Dependendo do design do teto suspenso, o método de instalação da cornija muda. Naturalmente, é fisicamente impossível fixar uma haste de cortina a uma película fina, e fixá-la a uma parede em um interior moderno nem sempre é justificado. Portanto, este artigo examina dois tipos de montagem de cortinas sob tetos falsos.
Importante! É necessário decidir com antecedência (antes de instalar o teto falso) sobre o tipo de montagem da cornija. Por exemplo, instalar uma cornija em partes embutidas se tornará impossível após a conclusão do reparo do teto.
Contente
- Características da instalação de uma cornija sob as hipotecas
- O processo de instalação de uma cornija de teto em peças embutidas
- Características de um nicho escondido sob a cornija
- Instalação de nicho oculto e instalação de cornija de teto
- Vantagens da colocação oculta de cornijas
- VÍDEO: Criando um nicho escondido em um teto falso.
- 50 fotos de cortinas em uma cornija escondida no interior:
Características da instalação de uma cornija sob as hipotecas
A principal diferença na instalação de uma cornija sob um teto falso é a necessidade de um suporte confiável para sua fixação. Mais tarde, ele se “esconderá” atrás da estrutura suspensa, de modo que apenas a cornija permanecerá visível. A função de suporte é realizada por peças embutidas - um perfil de metal ou vigas de madeira fixadas ao teto de concreto.
Observe! Se forem utilizadas peças embutidas de madeira em trabalhos de reparo, elas devem ser tratadas com um antisséptico especial antes da instalação, o que protegerá a madeira não apenas de danos causados por fungos, mas também de pragas de insetos.
Se uma equipe de reparos for instalar o teto suspenso, todos os detalhes relativos à instalação da cornija devem ser discutidos com antecedência. Provavelmente, os profissionais recomendarão o pré-reforço da tela nos pontos onde a cornija é fixada às vigas.
O processo de instalação de uma cornija de teto em peças embutidas
Você mesmo pode instalar as peças embutidas - isso lhe dará uma vantagem em relação à necessidade de fazer medições, pois permitirá que você marque imediatamente o local no desenho. Sem habilidades profissionais, é difícil instalar uma cornija dessa maneira, mas é bem possível se você seguir cuidadosamente as instruções.
O processo de instalação é o seguinte.
- A primeira coisa que você precisa fazer é marcar o nível do teto e, em seguida, instalar uma baguete de parede ao longo da linha marcada - um perfil de alumínio ao qual o teto será fixado (sistema arpão).
- Em seguida, no local da futura cornija, são instaladas peças embutidas ao longo da janela ou de toda a parede. Independentemente do material escolhido (metal ou madeira), o suporte pode ter um design diferente - uma plataforma sólida ou composto por vários elementos separados. Se a primeira opção geralmente usa uma longa viga de madeira ou um perfil de metal, a última pode usar pequenas vigas de madeira colocadas em uma corrente paralela nos pontos de fixação à futura cornija.
- Depois que o teto for esticado, a hipoteca desaparecerá de vista, mas permanecerá uma base confiável para fixar a cornija. Na chapa do teto, você precisa fazer marcações fixando a cornija na hipoteca já escondida e fazendo marcações nos furos para fixação. Para evitar que a lona estique e se espalhe nos locais onde ela é fixada com parafusos, instale anéis de reforço plásticos ao redor das marcações.
Isso é tudo! Depois de fixar a cornija do teto ao teto falso, resta apenas escolher a “decoração” para as janelas. Uma cortina pastel ou brilhante – tudo depende das suas preferências de interior. Como a haste da cortina está posicionada um pouco mais abaixo, a mão pode facilmente alcançar os ganchos.
Informações adicionais! Após a instalação da estrutura suspensa, a altura do teto da sala caiu um pouco. Se as cortinas já tiverem sido compradas, será necessário encurtá-las.
Características de um nicho escondido sob a cornija
Se você tem alguma experiência em realizar trabalhos de reparo, criar um nicho não será particularmente difícil. Mas, sem ter absolutamente nenhum conhecimento e habilidade neste assunto, dificuldades podem surgir. Felizmente, depois de entender algumas nuances, é possível montar seu próprio nicho de forma relativamente fácil e rápida.
Normalmente, uma sala com teto falso pronto tem um vão especial (10-25 cm) entre a janela e a estrutura suspensa, projetado para a instalação de uma haste de cortina. O nicho para cortinas em um teto falso pode ter comprimentos diferentes.
