Persianas de rolo "Dia-Noite" - uma nova palavra em sistemas de proteção solar para janelas. O objetivo principal do novo produto continua o mesmo das cortinas têxteis convencionais, persianas ou persianas romanas: controle do nível de iluminação. Mas graças à tecnologia inovadora que permite ajustar a iluminação do ambiente, da escuridão total à sombra parcial e à iluminação brilhante, as persianas de rolo diurnas e noturnas estão se tornando cada vez mais populares.
Contente
- Descrição, características distintivas
- Como funcionam as persianas de enrolar dia-noite?
- De que é feito o tecido?
- Tipos de persianas de enrolar para janelas diurnas e noturnas
- Tipos de persianas de rolo "zebra" por tipo de controle
- Como instalar persianas de rolo diurnas e noturnas em janelas de plástico?
- Opções para usar tecidos para cortinas diurnas e noturnas no interior
- Vídeo sobre como instalar uma persiana de rolo com linha de pesca
- Ideias de fotos para decoração de janelas com cortinas “Dia-Noite”
Descrição, características distintivas
“Dia-Noite” é um design simples que consiste em apenas três partes: uma tela de tecido, um eixo giratório e um tubo de ponderação. O tipo fechado também inclui uma caixa de plástico.
O princípio de funcionamento é aproximadamente o mesmo da maioria das persianas de rolo. Mas há uma diferença significativa. Nas persianas convencionais, o tecido é composto por uma única camada e é abaixado apenas de um lado do eixo de acionamento. O sistema dia-noite é duplo e consiste em duas camadas. O tecido está localizado em ambos os lados do eixo.
Como funcionam as persianas de enrolar dia-noite?
A tela é feita de tiras de tecido de densidade variada – do translúcido ao opaco. Elas são dispostas alternadamente, e é por isso que as persianas de rolo diurnas e noturnas são frequentemente chamadas de “zebra”. À medida que o eixo gira, o tecido passa em círculo, com as tiras se sobrepondo para criar o grau de iluminação desejado. Quando duas tiras transparentes são combinadas, uma luz suave e difusa entra no ambiente. Se a faixa transparente estiver coberta por uma densa, o ambiente ficará em semi-escuridão.
Este design permite transições de luz suaves, permitindo a entrada da quantidade necessária de luz no ambiente. Ao mesmo tempo, a pessoa dentro da sala permanece invisível aos olhares curiosos de fora.
De que é feito o tecido?
O tecido é feito de materiais sintéticos de alta qualidade com impregnação de Teflon. Graças a isso, o material é fácil de cuidar: é fácil de limpar, repele poeira, é altamente durável e antiestático. Além da maior funcionalidade, as persianas de rolo têm excelentes características de design.
Listras transparentes parecem organza. Listras densas podem ser feitas em várias variações: lisas, decoradas com padrões, com revestimento brilhante. Uma ampla gama de cores permite que você escolha um modelo que se adapte a qualquer design de ambiente.
Tipos de persianas de enrolar para janelas diurnas e noturnas
A escolha de persianas zebra enroladas em termos de design e textura é enorme. De acordo com seu design, eles vêm em dois tipos:
- Abrir. Um sistema simples em que o rolo de tiras não é coberto com plástico protetor. A tela desce livremente do eixo.
- Fechado. A caixa esconde o eixo com tecido.
Abrir
Seu design é elementar: a tela é fixada a um eixo com mecanismo giratório. Há uma barra de ponderação na parte inferior.
Este tipo de sistema de proteção contra luz tem várias vantagens claras:
- Fácil de montar e desmontar.
- Simplicidade do dispositivo.
- Preço baixo.
- Possibilidade de instalação em janelas com dimensões não padronizadas.
- Uma ampla seleção de tecidos para qualquer interior.
Outra vantagem é que, ao contrário de muitos produtos dessa classe, a zebra pode ser montada em quase qualquer lugar: diretamente no batente da janela, dentro da abertura, na parede ou no teto. Há também fixadores que são instalados com fita adesiva. Não há necessidade de furar a janela ou a parede. Existem vários métodos de instalação:
- Acima da abertura da janela. Adequado para janelas sólidas sem caixilhos.
Cortina sobre a abertura da janela com montagem na parede - Em cada caixilho da janela. Uma opção ideal para janelas onde ambas as folhas abrem.
Colocação em caixilhos de janelas de plástico - Dentro da abertura. Isso economiza espaço no peitoril da janela.
Colocando cortinas dentro da abertura da janela
Fechado
O design é mais complexo, mas seus componentes básicos são os mesmos do tipo aberto: tela, eixo, mecanismo de controle, barra inferior. O tipo fechado tem peças adicionais: uma caixa, guias, grampos. Um eixo com um rolo de tecido está escondido sob a caixa. As guias cobrem a lateral do tecido e, usando fitas especiais e grampos, fixam-no ao bastidor.
