Nos últimos 10 anos, indústrias em vários campos se desenvolveram muito. Bens de consumo com vários atributos e acessórios estão vendendo como água nas prateleiras das lojas. Roupas, têxteis para o lar, produtos de jardim e turísticos têm elementos como ilhós. Para descobrir o que são ilhós, como instalar esses produtos, para que servem, quando surgiram, que tipos existem e muitas outras dúvidas, leia este artigo.
Contente
Descrição
Um ilhós é um elemento que permite reforçar as bordas de qualquer material. É uma luva com uma tampa de um lado e uma arruela do outro. Há um furo dentro do produto que pode ser usado para passar uma corda, barbante, corda de arco ou simplesmente como um enfeite decorativo.
A instalação de ilhós é realizada em fábricas ou plantas que produzem diversos produtos. Esse elemento de atributos de cada item individual encontrou ampla aplicação em vários setores ao mesmo tempo. É impossível imaginar sapatos comuns ou um caderno moderno com receitas de dona de casa sem este amplificador.
Ilhós são utilizados:
- na produção de vestuário exterior;
- para a produção de calçados;
- na produção de mobiliário doméstico;
- para fins turísticos e de casas de veraneio;
- em atividades comerciais;
- na fabricação de produtos marítimos e de transporte;
- em escritório e impressão.
Como pode ser visto na descrição das áreas de utilização deste maravilhoso acessório, ele encontrou ampla aplicação em quase todos os ramos de produção. Basicamente, o dispositivo tem caráter funcional, que consiste em reforçar as bordas do material para posterior passagem de uma corda, cabo ou fio fino por ele.
Para instalar ilhós você mesmo, você precisa saber de que material as fábricas de ferragens os fabricam.
- Aço.
- Alumínio.
- Latão.
- Cobre (raro).
- Prata.
- Ouro.
- Árvore.
- Plástico.
- Sobreposição de fios.
Os intensificadores feitos de metais caros são produzidos por artesãos ou fábricas de joias. Esses elementos servem como decoração para pulseiras, alças de bolsas, sapatos e roupas de grife. Produtos de alumínio, assim como latão, são usados em atividades de escritório/impressão. Calendários trimestrais, álbuns de recortes, cadernos e outros produtos podem ser finalizados usando ilhós.
Interessante. No escritório, esse atributo de fortalecimento é chamado de bloqueio. Os próprios trabalhadores da indústria gráfica o chamam de anel "piccolo".
Onde os ilhós são usados?
Para responder à pergunta de como instalar ilhós sem ferramenta, você precisa saber quais itens domésticos e roupas usam este produto. Eles são amplamente utilizados para:
- Camisetas, suéteres, jumpers, cardigans;
- jaquetas, blusões, casacos de pele de carneiro, casacos de pele, capas, capas de chuva;
- calças, jeans, shorts, calções;
- bota, tênis, tênis, sapato, mocassim;
- chapéus, bonés, protetores de orelhas;
- cintos, faixas, pulseiras, alças de bolsa, relógios de pulso;
- cadernos, livros, calendários, itens decorativos para presentes, sacolas de artesanato;
- toldos para caminhões, tendas, toldos de uso geral;
- velas de navios marítimos;
- cortinas, cortinas, porteiros, lambrequins;
- acabamento decorativo de móveis e roupas para casa.
Esta lista pode ser continuada indefinidamente, pois o produto é realmente extremamente popular.
Para produtos de papel/papelão, são utilizados blocos (anéis piccolo). Sua principal diferença em relação aos ilhós é a ausência de uma arruela adicional na parte de trás do rebite. Os blocos têm uma manga, arredondada em uma das extremidades em forma de tampa. Uma ferramenta especial é usada para instalar os anéis.
Quem inventou o produto?
Toda pessoa que se pergunta como instalar ilhós em casa está interessada em saber de onde veio esse produto. Não há como saber com certeza em qual século a fortificação foi usada pela primeira vez. Mas há uma área de aplicação: para a vela. As velas precisavam de reforço nas bordas para que o cordame de todo o navio pudesse passar por elas.
Interessante. O cordame se refere a todos os elementos de um navio que são usados para controlar as velas.
Os primeiros rebites pareciam muito simples. As bordas da vela, feitas de um tecido especial (algodão, etc.), eram costuradas com vários nós de linha grossa. Os métodos de costura variavam: sua escolha dependia em grande parte da resistência e durabilidade necessárias para a estrutura. Depois que essa tecnologia foi totalmente dominada, e também no início da indústria metalúrgica, anéis de metal começaram a ser usados para rebites. Todo o processo de fixação foi reduzido à instalação manual, já que naquela época não havia nenhuma ferramenta especializada que permitisse a instalação rápida e fácil de um rebite. As pessoas se contentavam com o que tinham à mão.
