A sala de estar geralmente é o maior cômodo de uma casa ou apartamento. A família inteira passa muito tempo aqui, e os convidados são bem-vindos, então a decoração do quarto deve ser impecável. As cortinas desempenham um papel significativo nisso. Cortinas de tecido grosso e pesado ou tule fino não só decoram o ambiente, tornando-o único, mas também protegem os moradores de olhares curiosos pela janela.

Contente
- Tule, breve descrição, variedades, ideias para o salão
- Variedades para o salão
- Decoração de janela com tule sem cortinas – descrição, exemplos, fotos
- Tule mais cortinas
- Cortinas sob tule
- Tule estampado - descrição, exemplos
- Como escolher o tule: critérios de seleção, recomendações para donas de casa
- Como pendurar tule lindamente no corredor
- Que tipo de tule está na moda agora?
- Conclusão
- VÍDEO: Tule para a sala de estar – ideias para fotos.
- 50 opções estilosas de tule para o hall:
Tule, breve descrição, variedades, ideias para o salão
Tule é um tecido transparente e translúcido que lembra uma malha. Ela é feita usando máquinas especiais para cortinas e pode ser tingida em quase qualquer cor. Você pode escolher um produto que combine com quase qualquer interior existente, desde que ele inclua pelo menos algumas cortinas.
Os tipos modernos de tule por aparência são:
- transparente;
- fosco;
- filiforme;
- na rede;
- com renda;
- decorado com bordados.
Tecidos utilizados:
- musselina;
- véu;
- musselina;
- líquido;
- cambraia;
- tule;
- jacquard;
- chiffon;
- organza.
A foto também mostra diferentes maneiras de prender o tule no corredor:
- nas dobradiças;
- em ilhós;
- usando fita adesiva.
Cortinas transparentes variam em comprimento e localização. Em espaços amplos combinados de cozinhas e salas de estar, quartos e halls, estúdios, as cortinas mais finas, suspensas em uma cornija escondida no teto falso, podem se tornar um elemento de zoneamento original, desempenhando um papel puramente simbólico. Você pode pendurar esses tecidos nas janelas, conectando-as, bem como em portas de madeira, plástico, metal ou aberturas em arco. No último caso, um produto de linha “esfarelada” seria o ideal.
Conselho. O uso de cortinas de tule de um tipo ou outro, cor, depende do tamanho do espaço a ser decorado, do seu design estilístico.
Variedades para o salão
O tule apropriado para o salão é selecionado com base nas preferências pessoais dos proprietários do ambiente. Trata-se de uma cortina de camada única e dupla que cobre uma única janela ou cobre duas ou três ao mesmo tempo. Quando as janelas estão localizadas em várias paredes ao mesmo tempo (por exemplo, como no caso de uma janela saliente), faz sentido decorá-las com o mesmo tipo de tecido. O comprimento das cortinas chega ao chão, com menos frequência – ao peitoril da janela ou ao meio da parede abaixo dela.
A cor é um fator importante na decoração de ambientes. Geralmente é branco, bege, preto, mas interiores no estilo modernista, pop art, futurístico permitem a presença de opções de verde ácido, azul neon e amarelo brilhante. A opção de coloração gradiente atualmente muito popular (ou seja, uma transição suave de um tom mais escuro para um tom muito claro) é implementada de diferentes maneiras - tradicionalmente é "parte superior branca - parte inferior preta", mas o arranjo da direita para a esquerda, diagonalmente, na forma de listras estreitas, multicolorido de arco-íris também é aceitável.
As cores sólidas mais comumente usadas são:
- branco como a neve;
- maçã;
- branco e rosa;
- bege cremoso;
- azeitona;
- azul suave;
- pêssego;
- azul-escuro;
- leite com chocolate;
- champanhe;
- verde claro;
- amarelo dourado;
- lilás.
Conselho. Quando a sala de estar é decorada em estilo clássico e neoclássico, cortinas de tule claro são decoradas com bordas douradas, detalhes bordados raros, gravatas e borlas.
Decoração de janela com tule sem cortinas – descrição, exemplos, fotos
Várias opções de tule para um corredor sem cortinas também são bastante aceitáveis. Cortinas curtas, que cheguem apenas até o plano do peitoril da janela, são ideais para janelas horizontais ou recuadas, bem como para cômodos apertados, onde cada centímetro de espaço livre conta.
