Cortinas da moda são um elemento importante do design do ambiente. Eles podem complementar um design atmosférico ou se tornar seu destaque. E, ao mesmo tempo, a escolha errada desse detalhe pode arruinar a ideia de interior mais bem-sucedida.
Contente
Novos designs no mundo das cortinas: as ideias e introduções mais interessantes
Até pouco tempo atrás, cortinas que atendiam exclusivamente aos padrões do minimalismo estavam na moda: a área do tecido não era mais do que o necessário, sem decorações, estampas e padrões, uma única cor, etc. As mudanças foram no sentido da diversidade, mas os designers aconselham, em cada caso, avaliar individualmente o espaço, a iluminação e o gosto dos proprietários.
Cortinas elegantes agora devem se encaixar no contexto da decoração e carregar uma certa carga junto com outros elementos. Isso significa que, no caso de cores calmas e monocromáticas no ambiente, você pode escolher com segurança cortinas brilhantes ou cortinas com estampa. Afinal, eles se complementarão, o que não se pode dizer se o ambiente for dominado não pelo clássico tom claro, mas por padrões “ricos”. Embora os designers modernos sejam capazes de compreender o estilo e selecionar as opções certas, mesmo em situações difíceis, quando o proprietário deseja combinar vários tipos de materiais brilhantes.
Com base nas cortinas que estão na moda atualmente, podemos concluir que há uma grande tendência associada ao desejo pela naturalidade, por fontes naturais. Talvez isso se deva ao fato de que a questão da poluição ambiental é relevante hoje em dia. É por isso que muitas pessoas são atraídas por tecidos de algodão, linho e seda, embora eles contenham aditivos sintéticos para manter a durabilidade e a estética.
Observe! Se houver pessoas alérgicas na casa, é melhor escolher materiais ecológicos com cores não saturadas. Isso está de acordo com as tendências e manterá moradores especiais protegidos de perigos.
Análise dos modelos de cortinas mais modernos
O mercado oferece aos consumidores uma variedade de modelos para todos os gostos e cores. No entanto, muito depende não apenas de quais cortinas estão na moda atualmente, mas também de sua finalidade. Afinal, a compra deve ser competente, refletir e complementar a ideia e o clima do design de todo o ambiente.
Para o quarto
Escolher as melhores cortinas para o seu quarto significa escolher uma opção relevante, elegante e apropriada, que fique harmoniosa no contexto do design do ambiente. O uso de tons da moda é bem-vindo, em especial a cor onda do mar, que costuma ser combinada com tons de cinza. Essa sobreposição fica especialmente impressionante quando duas ou três peças de tecido são combinadas, cada uma com um tom um pouco mais claro.
Fica interessante quando as cores ou tecidos são selecionados levando em conta não apenas as cortinas mais modernas que estão atualmente nas revistas, mas também os elementos do interior. Para fazer isso, um destaque na sala (geralmente grande), adequado para dublagem, é destacado e repetido no material - um enfeite, alguma seda especial, uma cor brilhante incomum, etc.
Um clássico com um toque moderno sempre fica ótimo: uma combinação de cortinas e tule leve e arejado (de preferência sem estampa). Essa opção criará uma sensação de aconchego, e a cortina permitirá que você mantenha sua privacidade inacessível a olhares curiosos.
Para o salão
A sala de estar é um local onde são recebidas visitas, por isso ela costuma ser decorada não só de acordo com o gosto do hóspede, mas também levando em consideração o conforto dos visitantes. Cortinas ou drapeados da moda, bem como cortinas de estilo romano ou japonês, são selecionados de acordo com esse princípio. O salão também é considerado um local de alto “tráfego”, as pessoas tomam chá e assistem TV aqui, por isso muitas donas de casa preferem escolher materiais naturais de alta qualidade.
Uma abordagem popular para decorar a abertura da janela nesta parte da sala é o uso de cortinas francesas. Sua essência está na criação de um grande número de dobras bonitas, mas, ao mesmo tempo, muitas vezes não são projetadas para mudar de posição funcionalmente.
