Cortinas curtas são aquelas cujo comprimento e largura não excedem as dimensões da abertura da janela. Esta solução tem uma série de vantagens: economia de material, menos complicações com lavagem e passagem, mais espaço livre no ambiente, possibilidades interessantes do ponto de vista do design.
Contente
- Cortinas curtas como ferramenta de designer
- Opções para decoração de janelas com cortinas curtas
- Opções inusitadas para decoração de janelas com cortinas curtas
- 5 dicas de designers profissionais: como trabalhar com cortinas curtas no interior?
- VÍDEO:
- 50 opções de cortinas curtas para o interior da sala de estar:
Cortinas curtas como ferramenta de designer
Existem vários fatores que podem levar um designer de interiores profissional a recorrer a cortinas curtas.
Em primeiro lugar, o uso de cortinas pequenas permite que você use a parte da parede ao redor da abertura da janela de forma mais eficaz. Coloque prateleiras ao redor da janela para guardar coisas, estenda o peitoril da janela, transformando-a em uma mesa ou assento completo.
Em segundo lugar, do ponto de vista artístico, cortinas curtas podem mudar visualmente as proporções de um ambiente. Eles reduzem visualmente a altura da parede na qual são colocados. E vice-versa, aumentam sua largura.
Por fim, essas cortinas são um marcador característico de alguns estilos.
País
Country é a personificação de um sonho de verão na aldeia com a avó, em sua pequena casa aconchegante, com uma abundância de colchas, tapetes e travesseiros. Nessas casas, é comum o uso de pequenas cortinas de correr com dobras, babados, laços e padrões florais.
Clássicos modernos
Observe! Historicamente, as tendências clássicas em design de interiores tendem a apresentar cortinas grandes e pesadas que vão até o chão. No entanto, os tempos modernos fizeram seus próprios ajustes nesse estilo. Hoje em dia, lambrequins e cortinas requintadas são frequentemente usados em uma versão mais curta.
Isso se explica pelo fato de que os clássicos saíram dos salões palacianos para o espaço de apartamentos comuns, que têm uma área limitada. E aqui, cortinas clássicas que vão até o chão parecem muito pesadas e ocupam muito espaço.
Minimalismo
Esse estilo é caracterizado pela exclusão de tudo que é desnecessário. Incluindo cortinas multicamadas que desorganizam o espaço. O minimalismo consiste em persianas finas, de rolo ou romanas, de uma única cor, fixadas diretamente na unidade de vidro.
Para as soluções de estilo listadas, cortinas curtas nas janelas são as mais comuns. No entanto, eles também são frequentemente encontrados em outras direções modernas do pensamento de design. Alta tecnologia, estilo ecológico, pop art, experimentos étnicos - todas essas tendências usam cortinas mais curtas de bom grado.
Opções para decoração de janelas com cortinas curtas
Só é possível sentir todas as possibilidades estéticas de tal solução por meio de exemplos específicos.
Área da sala de estar
A área para receber convidados com móveis estofados e uma mesa geralmente é preparada da forma mais aconchegante possível. Isto é conseguido através de uma seleção cuidadosa de decoração e tecidos. Travesseiros, toalhas de mesa, cobertores. E, claro, cortinas. Por isso, a escolha de cortinas para a sala de estar deve ser encarada com atenção especial.
É interessante observar a transformação das casas de veraneio, atualizadas com detalhes brilhantes cuidadosamente selecionados.
Observe! Para um estilo campestre, cortinas de tecido brilhante que combinem com a cor de outros elementos decorativos têxteis são adequadas. E essa regra não funciona apenas para casas de madeira leves de verão. Para decorar a sala de estar de um apartamento na cidade neste estilo, você também deve levar este ponto em consideração.
Uma grande variedade de modelos de cortinas podem ser usados. Como você pode ver na foto das cortinas curtas para a sala de estar até o peitoril da janela, persianas de rolo mais ascéticas e persianas romanas também ficam ótimas. Principalmente se a área de hóspedes fizer parte do espaço da cozinha.
Em um estilo clássico estrito, a atitude em relação à cor das cortinas é completamente diferente. Deveria ser moderado, silenciado. É aceitável usar padrões de plantas se eles combinarem com o padrão do papel de parede, piso ou tecidos.
