Uma janela bonita e decorada sempre agrada aos olhos, dá um clima positivo e causa muitos problemas para o dono da casa. O papel principal aqui é dado à escolha da cornija - o elemento saliente no qual as cortinas serão fixadas. Este negócio tem muitas características e segredos ocultos. Uma abordagem profissional executada com competência para a seleção e instalação de cortinas de parede enfatizará vantajosamente a dignidade do ambiente e decorará o interior.

Todos os elementos salientes para fixação de cortinas são classificados de acordo com o material de fabricação, tipo de construção, tipo de fixação e número de fileiras. Hoje, o mercado oferece uma grande variedade de materiais e formatos diferentes.
- Cornijas de parede para cortinas feitas de metal, madeira, plástico ou outros materiais modernos.
Uma haste de cortina de metal é feita de metal e é uma haste com um suporte de teto ao longo do qual as cortinas se movem. Varões de cortina de madeira são adequados para quase todos os estilos de interiores e podem suportar tecidos pesados. - cornijas de trilhos, onde o movimento do tecido da cortina ou do tule ocorre ao longo de trilhos especiais.
Fixação da cornija do trilho ao teto - cornijas de cordas. Em que uma corda esticada é a base para o movimento das cortinas;
Os varões de cortina de corda, graças ao seu design simples, adaptam-se perfeitamente aos estilos clássico, high-tech e minimalista. - cornijas de parede ou teto, ocultas ou abertas.
Cornijas de parede e teto - tipos de cornijas dependendo da localização da cornija Cornijas ocultas e abertas - tipos dependendo da aparência e do design decorativo
Mas o fator de distinção mais global, que permite que a haste da cortina se encaixe harmoniosamente no interior de qualquer estilo e combine perfeitamente com qualquer mobília, é a diferença no número de fileiras da cornija. As cortinas de parede vêm em modelos de fileira única, fileira dupla e não padronizados.
Contente
Cornijas de três fileiras
Hoje em dia, a gama de cortinas de três fileiras é extremamente diversificada. A seleção é pensada para diferentes compradores, dependendo do seu nível de renda. Mas a opção de cornija de plástico de três fileiras merece atenção especial. Permitirá perfeitamente combinar lindas cortinas para a sala de estar para a cornija do teto, como na foto, com cortinas de tule e um lambrequim.
Uma cornija comum e padrão. Nenhuma característica distintiva. Apenas a presença de três ranhuras para ganchos. O tamanho geométrico da parte saliente é ligeiramente maior que o normal. O resto do design permanece inalterado. Em poucas palavras, os varões de cortina de três fileiras montados na parede são uma peça retangular oca com três reentrâncias ao longo das quais passam ganchos de plástico para prender as cortinas.
A critério do comprador, com base nas características do ambiente, os designers desenvolveram uma opção para aumentar ou diminuir o comprimento da guia da cornija. Para encurtar o tamanho, basta usar uma serra comum para metal. Caso seja necessário aumentar o comprimento, é possível adicionar módulos adicionais ou partes curvas dos elementos à conexão. Esta opção permitirá que você crie tipos arredondados de hastes de cortina. Apresentamos uma foto com a descrição da montagem na parede.
Além do fato de que a presença de três ranhuras de trilho permite fixar simultaneamente duas fileiras de cortinas e um lambrequim, a parte frontal da cornija pode ser diversificada adicionalmente com um inserto decorativo especial. Para fixá-lo, há uma ranhura especial na parte frontal da cortina. Decoração adicional a seu critério. Há opções que vão desde inserções ricamente decoradas feitas de metais caros até painéis simples que lembram madeira.
Cornijas de fileira dupla
Outra maneira conveniente de pendurar cortinas é usar uma cornija de teto de plástico de duas fileiras. Um sistema bastante simples de fixação e fixação. Até mesmo um técnico inexperiente pode realizar a instalação. É por isso que as cornijas de fileira dupla ganharam enorme popularidade.
Elas têm muitas vantagens.
- Estas são ótimas hastes de cortina para cortinas pesadas. Os suportes de parede são muito leves, mas ao mesmo tempo bastante fortes. Permita-se fazer furos paralelos na parede com uma furadeira de impacto a uma distância de 5 cm da janela ou abertura. E a cortina cairá em um lindo fluxo de cima para baixo, sem prender no convector do sistema de aquecimento.
- Baixo custo. Opção econômica e econômica.
