Criar aconchego em casa é uma ciência completa, na qual não há ninharias: cada detalhe e elemento de design desempenha seu papel, ajudando a torná-lo elegante e confortável. Um papel importante nessa questão é dado às cortinas corretamente selecionadas e penduradas.
Já se foram os dias em que uma dona de casa, armada com uma agulha, costurava manualmente laços em uma cortina para prendê-la aos ganchos do varão. Essa atividade desinteressante tomava muito tempo e exigia paciência e precisão.
Hoje em dia, esses problemas são muito mais fáceis de resolver se você aprender a pendurar cortinas com fita adesiva em ganchos.
Contente
- Vantagens da fita para cortinas
- Como pendurar cortinas em fita de cortina em ganchos
- Características dos ganchos de cortina
- Instruções passo a passo para usar fita de cortina em ganchos
- Como pendurar tule em uma fita de cortina corretamente e lindamente
- Características do tule pendurado
- Exemplos de montagem de dobra
- Cortinas prontas em fita: exemplos, descrição.
- Lindos exemplos de cortinas em fitas
- VÍDEO: Como pendurar cortinas com fita para cortinas.
- 50 fotos de cortinas em fita de cortina, penduradas em ganchos:
Vantagens da fita para cortinas
Esta tira é feita de diferentes materiais. Para cortinas feitas de tecidos finos: organza, voile e outros, é usado um material transparente, macio, fino, mas durável. Para trabalhar com bases mais densas, a espessura e a textura da fita serão diferentes. Ela pode ser facilmente costurada à máquina em qualquer parte do produto, dependendo das ideias do designer para fazer as cortinas.
Com sua ajuda, você pode formar dobras de várias configurações, ajustando seu tamanho e quantidade. Possui as seguintes características:
- facilita a costura de produtos;
- não há necessidade de costurar laços para ganchos - eles já estão na fita;
- permite drapejar tecidos de qualquer textura e densidade;
- permite projetar aberturas de janelas de forma original;
- Com sua ajuda, você pode ajustar não apenas o comprimento, mas também a largura das cortinas.
Além disso, após a lavagem ele não encolhe e mantém seu formato.
Usando uma tira de cortina, você pode processar cuidadosamente a borda e prender a cortina acabada ao varão sem usar clipes especiais.
Os produtos são apresentados em diversas opções e diferem nos métodos de fixação, tamanho, formato das dobras, que podem ser decoradas com imaginação.
Existem também diferentes métodos de conexão, um dos quais são os laços de fixação para ganchos.
Eles são organizados não apenas em uma, mas em várias fileiras. As características de design da cortina dependem disso:
- dobras simples são feitas em uma tira com duas fileiras de laços;
- A parte superior da cortina pode ser decorada com uma tira com fechos de quatro fileiras.
Além disso, a fita adesiva está disponível em versões de um lado e de dois lados. Neste caso, ela é fixada no tecido da cortina após alisar a base com ferro de passar.
As diferentes larguras da fita – de 1,5 cm a 10 cm – permitem utilizá-la para diversos tipos de fixações e cortinas de diferentes comprimentos e materiais, além de diversificar os métodos de decoração.
Ajuda a realizar todos os tipos de montagens, incluindo:
- horizontal;
- vertical;
- "sanfona" e outras opções de cortinas, como "lápis", "taça", "borboleta", "bufante", "tulipa", em forma de leque e outras, onde a fita de cortina é usada em todos os lugares para instalação em ganchos.
Existem também outros tipos: ziguezague, tubos, trigêmeos. Cada tipo de fita de cortina é feito de materiais diferentes e tem um parâmetro chamado coeficiente de montagem (CA). É a razão entre a largura original da cortina e a largura das pregas, sendo normalmente igual a 1,5; 2; 2,5 e 3. (KS) geralmente é indicado na embalagem do produto.
Como pendurar cortinas em fita de cortina em ganchos
Antes de usar a fita, seria útil conhecer as características desse tipo de fixador para entender como pendurar cortinas com fita de cortina em ganchos.
