O design elegante das janelas decorará qualquer ambiente. Mas para que a sala de estar, o quarto ou o escritório tenham uma aparência individual e reflitam o mundo interior de seu dono, vale a pena pensar na decoração das próprias cortinas.
Contente
- Decoração de cortinas: breve descrição, tipos de decorações
- Franjas para cortinas: descrição, instruções e diagramas para autoacabamento
- Borlas em cortinas: exemplos de design de interiores
- Lambrequim com franjas para cortinas: como fazer, instruções para costurar um lambrequim com franjas, foto
- Opções de design e exemplos de decoração de cortinas com franjas e borlas, fotos
- Vídeo sobre como costurar cortinas com franjas
Decoração de cortinas: breve descrição, tipos de decorações
Já se foram os dias em que cortinas eram usadas apenas para esconder olhares curiosos. Hoje em dia, várias cortinas, persianas e estores são usados para decorar uma casa ou apartamento, como um complemento à decoração geral do interior. Portanto, a questão da decoração de cortinas é muito, muito relevante. Com um pouco de imaginação e paciência você pode obter resultados surpreendentes. A variedade de acessórios adequados disponíveis hoje em dia (contas, apliques, correntes e borlas) ajudará nisso.
Uma das opções de decoração é uma aplicação volumétrica na tela. Parece que nada poderia ser mais chato do que cortinas brancas simples. Como você pode ver na foto, se quiser, você pode transformá-los em uma verdadeira obra de arte. Flores grandes feitas do mesmo tecido da cortina podem ser decoradas com pérolas artificiais ou lantejoulas.
Outro exemplo de adição de apliques em cortinas. Combinada com rebites de metal e feita no esquema de cores certo, esta opção é apropriada para uma casa de campo ou chalé.
O jabot é um dos elementos mais populares para complementar o design de cortinas. É um pedaço de tecido com borda chanfrada que é colocado na lateral do lambrequim. Normalmente, o jabot é feito de tecido da mesma cor das cortinas. Um pré-requisito para um jabot é que ele tenha um bom caimento.
Cortinas em estilo clássico são decoradas com uma coquille. Este é um dos elementos do lambrequim, que é um encarte com drapeado vertical. Pode contrastar com a estrutura principal ou ser da mesma cor que ela. Parece um pouco pomposo, mas é bastante apropriado em uma sala com tetos altos.
Talvez a decoração mais comum e acessível para cortinas seja um suporte decorativo. Este elemento pode ter diferentes formatos e ser feito de diferentes materiais. Ele pode ser usado para o fim a que se destina ou apenas como decoração (por exemplo, a foto mostra suportes localizados nas presilhas da cortina).
Borlas e franjas também não perdem sua relevância, apesar das mudanças dos tempos e das tendências da moda. Embora sua principal direção estilística seja a clássica, eles se sentem bastante confortáveis em tendências modernas.
Franjas para cortinas: descrição, instruções e diagramas para autoacabamento
Até bem pouco tempo, a franja era uma trança simples com uma borda reta de um lado e fios soltos do outro. Hoje em dia, a variedade de franjas pode ser surpreendente. Não há apenas uma variedade de cores disponíveis, mas também uma gama de configurações e combinações diferentes.
Existem quatro tipos de franjas:
- corte;
- bloquear;
- ouropel;
- em forma de leque.
Franjas com acréscimos (inserções) feitos de plástico, madeira ou bambu estão se tornando cada vez mais populares. Cortinas com pompons também são muito procuradas.
A decoração pode combinar diversas cores e texturas. E para que todo esse esplendor não pareça vulgar e grosseiro, é importante combinar corretamente o tecido da cortina e a trança. Nesta versão, seria apropriado enfeitar as cortinas com uma fita com sinos.
Para tecidos pesados, franjas grossas são adequadas. E se as cortinas forem leves e arejadas, o acabamento também deve ser leve.
Parece que costurar franjas você mesma é a tarefa mais fácil do mundo. Se esse trabalho for feito incorretamente, as cortinas podem ser danificadas irremediavelmente. Portanto, você precisa ser paciente e se esforçar ao máximo.
- Primeiro, você precisa decidir onde a franja será costurada. Geralmente esse é o corte inferior ou a borda lateral.
- Agora processamos a borda da cortina (costuramos ou queimamos).
Para evitar que a franja se desfie após a costura, queime as bordas. - Depois colocamos a fita por baixo do tecido (o tecido fica do avesso) e costuramos.
Se a fita for larga, faça duas linhas, recuando das bordas - Agora costuramos uma linha ao longo da parte frontal da cortina, bem no topo da fita.
Após o ponto frontal, dobre as pontas da franja para o avesso e faça a bainha com duas linhas.
Uma cortina projetada dessa maneira não irá “enrugar” nem esticar onde a franja estiver fixada.
Importante! Franjas não são usadas somente para decorar cortinas. É usado ativamente para acabamento de travesseiros e colchas, toalhas de mesa e também para decoração de móveis estofados.
