Elementos interiores como cortinas, persianas e cortinas tornaram-se parte integrante do estilo e da transformação moderna da janela e de todo o ambiente. Particularmente populares são as variações romana e de rolo, que usam mecanismos de elevação para cortinas durante a operação.
É confortável usar essas estruturas, elas têm uma aparência bonita e podem complementar o design de qualquer ambiente. Discutiremos abaixo as características de sua operação e a operação dos componentes de design.
Contente
- Mecanismos de elevação para persianas romanas
- Esquema de construção do mecanismo de elevação da persiana
- Como desmontar o mecanismo da persiana?
- Como montar um mecanismo de persiana de rolo?
- Principais falhas dos mecanismos de elevação das persianas romanas, métodos de solução de problemas
- VÍDEO: Montagem do mecanismo de elevação para persianas romanas.
- 50 fotos de persianas romanas e de rolo em interiores:
Mecanismos de elevação para persianas romanas
As características de design das persianas romanas incluem o uso de vários métodos de controle. Portanto, há uma divisão de mecanismos em certos tipos que desempenham a função principal. Hoje em dia você pode conhecer esses tipos.
- Variedade de cordão. A principal característica é a confiabilidade operacional. A operação é realizada por meio de um sistema de rolos e cadarços. Alguns artesãos criam eles mesmos esse dispositivo. A desvantagem desse tipo é que materiais pesados (mais de quatro quilos) não são adequados. O número de ilhós é determinado pelo fabricante;
Recomenda-se usá-los para decorar uma abertura de janela com persianas romanas feitas de material leve e fluido. - Rotativo em combinação com corrente. Há dois elementos principais aqui: um bloco especial e uma corrente, que é responsável por mover a cortina. A característica distintiva entre os dois tipos é a presença de uma corrente, o que aumenta a vida útil. O equipamento não suporta mais que sete quilos;
Esses produtos têm um cordão de fita forte. - Dispositivo motorizado. Ele utiliza um princípio inovador de processamento e automação. É por isso que os fabricantes de persianas romanas preferem esse mecanismo. Praticamente não há pontos fracos, exceto pela complexidade do design. Este mecanismo para persianas romanas não pode ser reparado de forma independente se ocorrer um mau funcionamento. A vantagem de utilizá-lo é a possibilidade de controlar o processo remotamente.
Esses produtos são adequados para instalação em uma casa inteligente.
As persianas romanas são compostas por um material à prova de luz, um perfil de alumínio com um dispositivo de elevação, um regulador de elevação e um peso na parte inferior do tecido.
Esquema de construção do mecanismo de elevação da persiana
Variações em rolos são uma excelente solução para decoração de interiores. São fáceis de usar e têm um custo ótimo.
Eles são fixados na estrutura e, quando montados, não ocupam muito espaço. Para facilitar o uso, existem vários tipos de equipamentos de controle.
- Equipamento de cassete.
O cassete de alumínio é colocado no componente guia. Ela é produzida levando em consideração o formato e o tamanho do mecanismo. Graças a isso você poderá fechar completamente a janela inteira. Na maioria dos casos, ele é fixado na parede. Vantagens: facilidade de uso, não deixa entrar luz solar, possibilidade de realizar reparos por conta própria. É possível a instalação em perfis de janelas de madeira e plástico.
- Persianas de rolo com mecanismo de mola.
As manipulações de abertura e fechamento são realizadas por meio de uma mola. O mecanismo é montado em um determinado ângulo e sua vida útil não é longa. Para uso ocasional, esta é uma opção ideal.
- Elevação usando um dispositivo de corrente de plástico.
Entre as desvantagens, pode-se notar a relativa falta de confiabilidade dos componentes plásticos, que podem secar ao sol e se desintegrar com o tempo.
Todas as manipulações são realizadas utilizando uma corrente.
- Mecanismo automático.
Este é um sistema de controle de persianas totalmente automatizado. A estrutura inclui um acionamento elétrico e um controlador (relé), através do qual o levantamento é controlado à distância.
Os seguintes elementos de cortinas e persianas e seus nomes no design são diferenciados:
- Tecido denso e opaco;
- Eixo de enrolamento de tecido;
- Corrente lateral para enrolar e prender cortinas;
- Suportes laterais para garantir o posicionamento correto da cortina;
- Fio de prumo para evitar dobras.
O mecanismo é fixado na parede, no teto ou no batente da janela. A opção mais fácil é montá-lo no batente da janela, pois não requer perfuração. Há uma base adesiva aqui. Se você planeja fixar o sistema no teto ou na parede, será necessário usar buchas e parafusos.
Existem também dois tipos de dispositivos de instalação: abertos e fechados. A variedade aberta é caracterizada por um design simples: o material é enrolado em um eixo, que pode ser fixado em qualquer superfície.