Uma cortina lisa, predominantemente clara e de uma única cor, que vá até o chão, é ideal para um estilo minimalista. A segunda opção mais popular é um design de quatro cortinas transparentes, onde uma simplesmente cobre toda a parede com uma janela, a segunda é disposta na forma de uma cúpula invertida e mais duas são aproximadamente iguais, mas deslocadas para os cantos do cômodo.
As vantagens de um design composto apenas por cortinas de tule:
- não há necessidade de uma haste de cortina pesada – até mesmo uma “corda” suportará o tule;
- esses produtos são fáceis de lavar, a maioria deles não requer passagem;
- o ambiente se transforma rapidamente sem ficar mais escuro e apertado.
O produto de duas fileiras de ilhós, combinando com o tom das cortinas, fica ótimo aqui. As cortinas finas de musselina ou as chamadas "cortinas de fios" geralmente têm várias camadas, e a janela é decorada com duas ou três cores ao mesmo tempo. Para janelas muito grandes, produtos luxuosos com impressão de fotos ou imagens aplicadas usando a técnica batik são adequados. Normalmente, a imagem colorida não é aplicada completamente em todo o tecido, mas apenas emoldura o retângulo da janela, tornando-se um destaque único do ambiente.
Conselho. Se o tecido de tule estiver decorado com uma imagem brilhante, não é aconselhável colocá-lo na forma de muitas dobras texturizadas - a imagem ficará difícil de distinguir e perderá sua atratividade.
Tule mais cortinas
Cortinas grossas combinadas com tule são a opção mais popular em todos os momentos, como evidenciado por inúmeras fotografias nas páginas de revistas de design sofisticadas. Cortinas de veludo combinadas com tule com trama de crepe criam uma imagem mutável - sua cor e textura mudam dependendo do nível de iluminação e do ângulo de incidência da luz. O tule, assim como as cortinas, é decorado com lambrequins, que são uma tira estreita de tecido que corre ao longo da parte superior do produto ou uma estrutura luxuosa feita de flores volumosas, usando babados e babados texturizados.
É importante escolher o tule e as cortinas certos para combinar com a decoração de um cômodo específico - se os móveis forem escuros, cortinas claras são recomendadas; quando o papel de parede for estampado, cortinas lisas são necessárias. Padrões florais coloridos em cortinas são aceitáveis para um estilo rústico, padrões xadrez ou pied-de-poule são adequados para o campo, e tramas complexas em tons escuros são adequadas para o gótico.
Cortinas sob tule
Cortinas pesadas também são fáceis de combinar com tule. A palavra "cortinas" significa literalmente "porta", ou seja, um produto que protege contra a penetração de estranhos, mas ao mesmo tempo é capaz de fechar e abrir.
As cortinas geralmente são equipadas com ganchos feitos de todos os tipos de materiais; duas ou apenas uma dessas cortinas são feitas. Tecidos densos geralmente são feitos em tons mais escuros que o próprio tule, mas há exceções. Cortinas multicoloridas são selecionadas para tecidos de tule simples e de uma única cor, e opções mais rígidas e contidas são selecionadas para tecidos estampados decorados com nós, babados e bordados.
Tule estampado - descrição, exemplos
O tule no ambiente costuma ser decorado com abundância de padrões complexos, inclusive multicoloridos - fica incrivelmente bonito, luxuoso, caro, principalmente se o tecido escolhido for brilhante. As principais opções de design são flores, folhas com galhos, silhuetas de pássaros, borboletas e abstrações. Menos comuns são as pinturas de enredo completas - geralmente são itens individuais, feitos à mão ou sob encomenda.
O produto com nós e bordados volumosos tem uma textura interessante. Dependendo da quantidade de cores utilizadas, elas decoram um ambiente no estilo barroco, rústico, art déco ou africano.
Como escolher o tule: critérios de seleção, recomendações para donas de casa
O tule mais bonito para o corredor na foto da Internet nem sempre parece luxuoso e único - uma cortina branca simples decorará perfeitamente uma pequena sala de estar, decorada em estilo rústico. Um produto completamente desprovido de padrões é adequado para o minimalismo, e cortinas repletas de lambrequins são adequadas para os estilos barroco e clássico.
