Hoje em dia, os designs das janelas de telhado se distinguem pela sua originalidade. Podem ser inclinadas, aberturas de cornija no telhado, estruturas que se transformam em varanda, extensões e elementos decorativos adicionais. Mas depois de instalar as janelas, surge imediatamente a pergunta: como proteger o ambiente do fluxo de luz que penetra em excesso na casa no verão? Afinal, o formato não padronizado das aberturas e a posição inclinada complicam a tarefa. A solução mais racional é instalar persianas especiais nas janelas do telhado.
Contente
Como surgiram as janelas de mansarda?
A primeira pessoa a sugerir o uso do espaço sob o telhado para criar uma sala de estar foi o arquiteto François Mansart, no século XVIII. O design dos quartos revelou-se inusitado. A ideia agradou aos europeus pela originalidade e pela possibilidade de aproveitar espaços de sótão. Mas essa ideia simples e engenhosa tinha uma desvantagem significativa: falta de luz. O problema foi resolvido no século XX pelo engenheiro dinamarquês Willum Kann Rasmussen. Ele criou janelas de mansarda inclinadas.
Tipos e características
As janelas de mansarda estão localizadas no nível mais alto da casa. Elas são usadas para iluminar o ambiente diretamente sob o teto. Por isso, sua principal característica é a inclinação e os formatos inusitados. O design pode ser diferente:
- Chanfrado. O tipo mais comum de "claraboia" de sótão. Montado verticalmente no teto. Devido às inclinações angulares do telhado, a abertura é chanfrada.
- Cornija ou fachada. Uma janela retangular padrão regular, mas instalada em uma parede sob o telhado.
- Sacada. Quando as seções de vidro que vão até o chão são abertas, parece uma saída para uma galeria. Algumas opções têm terraços de fácil acesso.
- Panorâmico. Elas ocupam uma grande área da inclinação do telhado. Elas deixam entrar bastante luz e tornam o ambiente mais espaçoso.
Métodos de sombreamento
Proteger o sótão é uma questão muito urgente. Afinal, no verão, sem proteção contra a luz, a área sob o telhado esquenta duas vezes mais rápido. As aberturas do sótão têm suas próprias características específicas: uma linha de declive oblíqua e configurações não padronizadas. Portanto, apenas certos tipos de dispositivos de proteção solar são adequados para eles. De acordo com o tipo de instalação, eles são divididos nos seguintes tipos:
- Interno. Instalado em ambientes internos.
- Externo. Proteger da luz externa.
Os seguintes são dispositivos internos de filtragem de luz:
- Persianas de enrolar com guias laterais.
- Persianas plissadas.
- Painéis de tecido blackout.
- Persianas de alumínio e plástico.
Persianas de enrolar com guias laterais
As persianas de rolo são fixadas nas laterais por meio de guias. Isso elimina a flacidez da lona, o que é importante para estruturas inclinadas. Se as persianas estiverem em altura, elas devem ser equipadas com um mecanismo de controle remoto.
Prós
- Simplicidade de design.
- Fácil instalação.
- Proteção confiável contra a luz.
- Preço baixo.
- Uma grande seleção de modelos em cores e texturas.
- Boa fixação em superfícies inclinadas devido às guias laterais.
- Muitas opções de montagem – na parede e no teto, dentro da abertura, em cada folha.
Contras
- O design não é particularmente durável. Ele terá que ser operado com extremo cuidado.
- Alguns modelos são fixados com fita especial. Em altas temperaturas a cola pode derreter.
Persianas plissadas
Externamente elas parecem persianas comuns. Mas elas não são feitas de tiras de lamelas, mas sim de tecido (poliéster), que se dobra “como uma sanfona” quando levantado. As persianas plissadas são feitas em diferentes tamanhos e cores. Esses dispositivos de proteção solar também são usados para escurecer cômodos sob o telhado.
Prós
- Adequado para qualquer configuração, até mesmo as menos padronizadas.
- Economizando espaço. Persianas "plissadas" podem ser instaladas em cada faixa. A área do peitoril da janela permanecerá livre.
- O prático sistema de controle permite montar proteção contra luz em superfícies localizadas em ângulo.
- Durabilidade. O material plissado é impregnado com um composto que repele poeira e mantém o formato do tecido por muito tempo.
Contras
- Cuidados complexos. O tecido deve ser monitorado constantemente – lave somente à mão (a 30⁰). Para cuidados cosméticos, basta limpar a superfície com uma esponja macia.
- Alto custo devido ao complexo processo de produção.
Painéis de tecido blackout
Feito de tecido opaco e absorve luz em 80-90%. Elas permitem que você sombreie quase completamente o ambiente, justificando seu nome (do inglês “black-out” escurecimento). Uma opção relevante se você planeja converter a área do sótão em um quarto.
Prós
- Excelente proteção contra luz. A textura densa permite criar escuridão total mesmo nos dias mais claros.
- Capacidade de absorção sonora (coeficiente – 30).
- Fácil de cuidar. O tecido da persiana blackout é fácil de lavar e não precisa ser passado.
- O tecido repele poeira e é resistente ao desbotamento e danos mecânicos.
- Muitas vezes, as persianas de tecido são impregnadas com um composto resistente ao fogo.
- Altas qualidades estéticas.
- Grande variedade de designs. Qualquer desenho ou foto pode ser aplicado nas persianas de rolo. Isso lhe dá a oportunidade de criar um interior original de acordo com seu próprio design.
Contras
- Alto custo. Os painéis blackout passam por muitas etapas de processamento durante a produção. É por isso que essas "cortinas" não são baratas.
