Um tule selecionado de forma ideal para a sala de estar se tornará uma decoração do ambiente, ajudando a adicionar aconchego e conforto. Os critérios de seleção e o conhecimento das propriedades dos tecidos ajudarão a enfatizar o estilo do quarto de hóspedes, adicionar conforto e apresentá-lo da melhor maneira possível.
Contente
- História da aparência, descrição e variedades
- Critérios de seleção
- Variedades por comprimento e densidade
- Uma variedade de cores e tipos, sua combinação no interior
- Exemplos e fotos no interior da sala de estar
- Vídeo: Lindo tule no interior da sala de estar
- Ideias de fotos para decorar janelas de sala de estar com tule
História da aparência, descrição e variedades
Tule é um material arejado e translúcido usado para decorar aberturas de janelas. Seu nome vem da cidade onde foi criado. A história de seu surgimento começou no século XV, quando o rei da França deu a ordem de criar um tecido têxtil leve que pudesse esconder o rosto de uma pessoa, mas permitisse que ela visse tudo o que acontecia ao seu redor.
O material resultante, pendurado na janela, ajudava a dar arejamento e aconchego ao interior e, além disso, desempenhava funções de proteção, escondendo pessoas e objetos no ambiente de olhares indiscretos. Naquela época, o tecido era produzido apenas à mão e, como resultado, seu uso se tornou um privilégio apenas dos ricos moradores das cidades.
Observe! O tecido de tule moderno é produzido à máquina a partir de fios de seda ou algodão com adição de materiais sintéticos (poliéster), o que aumenta as características de resistência e durabilidade.
Existem os seguintes tipos de tule:
- liso ou uniforme (isso inclui organza);
- monocromática ou com padrão obtido por tecelagem de fios multicoloridos, bordado ou impressão em tecido acabado;
- com um padrão que lembra guipura ou renda, este último é bastante caro;
- "malha", quando o tecido é constituído por células visíveis a olho nu e fios que se cruzam, por vezes com um padrão;
texturizado, em que são misturados fios de diferentes espessuras; - musselina - o material é obtido pela tecelagem de linho, visualmente parece vazado e leve, lembrando uma “cachoeira” de fios presos a uma fita - uma opção ideal para proteção do sol do sul;
- amassado - o tecido apresenta dobras e vincos;
- tecido bordado com adição de lurex, lantejoulas e elementos decorativos (babados, borlas, franjas, etc.).
Devido à grande variedade de tipos, esses tecidos podem ser selecionados para uma sala cujo interior é projetado tanto em estilo moderno quanto clássico.
Critérios de seleção
Ao escolher o tule certo para o interior da sua sala de estar, é recomendável seguir as seguintes regras:
- as cortinas podem desempenhar um papel dominante no ambiente ou servir como pano de fundo que pode enfatizar ou complementar o estilo escolhido;
- as cortinas na abertura da janela devem se encaixar harmoniosamente no estilo geral do ambiente;
- ao combinar tipos de tecido, apenas um pode ser texturizado, e a cor brilhante deve estar presente em uma única cópia, o resto será um complemento;
- A seleção dos tons deve ser feita com base em cores contrastantes ou em uma gama de tons semelhantes.
Outro critério é a necessidade de levar em consideração a iluminação do quarto de hóspedes:
- Se as janelas estiverem voltadas para o leste ou norte, o ambiente parecerá sombrio e sem luz; os tecidos devem ser transparentes e leves.
- Entra muito sol no quarto pelas janelas viradas para o sul, ou seja, é necessário diminuir melhor a luz forte com a ajuda de tecidos mais densos e escuros, possivelmente com a adição de padrões.
Ao escolher o tecido tule, você deve saber que os tecidos claros ajudam a aumentar visualmente o espaço, enquanto os escuros o reduzem visualmente. Por isso, em um ambiente pequeno é melhor evitar tecidos, mesmo os mais leves e transparentes.
Variedades por comprimento e densidade
Ao projetar um ambiente, o comprimento das cortinas penduradas nas janelas geralmente é levado em consideração. Uma das tendências modernas é o uso de tule sem cortinas em uma sala de estar com muitas cortinas e camadas.
Ao decorar uma sala de estar, designers modernos preferem cortinas curtas, especialmente em espaços pequenos ou com janelas horizontais. Modelos encurtados, cujo comprimento não chega ao peitoril da janela, parecem ideais para uma sala de estar com um interior clássico (rústico, provençal, clássico).
As principais vantagens do tule curto:
- baixo custo e menor consumo de tecido;
- facilidade de atendimento;
- expansão visual do espaço;
- o peitoril da janela é liberado para acomodar flores internas;
- a possibilidade de drapeados e vários tipos de decoração em tecido (impressão fotográfica, padrões, bordados);
- uso de acessórios e elementos decorativos.
Deve-se levar em conta que a sofisticação das cortinas curtas pode ser prejudicada se uma bateria de aquecimento for instalada abaixo. Outra desvantagem é que eles diminuem visualmente a altura do teto. Portanto, ao determinar o comprimento necessário, você deve levar em consideração as dimensões do ambiente, a iluminação e o estilo.
