Este tipo de cortina tem uma longa história, sua criação é atribuída aos antigos romanos. Ela ainda é relevante hoje em dia, combinando bem com interiores de quase qualquer estilo, do clássico ao moderno. Do ponto de vista da instalação, as cortinas têm uma série de características.
Contente
- Tipos de cortinas por design
- Métodos de instalação de persianas de rolo
- Como o tipo de cortinas afeta o processo de instalação?
- Como fixar uma persiana de rolo em uma janela de plástico com parafusos
- Características de instalação de persianas de rolo do tipo fechado
- Características de fixação de cortinas no teto
- Recomendações para escolher fechos dependendo do tamanho e peso das cortinas
- Vídeo sobre como montar e instalar uma persiana de rolo
- Foto: persianas de rolo em janelas de plástico
Tipos de cortinas por design
Estruturalmente, essas cortinas representam o seguinte sistema:
- Tela retangular simples. Na versão tradicional, ele é feito de tecido natural. Versões mais modernas são as persianas horizontais de plástico ou madeira, que quando abertas formam um plano cego de lâminas idênticas, não deixando entrar excesso de luz no ambiente nem de dia nem de noite.
O tecido da persiana pode ser feito de tecidos de diferentes densidades. - Eixo no qual o tecido é enrolado. Geralmente é feito de metal ou plástico. Devido a sua rotação, o painel é colocado em movimento, cobrindo a abertura ou franzido em sua parte superior.
O diâmetro do eixo e o material de fabricação dependem do tamanho e da finalidade da cortina. - Circuito de controle. Ele coloca o eixo em movimento por meio da rotação. Esse detalhe está localizado na lateral. Para abrir ou fechar as cortinas, você precisa puxá-las suavemente. No entanto, existem no mercado modelos com controle remoto, que são acionados não por esforço físico, mas pelo apertar de um botão.
A corrente de controle geralmente é feita de um fio sintético com ressaltos de plástico. - Fixadores. Os fixadores mais comuns são feitos de plástico. Eles geralmente vêm completos com alguns tipos de persianas de rolo. Com a ajuda deles, o eixo é fixado na janela, no teto ou nas paredes.
Muitos fechos são universais e adequados para fixar cortinas em superfícies verticais e horizontais. - Tensores. São os mesmos componentes de fixação, mas para a parte inferior da tela. Eles são projetados para fixar uma barra guia horizontal rígida em uma janela ou parede.
Suportes magnéticos são frequentemente usados para fixar a parte inferior da tela. - Fios guia. O papel desses fios é geralmente desempenhado pela linha de pesca - forte, fina e invisível. No entanto, qualquer corda pode ser usada para esses propósitos. Essas guias são necessárias para transmitir a rotação do rolo para a banda principal. Dependendo de como a linha de pesca é presa ao tecido, o princípio de funcionamento da cortina muda. Se o fio for fixado em vários pontos localizados a distâncias iguais uns dos outros, o tecido será franzido na parte superior em dobras uniformes. Se as guias forem fixadas uniformemente ao tecido, ele sempre permanecerá liso, enrolando-se em um rolo perfeito na parte superior, sem vincos.
A linha guia é tensionada usando grampos especiais na parte inferior da estrutura. - Caixa de proteção (cornija). É um painel plástico que reveste os elementos de fixação superiores e o eixo. Pode não estar lá, então as cortinas são ditas abertas. Porém, sua presença garante maior durabilidade da estrutura. Modelos fechados são considerados mais atraentes.
A cor da caixa protetora pode ser combinada com a cor da moldura
Os tipos mais comuns de acordo com a variante de suas partes estruturais constituintes são mostrados na tabela:
Elemento estrutural | Tipos de cortinas |
tela | tecido/persianas feitas de plástico ou madeira |
fios guia | liso/dobrado |
cornija | aberto (sem cornija)/fechado (com cornija) |
Existe também uma variedade chamada primavera. Produtos desse tipo são controlados por uma mola que aciona o eixo. Sua vantagem é que elas também podem ser usadas em janelas de mansarda inclinadas. Quando a mola é comprimida, o material é enrolado no rolo; quando está relaxado, ao contrário, ele se desenrola.
