As cortinas desempenham um papel importante no design de interiores. A produção têxtil oferece uma enorme variedade de cortinas, persianas e drapeados de diferentes cores, tamanhos e preços. Você pode comprar acessórios para janelas em uma loja, encomendá-los de artesãos ou costurá-los você mesmo, escolhendo características individuais. Tecnicamente, fazer cortinas não é um processo complicado, você só precisa comprar os materiais necessários e ter uma máquina de costura à mão.
Contente
- Costurar cortinas para janelas
- Cortinas sob medida
- Costurando cortinas com suas próprias mãos
- Fazendo cortinas com instruções passo a passo
- Tipos de cortinas para autocostura
- Encomendar algo personalizado ou comprar pronto?
- VÍDEO: Cortinas DIY em 15 minutos.
- 50 opções estilosas de cortinas faça você mesmo:
Costurar cortinas para janelas
Uma casa com janelas decoradas com tecidos sempre transmite aconchego. É agradável estar nele, conversar ou relaxar. Para decorar o interior com cortinas, é necessário levar em consideração as regras que afetam a aparência deste item decorativo e o ambiente ao redor.
- Tipo de instalações. Dependendo se a cortina é destinada à sala de estar, quarto, cozinha ou escritório, ela vai variar em cor, severidade e tipo de tecido. Por exemplo, para um ambiente de trabalho, molduras monocromáticas e insaturadas em tons pastéis são adequadas, e em um quarto infantil você pode usar cores brilhantes com inserções.
Uma decoração de janela adequada é garantia de que seu design será perfeito em todos os aspectos. - Tamanho da janela. As cortinas precisam ser ajustadas à abertura do formato desejado.
- Comprimento da cornija. A costura das cortinas depende da quantidade de material disponível, levando em consideração as dobras.
- Estilo interior. Se o quarto for decorado em bordô, as cortinas devem ter tons combinando. Por exemplo, o minimalismo não exige saturação brilhante e fantasias nítidas, mas o boho combina todas as cores para a expressão liberada da personalidade.
A escolha dos tecidos deve ser feita com cuidado especial, determinando o estilo, o material, a cor, a decoração e os elementos de design ideais para você. - Saturação de iluminação. O tamanho do ambiente e sua luminosidade determinam a cor das cortinas e o design: um ambiente escuro combina com cores claras, que ajudam a adicionar aconchego.
Se as nuances forem levadas em conta e puderem ser analisadas, você mesmo poderá começar a fazer o acessório. Caso tenha alguma dificuldade, o ideal é recorrer a profissionais que irão lhe auxiliar na escolha da melhor opção, levando em consideração todas as exigências do cliente.
Cortinas sob medida
A primeira coisa que você precisa fazer é escolher a cor, o material da cortina e o tipo de costura do produto para complementar harmoniosamente o espaço com estilo.
Você pode encomendar cortinas na recepcionista entrando em contato com o endereço do salão ou loja que oferece esses serviços. Ter um profissional criando decorações de janelas personalizadas tem uma série de vantagens:
- exclusividade;
- qualidade;
- ajuste exato ao tamanho necessário;
- ajuda de um ponto de vista profissional;
- decoração com enfeites únicos;
- atendimento de todos os requisitos do cliente.
Esses produtos são garantidamente melhores e mais bonitos do que os comprados em lojas, além de serem feitos com os mais altos padrões. Durante o processo de trabalho, o mestre pode fazer ajustes para que o resultado final seja satisfatório.
Ao costurar, às vezes ficam visíveis costuras e defeitos, o que não prejudica a aparência do produto e do interior, o que é aceitável, por exemplo, em um quarto. Mas uma sala de estar ou um escritório, um hotel ou um motel não aprovariam isso. Existe uma tecnologia moderna e contínua para costura de cortinas, realizada com equipamentos especiais para costuras ocultas e invisíveis. Elementos decorativos ajudam a atingir o objetivo.
Se você não for capaz de fazer o trabalho sozinho, não tiver habilidades de corte ou o tecido for frágil, mas precisar de cortinas exclusivas de alta qualidade, não deve adiar a ajuda de especialistas em costura.
Costurando cortinas com suas próprias mãos
Cortinas costuradas por você mesmo sempre parecem originais. Você pode criar uma obra-prima personalizada que se adapte a qualquer interior de casa. Costurar uma cortina você mesmo não é difícil. Você precisa enriquecer seu conhecimento sobre como trabalhar com o material selecionado e os princípios básicos da tecnologia de costura.
É importante considerar a finalidade da costura: proteger o brilho ou adicionar decoração. Para reduzir a intensidade da luz solar, é melhor escolher tecidos densos.
Ferramentas que serão úteis:
- máquina de costura;
- tesoura;
- enfiar com uma agulha;
- lápis;
- governante;
- metro;
- clipes de papel.
Tudo para autocostura.
