A cozinha é um local onde há maior poluição. Por esse motivo, tentamos escolher materiais para este ambiente que sejam fáceis de cuidar, lavem rapidamente e não acumulem poeira e sujeira. Tentamos evitar vários tipos de decorações, porque elas costumam ser as maiores acumuladoras de pó, e considerando que na cozinha o pó se mistura com a gordura e fica pegajoso, é realmente melhor recusar decorações.
Esta regra se aplica a todas as superfícies: pisos, tetos, mesas e janelas. Decorar janelas na cozinha é um assunto à parte. Cada vez mais donas de casa estão deixando de lado as cortinas e persianas comuns na cozinha, substituindo-as por persianas de rolo ou persianas. No entanto, nos tempos antigos, a cozinha era um dos lugares mais importantes da casa, especialmente porque no mundo moderno a cozinha também inclui as funções de refeitório ou, na linguagem moderna, de sala de jantar. E essa área era decorada com bastante luxo: pedras, cortinas grandes e pesadas nas janelas, lambrequins e muitas outras decorações.
Querendo trazer de volta o antigo luxo à moda, alguns designers modernos sugerem decorar a cozinha no estilo barroco ou clássico antigo. Vale ressaltar que os clássicos modernos são diferentes dos padrões, ou como chamamos, antigos. Por isso, esclarecemos que lambrequins e outras decorações são adequadas para uma cozinha no estilo clássico padrão ou antigo.
Se você decidiu decorar sua cozinha em um estilo clássico, mas não quer usar os serviços de um designer, você pode tentar começar pela decoração de janelas e fazer lambrequins para janelas de cozinha com suas próprias mãos.
Contente
- O que é um lambrequim e para que serve?
- Lambrequim para a cozinha com as próprias mãos: guia passo a passo
- Esboços, estênceis, fotos de lambrequins
- De que material ele pode ser feito?
- Como fazer corretamente
- Os principais problemas ao costurar lambrequins
- Combinação de lambrequins com tule na cozinha
- Opções de design
- VÍDEO: Lambrequim charmoso feito à mão.
- 50 opções de lindos lambrequins na cozinha:
O que é um lambrequim e para que serve?
Os lambrequins vieram da França, aliás, o nome também é francês. Este elemento decorativo é uma tira de tecido usada para decorar janelas ao longo da cornija. Pode ser curto, médio e longo; cacheados ou lisos.
Inicialmente, lambrequins também eram o nome dado aos toldos curtos nas camas. Mais tarde, esse método foi usado para decorar janelas. Este elemento foi usado nos luxuosos estilos Barroco e Rococó. Os toldos eram feitos de tecidos caros de cores brilhantes, com a inclusão obrigatória de fios dourados. Eles eram frequentemente decorados com bordados feitos com esse tipo de fio.
Nos tempos modernos, existem muitos tipos diferentes de lambrequins. Alguns não perderam o luxo de outrora, enquanto outros se adaptaram ao estilo moderno e se tornaram menos chamativos e pomposos. Entre os tipos de lambrequins modernos destacamos os seguintes.
- Macio. Elas são costuradas a partir de vários tecidos usando montagem. Dessa forma, elas formam lindas dobras. Fita de cortina também pode ser usada para fazê-los. Os modelos macios podem ser dobrados ou retos.
- Bando. Este é um tipo de lambrequim sólido. Eles são feitos usando uma base rígida sobre a qual o tecido é esticado ou colado. Os bandos podem ser feitos de madeira ou papelão, sem a necessidade de tecido.
- Combinado. Neste caso, o primeiro e o segundo tipos são combinados. Por exemplo, um bandeau é colocado ao longo do topo da cornija e, abaixo dele, um lambrequim macio com drapeado.
No design moderno, esse elemento não tem apenas uma finalidade estética, mas também prática. Permite suavizar visualmente pequenas irregularidades na janela e esconder a cornija.
Na maioria das vezes, esse elemento é usado na sala de estar, já que esse cômodo geralmente tem janelas grandes, e um design tão volumoso pode ser aplicado a elas. No entanto, também é adequado para a cozinha ou o quarto. Mas neste caso, é preciso escolher um design menos chamativo e um tecido mais leve.
Lambrequim para a cozinha com as próprias mãos: guia passo a passo
Costurar um lambrequim não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Se você abordar o assunto com responsabilidade e não perder nenhum preparo, o produto ficará bom.
Importante! Não tenha pressa em ver o resultado pulando etapas do trabalho. Isso exigirá paciência.
Esboços, estênceis, fotos de lambrequins
Antes de costurar um lambrequim para a cozinha, observe as fotos propostas e escolha um exemplo que você goste.