Observe! A escolha por um tipo ou outro geralmente é feita por razões estéticas. Ou, com base nas características operacionais do ambiente onde serão pendurados. Entretanto, do ponto de vista da instalação, cada um dos tipos listados também possui características específicas que devem ser levadas em consideração.
Métodos de instalação de persianas de rolo
Existem várias opções de montagem:
- Até o teto da abertura da janela ou paredes. Neste caso, os fixadores são fixados diretamente nas partes do sistema de suporte da edificação. Essa abordagem é preferível se você planeja cobrir a abertura completamente com um pedaço de tecido.
Às vezes, a montagem no teto pode ser a única opção, como quando as molduras ficam niveladas com o teto. - Para o batente da janela. Este método de fixação também é usado para cortinas grandes que cobrem completamente a abertura. Neste caso, a tela fica a uma distância mínima do vidro, abrindo acesso ao peitoril da janela.
Com este método de instalação, as encostas permanecem abertas - Para os caixilhos das janelas. Um pequeno pedaço de tecido para cada caixilho permite abrir e fechar as janelas com as cortinas abaixadas. A desvantagem dessa solução é que ela exige muito trabalho, já que a estrutura de cada cortina terá que ser pendurada separadamente.
Os modelos compactos de persianas de rolo são indicados para instalação em caixilhos.
Assim, entre os fatores que influenciam na escolha do método de fixação, podemos citar:
- desejo de usar o peitoril da janela/ausência de tal objetivo;
- a necessidade de fechar totalmente a abertura (no caso de defeitos evidentes nos caixilhos ou pilares das janelas)/ausência de tal necessidade;
- a necessidade de abrir regularmente janelas com vidros duplos (relevante para divisões sem ar condicionado)/a tendência de manter sempre as janelas fechadas;
- e, claro, as características de design dos produtos que estão sendo instalados.
Observe! Quanto mais fatores você levar em conta ao procurar uma opção adequada, maior a chance de ela ser bem-sucedida. Nenhuma circunstância deve ser ignorada.
Como o tipo de cortinas afeta o processo de instalação?
A tabela descreve brevemente os recursos de instalação dos principais tipos de persianas de rolo.
Tipo de cortinas | Recursos de instalação |
Tecido | Essas cortinas são relativamente leves, o que significa que podem ser facilmente fixadas em paredes e tetos, bem como diretamente no batente da janela. |
Persianas horizontais de plástico | O plástico também costuma ser leve e pode ser instalado em qualquer tipo. |
Persianas horizontais de madeira | Normalmente esse tipo de persiana não é se enforca na moldura devido ao seu peso significativo, para evitar a deformação da janela. É melhor entrar em contato teto método de fixação. Ou use as superfícies laterais da abertura para essa finalidade. |
Rolos suaves | Este tipo pode ser montado de qualquer maneira. |
COMsobre dobras (clássico) | Não é recomendado montar a versão clássica diretamente sobre os caixilhos, muito próximo do vidro - as dobras exigem distância. Nessa situação, é melhor optar por instalar a cortina na parte superior da abertura ou nas paredes. |
Aberto (sem cornija) | Essas cortinas não impõem nenhuma restrição quanto ao método de fixação. No entanto, eles não devem ser usados em áreas com condições operacionais adversas. Um mecanismo desprotegido pode ser danificado por grandes quantidades de poeira, sujeira ou umidade. |
Fechado (com cornija) | Eles também podem ser instalados em qualquer lugar. É verdade que o processo de instalação para eles é um pouco mais complicado do que para análogos abertos. |
Cada tipo de cortina possui características específicas, que devem ser levadas em consideração na hora de fazer a escolha final da opção adequada.
Como fixar uma persiana de rolo em uma janela de plástico com parafusos
A resposta para a pergunta de como pendurar persianas de rolo, é claro, depende do método de instalação que você escolher. Abaixo estão os algoritmos básicos sobre como fazer isso ao instalar em janelas de plástico com vidro duplo - esta é a situação mais comum.
