Cortinas internas são usadas desde os tempos antigos. Cortinas servem como decoração para portas. Por um lado, elas são uma decoração e criam conforto, mas ao mesmo tempo têm certas funções: esconder uma parte do ambiente de olhares indiscretos, facilitar a movimentação entre os cômodos e também excluir luz desnecessária. Conclui-se que a presença de cortinas internas não indica riqueza e senso de estilo. Há situações em que você precisa conectar dois cômodos, mas a porta não é adequada para isso, por vários motivos: o tamanho da abertura, os móveis em ambos os cômodos, etc.
Contente
Possíveis opções para colocação de cortinas
- Para salas com muitas passagens e portas.
- Em quartos adjacentes.
- Para locais visitados com frequência - cozinha, corredor. Esses não são lugares para privacidade. Portanto, usar portas nesses lugares cria desconforto, e pingentes de bambu ou cortinas de miçangas serão a escolha certa.
Usar cortinas internas em vez de portas cria uma sensação de aconchego e celebração.
Tipos de cortinas de porta
- Tecido – um tipo padrão usado para decorar espaços internos. Este tipo está sempre na moda, assim como suas diversas variações (cores, desenho, relevo, etc.). Essa variedade de variações de cortinas de tecido torna possível selecioná-las para combinar com o interior da sua residência. O material do qual uma cortina de tecido pode ser costurada varia. Por exemplo, seda, veludo, algodão, linho e outros materiais).
- Cortinas de contas são um tipo exótico de cortinas de interior e raramente são encontradas em cômodos comuns. Este tipo é usado como uma alternativa às cortinas comuns. Eles acrescentam um visual positivo ao interior ao espalhar reflexos de luz por todo o ambiente. Uma das vantagens das cortinas de contas é que elas são fáceis de cuidar, mas a desvantagem é que elas têm apenas uma função decorativa.
- Cortinas de arco de porta de madeira e bambu são tipos comuns, frequentemente vistos no Japão. Essas cortinas podem ser apresentadas na forma de painéis deslizantes. Eles enfatizam a simplicidade do interior. Eles têm muito mais funções do que outras espécies. Cortinas feitas de bambu ou madeira são mais populares, pois são duráveis e também têm uma aparência natural. Ao mesmo tempo, eles são ambientalmente seguros para a saúde humana e ajudam a relaxar.
- Cortinas de linha são um tipo de cortina bastante exótico para arcos internos, assim como cortinas de contas (cortinas de contas são uma versão melhorada das cortinas de linha do que uma versão separada, mas ainda assim devem ser separadas). A estrutura dessas cortinas pode ser de diferentes parâmetros, tanto finas quanto grossas, de uma ou várias alças, e também vêm em cores diferentes. Ele se adapta a qualquer condição, mas não fica bonito em todos os lugares.
Decorar uma porta entre cômodos com cortinas
Qualquer tipo de cortina cabe em uma abertura padrão, desde as mais comuns – as de tecido – até as exóticas – cortinas feitas de miçangas. Eles se encaixarão bem no seu interior, sob uma abertura retangular.
Aqui estão alguns exemplos fotográficos de uso de cortinas internas de qualquer tipo, sob uma porta comum.
- Cortinas de tecido.
Eles são ideais para portas comuns, devido ao seu formato e método de uso, bem como à sua solidez. Afinal, esse tipo de cortina é muito bonito e tem muitas funções úteis.
- Cortinas de fios e miçangas.
Elas serão fáceis de usar e criarão lindos reflexos de luz (cortinas feitas de contas de vidro ou algo parecido). Elas também não criam uma barreira à passagem de ar, o que pode ser uma característica positiva e negativa dessas cortinas.
- Cortinas e painéis de bambu e madeira.
Um dos tipos mais simples e práticos. Eles ajudarão a fechar bem o espaço entre os cômodos, além de serem ecologicamente corretos e durarem muito tempo.
Mas para aberturas não padronizadas – arcos, semi-arcos e outras, a escolha é um pouco limitada. Para escolher uma boa opção para sua porta, você deve abordar a questão de forma responsável e sensata. As seguintes opções podem ser adequadas para arcos internos:
Cortinas de tecido podem parecer desagradáveis devido à sua cornija reta, mas se feitas corretamente, elas se encaixarão perfeitamente sob uma abertura arqueada.
Cortinas de fios e miçangas são uma das melhores opções, pois o tamanho de cada fio pode ser facilmente selecionado, escolhendo assim a opção ideal para sua porta. Este tipo de cortinas tem uma aparência bonita e será conveniente tanto para usar quanto para escolher os tamanhos ideais.
Persianas de bambu e madeira têm uso um tanto limitado em espaços internos arqueados, pois alguns tipos de painéis deslizantes não cabem em uma abertura arqueada, mas, de resto, são semelhantes a uma abertura normal. Essas cortinas ficarão muito boas em um arco interno.
Gostaria de analisar mais de perto a opção com cortinas de madeira. São cortinas não padronizadas, mas ao mesmo tempo eficazes, de vários formatos, comprimentos e estruturas. Suas partes constituintes são pequenos pedaços de madeira que podem ser colocados em diferentes espaços e formar um determinado padrão.
À primeira vista elas parecem simples, mas por trás dessa simplicidade está a complexidade da criação dessas cortinas. Cada conta, ou qualquer outro elemento, é amarrado em uma linha de pesca, linha ou arame forte. Cortinas de madeira são feitas de materiais de madeira duráveis e ficam leves e de bom gosto nas portas.
Existem muitos modelos diferentes de cortinas de madeira, todos eles diferentes em cores e componentes externos. Isso depende diretamente da qualidade da madeira e do seu processamento. Graças à cor natural da madeira, consegue-se um design harmonioso do espaço interior.
Aqui estão alguns exemplos dessas cortinas.
Na foto, as cortinas de madeira parecem lindas e sofisticadas, e combinam com o interior do apartamento.
Aqui as cortinas de madeira são apresentadas em forma de círculos, o que dá um ar elegante.
Pode-se concluir que cortinas internas são uma excelente substituição para portas comuns por vários motivos.
Primeiro, é mais barato instalar uma haste de cortina e pendurar cortinas nela do que instalar uma porta.
Em segundo lugar, os espaços interiores têm formatos diferentes e é difícil encontrar uma porta adequada para eles.
Em terceiro lugar, há muitas variações de diferentes tipos de cortinas – você pode escolher uma para quase qualquer cor e gosto, bem como para o seu interior.
Em quarto lugar, substituir a porta por algumas cortinas aumenta visualmente o espaço no ambiente.
Em quinto lugar, ao instalar uma porta, você precisa calcular tudo detalhadamente e com precisão para que a porta se encaixe perfeitamente e abra livremente; para cortinas, cálculos tão precisos não são necessários e expandir o espaço no ambiente também é muito importante.
Ao mesmo tempo, as cortinas também têm suas desvantagens.
- Eles não criam uma linha divisória entre os cômodos. Por exemplo, o espaço entre a cozinha e o escritório, neste caso a porta é uma necessidade, pois protegerá contra o cheiro que vem da cozinha e também ajudará a criar isolamento do ambiente em relação à cozinha.
- Há também lugares onde uma pessoa precisa de privacidade. Por exemplo, um banheiro, um quarto ou um escritório.
Cortinas internas acrescentam beleza, aconchego e conforto ao ambiente e geralmente mudam toda a imagem do ambiente de forma positiva, criando um interior elegante e original.