Borlas em cortinas: exemplos de design de interiores
O século XVII é considerado a era de ouro dos pincéis. Foi então que esse elemento começou a ser utilizado na decoração de interiores e na decoração de roupas, sapatos e acessórios. Hoje em dia, as borlas estão passando por um renascimento e, embora não sejam usadas com muita frequência em roupas, são mais do que procuradas para decorar cortinas.
Na maioria das vezes, esse elemento é usado para decorar lambrequins ou suportes de cortinas. Eles podem ser feitos de fios naturais ou sintéticos, complementados com miçangas e correntes e decorados com tecido.
O esquema de cores pode variar:
- o mesmo tom da tela;
- contraste óbvio.
Até as cortinas mais simples ficarão luxuosas se forem complementadas com borlas no esquema de cores certo.
Até as persianas romanas, que parecem bastante autossuficientes, são decoradas com borlas. Isso torna o ambiente elegante e muito aconchegante. Esta decoração será apropriada não apenas para uma janela de cozinha (foto), mas também para um quarto ou quarto de criança.
Os pincéis são usados como suportes de diferentes maneiras:
- Duas cordas diferentes, decoradas com borlas, envolvem a tela e são conectadas uma à outra por um nó.
- Macramé. A trama delicada é apropriada tanto para cortinas de tule claro quanto para cortinas texturizadas.
- Cortinas assimétricas aumentam visualmente o espaço. Um painel é fixado no nível do peitoril da janela, e o segundo é mais alto.
Existem várias maneiras de prender borlas em cortinas. Eles podem ser fixados ao tecido principal da cortina. Alternativamente, elas podem ser costuradas ao redor de todo o perímetro da cortina. Por fim, esse elemento é fixado aos cordões que darão sustentação à tela. Para completar o interior, as mesmas borlas podem ser costuradas em almofadas de sofá ou em uma colcha.
Lambrequim com franjas para cortinas: como fazer, instruções para costurar um lambrequim com franjas, foto
Lambrequim é um dos elementos mais populares para decoração de janelas. Graças a ela, a estrutura da cortina ganha um aspecto acabado e elegante. E se inicialmente foi criado para esconder o local onde as cortinas eram fixadas na cornija, hoje é um detalhe decorativo totalmente independente da estrutura.
O lambrequim pode ser de diferentes tipos e formatos:
- Simples. Um pedaço de tecido preso a uma fita de cortina.
Lambrequim simples com franzido na fita de cortina - Macio. O tecido para isso deve ser mais leve e ter um bom caimento.
Lambrequim macio na porta - Duro. Uma moldura especial é coberta com tecido de cortina.
Lambrequim rígido em estrutura de madeira compensada - Combinado.
Lambrequim combinado com douramento decorativo - Leque ou concha.
Leque lambrequim com borlas decorativas
Quase todos os tipos de lambrequim são decorados com franjas ou borlas.
Somente uma artesã experiente pode fazer um lambrequim com as próprias mãos. Este trabalho requer certas habilidades, perseverança e aderência cuidadosa a todas as proporções e tamanhos especificados. Como a estrutura é multicamadas, cada elemento deve complementar a composição, e não “competir” com ela, destacando-se do cenário geral.
Este é o aspecto aproximado de um diagrama de um lambrequim para uma janela padrão. Uma das opções mais populares foi selecionada.
Antes de começar a trabalhar, você precisa calcular a quantidade de tecido necessária. O comprimento e a largura do tecido devem ser selecionados levando em consideração as margens de costura.
Para fazer o swag, pega-se um tecido retangular, fazem-se marcas nele para criar uma cortina e, então, as dobras resultantes são fixadas com pontos.
Depois que todos os enfeites são feitos, eles são presos a uma fita especial para cortinas. Quando a parte superior do lambrequim estiver pronta, a gravata – a parte lateral – é formada. Pode ser unilateral ou bilateral, localizado apenas nas laterais ou decorar a parte central da estrutura – há muitas opções.
Quando todos os detalhes estiverem prontos, eles também são fixados na fita da cortina com costura. Normalmente, a etapa final da criação de um lambrequim é o acabamento com franjas ou borlas.
Opções de design e exemplos de decoração de cortinas com franjas e borlas, fotos
Cortinas de veludo azul são harmoniosamente complementadas por tranças douradas com pequenas borlas e decoradas com grandes borlas. A combinação de azul e dourado dá ao interior um aspecto formal e solene, e as borlas enfatizam a sofisticação do estilo clássico.
Neste caso, foi escolhido um esquema e combinação de cores ousadas. A foto mostra cortinas xadrez, decoradas com flores volumosas em laçadas, complementadas por franjas e borlas feitas do mesmo material. A cornija combina com a cor geral do interior.
Ao escolher uma variedade de borlas volumosas, é importante escolher o tecido de cortina e a decoração de interior certos. As mesmas escovas devem ser usadas em móveis e acessórios: almofadas, colchas.
Borlas e franjas são verdadeiras obras-primas da arte de interiores. Eles podem decorar cortinas em qualquer estilo e tornar o interior único, adicionando um elemento de luxo à rotina cinza do dia a dia.
Vídeo sobre como costurar cortinas com franjas
https://www.youtube.com/watch?v=GV7OY7Xw3B8