Um interior bem projetado é aquele que combina conforto e funcionalidade, mas ao mesmo tempo tem uma aparência bonita. Por exemplo, as lâmpadas modernas não só fornecem luz e economizam eletricidade, mas também muitas vezes se tornam elementos decorativos, dando uma aparência completamente incomum a coisas comuns. Hoje em dia, todos os tipos de iluminação podem ser direcionados à decoração funcional de cortinas; uma das opções populares é a luz noturna nas cortinas.
Contente
Uma opção ao seu gosto
De fato, existem algumas maneiras de “iluminar” cortinas e fazer uma luz noturna original. Entre os mais populares estão:
- guirlandas,
- Cortinas de LED,
- iluminação embutida na cornija,
- cortinas que são elas próprias “ondas” de LED (também chamadas de “cascatas”).
Mas vamos começar pelo mais importante.
Tipos de guirlandas
Você definitivamente não encontrará falta de escolha neste assunto; Existem muitas, muitas variedades de guirlandas e estruturas de iluminação que podem ser usadas para iluminar cortinas. Vamos listar alguns deles.
- guirlanda linear universal (lâmpadas dispostas em série em um fio longo)
- guirlanda de cortina (fios longos não conectados entre si)
- guirlanda de franjas (galhos de comprimentos diferentes do fio principal)
- rede (parece quase uma rede de pesca, só que com pequenas lâmpadas)
- duralight (cabo flexível com LEDs, especialmente adequado se você precisar dar uma determinada forma à imagem de luz)
Guirlanda para cortinas
Cabe a você decidir quanto da área da cortina a guirlanda preencherá. Algumas pessoas preferem que as cortinas sejam totalmente iluminadas e pareçam cortinas brilhantes, para outras, algumas guirlandas individuais são suficientes, e algumas são criativas e colocam um padrão de luz nas cortinas.
Em que fixá-lo?
O método de prender a guirlanda às cortinas depende do seu peso e da sua ideia.
- Se a guirlanda não for muito grande e leve, você pode fixá-la de uma maneira simples: com fita dupla face. Se você decidir usar uma janela como base para a montagem, primeiro limpe a área desejada com álcool. Você pode instalar iluminação na própria cortina, na frente ou atrás dela, na janela.
- Uma opção mais confiável é consertar com uma pistola de cola quente.
- Se a base da fixação for uma cornija, podem ser utilizados ganchos para tule ou linhas.
- Você está fixando-o em uma moldura de janela de madeira? Martele um prego pequeno, mas não até o fim.
- Se você quiser que a cortina tenha iluminação, você pode fixá-la diretamente nela.
Conexão
Também há diferenças nos tipos de conexão. Se houver uma tomada livre perto da janela, escolha uma guirlanda que funcione com eletricidade. Se você não tiver uma, é melhor escolher uma guirlanda movida a bateria. Aliás, é melhor estocar este último para não ficar sem um clima mágico no momento mais inoportuno.
Fita de LED
A iluminação de fundo das cortinas com fita de LED cria um efeito visual diferente. Se a guirlanda preenche a área das cortinas, a fita preenche o espaço na cornija, espalhando sua luz em um gradiente: brilhante na parte superior e mais calma na parte inferior.
Tipos de fita
Existem vários modelos de fitas de LED. Eles diferem nos tipos de LEDs e na frequência de sua instalação. Não escolha uma tira com intensidade de luz muito alta, pois ela cegará seus olhos e “consumirá” uma quantidade absurdamente grande de eletricidade.
Para iluminação de teto, os especialistas recomendam a instalação de fita SMD 5050 (30 LEDs brancos quentes por 1 metro).
Cor do humor
A vantagem das fitas de LED é que elas podem emitir luz de qualquer cor, você pode escolher a que mais combina com seu humor. Reuniões calorosas em casa? – use branco ou amarelo suave. Uma pequena festa? Azul neon ou roxo criarão a atmosfera.
Cortinas de LED "Cachoeira"
Guirlanda de LED que cria o efeito de ondas “caindo” devido ao jogo de luz de cima para baixo. Cada fio parece um fluxo separado de água.
Materiais para instalação
Para tornar a instalação o mais tranquila possível, faça um estoque de tudo o que você precisa com antecedência. Não se esqueça das medidas, você precisa saber a largura da sua janela antes de ir à loja.
