O tule continua sendo um dos elementos constantes do design de interiores de residências, no que diz respeito à decoração de vãos de janelas. Não é tão relevante para a cozinha, mas para o quarto é praticamente insubstituível, pois acrescenta sofisticação e cria uma sensação de aconchego.
Contente
História de origem e aplicação
A história do tule remonta a um passado distante; foi criado pela primeira vez por artesãos têxteis de uma pequena cidade no sul da França no século XV. O primeiro tule era um tecido leve e translúcido, na forma de uma malha fina com um intrincado entrelaçamento de fios.
Na verdade, não era muito diferente de muitos modelos modernos, mas sua finalidade era completamente diferente. Esse material arejado era preferido pelos nobres; dele eram feitos vários elementos para decorar roupas, na maioria das vezes véus. Mas o uso do tule no interior de quartos e boudoirs começou apenas no final do século XVIII e início do século XIX.
Informações adicionais. O tule recebeu o nome da localidade onde foi feito. Esta é uma cidade francesa moderna com uma população de apenas 15.500 habitantes, localizada na região histórica de Limousin, onde o melhor tule ainda é feito.
Variedades existentes de tule
Embora as variedades deste tecido não sejam muito numerosas, sua variedade é limitada apenas pela imaginação do fabricante. Não se trata apenas de todos os tipos de cores, densidade, transparência e estrutura, mas também de decorações adicionais da base:
- designs esteticamente atraentes em tecidos;
- os melhores bordados, usando qualquer motivo;
- um padrão de trama intrincado ou uniforme do próprio tecido;
- enfeitado com renda ou babados, complementado por rendas elegantes.
Devido à variedade de opções, o tule para o quarto é muito interessante para ideias de design. Esta não é apenas uma cortina para janelas, mas um item para decorá-las e embelezá-las.
Importante! Apesar de os produtos serem selecionados individualmente, é importante que o tule contraste com o interior geral do ambiente. Vale a pena escolher não a opção mais cara e bonita, mas aquela que crie harmonia, que não se destaque, mas complemente.
Malha de tule
Esta é uma das variedades mais comuns e populares. Sua característica distintiva é a multifuncionalidade de produtos desse tipo, que não são utilizados apenas para decoração de janelas, embora sejam destinados justamente para isso. Além disso, a malha de tule é simples e prática, o que é importante, ela está longe de ser a mais barata.
Benefícios para o quarto.
- A escolha não será muito dolorosa, a tela de tule na janela do quarto sempre fica em segundo plano, a cortina desempenha o papel principal. Portanto, a única coisa importante é que elas sejam consistentes e combinem entre si, principalmente levando em consideração a cor.
- Entre as principais vantagens, destaca-se que sua estrutura permite a passagem de ar e luz suficiente. Graças a isso, durante o dia o quarto permanece bem iluminado e ao mesmo tempo ventilado, criando um ambiente aconchegante e confortável, protegido de olhares indiscretos.
- A leveza do tule de malha permite que ele seja pendurado no varão da cortina, mesmo que ele esteja localizado diretamente acima da sua cabeça. O peso leve do material não é capaz de arrancar toda a estrutura da parede, e não há necessidade de se preocupar que ele caia direto na cama e machuque as pessoas que dormem nele.
Existem vários tipos representados: bordado, francês, sintético e rede turca. A foto abaixo ilustra bem como fica uma malha de tule no interior de um quarto.
Tule de várias cores
Usar várias cores de tule para decorar a janela do quarto é uma espécie de novidade de design ou uma nova tendência. Mas essa abordagem não é usada com frequência; muitos consideram essa diversidade insípida e sem originalidade. Aqui estão as principais razões para isso.
- Na maioria dos casos, tule de várias cores, especialmente se o tom mudar drasticamente, é adequado para decorar janelas em salas de estar. Nos quartos, não mais do que duas cores são bem-vindas, no máximo três se for branco.