Persianas
Eles são feitos de alumínio fino, plástico, bambu e um novo modelo é o isolite. As ripas não obstruem o panorama, mas ao mesmo tempo protegem os cômodos da luz solar. Permite regular o fluxo de luz que entra no ambiente. Para aberturas inclinadas, as persianas com guias feitas de cordas de aço, mascaradas na parte superior com plástico ou alumínio, são as mais indicadas.
Prós
- Ajuste de iluminação. As ripas podem ser giradas em um determinado ângulo. Isso torna possível deixar entrar mais ou menos luz no ambiente. Ao fechar bem a estrutura, você pode isolar o ambiente de olhares curiosos.
- Compatibilidade. As persianas são facilmente combinadas no interior com tule e cortinas.
- Fácil cuidado. Basta limpar a superfície com uma esponja macia de vez em quando.
- Possibilidade de reparação. Uma lamela quebrada pode ser facilmente substituída por uma nova.
- Preço acessível.
Contras
- As ripas geralmente emitem ruídos durante a ventilação ou quando expostas a correntes de ar.
- Em alguns casos, o reparo de ripas individuais não é possível.
Os dispositivos externos de proteção contra luz incluem:
- marquesa;
- persianas de enrolar.
Marquesa
Externamente parece uma persiana de tecido, mas é instalada na parte externa. O tecido é feito de malha fina de polímero. Este material de malha é capaz de bloquear a luz em 60%. Ao mesmo tempo, os toldos não permitem que o vidro superaqueça e protegem eficazmente do calor. Instalado em modelos com design giratório ou basculante. O grau de abertura/fechamento do toldo é facilmente ajustado e fixado com ganchos especiais.
Prós
- Oferece boa proteção contra feixes de luz. Ao mesmo tempo, não obstrui a visibilidade.
- Protege o vidro contra superaquecimento. Graças aos toldos no sótão, a temperatura pode ser reduzida para 5⁰ no verão.
- Possibilidade de controle automático através de painéis solares. Neste caso, o mecanismo remoto não requer fiação até o sótão.
- Permite ventilar o ar sem levantar as persianas. A marquise é fixada firmemente à estrutura, de modo que a travessa pode ser aberta em qualquer ângulo.
Contras
- Não forneça escurecimento completo.
Persianas de enrolar
Na aparência, elas parecem persianas. As persianas de enrolar também são equipadas com lâminas de aço ou alumínio. Mas o princípio de operação é um pouco diferente. As persianas são levantadas em um eixo que gira para enrolar a lona.
Prós
- Oferece proteção confiável contra a luz solar.
- Oferece blackout absoluto.
- Proteja do calor no verão. No inverno, a perda de calor é reduzida em aproximadamente 20%.
- Eles desempenham uma função de segurança. Eles podem proteger contra roubos.
Contras
- Preço alto.
- Complexidade da instalação.
As persianas de rolo são a escolha perfeita para sombrear o sótão
Hoje em dia, cada vez mais pessoas preferem grandes vidros panorâmicos. E se tal estrutura aparecer no telhado, o design será ultramoderno. Mas surge um problema. Será muito difícil fazer sombra em inserções de vidro tão grandes. As persianas de rolo com guias laterais para janelas panorâmicas são consideradas o melhor meio de proteção contra o sol hoje em dia por vários motivos: são fáceis de selecionar de acordo com o tamanho de aberturas gigantes, são fáceis de operar e são firmemente fixadas.
Este dispositivo simples e prático é um pedaço de tecido que é enrolado em um eixo usando um mecanismo especial. O design tem outro nome: persiana de rolo de tecido. Quando dobrado, parece um rolo. Persianas de enrolar parecem mais apresentáveis do que persianas. Elas são mais práticas do que cortinas de tecido comuns. E o mais importante, eles permitem que a tela fique firmemente fixada, o que evita que ela ceda em uma superfície inclinada.
Existem várias opções de materiais para persianas de rolo:
- Black-out – cria o escurecimento completo do ambiente devido à tecelagem especial ou impregnação especial.
- Tela – permite que você permaneça invisível do lado de fora, mas os panoramas externos são claramente visíveis do lado de dentro.
Eles são montados de várias maneiras:
- No quadro.
- Dentro da abertura.
- Acima da abertura.
Importante. Para segmentos grandes, são selecionadas persianas de enrolar com barra inferior reforçada. Ele deve segurar a tela firmemente por baixo.
Uma persiana de rolo separada pode ser instalada em cada segmento. Eles podem ser gerenciados separadamente ou centralmente.
Persianas Velux para janelas fora do padrão
Velux é uma empresa fundada por Villum Kann Rasmussen. A empresa produz materiais de construção para a implementação das soluções de design mais originais na concepção de interiores de sótãos. Além disso, a empresa Velux produz uma série completa de cortinas de proteção solar para janelas de telhado de configurações não padronizadas e produz acessórios decorativos para elas.
As persianas Velux para janelas de telhado são de diferentes tipos:
- Persianas.
- "Plissado"
- Persianas de enrolar.
- Enrolado.
- Romano.
- Painéis japoneses.
- Cortinas blackout.
A principal vantagem desta marca é a qualidade dinamarquesa, durabilidade, materiais inofensivos e uma ampla variedade. A empresa Velux existe há mais de 70 anos e é considerada a marca mais forte do setor de materiais de construção. É famosa por suas soluções não padronizadas e ultramodernas, principalmente na área de design de sótãos. Utiliza desenvolvimentos científicos na criação de todos os seus produtos. Para isso, a cada dois anos, os especialistas da empresa realizam simpósios onde são estudadas questões de iluminação natural e conservação de energia.
Vídeo: Instalando persianas Velux em uma janela de telhado
https://www.youtube.com/watch?v=MaE3jM2P66U