Tule é um tecido fino e delicado com estrutura de malha. Cortinas de tule decoram lindamente as janelas, têm grande importância no design de interiores, podem reduzir ou aumentar o espaço e afetar a quantidade de luz solar.

Mas sua função principal é decorativa, então qualquer deficiência reduz significativamente esse parâmetro. Se um buraco de cigarro aparecer em uma cortina de tule, um nó se formar ou um pedaço de tecido for arrancado pelas garras de um gato, esse defeito deve ser corrigido imediatamente.
A questão se complica pelo fato de que o tule é um tecido muito delicado, no qual todas as consequências do reparo serão visíveis. É difícil colocar um remendo nele, e é até impossível costurar um corte vertical ou horizontal sem danificar a estrutura e o padrão. Em alguns casos, se você não sabe como consertar um tule rasgado sem que ninguém perceba, é melhor comprar um novo.
Contudo, não há necessidade de ficar chateado. Na maioria dessas situações, você pode fazer isso sozinho, ou seja, fazer reparos: colocar um remendo, costurar um corte rasgado, esconder uma queimadura. E mesmo que o reparo não possa ser feito sem ser notado, dobras bem colocadas podem esconder o local do reparo.
Contente
Métodos de reparo de tule
Cada cortina de tule é única. Véu, organza, chiffon, malha – cada tecido tem sua própria estrutura, uniformidade e padrão. A questão de como costurar tule deve ser abordada levando em consideração as características da cortina.
Às vezes, basta prender ou costurar uma borboleta ou pena decorativa para disfarçar o buraco. Antes de costurar as áreas rasgadas, use sua imaginação e pensamento criativo. Assim, um buraco de cigarro queimado pode ser decorado com um aplique de outra cortina de tule. Esta é uma tarefa trabalhosa, mas se você tiver sucesso, sua cortina pode adquirir uma aparência completamente diferente, mais bonita e sofisticada.
Como consertar tule após unhas de gato
Uma das perguntas mais comuns é como consertar um tule que foi rasgado por um gato. Infelizmente, os animais de estimação costumam danificar vários itens de interior. Brincadeira excessiva, medo repentino – e o gato já está pendurado na cortina, agarrando-se a ela com suas garras. Felizmente, o tule não apresenta danos rasgados ou disformes. Eles sempre representam cortes horizontais ou verticais. E isso é bom, porque costurar em linha reta é bem fácil.
- Se o gato não conseguir rasgar o tecido e ficar preso, ele pode ser consertado costurando uma fita ou fita no lugar. Na maioria das vezes, as amarras são verticais, então a fita terá que ser costurada ao longo de todo o comprimento da cortina. Às vezes, uma fita costurada parece ridícula, então costure outra simétrica ou faça várias listras. Ficaria bem original se fossem de cor contrastante e encimados por um laço ou borla.
Ao longo da linha de aperto, costuramos uma trança decorativa ou franja na sobreposição e decoramos com um laço, borla ou outra decoração. - Como consertar em casa se o tule estiver rasgado? A maneira mais fácil é cortar a cortina em duas partes e costurar uma tira de outro tecido de tule (da mesma cor ou de cor contrastante) entre elas. Este método é bom para cortes horizontais, mas você precisa observar a estrutura e o padrão do tule. Se houver flores ou padrões grandes, o encarte não ficará bonito. Neste caso, é melhor costurar com fita.
Recortamos o pedaço rasgado horizontalmente, costuramos novamente e decoramos. Se o tule estiver rasgado na parte superior ou inferior, costure outro pedaço, talvez um pedaço de tule contrastante.
Danos causados pelo ferro, como consertar tule sem que ninguém perceba
Infelizmente, situações em que você queima o tule com um ferro de passar não são incomuns, e muitas donas de casa simplesmente não sabem o que fazer. Marcas de queimaduras causadas por ferros são grandes, volumosas e difíceis de disfarçar. Além disso, neste local a cortina perde a cor original e adquire uma tonalidade vermelha desagradável.
