As cortinas são uma parte importante do interior. Eles ajudarão a transformar o ambiente e a trazer uma atmosfera de aconchego e harmonia. Cortinas selecionadas corretamente esconderão imperfeições, expandirão visualmente as paredes e elevarão o teto.
Antes de comprar, vale a pena decidir qual material e tipo melhor se adequam a um determinado interior. As cortinas são divididas nos seguintes tipos.
- Líquido. O tipo mais popular de tule. Sua principal diferença é o tamanho das células, servindo também como fundo para cortinas. Geralmente feito de fios finos e grossos.
- Tule padrão: geralmente feito de algodão ou organza, não tem padrões grandes. Possui um design simples e, assim como a tela, pode ser usada com cortinas. É melhor lavá-lo à mão, não torcê-lo ou torcê-lo facilmente. Você precisa passar o ferro com um pano ou gaze úmida.
- Cortinas de kisei ou de fio. Eles vêm em diferentes densidades, com ou sem decoração. A vantagem é que eles não amassam, apenas cobrem e protegem o ambiente. A combinação com persianas ficará ótima.
- Plissado. Semelhante a um ceifador. Não amassa e é flexível. É mais adequado para janelas do lado sul, pois não deixa entrar luz, mas tem a propriedade de bloquear os raios solares.
- Renda. Na maioria das vezes, esse tipo de tule é usado em interiores de quartos, salas de estar e terraços. Elas não deixam entrar luz e criam um ambiente aconchegante.
- Chuva. Seu nome vem do fio denso, que lembra chuva, tecido em um tecido simples. Adequado para um interior rico e iluminado, onde é necessário diluir o fundo.
- Teia de aranha. Um material muito durável composto de seda e fios sintéticos. Parece leve, mas na verdade é bem durável. Não necessita de passar a ferro. Às vezes você pode encontrar teias de aranha com bordados.
- Com bordado. Para bordados são utilizados fios de seda ou metálicos. Pode ser de qualquer tamanho. Bordados florais coloridos são típicos do campo, enquanto linhas e geometria simples são adequadas para o minimalismo e o estilo moderno.
- Em uma flor. O tamanho do molde não deve em hipótese alguma ser igual ao tamanho do tule. Um tom rico ficará melhor contra um fundo neutro.
Observe! O desenho não ficará visível na cortina exuberante.
O tule também pode ser listrado vertical ou horizontalmente. Elimina imperfeições visuais, deixa o espaço mais alto ou mais amplo.
Contente
Tipos de tule e métodos de fixação.
Curto.
O tule pode ser muito diverso: colorido e liso, texturizado e liso, natural e sintético. Entre eles, você pode encontrar algo que se adapte ao design apropriado.
O tule é usado para costurar cortinas e outros tipos de cortinas:
- persiana romana;
- Cortinas austríacas;
- Painéis japoneses.
Por exemplo, se a cozinha for pequena, cortinas longas não são a melhor opção, mas as curtas são compactas, principalmente porque há acesso ao parapeito da janela.
Cortinas que chegam até o peitoril da janela ou são um pouco mais longas ou mais altas são:
- lona sólida;
- duas metades verticais ou horizontais.
Os estilos de tela sólida incluem ecológico, étnico ou chalé. Uma tela sólida e clara, decorada em tons claros de madeira, combinará com um interior clássico simples.
Cortinas curtas feitas de duas metades horizontais são definitivamente um elemento retrô. Eles podem ter o mesmo comprimento ou comprimentos diferentes, geralmente deixando um pequeno espaço no meio da janela. Eles podem ser pendurados na porta.
Cortinas verticais são mais frequentemente encontradas em designs modernos. Eles geralmente são lisos ou brancos e são encontrados em combinação com laços, tranças e presilhas.
Longo
Apesar das vantagens dos modelos curtos, os mais populares são os longos.
Cortinas longas oferecem uma variedade de cortes e texturas, além de uma enorme seleção de cores. Eles ajudarão a decorar salas grandes, cozinhas com varandas e várias janelas.
Segundo designers, cortinas de estilo escandinavo entrarão na moda. Sua principal diferença é a leveza do material e a simplicidade das formas. Cada vez mais vemos em interiores cortinas de diferentes cores e materiais. Esta opção é mais adequada para varandas ou janelas de canto.
Atenção! Se você quiser diversificar o design das suas cortinas, pode usar acessórios como ímãs, ganchos, franjas, ilhós e babados.
Para conseguir uma combinação elegante, você pode pendurar um tule colorido de um lado da janela que combine com a decoração, e um estampado que combine com a primeira cor do outro.
Digamos que o tule branco transparente pode ser perfeitamente combinado com absolutamente qualquer tom, seja uma cortina de tule feita em roxo, vermelho ou verde.
Para não ter dificuldades na escolha, vale a pena olhar a foto do tule e das cortinas para cozinha dos novos itens.
Com lambrequins
O que é um lambrequim? É uma cortina curta que fica pendurada em toda a largura da cornija. Tule transparente para cozinha em combinação com um lambrequim é mais adequado para um estilo clássico. Mas se você abordar cuidadosamente o processo de design, poderá colocar esse conjunto em outros estilos.
