Cortinas para sala de estar, quarto ou quarto de criança há muito deixaram de ser apenas um elemento funcional. Eles são usados para decorar um ambiente, tornando-o aconchegante e romântico. E novas opções de design abrem um amplo campo para a imaginação.
Contente
- Cortinas para sala: opções, combinações por estilo, exemplos
- Cortinas duplas para sala de estar, descrição
- Cortinas duplas em uma fita de cortina: descrição, características, fotos
- Cortinas duplas noturnas para a sala de estar: o que há de especial, transmissão de luz, exemplos no interior
- Os melhores exemplos e opções para usar cortinas duplas no interior da sala de estar, foto
- Vídeo sobre como selecionar e costurar cortinas duplas de seda e veludo
- Foto de cortinas duplas
Cortinas para sala: opções, combinações por estilo, exemplos
A sala de estar de uma casa ou apartamento é um cômodo especial. Os convidados se reúnem aqui para a próxima celebração, e todas as noites a grande família se reúne para compartilhar como foi o dia e os planos para o futuro. Isso significa que o salão deve ser espaçoso e, ao mesmo tempo, aconchegante. Deve ter uma atmosfera acolhedora e caseira. E o design do espaço da janela desempenha um papel importante para atingir esse objetivo.
É importante que o esquema de cores das cortinas combine com o estofamento dos móveis e elementos decorativos. Aliás, a cor influencia muito a atmosfera de um ambiente. Por exemplo, decorar um interior em tons de vermelho pode causar agressão, enquanto um ambiente com cortinas ou paredes pretas pode levar os visitantes ao desânimo.
O esquema de cores mais popular para a sala de estar é considerado o marrom com todos os seus derivados. Parece calmo e nobre, propício à comunicação. A vantagem do marrom é sua combinação harmoniosa com diferentes cores: azul, turquesa, dourado, bordô e outras.
Cortinas turquesa do design mais simples se tornarão um elemento brilhante em qualquer design. As almofadas do sofá do mesmo tom e a presença do turquesa na pintura criam a impressão de um conjunto harmonioso.
Recomenda-se escolher os tons de cinza com especial cuidado, pois o interior da sala será percebido em função da saturação das cortinas.
O cinza aço em estilo clássico (foto) combina bem com o lustre, assim como o formato incomum das cornijas. Móveis claros “diluem” o fundo geral.
Cortinas duplas para sala de estar, descrição
Persianas romanas duplas: exemplos, descrição, fotos
O número de fãs de cortinas de camada dupla está crescendo. Este modelo permite criar um interior interessante com base em vários tons básicos. O design se destaca pela melhor funcionalidade, pois permite regular o grau de iluminação do ambiente.
Vantagens das cortinas duplas:
- O design simples simplifica a manutenção – lavar e passar.
- Externamente são muito semelhantes aos clássicos, têm um aspecto elegante e luxuoso.
- Elas harmonizam com diferentes variações de cortinas e são apropriadas em qualquer interior.
- Eles não desbotam porque é usada uma camada especial de proteção UV.
Ao criar um “dueto” de cortinas, uma grande variedade de tecidos pode ser combinada. Na maioria das vezes, um conjunto é selecionado com base no grau de transparência: um tecido é mais transparente, enquanto o outro, ao contrário, é denso e não deixa entrar luz. Coloque tule ou organza mais perto da janela e um tecido grosso por cima. Às vezes, a combinação oposta é usada: primeiro um tecido grosso e depois um tule leve.
Para cortinas duplas, é usada uma cornija de duas camadas para que cada painel tenha sua própria direção e possa se mover livremente. Existem modelos em que as camadas são conectadas entre si e colocadas sobre uma única guia.
As persianas romanas de camada dupla são uma solução moderna e muito conveniente para um interior lacônico. Parecem simples, mas têm seu charme. Esses modelos de camada dupla complementam perfeitamente as janelas modernas e acrescentam um charme especial.
Outra versão atual de cortinas romanas duplas é a “dia-noite”. Duas telas, cada uma controlada de forma independente. A cortina escura absorve completamente a cor, e a segunda é transparente. O design é muito funcional, pois permite criar qualquer nível de iluminação no ambiente.
É interessante que essas cortinas não sejam feitas apenas em tons de preto e branco. Outra opção são as persianas romanas verdes diurnas e noturnas.
O mecanismo é simples: usando um cordão ou corrente, um painel se move em relação ao outro, regulando a iluminação do ambiente. Os designs modernos são controlados por um acionamento elétrico.