Combinações de diferentes tons e tecidos em um único produto se tornaram populares. Portanto, não há necessidade de jogar fora restos de material, eles podem ser usados para criar cortinas ou panejamentos exclusivos que darão um toque especial à decoração.
Fazendo cortinas com instruções passo a passo
Existe uma base sobre a qual são criados todos os tipos de cortinas, acrescentando os elementos decorativos necessários.
- Medição de janela. Altura é a distância do chão até a cornija; a largura leva em consideração a janela com “laterais” adicionais que cobrirão as cortinas.
- Largura do tecido. O padrão leva em consideração a medida da janela e um acréscimo de 1,5 a 2 vezes para criar curvas.
- Comprimento do tecido. Esta é a altura da medida da janela e até 10 cm para bainha na parte superior e inferior.
Primeiro, você precisa escolher o material para costurar suas futuras cortinas. Dê preferência aos tecidos para cortinas. - Preparando um molde para costura.
Meça os parâmetros e corte. - Fechamento das bordas do produto. Dobre 5 mm na parte superior e passe a ferro, depois 2 cm da mesma maneira. Costure ao longo da borda interna com ponto à máquina. Faça o mesmo com os outros lados.
Primeiro, as laterais dos painéis são processadas. Para fazer isso, a margem deve ser dobrada ao meio e depois dobrada para o lado avesso. - Conexão de peças de painéis.
- As texturas dos tecidos devem combinar entre si: dentro da paleta selecionada ou contrastantes, levando em consideração o mobiliário do ambiente.
- Peças de conexão. Observe! Você precisa dobrá-los com os lados direitos voltados para dentro, de modo que a costura fique do avesso e a costura fique invisível a olho nu. Costure ao longo de uma das bordas com um recuo de 1 cm.
- Passe a costura.
- Costure com cuidado e uniformemente a costura ao longo da borda da cortina para que parte da conexão do tecido não dobre para trás.
- Costure a fita com duas linhas na parte superior e inferior da mesma forma, passe a ferro.
Na próxima etapa da costura das cortinas, é necessário processar a borda superior das cortinas e fixar a fita de cortina nelas.
De acordo com seus desejos, decore com elementos decorativos.
Tipos de cortinas para autocostura
Você pode criar cortinas exclusivas de diferentes tipos e qualquer complexidade. Tudo depende de preferências, gostos e paciência. Os mais leves são o tule, as cortinas clássicas, as persianas de tecido e os lambrequins simples.
Cortinas de camada única
O estilo clássico de costura de cortinas não requer conhecimento e esforço especiais, e o resultado é agradável. Cortinas retas verticais são feitas de acordo com instruções padrão, processadas com fita e conexões especiais para a cornija ou inserções de metal que podem ser compradas em uma loja de móveis.
Ao escolher material de qualidade e um bom tom, essas cortinas complementarão a sofisticação de qualquer estilo.
Tule
A janela pode ser decorada com uma cortina transparente, de uma única cor ou decorada, que é tão aconchegante quanto cortinas.
A tecnologia de costura permanece inalterada. Você pode adicionar uma dobra de 15 a 30 cm na parte superior dobrando-a e costurando-a com uma costura unilateral. Isso só se aplica ao tule com um padrão especial para dobra.
Persianas (persianas romanas)
Elas lembram cortinas horizontais clássicas com dispositivos especiais para bainha.
Observe! A largura do padrão deve corresponder estritamente ao tamanho da janela, com 5 cm adicionais para cortar as bordas, e o comprimento deve corresponder à abertura ou ser 2 vezes maior.
Lambrequins e cortinas
A costura da cortina é ligeiramente modificada de acordo com o tipo. Você pode fazer uma cortina padrão com bainhas ou com elementos separados, conectando-os. Lambrequins decorarão uma janela de qualquer tamanho e os ambientes mais simples.
PVC shTori
O policloreto de vinila macio é mais frequentemente usado para cobrir gazebos ou varandas de verão.
Encomendar algo personalizado ou comprar pronto?
Se você precisar de cortinas grandes com designs complexos ou tecidos frágeis, é melhor entrar em contato com o porteiro para fazer o serviço. O próprio cliente escolhe o material com confiança na sua qualidade. Os artesãos executarão o trabalho com todas as nuances. E dispositivos, equipamentos e habilidades especiais não permitirão que você estrague a obra-prima. A master class sobre como fazer ajudará com problemas de autocostura.
Você pode comprar modelos prontos a partir de uma grande seleção de ofertas, se tudo lhe agradar ou se não quiser se preocupar com detalhes. Nesse caso, é impossível ajustar a aparência ou você pode comprar material de baixa qualidade.
Vale lembrar que a aparência depende diretamente da qualidade do material, da escolha das cores e das decorações necessárias. As decisões devem ser tomadas lentamente, porque será difícil, e às vezes impossível, corrigir as deficiências.