Salão
O hall de um apartamento na cidade ou de uma pequena casa particular geralmente combina diferentes funções. Ainda é a mesma sala de estar, mas também é uma sala de jantar, uma biblioteca, uma sala de jogos, às vezes um quarto e assim por diante. Uma característica desta sala, comum à maioria dos casos, são as suas dimensões significativas e a variedade de conteúdos funcionais.
Observe! Tetos altos de vários níveis, cornijas, estuque e aberturas de janelas alongadas verticalmente são percebidos de forma muito interessante em combinação com pequenas cortinas. Nesse caso, a cortina se torna um elemento decorativo, enfatizando o tamanho impressionante e a complexidade do ambiente. Essa técnica também funciona para estilos modernos que carecem de excesso de detalhes arquitetônicos.
Corredor de uma casa particular
Em apartamentos, o corredor geralmente é privado de luz natural. Em casas particulares a situação é diferente. O corredor de uma casa de campo geralmente tem janelas para as quais é preciso selecionar cortinas.
Às vezes, persianas "romanas" são instaladas diretamente na porta de entrada, seja ela total ou parcialmente transparente.
Observe! Um tema comum na decoração de pequenos cômodos secundários é a proibição do excesso. Dobras e cortinas multicamadas, que ficam ótimas no corredor, na cozinha ou no escritório, parecerão supérfluas e de mau gosto aqui.
Opções inusitadas para decoração de janelas com cortinas curtas
Além das conhecidas cortinas de correr, retas ou plissadas, de rolo ou romanas, também há opções mais originais. Por exemplo, diferentes tipos de lambrequins.
Um lambrequim é um elemento têxtil horizontal localizado na parte superior da abertura de uma janela, cuja largura é igual ao comprimento da cornija. Eles variam em densidade, forma e altura.
- Há cortinas que lembram uma fita larga e intrincadamente torcida. Geralmente são feitos de tecido leve e translúcido.
- Uma alternativa são lambrequins de 30-40 centímetros de comprimento. Eles são decorados com dobras, borlas e laços. Geralmente nesses casos eles usam tecidos grossos - chita, jacquard, cetim. Este tipo de cortinas é muito adequado para cozinha, quarto de criança, escritório, sala de estar, hall, banheiro e assim por diante.
- Por fim, uma opção interessante é um lambrequim de tule para o peitoril da janela. São ondas suaves e transparentes. Este tipo de cortinas de janela pode ser assimétrica, multicamadas, de duas ou até três cores.
5 dicas de designers profissionais: como trabalhar com cortinas curtas no interior?
- Seleção de modelo
A seleção de um modelo deve ser baseada no estilo do ambiente e nas especificidades de como você pretende usar a janela. Preferências pessoais também importam.
Observe! Alta tecnologia, minimalismo, construtivismo e vanguarda não combinam com laços e cortinas. Mas art déco, barroco, rococó, ao contrário, ficarão estranhos com cortinas retas e uniformes.
- Escolhendo um esquema de cores
O tom das cortinas deve ser diferente do das paredes. É preferível selecionar tecidos que sejam mais escuros que o papel de parede ou, inversamente, mais claros em pelo menos alguns tons. As exceções são interiores muito claros, construídos com uma combinação de tons de branco, quando as cortinas literalmente “se dissolvem” no espaço geral.
- Combinando cortinas com outros elementos internos
A decoração das janelas deve estar em harmonia com os cobertores, colchas, travesseiros, toalhas de mesa e outros elementos de tecido presentes no ambiente. Combine-os em cores e padrões.
Observe! Se o ambiente tiver papel de parede com estampa grande, opte por cortinas lisas. Ou produtos que repitam exatamente o padrão das paredes - mas é muito difícil encontrar ou fabricar tais itens.
- Escolha do tecido
Existem requisitos gerais para o material: ele deve ser fácil de lavar e não desbotar no sol. Caso contrário, não há regras. Tule, organza, jacquard e chita têm o mesmo direito de existir. Ao escolher uma opção específica, você deve confiar no seu gosto, tocar diferentes tecidos com as mãos e usar a imaginação.
- Combinando diferentes tipos de cortinas
Outra vantagem dos tecidos encurtados nas janelas é que eles podem ser facilmente combinados com diferentes tipos de cortinas. Cortinas curtas e longas, pesadas e leves. Realmente há muitas possibilidades.
Nas mãos certas, cortinas curtas são uma ferramenta interessante que permite adicionar completude e aconchego ao interior da sua casa. Eles são usados ativamente tanto por designers experientes quanto por pessoas comuns.