- Corresponde à largura da abertura da janela, é possível uma reserva de 40 a 50 cm (são necessários 20 cm adicionais à esquerda e à direita da janela para um movimento confortável das cortinas).
- Colocado ao longo da parede da janela (esta opção é frequentemente usada por designers em salas estreitas, onde a parede com a abertura da janela é expandida visualmente por cortinas colocadas ao longo de todo o perímetro da cornija).
- Colocado ao longo de todas as paredes (este design é usado em salas com janelas de canto ou janelas colocadas em duas ou mais paredes. Isso ajuda a implementar várias soluções de design, por exemplo, instalar iluminação adicional).
Instalação de nicho oculto e instalação de cornija de teto
É necessário levar em consideração a presença de uma varanda do lado de fora da janela, o que também afeta o design do nicho. Ao voltar da sacada para a sala, você definitivamente vai querer dar uma olhada no teto novinho em folha. A primeira coisa que aparecerá é o nicho da cornija no teto para cortinas, e aqui um descuido desagradável pode ser descoberto - uma parte traseira aberta através da qual o "interior" do teto falso é visível.
Importante! Para evitar que isso aconteça, é preciso levar em conta as características do projeto com antecedência e instalar um teto de dois níveis. A ideia é que a instalação de fixadores adicionais ajude a esticar a tela em direção ao interior do nicho.
Instruções para criar um nicho no teto e fixar uma cornija.
- É necessário instalar uma baguete de montagem em todo o perímetro da sala (exceto na parede com a janela). Para fazer isso, você precisa decidir a altura do teto com antecedência. O principal é não exagerar no tamanho do vão, caso contrário, o teto baixo esconderá visualmente o ambiente.
- Em seguida, você pode começar o trabalho no teto: um perfil de alumínio ou uma viga de madeira é montado ao longo da janela no mesmo nível da baguete. A distância sob o nicho é selecionada individualmente - dependendo da largura da cornija (simples, dupla, tripla ou quádrupla) e da presença de iluminação. Para cortinas leves e tule, 5 cm são suficientes, cortinas pesadas precisarão de cerca de 15 cm e para cortinas multicamadas é melhor alocar até 25 cm.
- A parte inferior do nicho para cortinas terá que ser rebocada ou instalada em drywall. Isso é feito para que todos os cantos fiquem perfeitamente retos, o que permitirá que a borda da tela seja fixada fixando-a em um perfil de cunha ou em contas de vidro.
- A baguete é fixada na viga de madeira fixa, após o que você pode começar a esticar a tela. Nesta versão, o teto falso não chega até o final da parede, deixando a cornija escondida atrás de um nicho.
Informações adicionais! Para colar o pedestal do teto em frente ao nicho, é necessário fixar uma placa de gesso cartonado na parede interna, recuando da borda do teto exatamente a distância do próprio pedestal.
Vantagens da colocação oculta de cornijas
Não só a instalação de um nicho não exige muito tempo e esforço, mas a opção com uma cornija escondida também tem uma série de vantagens.
- O tecido esvoaçante do teto cria uma ilusão chamada “cortinas flutuantes”, que aumenta visualmente o espaço e refresca significativamente o interior.
- O nicho para a cornija pode ser feito em qualquer comprimento, largura e altura. Isso é muito conveniente se o cômodo tiver paredes muito altas (o teto falso pode ser rebaixado a uma altura aceitável), houver peitoris de janela largos ou um radiador enorme (um nicho amplo permite colocar a haste da cortina a uma distância conveniente da janela).
- Se a cornija já estava fixada no teto, não há sentido em removê-la. Antes de realizar qualquer reparo, basta remover as cortinas para evitar contaminação.
- A iluminação do nicho da cornija fica muito bonita, o que realça o efeito já presente das cortinas arejadas. Uma tira de LED de qualquer cor que você quiser é inserida em uma ranhura especial – tudo depende da sua imaginação.
- A caixa de teto suspenso ajudará a implementar soluções de design arrojadas. Como a cornija fica escondida de olhares curiosos, você pode criar a ilusão de uma unificação visual do teto e das cortinas. Um tecido elástico de cor escura, feito de cetim ou camurça, ficará perfeito em um ambiente com cortinas semelhantes. O entrelaçamento de motivos parece original: o padrão do teto pode fluir suavemente para as cortinas.