Fase de preparação
Esta etapa é universal para qualquer método de instalação; você não pode ignorá-lo. Primeiro, você deve escolher a cortina em si, sua cor, material, tamanho. O último parâmetro precisa ser esclarecido precisamente. Se você planeja fixá-lo na faixa, você deve medi-lo e adicionar 2 a 4 cm ao número resultante. Se você planeja fixá-lo em toda a abertura, ao contrário, será necessário subtrair de 2 a 5 cm da largura resultante.
Antes de começar a trabalhar, certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias:
- nível do edifício;
- furar;
- chave de fenda;
- chave de fenda.
Parafusos auto-roscantes, fixadores, tensores e linha de pesca para guias geralmente são incluídos com a cortina.
Instruções para instalar uma persiana de rolo aberta em uma janela de plástico
- Encontrando um lugar para fixadores. Antes de fixá-los na janela com parafusos, você deve esclarecer sua posição exata. Para fazer isso, você precisa colar fita dupla face nos fechos da parte traseira, montar completamente a estrutura e fixá-la no batente da janela da mesma forma que será fixada posteriormente. Depois de posicionar tudo corretamente, você precisa colar os elementos montados com fita adesiva e remover o rolo com o tecido.
- Instalando a linha guia. Antes de fixar os parafusos, você precisa fixar as pontas das roscas guia. Para fazer isso, a ponta da linha de pesca é enfiada no buraco e cuidadosamente presa ali com um nó.
A linha guia é instalada antes da montagem do suporte. - Fixação de fixadores usando parafusos autoatarraxantes. Esse processo envolve fazer furos com uma furadeira e depois parafusar.
É importante determinar a localização dos furos a serem perfurados com a maior precisão possível. - Inserindo o rolo de rolo. Agora, a parte principal das cortinas, o rolo de tecido, pode ser recolocado no lugar, colocando-o nas ranhuras resultantes e pressionando até ouvir um clique. Após isso, o componente superior da estrutura pode ser considerado montado.
O eixo é preso nos suportes usando travas. - Instalação de tensores. É hora de instalar os fixadores na parte inferior. Para fazer isso, você deve primeiro marcar a localização deles usando um nível de construção e colá-los na superfície da janela com fita adesiva. Depois, tendo previamente fixado as extremidades inferiores da linha guia, faça furos e insira parafusos neles.
A ordem de fixação da linha de pesca - Exame. Por fim, você deve se certificar de que tudo funciona como deveria.
Os limitadores na corrente de controle são usados para ajustar as posições extremas do tecido da cortina.
Características de instalação de persianas de rolo do tipo fechado
Dispositivos deste tipo se distinguem pelo fato de que os elementos de fixação aqui fazem parte do design geral. O eixo não pode ser puxado para fora durante o trabalho. Você terá que perfurar bem próximo a ele.
Para acessar os fixadores e os furos localizados neles, é necessário remover os tampões laterais. Caso contrário, o processo de instalação não é muito diferente.
Características de fixação de cortinas no teto
A diferença básica desse método é o arranjo diferente dos elementos de fixação. Nessa situação, elas devem ser colocadas com os furos voltados para a parte superior da abertura da janela ou para o teto. Ou seja, na hora de comprar, você precisa adquirir fixadores de teto especiais.
Observe! Para cortinas de grande peso e tamanho - e essas são as que geralmente são preferidas para serem penduradas no teto - é melhor dar preferência a fechos de metal em vez de plástico. Eles são mais fortes e confiáveis.
Recomendações para escolher fechos dependendo do tamanho e peso das cortinas
Para resumir o que foi escrito acima, podemos formular uma regra básica para escolher um método de instalação.
Quanto maiores as dimensões das cortinas, mais motivos existem para dar preferência à sua montagem no teto ou nas paredes. Eles podem facilmente assumir a carga extra. Se o tamanho e o peso das cortinas forem pequenos, é melhor usar a fixação nos caixilhos das janelas - esta opção é a mais conveniente de usar.
Seguindo as instruções sobre como pendurar persianas de rolo em janelas de plástico, você pode facilmente realizar esse processo sozinho, sem nenhum treinamento especial.
Onde posso descobrir mais sobre oauth 2.0 o que é
Quero comprar como pendurar uma persiana em uma janela de plástico com furação