Ao escolher, antes de tudo, é importante determinar corretamente o comprimento apropriado. Para fazer isso, meça a altura do chão ao teto. Opções excessivamente longas, caindo em dobras até o chão, são adequadas para os estilos barroco, renascentista e império, e as mais curtas para o country e o minimalismo. Para salas decoradas em estilo moderno de alta tecnologia, tecidos brilhantes com um brilho prateado, musselina feita de fios metálicos ou uma opção branca simples com uma imagem fotográfica de uma grande cidade, carros e geometria simples são adequados.
Materiais escuros são adequados apenas para ambientes espaçosos, bem iluminados e com tetos altos. Para espaços menores, são recomendados tecidos leves e transparentes que não bloqueiem a luz do dia. Ao usar várias cores, é importante escolher uma cor principal, que ocupará de 60 a 70% do espaço a ser decorado, uma cor secundária - que não ocupará mais do que 35 a 30%, e outra cor - essas são pequenos detalhes de cor. Não é recomendado usar mais de três cores ao mesmo tempo — as únicas exceções são interiores boho e pop art.
Como pendurar tule lindamente no corredor
O tule mais comum para o ambiente em várias fotos, sem falar nos produtos mais originais costurados na oficina, decoram muito qualquer ambiente. Primeiro, é importante decidir se será uma versão de camada única ou um design mais complexo, e quantas cores serão usadas. Se a cortina for destinada não apenas às janelas, mas também às portas, como um detalhe de zoneamento, ela deve ser cuidadosamente selecionada por cor - é aconselhável usar a mesma cor em todas as áreas do ambiente.
As opções para pendurar o tule dependem do design da haste da cortina:
- na forma de um tubo, uma haste - aqui são usados anéis com ganchos e ilhós do diâmetro apropriado;
- feito de perfil de metal - fixação em uma ou várias fileiras, a suspensão é feita com clipes, ganchos;
- corda - fina, invisível, composta por uma corda de metal, polímero ou várias, segura facilmente uma ou três cortinas.
Você mesmo pode costurar um produto original de tule. Para fazer isso, você precisará de uma quantidade suficiente de material, uma máquina de costura, linha, tesoura, fechos, moldes e uma ideia clara de como deve ser o resultado final. Muitas vezes, fita ou cordão são usados para pendurar cortinas de tule; se você tiver o equipamento necessário, você mesmo pode prender ilhós nas cortinas – então eles serão indistinguíveis dos feitos na fábrica. Fitas coloridas, flores de tecido, miçangas, prendedores de metal, etc. são adequados como decoração.
Que tipo de tule está na moda agora?
Uma das tendências mais recentes oferecidas pelos designers é a colocação de tule sobre cortinas. A versão curta dessa cortina também é considerada muito elegante atualmente. Uma novidade nas lojas de cortinas desta temporada são as persianas romanas feitas com o melhor material de renda. Eles ficam melhores em interiores provençais, escandinavos e clássicos.
O estilo romântico do interior, decorado em tons pastéis e em pó, está na moda atualmente. Tecidos de seda leves decorados com muitas borlas, combinados com cortinas sustentadas por argolas de metal, também são vistos com frequência. As opções de linho vazado são usadas principalmente em estilos de interiores étnicos e ecológicos - sua coloração permanece natural ou o tecido é levemente colorido, incluindo gradientes suaves.
Também estão em alta os padrões de damasco combinados com texturas “rústicas”, que decorarão melhor tanto um interior escandinavo quanto um moderno. Diamantes e “moscas”, texturizados e contrastantes, frequentemente decoram cortinas de malha. Cortinas bordadas com rosas, tulipas e ramos fantásticos de flores celestiais não deixarão ninguém indiferente.
Conclusão
Cortinas grossas modernas, compradas em lojas e feitas à mão, e o melhor tule para o corredor podem dar ao ambiente qualquer clima desejado, transformando-o rapidamente com bom gosto. O produto é selecionado com base na cor, no padrão, no comprimento e no gosto pessoal. O tipo de cortinas de tule mais adequado ao design de um ambiente específico é determinado por meio de consulta a um especialista em decoração de ambientes com materiais têxteis.