Na maioria das vezes, a área queimada deve ser cortada cortando o tecido em dois pedaços. O melhor é fazer um corte vertical, resultando em duas tiras. Você pode fazer novas cortinas com elas, por exemplo, para uma janela da cozinha. Usando sua imaginação, você pode fazer cortinas de várias camadas adicionando tecido semelhante em uma cor diferente.
Outra maneira de consertar um tule queimado é costurar um remendo. Esta é uma tarefa criativa, porque você não pode pegar um remendo de uma cortina que foi queimada por um ferro do primeiro tecido que você encontrar – isso seria uma solução extremamente inestética. O tecido é selecionado para ser semelhante em estrutura e composição.
O ideal é que você tenha um pequeno estoque desse tecido de tule em forma de uma tira larga cortada ou de uma borda dobrada e com bainha de uma cortina. O remendo não é cortado de acordo com o formato do ferro - essa questão deve ser abordada de uma forma não convencional. Pode ser uma flor, uma estrela, uma figura geométrica.
Se a estrutura do tecido tiver padrões próprios, você poderá fazer um remendo dentro do padrão. Em seguida, ele é costurado ou colado na área queimada.
Importante! Se tudo for feito tecnicamente corretamente, não há garantia de que o local do reparo não ficará visível. Às vezes, é a abordagem criativa e não convencional que produz resultados positivos.
Como consertar tule de organza
Organza é um material fino e transparente com uma trama densa e forte de fios. Mas mesmo esse tecido pode rasgar facilmente. Se você se depara com a pergunta: o gato rasgou o tule, como consertar? Depende muito se o tecido tem um padrão ou é liso. Se estiver liso, pode ser reparado cortando-o em duas partes e combinando-as em um novo design. Hoje em dia está muito na moda fazer cortinas de organza multicoloridas (duas ou mais cores com a mesma estrutura de tecido).
Elas são costuradas a partir de tiras verticais ou horizontais separadas, reunidas em dobras e presas com ímãs ou suportes especiais, ganchos e grampos.
Se o tule de organza com padrão estiver rasgado, o relatório do padrão lhe dirá como consertá-lo. Em muitos casos, não vale a pena danificar a estrutura do tecido, pois a cortina perderá todo o seu charme e integridade.
Você precisa ver se consegue esconder a área defeituosa em uma dobra ou disfarçá-la com um aplique ou elemento decorativo. Às vezes vale a pena costurar cuidadosamente o rasgo com linhas finas da mesma cor e escondê-lo.
Como donas de casa experientes consertam cortinas de tule
Na Internet, donas de casa experientes costumam compartilhar conselhos sobre como costurar tule corretamente, acreditando, com razão, que mãos habilidosas podem fazer tudo. Costurar um tecido de tule fino e arejado tem suas próprias nuances. Até mesmo uma bainha simples deve ser feita com fios finos.
O que devemos dizer se um gato começar a rasgar o tecido ou se a cortina ficar presa na porta e for puxada? Consertar tule requer muita habilidade.
Algumas donas de casa que sabem fazer bordados aconselham fazer cerzidos decorativos. Se o furo for pequeno, por exemplo, por causa de um cigarro aceso, será muito fácil consertá-lo, bastando encontrar a rosca correta. Se o tecido tiver uma estrutura complexa (diferentes maneiras de entrelaçar os fios em inserções separadas), a área cerzida não ficará visível.
Outra maneira interessante é costurar uma tira de renda na cortina danificada. Escolha uma renda adequada (elas vêm em diferentes larguras e estruturas) e simplesmente costure-a sobre a área rasgada. Para maior decoratividade, você pode costurar renda nas bordas da cortina ou na parte inferior.
Há muito espaço para imaginação ao consertar cortinas e persianas. Considerando que, ao comprá-las, elas geralmente são dobradas em largura para criar lindas dobras, você pode cortar e montar a cortina a partir de várias partes (duas ou mais) sem perdas. Usando a sua imaginação, você pode conseguir um tule ainda mais bonito e original do que quando o comprou.
Gostaria de corrigir o autor do artigo. Tule é um substantivo masculino.