- Transformador. É necessário para que o dispositivo LED funcione. A questão é que os LEDs não conseguirão funcionar se os valores padrão da rede estiverem definidos. No nosso caso, precisamos de uma tensão mais baixa e uma corrente de qualidade diferente: a tensão de entrada é 220 V com uma frequência de 50 G, a saída é 12 V e corrente contínua.
- A cachoeira em si. O comprimento da cachoeira deve corresponder ao comprimento da distância que você deseja iluminar, e os valores devem corresponder aos parâmetros do transformador.
- Arame. Também nos lembramos de tomar medidas oportunas. A seção transversal do fio que vai até o transformador deve ser de no mínimo 1,5 mm2, no lado conectado à fita – 0,75 – 1 mm2. O fio deve ter 2 núcleos de cores diferentes.
- Interruptor unipolar (o padrão serve) e disjuntor diferencial (para segurança extra).
- Caixas plásticas para fios. Este ponto e os seguintes são para aqueles que querem esconder o local de montagem e instalar a cachoeira sob um teto suspenso.
- Placa de gesso. Você pode fazer um nicho para esconder fios desnecessários.
- Tubo termoencolhível ou fita isolante.
Vamos começar a editar
Naturalmente, você precisa começar a trabalhar desligando a voltagem, caso contrário as consequências podem não ser as mais favoráveis. Bem, para fazer tudo corretamente, siga uma certa sequência.
- Instale uma caixa de gesso o mais próximo possível das cortinas. Se precisar, é claro. Se você estiver instalando iluminação sob um teto suspenso, pode pular esta etapa com segurança.
- Estamos consertando o transformador. É melhor instalá-lo no local de onde sairá a cascata de LED. Você pode montá-lo diretamente no teto usando buchas padrão.
- Instalamos um transformador e aplicamos voltagem. A tomada ou caixa de distribuição mais próxima virá em socorro aqui. Diagrama de conexão: o fio com isolamento vermelho é conectado à fase, o fio com isolamento azul é conectado ao neutro. Para determinar a fase e o zero, utilize uma chave de fenda indicadora.
- Agora podemos começar a fixar nossa guirlanda de LED. Para isso, você pode usar cola de construção (mais detalhes sobre os métodos de fixação foram escritos no início do artigo). O local onde você irá fixar a cachoeira deve estar limpo de detritos e poeira.
- Bem, finalmente, conectamos nossa cortina cascata por meio de um transformador. Há 2 terminais no transformador: V+ e V-. A partir deles, conecte um fio com seção transversal de 1,5 mm2 aos terminais correspondentes na guirlanda.
- Bem, para controlar toda essa beleza, instale um interruptor. Certifique-se de que não esteja definido como zero, apenas como fase.
Cornijas com iluminação
Outra opção de iluminação eficaz e ao mesmo tempo prática é a iluminação de cornija. Na parte anterior, consideramos a opção de fixar uma cortina em cascata, inclusive sob a cornija; outras opções de iluminação também podem ser anexadas a ele.
Qualquer cornija pode ser iluminada:
- teto,
- parede-teto,
- parede.
É melhor escolher aqueles modelos em que a parte colada na parede é muito mais larga que a parte do teto. Ou seja, rodapés clássicos e decorativos não funcionam; é melhor escolher molduras largas. Mas mesmo neste caso há algumas nuances: certifique-se de que a parte superior da moldura não esteja horizontal e não esteja chanfrada para baixo em relação à parede, caso contrário, ela irá bloquear a luz.
Selecionando uma luminária para iluminação de cornija
Lâmpadas tradicionais definitivamente não vão servir imediatamente. Eles podem direcionar a luz em um feixe bastante potente e, portanto, ela incide de forma irregular. É melhor usar fitas de LED ou diferentes tipos de guirlandas com lâmpadas de LED. Não esquenta tanto e é mais econômico.
Instalação de iluminação de cornija
- Cole a cornija na parede preparada.
- A cornija deve ser instalada a uma distância de 5 a 10 cm do teto.
- Cole os cantos das baguetes (canto com canto).
- Colamos a fita de LED na parede ou instalamos lâmpadas. Ou então “inserimos” no espaço atrás da cornija.
- Fixamos a fonte de alimentação próxima à parede ou abaixo dela. É melhor colocá-lo onde seja de fácil acesso possível, em um local que possa ser alcançado com as mãos.
- Preparar!
Mais uma vez sobre o principal
Para que a decoração de luz realmente agrade você não apenas com belos efeitos, mas também com facilidade de uso e segurança de operação, certifique-se de pensar em todos os detalhes antes de ir à loja e iniciar a instalação.