Eles são fixados em cornijas de teto ou parede de madeira, metal ou plástico, mas é possível decorar uma abertura de janela sem usá-los. Para isso, suportes de parede especiais são instalados em distâncias iguais entre si.
Características dos ganchos de cortina
Antes de formar a cortina, ela deve ser bem passada. Os ganchos já devem ser selecionados por tamanho e material, dependendo do formato da cortina e do tecido utilizado. Para sua produção são utilizados:
- metal-plástico, confiável e seguro;
- metal; geralmente alumínio, latão ou aço;
- Plástico de alta qualidade, pertencente aos materiais da nova geração.
Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
- O metal-plástico é o material mais adequado para a produção de fixadores. Seu preço é acessível e sua qualidade é alta. Muitos consideram uma base ideal para fazer ganchos de cortina. Eles mantêm sua forma muito bem e são completamente silenciosos durante a operação.
- Os de plástico são os mais baratos e se movem silenciosamente ao longo da cornija. Eles são adequados para cortinas de peso leve e médio. A desvantagem é considerada baixa resistência. Com o tempo, elas perdem a forma, e a composição na abertura da janela não parece mais tão impressionante.
- Os ganchos de metal são os mais caros, mas também os mais confiáveis. Eles não deformam, fixam a tela com segurança, evitando que ela deslize para baixo. Seu "barulho" é considerado uma desvantagem significativa. Além disso, se forem feitos de metal barato e de baixa qualidade, os produtos enferrujarão, deixando marcas de sujeira.
Instruções passo a passo para usar fita de cortina em ganchos
Para decorar um ambiente, é importante saber como pendurar cortinas em uma fita em um varão para um ajuste mais seguro. O produto pode já estar costurado industrialmente ou pode ser fixado de forma independente. Para que a composição finalizada se mantenha firme, é importante saber a ordem de seu desenho e escolher a trança correta, levando em consideração um indicador como o coeficiente de montagem.
Ao pendurar cortinas, é importante costurar corretamente a fita para os ganchos. Esta operação é realizada da seguinte forma:
- corta-se da tira um pedaço igual ao comprimento da cortina com um acréscimo de cinco centímetros;
- dobre as pontas da fita 2,5 cm cada e passe a ferro;
- puxe os cabos para que fiquem pendurados livremente e não presos;
- coloque a fita sobre a margem para o acabamento superior e prenda-a com alfinetes;
- costure, deixando 12 mm na parte superior e inferior, costure duas vezes.
Importante! É necessário costurar de modo a fechar a dobra de modo que os cordões fiquem livres.
Depois, recuando 10 cm da borda lateral, você precisa pendurar o gancho - ele será o externo. Depois de prender a cortina nesse gancho, a próxima é pendurada em duas laçadas ao mesmo tempo: a externa e a oposta. Essa ação é chamada de giro técnico. Pode ser feito de outra forma: dobre-o imediatamente ao costurar a tira.
O próximo elemento é enfiado no laço próximo à dobra e também é enfiado no segundo – cinco centímetros depois. O resultado deve ser uma dobra. A formação posterior da cortina usando fita de cortina em ganchos é realizada de maneira semelhante.
Como pendurar tule em uma fita de cortina corretamente e lindamente
Se foi comprado um tecido muito fino e delicado para a cortina, na hora de decorá-la é importante saber como pendurar o tule nos ganchos, e ter extremo cuidado e atenção, evitando furos desnecessários no tecido para não deformá-lo.
Vale ressaltar que para trabalhar com materiais tão finos, você precisará de fita transparente ou translúcida. Está disponível em várias larguras. A artesã decide qual é a mais adequada para decoração.
Antes de pendurar cortinas de tule, você precisará de:
- medir e aparar cuidadosamente a tela,
- corte o excesso;
- processe as bordas e corte as áreas.
Depois disso, você pode costurar a fita na seguinte ordem:
- dobre a borda superior na largura da tira;
- passe a ferro cuidadosamente a borda dobrada;
- dobre as bordas para dentro e prenda na borda da linha de dobra passada a ferro, o que aumentará sua vida útil.