Em um cômodo como uma cozinha, ao decorar o ambiente, cortinas são selecionadas para escurecer o ambiente. Para isso, utiliza-se um tule de cozinha mais grosso, em combinação com um lambrequim. Ela é encontrada não apenas na composição, mas também sozinha, o que parece muito original.
No entanto, existe uma solução universal: tule com um lambrequim estreito franzido em dobras exuberantes; é importante que sejam feitos do mesmo material. O lambrequim deve ser costurado na própria cortina e esconder a cornija.
Para uma cozinha em estilo moderno ou pop art, cortinas de tule branco esvoaçantes e cortinas coloridas são adequadas; a cor deve combinar com o interior.
Um lambrequim reto com cortinas romanas se encaixará perfeitamente no estilo high-tech, e um tule curto de algodão ou chita se encaixará no estilo country.
É claro que a lista acima não inclui todas as maneiras de usar tule e lambrequim. O resto pode ser encontrado na Internet, ou você pode usar sua imaginação e criar algo original.
Tule com arco
O que é um arco? São cortinas com cornija reta, costuradas a partir de uma única peça de tecido sólido, com a parte inferior cortada em arco. O nome vem do meio arqueado. Existem vários tipos de arco: quase reto, apenas ligeiramente curvo e, às vezes, íngreme, caso em que a janela fica quase aberta no centro.
A principal diferença desse tipo é o corte especial, que faz com que apareça um lindo caimento no tecido. É muito fácil costurar um produto desses você mesmo; levará algumas horas.
Como anexar?
A fixação das cortinas é uma questão muito importante, porque se você escolher o método errado, a impressão das cortinas e do interior pode ser prejudicada. Existem várias maneiras de prender cortinas a um varão. A escolha de algo específico depende tanto do próprio proprietário, porque aqui o componente estético é importante, quanto do tipo de cornija.
Observe! Ao escolher um método de montagem, vale considerar não apenas o estilo do ambiente, mas também a densidade do material.
Por exemplo, colocar cortinas em cordões só é permitido em cornijas tubulares. Para hastes de cortina localizadas no teto, você deve usar apenas ganchos e fita de cortina.
Diferentes tipos de fixação produzem resultados diferentes. Algumas deixam a cortina reta, enquanto outras formam lindas dobras verticais. Em alguns cômodos, opções mais restritas ficarão melhores, em outros, opções mais simples.
Haverá lambrequins, as cortinas serão um elemento de design brilhante e proeminente ou serão um complemento a ele? Está planejada uma estrutura pesada ou simples?
Não podemos nos esquecer das finanças. Alguns fixadores custam pouco, enquanto outros são bem caros. Algumas fixações podem ser feitas por você mesmo.
Variedade de cores
Há um grande número de cores disponíveis. O principal é que, na hora de escolher, a cor combine com o interior.
- Branco. Mais frequentemente usado em sua forma pura, leitoso ou cor de marfim. Adequado para apartamentos pequenos.
- Cinza. Cria um efeito de véu, é neutro. Mais adequado para salas maiores.
- Preto. Digamos que em combinação com uma decoração de ambiente clara, geralmente branca.
- Marrom. Combina bem com cortinas leitosas. Criará uma atmosfera de conforto.
- Bege. Adequado para interiores que utilizam um grande número de cores, combina com absolutamente qualquer tom e ilumina o ambiente.
- Vermelho. Isso ajudará a criar um destaque e atrair toda a atenção.
Importante! Ao usar vermelho, você quer que ele ecoe nos acessórios. Por exemplo, uma estatueta ou tapete vermelho.
- Amarelo. Adequado para ambientes frios com pouca iluminação. Combinará com cortinas marrons, brancas e azuis.
- Laranja. Ela vai aquecer o interior, destacando a janela. Adicionará atividade e positividade ao design.
- Ouro. Esta é uma cor clássica para tule. Frequentemente encontrado em estilo clássico, combinado com cores branco, preto e bordô.
- Rosa. Fica bem em combinação com móveis cinza claro e papel de parede branco.
- Azul ou azul claro. Resfria um ambiente quente. É melhor usá-lo em combinação com cores de parede bege, branco e amarelo.
Fotos de tule para cozinha em diversas cores ajudarão você a decidir a cor.
Como escolher tule para a cozinha?
Há algumas dicas a considerar na hora de comprar.
- Se as janelas estiverem localizadas no lado ensolarado, você não deve comprar tecidos que deixem entrar luz. É melhor levar organza com padrões.
- Para manter a harmonia, os elementos decorativos devem ser da mesma cor das cortinas.
- Se você não consegue decidir sobre uma cor, então você deve dar preferência às cores neutras: bege, leitoso, etc.
- Evite usar muitos tons escuros, pois eles podem facilmente fazer com que a cozinha pareça sombria.
Conselho! O anel ajudará você a chegar à varanda sem obstáculos.
VÍDEO: Tule para a cozinha. Como criar um interior claro e arejado.
50 ideias originais de tule para a cozinha com suas próprias mãos:
O tule feito à mão continua ganhando popularidade. Abaixo estão exemplos de tule feito à mão e em combinação com cortinas.