Então por que não aprendemos com a experiência dos nossos ancestrais? Mais adiante, em uma seção separada do artigo, há uma descrição detalhada de como instalar um ilhós em casa, sem usar uma ferramenta especializada.
Característica
Para cada item, seja um elemento de decoração de interiores, mobiliário de interior, uma peça de roupa ou parafernália turística, os rebites de reforço são produzidos de forma completamente diferente. Isto é caracterizado por:
- requisitos de confiabilidade;
- força;
- condições de operação;
- qualidades visuais.
Levando em consideração as necessidades de cada cliente, o fabricante desenvolve constantemente novos produtos, aprimorando suas tecnologias.
Para atender às necessidades de cada indústria, os rebites são caracterizados pelos seguintes indicadores:
- Atributo diâmetro. Há duas características numéricas deste indicador: o diâmetro interno e o externo. O tamanho externo tem mais impacto nas qualidades visuais. Mas o diâmetro interno influencia na escolha do tamanho do furo no material, bem como na espessura máxima permitida da corda/barra que pode ser passada pelos furos na bucha. O tamanho do diâmetro varia de 2-3 mm a 10 centímetros.
O diâmetro interno do ilhós deve ser maior que o diâmetro da haste da cortina. - Profundidade do produto. Medida como a distância máxima da tampa superior até o final da manga. Este indicador determina a espessura máxima possível do produto reforçado, mas que pode ser rebitado sem deformação significativa do tecido/papel, bem como sem perda de qualidades visuais.
Quanto mais grosso for o tecido, maior deverá ser a altura da borda do ilhós. - Material de fabricação. Já tratamos desse parâmetro anteriormente. Vale ressaltar que o plástico e a madeira costumam ser usados como componentes decorativos para tecidos de janelas (cortinas, persianas, lambrequins), enquanto a base metálica tem caráter mais funcional (reforço das bordas de tendas, calçados, etc.).
Em casa, os ilhós de metal são os mais utilizados. - Formato do produto. O formato das cartolas não é apenas redondo padrão. As fábricas modernas que fabricam esse tipo de encaixe produzem rebites ovais, quadrados, retangulares e em formato de estrela. Em lojas especializadas, você pode até encontrar itens de interior completamente exclusivos: para banheiros, leões-marinhos e golfinhos são típicos; para quartos infantis, podem ser personagens de desenhos animados da Disney.
Ilhós redondos Ilhós oval Ilhós quadrados Quadrado com furo redondo - Cor. Quando se trata de rebites de metal, sua gama de cores é variada. Além de todos os tons possíveis do arco-íris, aqui são usados patinação, cromagem, douramento e outros métodos de aplicação de tinta na superfície. Além disso, composições modernas de tintas e vernizes permitem dar aos produtos uma aparência exclusiva, como mármore, madeira ou azulejos de cerâmica.
A gama de cores dos ilhós é bastante diversificada, não será difícil escolher o tom certo.
Antes de começar a instalar os ilhós, você precisa comprá-los na loja. E antes de comprar, você definitivamente precisa entender para que precisa deles, bem como entender os tipos existentes e suas características. Depois de ler esta seção, você não terá mais perguntas para o vendedor. Todos os parâmetros estão especificados acima.
Atenção! Antes de comprar acessórios para rebitagem, leia estas 5 principais características.
Automontagem: instruções passo a passo
Em casa, é necessário que você mesmo instale rebites de reforço. Por exemplo, você quer dar vida a uma camiseta velha, transformando-a com a ajuda de decoração com furos multicoloridos, ou vai costurar uma cortina para a cozinha com suas próprias mãos. Em todos os casos, será útil que você aprenda o método de instalação de rebites.
Vejamos instruções passo a passo usando o exemplo de instalação de rebites em uma cortina. Para realizar este trabalho, você precisará de materiais e algumas ferramentas.
Aqui está o que você precisa:
- Tecido para costurar cortinas. Escolha com base no elemento que está sendo criado, ou seja, se for uma cortina, então tule, uma cortina - cetim grosso, seda.
- Fios multicoloridos.
- Overloque.
- Tira para reforçar os locais de instalação das buchas.
- Um conjunto de agulhas, um dedal.
- Marcador, giz.
- Máquina de costura (se disponível).
- Tesouras grandes e pequenas.