- A ideia de usar tule multicolorido inclui uma variedade de cores, sem uma transição suave e não ressoa com o design geral do interior. Isso é necessário para que algo fique em evidência, o que pode parecer provocativo e vulgar.
- Muita cor não contribui para criar uma atmosfera aconchegante e relaxante. Cores brilhantes no quarto violam o design e seus princípios básicos; tons claros e escuros, ou sua combinação habilidosa, são aceitáveis.
Há muitas opções para esse design, a maioria delas individuais. Mas mesmo assim, é extremamente difícil escolher a solução certa e correta.
tule duplo
A conveniência do tule duplo é que não há um modelo claro ou regras específicas para seu uso no quarto. Dessa forma, há uma enorme variedade de soluções de design, e você pode usar sua imaginação à vontade. A ideia principal por trás de seu uso é criar imagens interessantes.
- Esta é a melhor opção para usar vários tipos de cortinas no design, enfatizando o estilo sofisticado do ambiente. Mas não é só o individualismo e o bom gosto que são importantes; criar cortinas é uma arte.
- Uma boa solução seria combinar tule duplo com persianas romanas. Nesse caso, há uma enorme variedade de soluções combinadas, e o resultado não depende do destaque dado, tule ou cortinas.
- Você pode usar cortinas curtas ou longas, cobrindo parcial ou completamente o peitoril da janela. Esta opção não é desprovida de estética e se encaixa perfeitamente em praticamente qualquer solução de design de interiores.
Ao contrário de decorar janelas com tule de várias cores, esta opção é menos complicada. A melhor ilustração de como cortinas duplas curtas podem ficar em um ambiente é a foto abaixo.
Tule grosso
Esse tipo não é prático e só é relevante para pessoas que preferem a penumbra constante que reina no quarto. Caso contrário, essas cortinas precisarão ser puxadas para trás, o que é contrário à sua finalidade.
Vantagens e desvantagens.
- Na maioria dos casos, o tule grosso é adequado para janelas voltadas para o leste ou sul. Ou seja, sua principal função é proteger contra a luz solar direta da manhã e ao longo do dia.
- O material denso não só transmite mal a luz, mas também o ar; mesmo através de uma janela aberta, sua circulação será insuficiente para ventilação do ar. Ao mesmo tempo, ele coleta bem a poeira.
- Ao usar esta opção, é difícil escolher a solução ideal. A escolha correta depende de muitos fatores concomitantes: o design geral do interior, a combinação de cores, o tamanho das janelas.
A escolha da variedade pode ser considerada uma decisão forçada, e para viabilizar o uso individual, você terá que tentar. O tule grosso no quarto da foto ilustra o quão limitada essa opção é.
Como escolher tule para o quarto
Antes de decidir pela versão final do tule para o quarto, vale a pena analisar atentamente todo o catálogo e examinar todas as ofertas com mais detalhes. Você não deve se guiar apenas por preferências pessoais baseadas no sentimento de importância da escolha.
O tamanho deve levar em conta a largura e a altura da janela + pelo menos 30% de reserva, mas quanto mais, melhor. O tamanho extra será usado para criar drapeados, por exemplo, porque o tule não deve ficar pendurado como um lençol no varal.
Observe! A maioria do tule é feita de materiais sintéticos, então você não deve descartar imediatamente essa opção como inadequada.
Como pendurar tule lindamente no quarto
Existem muitas opções, o principal é pendurá-lo de forma que o tule não fique reto e esticado, isso é totalmente inaceitável para decoração. Cortinas adicionarão apelo estético à decoração geral do quarto, e um lambrequim ficará lindo, complementando a impressão geral. A combinação deles cria uma composição única que imediatamente atrai a atenção. Não seria uma má ideia usar cordões e outras decorações.
Antigamente esse tecido leve e transparente era criado pelas mãos de um mestre, agora ele é um elemento indispensável na decoração de janelas, independentemente da riqueza do ambiente.