- Estabilidade estrutural. O plástico durável do qual a barra guia é feita é capaz de suportar cargas pesadas.
- Para o trabalho de instalação, uma furadeira, fita métrica e chave de fenda serão suficientes.
- A vida útil é caracterizada por décadas.
- Cuidar do produto não exigirá esforço nem tempo extra. Basta limpar a superfície de trabalho com um pano especial para remover o pó uma vez por semana.
Cornijas de designer
Para mudar e transformar o interior de um cômodo, espaço ou casa, é preciso focar o olhar humano em um detalhe específico. Um desses métodos de implementação é uma cornija de designer. Por exemplo, o design de uma haste plana de três fileiras pode ser facilmente substituído por duas ou três cortinas redondas localizadas paralelamente uma acima da outra. Gostaria de destacar os tipos populares de varões de cortina (foto com descrição da montagem na parede).
Que tipo você deve escolher?
- Cornija de baguete. É caracterizada por uma faixa decorativa adicional larga que esconde todo o sistema de fixação da cortina de olhares indiscretos. Este inserto decorativo é feito em lotes individuais a partir de vários materiais para se adequar a um interior de casa específico.
Cornijas de baguete são cornijas de plástico decoradas com uma borda especial que esconde os anéis ou laços nos quais as cortinas são penduradas. - Cornija de corda. Baseado no uso de um cabo fino esticado. É popular porque é imperceptível. Por isso, é amplamente utilizado para criar um interior elegante.
A haste da cortina de corda de alumínio tem cor prata e suportes cinza - Perfil de cornija. É caracterizado por um tubo de alumínio de seção quadrada, cuja direção pode ser alterada em diferentes direções. Estruturas de vários níveis e cortinas em forma de arcos são sua característica distintiva.
As cornijas de perfil são capazes de suportar qualquer cortina pesada, dobram-se facilmente, assumem a forma desejada e têm um preço acessível - Cornijas de trilhos. Eles ficam melhores em janelas com peitoris pequenos. O material do componente é uma guia de alumínio e plástico, além de um recesso oculto onde são armazenados ganchos especiais. Quando o mecanismo se move, abrindo ou fechando, os ganchos correm rapidamente um após o outro.
Varão de cortina de metal com duas fileiras - Ilhós de cornija. A haste lisa como gelo faz com que os ilhós deslizem de forma rápida e suave. Eles se distinguem por sua aparência aristocrática, durabilidade e longa vida útil. Complementado com elementos forjados. Disponível em várias cores. Mas os mais populares são os ilhós decorados com ouro ou prata. Perfeito para decorar o interior de um ambiente em estilo minimalista ou de alta tecnologia.
Cortinas com ilhós atraem muitos pela sua concisão e elegância e requerem cornijas especiais
Características de montagem na parede ou no teto
Entre as ferramentas de construção você precisará: uma escada, um lápis com fita métrica, uma furadeira de impacto, um conjunto de buchas e um parafuso, uma chave de fenda. O trabalho de instalação para fixar a cornija na parede começa com a instalação dos suportes. Eles pessoalmente segurarão a cortina.
Para fixar uma estrutura de plástico ou madeira, você precisa usar kits de pinos e parafusos. Suportes fixados no mesmo nível não devem interferir na abertura da janela. E a cortina deve fluir uniformemente de cima para baixo, sem prender no parapeito da janela ou no convector de aquecimento.
A instalação da cornija no teto dependerá do tipo de estrutura.
Uma haste de cortina de corda ou trilho de plástico exigirá o mesmo esforço e ferramentas que foram usados para instalar cortinas de parede. Usando uma furadeira de impacto, faça vários furos no teto. Fixe os pinos neles. Use uma chave de fenda ou furadeira para instalar o fixador especial. Aperte os parafusos com mais força. Ajuste o mecanismo de tensionamento. E a corda da cortina está pronta.
Assim, o interior da casa não depende apenas de móveis modernos e globais. Muitas vezes uma coisa comum pode enriquecer e surpreender uma sala de estar. Varões de cortina de parede dão ao interior uma aparência acabada e um estilo requintado. Decisões ousadas e não convencionais trarão um clima positivo. Eles vão chamar a atenção à primeira vista. Eles mudarão seu ambiente interior de melhor para mais bonito.
Vídeo: Tipos de varões de cortina. Como escolher um bom varão de cortina. Revisão detalhada
https://www.youtube.com/watch?v=5ys6o4E9O54