As persianas de rolo são as mais compactas de todas as existentes. Elas permitem que você decore uma abertura de janela com um mínimo de recursos, ao mesmo tempo em que fecham o ambiente de olhares indiscretos e da luz solar. Algumas empresas, ao fabricar persianas, oferecem desconto aos clientes se eles mesmos medirem o tamanho da janela.

Contente
Regras para medir persianas de rolo
A janela é medida na posição fechada usando uma fita métrica comum com precisão de até um milímetro. A altura da cortina para uma faixa fixa deve ser correlacionada com a altura da travessa de abertura. As bordas inferiores das guias de tecido devem estar no mesmo nível.
Para fazer persianas, primeiro determine onde instalar a fixação:
- na abertura do lado de fora;
Medição de persianas de rolo para instalação na abertura - dentro da abertura;
Na medição, é levado em consideração o desnível da abertura da janela - para cada popa separadamente.
É necessário combinar a altura das cortinas nos caixilhos fixos e de abertura.
A medição é realizada de acordo com dois parâmetros: largura, altura. Ao pensar em como medir persianas de rolo para janelas de plástico, reserve de meia hora a uma hora, prepare uma fita métrica, um caderno e uma caneta para registrar os resultados. Considere que tipo de estrutura você deseja instalar.
Importante! As persianas zebra (também chamadas de dia-noite) requerem mais espaço em profundidade (0,3-0,5 cm).
A largura das persianas de rolo corresponde à largura do vidro, levando em consideração o friso lateral do vidro (este é um elemento que fixa com segurança o vidro na moldura, pode ter formato ferroso ou retangular), mais 0,1 cm de cada lado.
Ao determinar o tamanho, é necessário levar em consideração se o suporte da persiana (haste, mecanismo de rotação, tampas e fechos) ficará apoiado nas dobradiças ou inclinações.
A altura é medida da borda superior do caixilho até a parte inferior do caixilho e, se o friso de vidro tiver formato arredondado, ele deve sobrepor a borda da moldura no lado do vidro em 2 a 5 mm.
Se a moldura abrir, o comprimento de baixo deverá ser reduzido em 5-7 mm. Para uma travessa cega, a altura é medida do friso de vidro superior ao inferior mais 0,5 cm.
Quais erros ocorrem durante a medição?
Instruções sobre como medir cortinas são necessárias para evitar erros comuns. Muitas pessoas acham que é suficiente medir a moldura transversalmente e ao longo, mas as janelas não são iguais em toda a sua área, então é preciso fazer três medições em distâncias diferentes. O menor valor resultante é indicado na ordem. Se a largura/comprimento for muito grande, a cortina pode não caber na abertura.
Importante! É necessário levar em consideração as dimensões da própria persiana, na qual a cortina é fixada.
As persianas de rolo são encontradas em tipos abertos e fechados. Estruturas abertas são mais baratas, mas sujam rapidamente. Mecanismos fechados são mais caros, mas muito mais convenientes.
Controle mecânico ou automático está disponível. A largura total da persiana de rolo é 0,3-0,5 cm maior que o tamanho da cortina em si devido aos fechos/plugues de montagem nas bordas. Se você não levar essa diferença em consideração, a tela pode se estender além da moldura e terá que ser aparada durante a instalação.
A profundidade do mecanismo é de 3,5-4 cm (o design e suas dimensões devem ser esclarecidos com o fabricante). Devido às diferenças nos métodos de montagem, é recomendável que as medições preliminares sejam confiadas a profissionais que conheçam os meandros dos vários dispositivos de montagem e controle dessas cortinas.
Às vezes, as persianas de rolo são instaladas de modo a cobrir apenas o vidro dentro da moldura. Neste caso, a estrutura é fixada exclusivamente em caixilhos com frisos retangulares.
Quando esse elemento tem formato arredondado, as cortinas são um pouco maiores e colocadas mais altas na abertura da janela. Grandes persianas são colocadas do lado de fora, a persiana de rolo é fixada na parede ou no teto.
Observe a localização das alças para abrir a moldura! O rolo aberto não deve bloquear o acesso a eles.
Se a cortina tocar em algo durante o uso, há uma grande probabilidade de a estrutura ser arrancada do lugar. A borda inferior das guias, que toca o peitoril da janela, fica suja e enrugada.