O tipo fechado é equipado com uma caixa de plástico onde fica escondido o rolo para enrolar a tela.
Uma pessoa não vê como o dispositivo funciona, então ela precisa da instalação adicional de guias.
Como desmontar o mecanismo da persiana?
Às vezes, há momentos em que você mesmo precisa desmontar o mecanismo da persiana, por exemplo, para realizar trabalhos de reparo ou limpar o material. Oferecemos um método passo a passo para desmontar o mecanismo, dependendo do método de fixação:
- Ao fixar o material com fita adesiva, primeiro remova-a;
- Se a fixação for com parafusos auto-roscantes, desrosqueie-os e retire a base;
- O suporte de mola requer as seguintes ações: remover os plugues laterais e as engrenagens, levantar um dos elementos de fixação e, em seguida, remover o rolo de tecido.
Mecanismo de persiana de rolo.
Como montar um mecanismo de persiana de rolo?
Para montar corretamente o dispositivo de persiana após os reparos, é necessário seguir esta sequência de ações.
- Monte o suporte e fixe todos os elementos até ouvir um clique característico;
- Cole a fita com duas bases adesivas na plataforma (caso a instalação seja feita sobre base adesiva).
- Conecte os perfis laterais à plataforma até ouvir um som de confirmação.
- Fixe a estrutura ao caixilho da janela e marque as marcações para as partes direita e esquerda da plataforma com um lápis. Em seguida, fixe-o na área abaixo das marcas;
- Instale o perfil correto e coloque o eixo com o material dentro dele. Em seguida, você precisa adicionar o componente esquerdo e marcar o nível de posicionamento. Depois disso, o elemento livre é colado na área marcada.
- Coloque o eixo no perfil direito e use o esquerdo para fixá-lo.
- Abaixe a cortina e prenda o fecho da corrente.
Todo o processo usando as ferramentas disponíveis levará cerca de dez minutos.
Principais falhas dos mecanismos de elevação das persianas romanas, métodos de solução de problemas
Reparos em casa não causam nenhum problema especial se você souber e estiver preparado para falhas no mecanismo de controle. A causa mais comum é o desfiamento das cordas que levantam e abaixam a lona. Se esse problema ocorrer regularmente, você deve substituir completamente a fita por um material mais grosso.
Caso o atrito seja causado pelo anel metálico ao qual está fixado, recomendamos substituí-lo por uma versão de plástico. Para fazer isso, você só precisa remover o fixador da fita e recolocá-lo.
Outro problema comum é o problema com o bloqueio automático de posição. Para corrigir isso, você precisará instalar uma nova unidade de controle. Para alguns modelos, você terá que desmontar completamente o dispositivo e substituí-lo por um novo.
Quando você levanta o tecido, as dobras aparecem nos lugares errados? Isso pode acontecer porque o material usado na persiana romana não é pesado o suficiente. Essa situação pode ser corrigida usando pesos adicionais ao longo da borda inferior.
O mecanismo de controle elétrico requer manutenção mais cuidadosa. Para fins de prevenção, será necessário lubrificar regularmente as unidades e realizar a inspeção técnica de todos os componentes. Se o acionamento elétrico falhar, você precisará dos serviços de um técnico profissional.
Às vezes, a corrente é quebrada diretamente pelo equipamento. Isso pode acontecer com esforços cuidadosos durante a operação. Reparar tal mau funcionamento é extremamente difícil, pois requer certos conhecimentos e habilidades. Se forem utilizadas ferramentas incorretas, há risco de danificar toda a unidade de elevação. Com movimentos cuidadosos, você precisa tentar inserir a corrente no lugar certo – na fechadura. Para garantir uma fixação segura, cole-o.
Atolamento de matéria durante o processo de subida ou descida. Esse problema ocorre com mais frequência após cinco anos de serviço e em produtos com corrente de plástico. Isso acontece porque as esferas da corrente deslizam uma em direção à outra, fazendo com que a distância mude e elas não fiquem posicionadas corretamente nas ranhuras. A solução é substituir a corrente por um novo produto. Para evitar tais problemas, é melhor escolher uma corrente de metal. Além disso, pode ser necessário substituir o dispositivo de controle.
As persianas de rolo e romanas são especialmente populares entre os designers devido à sua bela aparência, facilidade de uso e grande variedade de designs. Mecanismos de elevação permitem ajustar a quantidade de luz no ambiente, e todas as ações são realizadas sem esforço, em alguns casos remotamente. Para escolher o acessório certo, você precisa entender as características do dispositivo e o método de instalação, descrito acima. Esperamos que as informações tenham sido úteis para você e que você escolha facilmente a decoração ideal para as aberturas das janelas do seu apartamento.