Informações adicionais. Antes de iniciar o trabalho, é necessário lavar o tecido para não estragar a cortina acabada caso aconteça de repente que o material encolha após a lavagem.
Características do tule pendurado
O conforto e a originalidade do interior do ambiente dependem da capacidade de projetar e posicionar corretamente o tule. Para que fique elegante e bonito, é preciso levar em conta todas as nuances do manuseio do tecido de cortina de tule.
Se necessário, eles podem ser amarrados em nós, mas certifique-se de verificar se estão bem apertados.
Observe! Para garantir que a cortina fique firme e não escorregue, além de representar uma composição completa, é necessário fixar os grampos e ganchos. O número de voltas deve ser o mesmo.
Exemplos de montagem de dobra
Ao criar cortinas, você terá que levar em conta a textura e a densidade do material. Já no caso do tule, assim como da organza, do véu e da malha de tule, é preciso extremo cuidado, levando em conta o tamanho do tecido e o padrão.
A composição resultante é fixada com um nó.
Há muitas opções de cortinas disponíveis. A escolha vai depender do gosto da anfitriã.
- O método mais universal é considerado o método do “lápis”. Não é difícil de implementar e não requer muito material. Melhor (KS) – 1,5. Particularmente adequado para tecidos leves.
- O estilo das colunas forma fileiras uniformes de dobras, cujo número e densidade são determinados pela tensão da corda.
- Cortinas finas com fios de lurex e glitter dourado e prateado ficam ótimas com volumosos cachos irregulares. O visual luxuoso da cortina é obtido pelo uso de uma faixa larga com quatro fileiras de cordões. Ótimo (KS – de 2,5.)
- O ventilador fala por si, parecendo rico e sofisticado.
- As gravatas em formato de diamante formam um relevo de borboleta.
- Se o tecido da fita da cortina for conectado na parte inferior com uma dobra dupla, você obterá uma cortina em formato de “taça de vinho” ou “cálice” – ela é chamada por nomes diferentes. Uma tira com duas fileiras de laços e (KS) 2,5 é adequada para isso.
- Cortinas de tule, organza ou véu com laço ficam muito fofas. Isso é feito apertando os cadarços de forma que os laços duplos e simples fiquem próximos um do outro. É melhor pegar a trança de chiffon, malha ou organza com (KS) de 2,5 a 3.
Cortinas prontas em fita: exemplos, descrição.
Cortinas decoradas com fita de cortina adicionarão originalidade a qualquer ambiente se forem escolhidas com bom gosto e se encaixarem harmoniosamente no interior.
Ao mesmo tempo, eles podem ser usados para decorar ambientes em uma variedade de cores e qualquer estilo:
- Para minimalismo e alta tecnologia, um design lacônico sem quaisquer “enfeites” é adequado;
- A Provença e o estilo shabby chic vão encantar você com cortinas leves e leves, com padrões florais suaves ou listras xadrez, miçangas, lantejoulas ou fitas na parte inferior;
- O quarto de uma criança ficará repleto de um espírito especial de infância e travessura se, para prender cortinas feitas de tecido que não encolhe quando lavado ou desbota, forem usados clipes em forma de animais engraçados, borboletas, flores, carros ou laços.
Para decoração e originalidade, podem ser utilizados diversos elementos, às vezes até inesperados, como broches, bichinhos de pelúcia, anéis de pulseira, botões grandes.
O estilo clássico, assim como o barroco ou rococó, é caracterizado pelo uso extensivo de cordões e borlas.
Exemplos de decoração de ambientes com cortinas com descrição detalhada do procedimento podem ser encontrados na Internet.
Lindos exemplos de cortinas em fitas
Uma artesã iniciante pode facilmente encontrar muitas master classes e fotos interessantes no YouTube, com a ajuda das quais ela pode aprender a fazer lindas cortinas com fita de cortina, o que adicionará originalidade à casa.