Características das cortinas com guias
Para garantir que as persianas fiquem planas e não haja vãos nas bordas, são utilizadas guias - as persianas de rolo têm uma aparência elegante, duram mais e não empenam. Ao descobrir como medir uma janela para persianas de rolo com guias, você precisa considerar os seguintes recursos:
- a profundidade do friso de envidraçamento deve ser suficiente para garantir que o tecido não toque no vidro, que é de aproximadamente 10 mm;
A profundidade do cordão de envidraçamento determina qual sistema de cortina é mais adequado - a largura da abertura da janela é medida entre as juntas da borda da moldura com a unidade de vidro - este é o tamanho do painel;
A largura da tela é medida entre as nervuras das contas de vidro laterais - a largura da caixa decorativa é igual ao tamanho de uma borda do cordão de vidro até a outra;
- leve em consideração o tamanho do cordão de vidro - se a largura for menor que 10 mm, não há espaço suficiente para fixar as guias com fita especial (9 mm);
As medições são feitas com uma precisão de até 1 mm! Utilize somente réguas ou fitas métricas de metal. - a altura da cortina acabada será igual à altura da junção do friso de vidro com a moldura na parte inferior e superior.
A altura de uma cortina com guias planas é medida entre a borda do cordão de vidro superior e a borda do cordão de vidro inferior.
Importante! Ao decidir como posicionar exatamente a cortina com guias, tenha em mente que a altura da caixa da persiana não pode ser inferior a 7 cm e a profundidade não pode ser de 36 mm.
Nas persianas de rolo do tipo fechada, a largura do tecido é medida a partir da junção do friso de vidro com a moldura, e não com o vidro. A largura do mecanismo da persiana em si é 20 mm maior que esse valor. A dimensão medida inclui a largura das guias em forma de U. Os mecanismos do tipo fechado usam exatamente esses designs, o que acrescenta 3-5 mm em cada lado.
Importante! A borda do mecanismo de controle deve estar a alguma distância do declive para que possa ser aberta ligeiramente.
A altura da cortina com guias é determinada pelas juntas da moldura e do friso de vidro, de baixo para cima. Para janelas que não abrem, a distância da inclinação até a junção da moldura com o vidro deve ser de pelo menos 45 mm - isso fornece espaço para fixar a persiana.
Ajuda de um profissional
A experiência mostra que as janelas padrão, quando medidas, não são retangulares; seu tamanho varia ligeiramente em diferentes pontos de fixação. Para tamanhos maiores, você precisa de persianas de rolo específicas para vidros panorâmicos, cujas medidas devem ser deixadas para um especialista. Para estruturas de grande porte, é necessário levar em consideração vários pontos de fixação e fazer medições diversas vezes.
Para aberturas de janelas fora do padrão, somente um especialista pode determinar o algoritmo para medir as dimensões. Para opções com topo arredondado, será difícil fazer persianas devido às peculiaridades da fixação da persiana. As medições incluem a determinação dos parâmetros de circunferência e a escolha do método de fixação - isso não pode ser feito sem saber exatamente quais ferramentas e tecnologias a empresa possui.
Importante! Esses designs são criados apenas individualmente; é impossível encontrá-los no catálogo.
É difícil descobrir como instalar persianas em uma janela saliente - é melhor convidar um especialista para fazer as medições. Ele oferecerá diversas opções para colocar persianas de rolo para que não haja vãos nas bordas e todas as janelas pareçam uma única composição.
Dependendo da disponibilidade de espaço livre para o mecanismo de fixação, os seguintes projetos são usados:
- tipo aberto ou fechado;
- mecânico ou automático;
- Um profissional seleciona o formato das guias.
Conclusão
Medir uma estrutura de persiana não é um processo difícil, mas deve ser feito com extremo cuidado. Um erro fará com que o trabalho tenha que ser refeito, o que acarretará custos adicionais. Quando a posição da alça na moldura não é levada em consideração ou a tela é um pouco mais longa do que o necessário, o proprietário, sentindo o incômodo dos erros cometidos, vai querer se livrar deles: terá que gastar dinheiro novamente.
Se você tiver alguma dificuldade ou se a janela tiver um formato complexo, é melhor chamar um especialista imediatamente. Isso economizará tempo, dinheiro e nervos.