Tule duplo para sala de estar, descrição, transparência, exemplos e fotos
O tule duplo para sala de estar é outra aposta certeira em design de interiores. Tradicionalmente, o tecido fino era usado como um complemento para uma cortina grossa e, às vezes, se não houvesse necessidade de proteção completa contra a luz, como um elemento independente. Hoje em dia, você pode decorar uma abertura de janela com duas camadas de tule. Este modelo tem variações.
Por exemplo, um tule simples e arejado, sem padrão, é complementado por um tule texturizado contrastante, criando um design interessante. Embora ambos os tecidos sejam transparentes, quando combinados eles podem criar um leve sombreamento no ambiente.
Outra opção. Um tule de cor aço bastante denso combinado com tule branco de transparência média. O design é interessante devido à sua fixação incomum na cornija.
Para adicionar exclusividade ao interior, você pode usar diferentes tipos de tule (com ou sem estampa), alternando-os com cortinas grossas. Esta solução de design incomum também tem seu lugar.
Mas a versão mais comum do tule duplo se parece com isso: dois painéis brancos, apenas um com um padrão estampado e o outro liso.
Claro que o tule, mesmo duplo, dificilmente protegerá completamente dos raios solares, mas esse modelo certamente decorará o interior da sala de estar.
Cortinas duplas em uma fita de cortina: descrição, características, fotos
Ao decidir pendurar cortinas duplas, a questão principal é como elas serão fixadas. Essas cortinas podem ser penduradas no teto ou na cornija da parede. Os mais comuns são os modelos de duas ou três camadas, para que cada fileira de cortinas deslize de forma independente. Esta é a opção mais funcional, permitindo ajustar o nível de iluminação. Mas se desejar, você também pode usar um varão de cortina com uma direção. Neste caso, as telas devem ser fixadas primeiro na fita de cortina. A densidade e o peso do tecido são de grande importância. Normalmente, duas camadas de tule ou outros tecidos muito leves são fixadas na fita.
Obviamente, a fixação simultânea permite criar um design incomum para decoração de janelas. Parece muito bonito. E soltando ambos os painéis dos suportes, ou abaixando a persiana, você pode proteger o ambiente do excesso de luz.
A foto mostra cortinas duplas em uma combinação brilhante. E neste caso, o tecido mais leve fica por cima, e a cortina grossa fica mais próxima da janela. Os painéis são costurados na fita da cortina e presos a uma única haste de cortina.
Cortinas duplas noturnas para a sala de estar: o que há de especial, transmissão de luz, exemplos no interior
A julgar pelo nome, pode-se concluir que tais cortinas devem fornecer proteção máxima contra a luz e, se possível, contra o ruído. Para garantir a opacidade, é utilizado um tecido blackout especial ou um tecido grosso comum em duas camadas.
O material Blackout foi desenvolvido na Finlândia. E isso é compreensível, porque durante as noites brancas você precisa escapar da luz de alguma forma. O tecido é 100% sintético e é composto por três camadas: a externa branca atua como refletor; o do meio é o mais grosso e oferece proteção contra a luz; A terceira camada desempenha uma função decorativa e pode ser lisa ou ter um padrão.
Hoje em dia, o blackout é o meio mais confiável de eliminar o excesso de luz. No interior, o tecido opaco tem um visual estiloso e elegante. Pode ser usado em diferentes soluções estilísticas.
Cortinas duplas são feitas de várias camadas de tecido (duas ou mais) e têm um forro de tecido como proteção adicional contra a luz. A propósito, você pode fazer essas cortinas com suas próprias mãos, já que o design consiste em painéis retangulares, sem nenhuma adição.
Neste caso, a funcionalidade da estrutura é garantida por uma persiana de rolo feita de material espesso. Primeiro abaixando-o e depois conectando as cortinas, você pode obter opacidade completa.
Cortinas noturnas também podem ser em tons claros. Neste caso, a densidade e a textura do tecido são de maior importância.
Os melhores exemplos e opções para usar cortinas duplas no interior da sala de estar, foto
Uma solução maravilhosa para o interior da sala de estar: cortinas de camada dupla em tons suaves. Uma camada é lisa, a segunda é impressa. O design é complementado por tule leve.
Uma solução brilhante para um interior não trivial é uma combinação de vermelho com amarelo ou dourado. A camada superior é ligeiramente menor que a camada principal de cor sólida e é amarrada com um nó regular. Combinado com tule dourado estampado, o resultado é uma composição requintada.
Outra solução não padronizada para cortinas duplas. A camada superior parece estar escondida nas dobras do tecido inferior. Parece muito impressionante.
Cortinas duplas são uma dádiva para aqueles que estão cansados da abordagem conservadora à decoração de janelas. Você quer se expressar e mostrar seu nível de individualidade? Então cortinas de camada dupla são definitivamente sua opção.