O tule longo ou longo tradicionalmente simboliza elegância e estética no interior, por isso combina com qualquer formato de janela (especialmente com design arqueado ou francês). Além disso, um salão espaçoso se torna visualmente mais amplo e, em um pequeno, cortinas longas acrescentam uma sensação de aconchego e calor doméstico.
Opções para combinar cortinas pesadas com tule claro:
- 2 cortinas largas deslizantes, suspensas em uma cornija de 2 fileiras, são movidas para os lados e fixadas com ganchos ou alfinetes, no meio há uma organza monocromática mais fina e translúcida;
- Persianas romanas ou de rolo de cor mais escura, que sobem em dobras ou enrolam, combinam perfeitamente com cortinas de tule claras e leves, decorando o interior e adicionando leveza a ele.
Informações adicionais! O uso de tule grosso é recomendado onde há excesso de iluminação, pois o tecido impede a passagem de luz e cria uma leve sombra.
Uma variedade de cores e tipos, sua combinação no interior
Há inúmeras cores e tons de tecidos de tule disponíveis para venda. Ao escolher uma tonalidade ou padrão de tecidos para uma janela em um quarto de hóspedes, você deve prestar atenção a vários pontos:
- o esquema geral de cores da sala;
- cor, tom dos móveis;
- cor e padrão do papel de parede.
Importante! Se o interior for dominado por tons claros, é recomendável escolher cortinas em tons quentes e ricos (chocolate, esmeralda, bordô, etc.), e se o esquema de cores for escuro, a cor dos tecidos deve ser mais clara que a dos móveis e do papel de parede. A cor das paredes também influencia na escolha do material das cortinas: elas devem ter textura semelhante ou ser de uma única cor, e tons muito ativos não funcionam.
Dicas de designers que podem ser úteis na hora de escolher os tipos de tule para a sala e suas fotos:
- teia de aranha - acrescenta originalidade ao usar estilo moderno ou clássico;
Sala de estar em estilo moderno com cortina divisória de tule-web - musselina (linha) – diminui a luz e é universal, mas pode sobrecarregar o ambiente;
Kiseya permite que o ar passe bem e pode ser usado para zonear um ambiente. - malha (fina ou grossa) – parece incomum e afeta o grau de iluminação;
A malha de tule parece muito original, especialmente em tons escuros - Plissado e enrugado - muitas dobras que criam um efeito elegante;
A cortina com inúmeras dobras parece muito atraente - duplo – usado ao combinar várias cores, fica interessante e original;
Cortinas duplas podem criar um visual original - A impressão de fotos é um dos novos produtos, em que um design lindamente selecionado necessariamente se torna um destaque do interior; esses tecidos podem ser usados não apenas na janela, mas também na parede.
Com a ajuda de cortinas fotográficas é fácil criar um interior exclusivo encomendando seu próprio desenho
Exemplos e fotos no interior da sala de estar
Se você deseja recriar um certo estilo ou ideia no seu quarto de hóspedes, precisa prestar muita atenção na seleção de cortinas e ornamentos decorativos para ele.
Exemplos de como escolher tule para o interior da sala de estar e fotos são apresentados abaixo:
- "Provença" - recomenda-se usar tons claros (branco, azul, lavanda, bege, etc.) no design, bem como um padrão com pequenas flores, então é melhor usar cortinas transparentes e arejadas que pareçam harmoniosas e criem uma sensação de "liberdade".
O estilo clássico envolve o uso de tecidos feitos de materiais naturais - O estilo clássico implica solenidade e funcionalidade estética dos detalhes, que podem ser alcançados pela combinação de cortinas multicamadas e tecido de tule com dobras, cores - branco, cereja, marrom.
Cortinas translúcidas podem ser decoradas com interceptações de vários formatos. - O minimalismo ou a alta tecnologia no interior exigem o abandono do uso de detalhes e decoração desnecessários, ou seja, todos os itens devem ser funcionais e as cortinas devem ser simples e presentes como pano de fundo; musselina com fios metálicos é o ideal, os tecidos devem ser lisos ou com estampas abstratas.
Para uma sala de estar em estilo minimalista, o tule liso é o mais adequado - Estilo ecológico – implica o uso de materiais exclusivamente naturais, o que para cortinas significa linho ou algodão, tons – areia, amarelo, verde “empoeirado”, branco suave.
Uma combinação com persianas romanas ou de rolo ficará interessante. - A personificação da direção "barroca" significa criar um ambiente luxuoso e exuberante, no qual as cortinas devem ser chiques, multicamadas, com um ornamento ou um padrão incomum, com acessórios decorativos, douramento, drapeados, etc.
As janelas em estilo barroco se distinguem pelo design requintado e luxo genuíno.
A ideia de pendurar um tule original e bonito na sala de estar é uma boa solução. No entanto, é preciso lembrar que as tendências de moda que surgem constantemente no design e decoração de ambientes também implicam em uma mudança de estilo em qualquer um dos cômodos do apartamento, de acordo com o desejo e gosto de cada um.
Vídeo: Lindo tule no interior da sala de estar
https://www.youtube.com/watch?v=yaEAUDaXMNA