores e padrões. Os tecidos são produzidos em todos os tipos de tons: do branco ao roxo brilhante.
Instalação de cortinas de incêndio
As características de instalação das cortinas de proteção dependem do seu tipo. Assim, tecidos não inflamáveis para uso doméstico podem ser pendurados em uma haste de cortina comum, e persianas de rolo podem ser fixadas em molduras de janelas junto com guias.
Cortinas resistentes ao fogo em uma caixa de metal são fixadas de qualquer maneira conveniente:
- Para as paredes,
- Até o teto,
- Nas portas.
Para a instalação, utilize os fixadores especiais inclusos no kit. O comprimento do tecido nesses sistemas pode chegar a quase 50 metros. Isso permite que sejam usados em qualquer ambiente.
Regras de instalação
- A manutenção e a instalação devem ser realizadas somente por empresas especializadas e licenciadas pelo Ministério de Situações de Emergência. Isso se aplica a modelos de cortinas para instalações industriais e não residenciais onde trabalha um grande número de funcionários.
- A estrutura deve ser instalada de forma a não obstruir a abertura de entrada. A passagem deve permanecer completamente livre. Isto é necessário para a rápida evacuação de pessoas em caso de perigo.
- Como regra geral, as cortinas devem ser instaladas junto com outros dispositivos para garantir a segurança contra incêndio. Em conjunto, isso garantirá altos níveis de segurança ocupacional.
Como proteger tecidos comuns?
Se você não tem os meios ou o desejo de instalar cortinas automáticas à prova de fogo em casa, você pode tratar suas cortinas existentes com um composto especial. Uma impregnação especial retardante de fogo aumentará a resistência à ignição e reduzirá significativamente a taxa de propagação do fogo.
Observe! Todas as partes têxteis dos acessórios de janela podem ser tratadas com compostos retardantes de fogo: tule, cortinas, persianas, etc.
Impregnação de cortinas em casa
Ao processar tecidos, siga as instruções.
- Selecionando uma impregnação. Os produtos são apresentados em uma ampla variedade no mercado. Ao escolher, você deve considerar o tipo de tecido, o nível de proteção contra fogo e a possibilidade de uso doméstico.
- Preparação da solução. Para fazer isso, você precisa misturar uma solução comum de limpeza de cortinas com o produto na proporção de um para um.
- Impregnação. A cortina deve ser embebida na solução e deixada por um tempo. O tempo de exposição necessário da composição é sempre indicado pelo fabricante na embalagem.
- Secagem. O tecido deve secar naturalmente.
Observe! As composições modernas para tratamento retardante de fogo de tecidos não alteram as características do tecido nem sua cor.
Manutenção de cortinas
Qualquer estrutura automática que garanta a segurança contra incêndio requer monitoramento e manutenção periódica. Cortinas à prova de fogo e fumaça não são exceção. A manutenção é realizada somente por empresas especializadas.
Por que a manutenção é necessária?
Cuidados abrangentes e manutenção técnica completa ajudam a manter as estruturas em perfeitas condições de funcionamento por muitos anos. Este serviço permite identificar falhas a tempo e eliminá-las rapidamente.
Como o serviço é realizado?
A manutenção é realizada por especialistas com as habilidades e conhecimentos necessários. Em intervalos regulares, os técnicos realizam uma inspeção preventiva da estrutura da cortina, verificam sua funcionalidade e avaliam as condições dos fechos, motor e contatos.
Caso sejam detectados quaisquer defeitos, os artesãos podem reparar o produto e substituir as peças desgastadas. Ao final do trabalho, os especialistas elaboram um relatório de inspeção.