Depois, faça um esboço do futuro produto. Você pode copiar uma das fotos apresentadas ou adicionar sua própria ideia a ela. Ou você mesmo pode criar um esboço de um lambrequim, e ele não aparecerá em nenhuma foto.
Ao escolher uma base para seu esboço, considere os seguintes fatores:
- largura e comprimento da janela;
- quantidade de espaço livre ao redor;
- a distância da janela do fogão, da pia, da mesa de corte e de jantar;
- presença de crianças e animais na casa;
- estilo do quarto;
- esquema de cores do interior.
Agora você pode criar seu próprio estêncil, que poderá ser usado para costurar o produto.
De que material ele pode ser feito?
Temos um esboço, agora precisamos escolher o tecido para costurar. Aqui, muito depende do design geral da cozinha, das preferências pessoais e de todos os fatores acima. Normalmente, para a cozinha, esse elemento é costurado com tecidos leves. Principalmente, um lambrequim para uma janela pequena não deve ser feito de tecidos pesados e não deve ser criado com um design volumoso. E na cozinha as janelas geralmente são pequenas.
Portanto, as melhores opções neste caso serão os seguintes materiais.
- Chiffon. É um tecido leve e translúcido. Ela cria ondas facilmente, é fácil de trabalhar e prática de montar. O material é brilhante e está disponível em uma ampla gama de cores, o que é especialmente benéfico para a cozinha.
- Organza. As cortinas geralmente são feitas desse material. Possui maior grau de transparência que a versão anterior e brilho agradável. Quando montado, forma ondas duras e estáveis.
- Tule. Um tecido leve usado para fazer cortinas de tule. É fácil de costurar, mas não mantém o formato nem dobra bem.
Como fazer corretamente
Não é difícil fazer um lambrequim para a cozinha. Basta seguir as instruções fornecidas. Para sua conveniência, dividiremos o trabalho em etapas.
Tirando medidas
Meça a largura da janela e a largura da moldura. Decida o comprimento do produto.
Escolha o tecido, passe-o, prepare as ferramentas necessárias (linhas, tesouras, alfinetes, máquina de costura).
O estágio "Padrão"
De acordo com as medidas obtidas e o esboço preparado, faça um molde no tecido. Corte o tecido levando em conta as margens para dobras.
Nublado
Após o corte, as bordas do tecido devem ser processadas com overloque, caso contrário elas desfiarão.
De costura
Agora você precisa prender o lambrequim na fita da cortina, formando dobras.
Consideramos a decoração a etapa final. Pendure o lambrequim de modo que ele forme um lindo segmento e harmonize bem com as cortinas.
Os principais problemas ao costurar lambrequins
O maior problema é a incapacidade de calcular corretamente a quantidade necessária de tecido.
Lembrar! O tamanho do tecido determina a densidade e o tamanho das dobras do lambrequim.
Observe que ao franzir, o tecido ficará apertado, formando dobras. Ao mesmo tempo, ele se torna mais curto.
Combinação de lambrequins com tule na cozinha
Este elemento pode ser combinado com uma cortina ou tule. Na primeira opção, as cortinas ficam localizadas ao longo das bordas da janela, e os lambrequins, complementando-as, contornam a janela de cima. No segundo caso, o tule cobre completamente a janela, e o lambrequim a complementa.
Importante! O lambrequim e o tule devem ser fixados em tiras diferentes da baguete, já que o primeiro elemento não se move.
Ao colocar o elemento decorativo e o tule na mesma tira, você não conseguirá abrir as cortinas.
É melhor escolher uma cor para o tule que seja ligeiramente diferente do lambrequim em um ou vários tons. Dessa forma o tule vai se destacar e não se misturar à decoração.
Opções de design
O design deste elemento depende principalmente do design geral do ambiente. Se você tem uma cozinha em estilo clássico antigo e o cômodo é bem grande, você pode escolher um design volumoso com tecidos pesados.
Se a cozinha for de estilo moderno, com tendência ao minimalismo, dê preferência a tecidos leves e delicados e tons claros. Isso é especialmente bom se a cozinha for pequena. Essa solução permitirá que uma grande quantidade de luz entre no ambiente, e o ambiente ficará visualmente maior. O próprio lambrequim neste caso adicionará aconchego ao ambiente.
Não tenha medo de experimentar, mas lembre-se de que é melhor não sobrecarregar as janelas da cozinha com um design volumoso e tons escuros. Escolha um design mais claro e brilhante. Decoração de janelas com cores vibrantes também é aceitável. Neste caso, utilize esta cor vibrante em outro elemento da cozinha.