Vantagens das persianas de enrolar do tipo fechado:
- Longa vida útil. A caixa protege o material contra poeira, sujeira e danos.
- Possibilidade de automação por mecanismo controlado por controle remoto.
- Excelente fixação. O material se ajusta perfeitamente à janela graças à fixação do cassete em formato de U.
- Ajuste suave. As guias ajudam a tela a subir e descer uniformemente, sem solavancos.
- Aparência elegante. Graças à boa fixação, a estrutura fica com um aspecto mais organizado.
Tipos de persianas de rolo "zebra" por tipo de controle
- Corrente. É controlado por uma corrente de plástico. Se você puxá-lo, o mecanismo de rotação será iniciado. Para pará-lo, você só precisa parar de controlá-lo. A tela será travada automaticamente na altura desejada.
O controle por corrente é a maneira mais comum de regular cortinas. - Remoto. O acionamento elétrico não requer fiação elétrica. O motor tem uma bateria interna que é carregada usando um adaptador. Ao mesmo tempo, a carga dura muito tempo - 6 meses ou mais. A automação é controlada por meio de um controle remoto.
Você não precisa se levantar do sofá para abrir uma cortina elétrica - Com mola. O controle não automático é realizado com a ajuda de uma mola, que mantém o eixo de enrolamento sob tensão o tempo todo para enrolar a banda. Há um mecanismo especial para travá-lo na posição fechada. Pode ser uma alça, um gancho, um anel ou um furo na barra inferior.
Como instalar persianas de rolo diurnas e noturnas em janelas de plástico?
Antes de instalar a zebra, você precisa decidir onde ela será colocada: nos caixilhos, na parede ou na abertura da janela. Em seguida, a instalação é realizada dependendo do tipo de fixação. Existem três tipos de fixação:
- Com parafusos auto-roscantes.
- Colchetes.
- Com fita especial.
Instalação com parafusos auto-roscantes
- Montamos a persiana e instalamos o mecanismo de corrente no lado onde será conveniente para você operá-la.
- Fazemos marcações no perfil com um lápis: marcamos a localização do primeiro suporte. Perfuramos um furo e instalamos um pino. Nós parafusamos a fixação.
- Marcamos o local da segunda fixação. Para evitar distorções, utilize um nível. Instalamos o segundo suporte.
- Em seguida, a instalação é realizada de acordo com as instruções que acompanham o dispositivo.
Importante. Para evitar que a cortina fique caída, é recomendável instalar adicionalmente uma linha guia ou barbante.
Instalação com suportes
Neste caso, são utilizados suportes com fita especial. Este tipo de fixação é mais adequado para janelas com caixilhos. As instruções de instalação são assim:
- Remova a película protetora da fita na parte de trás dos suportes.
- Fixamos os suportes na faixa aberta por cima.
- Montamos a estrutura conforme o diagrama anexo ao manual.
Instalação com fita
A maneira mais fácil de consertar uma persiana de rolo, já que não é necessário fazer furos.
- Tratamos o perfil da janela com um composto desengordurante especial nos locais onde a faixa de pedestres será instalada.
- Retiramos a camada protetora da fita e colamos no perfil.
- Realizamos a instalação de acordo com as instruções.
Importante. Antes de colar, a fita precisa ser aquecida um pouco. Dessa forma ele ficará melhor fixado no perfil. Use um secador de cabelo comum para esses fins.
Opções para usar tecidos para cortinas diurnas e noturnas no interior
As persianas de rolo diurnas e noturnas não servem apenas como um filtro de luz, mas também desempenham uma função decorativa. Os designers desenvolveram diversas regras que ajudarão a decorar o ambiente e resolver alguns problemas de planejamento.
- Para cômodos pequenos, persianas de rolo que combinem com a cor das paredes são adequadas.
- Em salas grandes, cortinas contrastantes podem ser usadas. Mas elas devem necessariamente ecoar a cor de vários detalhes do interior.
Listras horizontais ficam ótimas em janelas grandes e panorâmicas. - É melhor escolher tons calmos, mas frescos, para a cozinha. Tons ideais: pistache, rosa, coral.
- Para o quarto, tons de café, menta, bege e lavanda são ideais.
A escolha da cor da cortina depende do esquema de cores do interior - Tons pastel e chocolate, assim como tons metálicos, são adequados para a sala de estar.
Cortinas “Dia-Noite” na sala de estar em estilo ecológico
Importante! A cor das cortinas deve ser complementada por vários itens da mesma cor no interior.
A simplicidade do design, a possibilidade de várias fixações nas janelas, instalação em cada caixilho ou cobertura completa da abertura da janela, bem como uma variedade de padrões de tecido são as vantagens indiscutíveis das persianas de rolo diurnas e noturnas.
Necessário
Necessário