- Diretamente, as próprias buchas com tampas.
A primeira coisa que você precisa fazer é uma cortina. Para calcular corretamente suas dimensões, é necessário levar em conta todas as reservas necessárias. Na cornija a cortina pende livremente, com dobras distribuídas uniformemente, sem qualquer tensão. Isso determina a reserva de comprimento. Deve ser 50% do comprimento entre as paredes da abertura da janela. Ou seja, o comprimento da cortina deve ser aumentado em uma vez e meia.
A altura da cortina também precisa ser maior. Isso é necessário para permitir dobras na parte inferior e superior. Nos locais onde são instaladas as buchas, a dobra é feita em função do diâmetro das ferragens, acrescida da reserva necessária de 1 cm da borda da cortina.
Depois de terminar de costurar a cortina, você pode prosseguir com a instalação dos rebites.
Primeiro, você precisa cortar uma fita especial, necessária para eliminar possíveis beliscões, dobras desnecessárias, distorções e também para melhorar visualmente a aparência da cortina. Você precisa cortá-lo no tamanho da cortina, multiplicando por 2 (já que a fita é costurada em cada lado). Não se esqueça de deixar margem de costura para um acabamento de qualidade nas bordas. Um centímetro será suficiente.
A marcação é a etapa principal no caminho para um desempenho eficaz no trabalho. Conforme descrito acima, você precisa deixar 1 centímetro entre as bordas da cortina. Deve haver 15-20 centímetros entre cada futuro furo. Este tamanho é medido a partir dos centros. Para obter simetria, faça um número par de furos.
Use um marcador ou giz para marcar os centros dos furos. Não aplique muita graxa no tecido para não deixar resíduos na superfície.
Para fazer furos, use uma tesoura de manicure comum. Um requisito obrigatório para tesouras é que elas devem ser afiadas o suficiente. Faça o furo com cuidado, eliminando a possibilidade de danificar a superfície do tecido no local adjacente.
O diâmetro do furo é um parâmetro importante que determina a eficiência do trabalho. A aparência estética das cortinas, bem como sua vida útil, depende da escolha correta do tamanho do furo. Há uma regra aqui: se o tecido for elástico, o diâmetro do furo deve ser 1-2 mm menor que o tamanho interno da manga. Mas para material denso, o furo deve ser feito do mesmo tamanho da manga.
Em seguida, eles passam para a instalação. Antes de instalar os ilhós, os especialistas aconselham tratar as bordas do furo com fita ou cola especial. Este procedimento também pode ser usado como ressuscitação se o furo for maior que o diâmetro dos acessórios.
Instalar acessórios não é uma tarefa difícil, mas também não é totalmente fácil. Para fazer isso, você precisará de:
- mesa grande e confortável;
- folha de suporte de material rígido (madeira, chapa metálica);
- martelo;
- Chave Phillips;
- parafuso de metal.
O diâmetro da aresta de trabalho da chave de fenda Phillips é selecionado para ser 2-3 mm maior que o tamanho interno da luva. Não se esqueça de usar uma chave de fenda Phillips. Você quer obter o efeito de quebrar as bordas do rebite de metal.
Os acessórios são inseridos pela frente da cortina. Depois que a primeira peça estiver no lugar, a cortina precisa ser virada, colocando a parte da frente sobre uma folha de suporte rígida.
Coloque uma arruela na parte metálica saliente. Pegue uma chave de fenda e um martelo e coloque-os no buraco. Use alguns golpes de martelo para quebrar as bordas de metal.
Use um parafuso até que o fixador esteja completamente alinhado. Coloque a borda larga sobre a arruela e use um martelo para dar um acabamento à fixação. Esse processo é chamado de queima.
Todo o processo de trabalho em cada fixação não leva mais do que 5 minutos. Então não fique chateado se você não tiver sucesso imediatamente. Depois de instalar 3 ou 4 peças, você pegará o jeito e o trabalho será executado perfeitamente.
O mesmo método é usado para fazer ilhós em roupas.
Lojas e fábricas usam ferramentas especiais. São alicates perfuradores para fazer furos, bem como brocas de núcleo. Existem também ferramentas universais que atendem a dois propósitos ao mesmo tempo. Mas não é aconselhável comprar tais dispositivos para uso doméstico. É mais fácil seguir os conselhos do nosso artigo e fazer a instalação você mesmo.
Longo e chato! Muita água desnecessária.
Quando perguntam a uma mulher chata como ela vive, ela começa a contar:
como ela mora, com quem ela mora, com que frequência ela mora…