Se o proprietário preferir linhas mais retas e corretas, novas persianas chamadas persianas romanas podem ser instaladas. Hoje, mecanismos avançados e materiais ideais permitem criar interiores incrivelmente belos com uma atmosfera moderadamente sensual e elegante.
Escolher esta opção cria a impressão de que o proprietário é uma pessoa reservada, com gosto refinado e atenção aos detalhes. E isso é um golpe direto nas tendências, porque as pessoas gostam da ideia de perfeccionismo, ela permeia muitas áreas da vida.
A opção de persiana de rolo é um pouco semelhante às persianas romanas, apenas o método de montagem é diferente. As persianas romanas são reunidas em dobras uniformes ao longo de todo o comprimento do tecido, enquanto a variação de rolo envolve a presença de um rolo acima da abertura.
Um pouco antes, era moda encomendar impressão de fotos em tecido para esses elementos de interior. Hoje em dia, essas coisas também são feitas, mas de uma forma um pouco diferente.
Para crianças
Além da questão de quais cortinas escolher para as janelas, há a tarefa de tomar uma decisão:
- ecologicamente corretos (tecidos naturais que não acumulam poeira, não tóxicos), porque as crianças são propensas a reações alérgicas;
- confiável e seguro;
- correspondente à faixa etária do pequeno morador, suas possíveis características;
- ao gosto da(s) criança(s);
- prático.
Atenção: a segurança vem em primeiro lugar – certifique-se de que as hastes das cortinas e outros fechos estejam bem apertados.
Um tipo comum de cortinas são as persianas de rolo, grossas que se ajustam à largura da janela. Eles são populares entre as crianças, que conseguem ajustar facilmente a altura sem ajuda de adultos. Eles também costumam ser feitos nas cores mais originais.
O clássico moderno – tule com cortinas – continua popular. Este é um tipo de cortina multifuncional, pois em dias ensolarados o tule difunde a luz e à noite o tecido denso protege o sono da criança. Se estiver ventando muito e as janelas não conseguirem lidar com isso, não haverá fluxo de ar.
Além disso, você não precisa se preocupar em escolher uma estampa ou carimbo em um pedaço de tecido, mas compre os lisos e faça pompons, patches, bordados e outras decorações com suas próprias mãos, junto com seu filho. Também é importante focar nos móveis decorados, em vez do design da abertura da janela, para que a atenção da criança seja atraída para o que está dentro do quarto, e não para o lado de fora.
Uma opção econômica, prática e segura é usar cortinas da moda no quarto das crianças. Não há restrições especiais na seleção de material para ele, e apenas uma pequena quantidade dele é necessária. Além disso, crianças ativas não poderão prender os pés neles e cair ou rasgar o tecido.
Cortinas novas
Cortinas são um tipo de cortinas feitas de material leve; elas são algo entre tule e cortinas comuns. Elas nem sempre protegem completamente a janela de olhares curiosos, mas também é difícil ver o que está acontecendo lá dentro, mesmo de fora.
Se falarmos sobre quais cortinas estão na moda atualmente (veja a foto abaixo), não há uma resposta clara. São utilizados materiais e cores muito diferentes, dependendo, em primeiro lugar, do estilo do ambiente.
Assim, o estilo provençal permite cortinas de malha, e notas românticas sugerem o uso de uma opção semelhante – cortinas de aquarela. Em geral, elas “adoram” a sobreposição e a combinação de várias peças de cores diferentes.
Cortinas de janela da moda
Cortinas também são um dos tipos de persianas geralmente reconhecidos. Eles geralmente têm quase metade do comprimento de um modelo regular. Embora às vezes seja necessário adicionar centímetros se a janela for alta.
Uma forma popular de decoração é usar motivos tradicionais ou tecido transparente em uma ou mais camadas, e também coordená-los com elementos de interior (toalha de mesa, tapete ou sofá).
Conclusão
Sabendo quais cortinas estão na moda, todos podem, dentro do seu orçamento, criar um espaço aconchegante e moderno.