Quase todas as mulheres do planeta sabem como é o tule. Este é um material macio e translúcido que é usado na produção de algumas peças de vestuário e serve como uma excelente decoração para aberturas de janelas. Com o tempo, as cortinas perdem suas qualidades externas inigualáveis. Para resolver isso, basta passá-los bem. Neste artigo, você aprenderá a passar corretamente diferentes tipos de tule.
Contente
Descrição do tecido
O tule é um tecido leve e fofo que serve como matéria-prima para produção em muitos setores industriais. Isso se deve à sua estrutura, que é representada por uma grade ou padrão simples. É um dos materiais mais populares, tudo se resume à sua versatilidade. Cortinas de tule adicionarão leveza e tranquilidade ao interior, e elementos de vestuário darão um design interessante.
Hoje em dia, os fabricantes estão prontos para oferecer dezenas de milhares de ideias para decorar janelas e portas, mas as donas de casa modernas ainda preferem o tule estampado. Isso se justifica, as cortinas de tule são capazes de mudar a decoração do seu apartamento o máximo possível: adicionar espaço visualmente a ele, esconder defeitos externos. Devido à estrutura homogênea do material, foram desenvolvidas as seguintes condições para seu cuidado:
- Para evitar que cores indesejadas apareçam em um produto de tule, ele precisa ser lavado com frequência;
- Antes da lavagem à máquina, o produto deve ser limpo de poeira e vários tipos de depósitos;
- Este material nunca deve ser deixado de molho em água quente - pode encolher, é recomendável deixar o tecido de molho por 3 a 4 horas em água morna com uma solução de sabão ou refrigerante;
Durante o processo de imersão, o tule deve ser virado periodicamente. - o tecido só pode ser seco e passado na posição esticada;
- Você não deve amassar, esfregar ou puxar o tule com força. a estrutura da tela é muito fina, se você fizer tais manipulações com ela, ela perderá muito rapidamente suas qualidades externas;
- Cortinas são um material que não necessita de ser passado a ferro; elas podem ser simplesmente penduradas em uma posição levemente úmida.
Importante! Se você lavar o tule na máquina de lavar, deve selecionar um modo que não inclua centrifugação, para não danificar o material!
Como passar tule após a lavagem, descrição dos métodos
Pergunta: "Como passar tule?" Toda dona de casa se perguntava. Existem várias maneiras de passar esse material:
- Pendurado em uma haste de cortina. Para passar o tule corretamente após a lavagem, o material lavado é pendurado no varão da cortina enquanto ainda estiver úmido. Com seu próprio peso, ele alisa e elimina todos os danos, vincos e irregularidades visíveis.
A cortina úmida deve ser esticada imediatamente em todo o seu comprimento. - Passar tule com gerador de vapor. O gerador de vapor está preparado para operação, o material está pendurado. Usando o aparelho, passe vapor quente de cima para baixo até remover todas as áreas irregulares.
Gerador de vapor – a solução mais rápida e eficaz - Passando tule. A técnica de passar depende diretamente do tipo de material do produto, mas existem recomendações gerais para passar esse material com ferro:
- É melhor começar a alisar o material quando toda a água necessária tiver drenado, ou seja, quando o produto estiver levemente úmido;
- a temperatura máxima de engomar é definida de acordo com o tipo de tecido (modo 1-2 é recomendado);
A temperatura recomendada para passar e outros cuidados com o tecido podem ser encontrados na etiqueta do produto. - costuras e padrões são passados de fora para dentro usando um forro de gaze (1-2 camadas); se o ferro tiver um modo de "vaporização", é melhor usá-lo ou um dispositivo especial - um gerador de vapor.
O modo vapor ajuda a lidar até com os vincos mais severos do tecido
Atenção! Essas regras não se aplicam a tecidos delicados, pois eles têm seus próprios métodos de processamento. Por exemplo - náilon!
Como passar tecidos grandes?
Como passar tule se ele for muito grande? Muitas pessoas fazem essa pergunta. Para começar, vale a pena colocar a tábua de passar roupa ao lado da cornija. O material é colocado verticalmente, começando pela base da cortina. Passe-o firmemente até que ele comece a tocar o chão do outro lado. Quando a parte passada toca o chão, ela é pendurada no varão da cortina. Então o material é simplesmente empurrado para o lado!
Como passar tule sem ferro?
Se você não tiver um ferro de passar, ou surgirem circunstâncias imprevistas, há outra opção. Como alisar tule sem ferro?
- Usando um gerador de vapor. Para passar o tecido usando esse método, ele deve ser estendido em todo o seu comprimento, eliminando qualquer irregularidade. O gerador de vapor deve ser usado para tratar toda a superfície da tela, mais de uma vez se necessário. Para isso, basta mover o bico a uma distância de 0,5-1,5 cm da cortina.
Você pode alisar cortinas enquanto elas estão penduradas usando qualquer gerador de vapor com modo de operação vertical. - Usando um borrifador. Para o segundo método, precisaremos de um borrifador. O tecido lavado é pendurado no varão da cortina, sob a ação do seu próprio peso ele se endireita, os desníveis são alisados e as dobras são eliminadas. Sua tarefa é monitorar a qualidade do material, borrifando água com um borrifador caso persistam defeitos externos.
Qualquer pulverizador manual funcionará para esse método. - Usando água fervente. Para fazer isso, a tela deve ser pendurada sobre uma banheira cheia de água quente até 1/3 e deixada durante a noite. Água fervente suavizará qualquer irregularidade na sua cortina.
Como passar tule de organza?
Organza é um tecido muito bonito com o qual são feitas muitas peças de roupa, além de excelentes cortinas. Mas a organza é muito caprichosa, por isso existem condições especiais de passagem para ela. Se a organza for passada incorretamente, ela não ficará mais bonita, poderá apresentar vincos ou até mesmo rasgar.
Como passar uma peça de organza após a lavagem? É extremamente difícil passar esse tipo de material, porque a organza é um material muito caprichoso. Existem algumas regras para passar corretamente a organza:
- a sola do ferro deve ser lisa, uniforme, sem lascas ou outros danos;
Se você começar a passar organza com sujeira, manchas pretas aparecerão no tecido. - O produto só pode ser passado quando o material estiver completa e completamente seco, caso contrário perderá suas qualidades externas;
- organza deve ser passada na temperatura mais baixa;
Ajustamos a temperatura mínima no regulador - Para evitar que o tecido fique “ondulado”, ele pode ser passado somente com um pano de seda ou papel, sem ligar o modo “vapor”.
Em vez de gaze, você pode usar um acessório especial na sola do ferro
Atenção! Se você passar organza úmida, ela perderá sua cor intensa!
Tipos de tule que não precisam ser passados
Existem vários tipos de tule que não precisam ser passados a ferro, ou então precisam ser passados muito raramente. O tule que não precisa ser passado após a lavagem é composto por:
- tecido sintético;
- tecido de algodão;
- tecido de linho.
- Tecido sintético. Devido à sua composição, este material raramente amassa, podendo ser pendurado imediatamente após a lavagem. Mas como passar um véu de tule sintético se você ainda precisa? O material é dobrado várias vezes e passado a ferro a 120°C.
Se você não amassar ou torcer uma cortina sintética ao lavá-la, ela secará perfeitamente no varão da cortina, sem nenhuma dobra visível. - Tecido de algodão. O algodão absorve perfeitamente a umidade que permanece durante o processo de lavagem. Graças a essa qualidade, as cortinas de algodão secam facilmente, bastando pendurá-las. Eles se endireitarão e também secarão sob o peso do próprio peso.
O tule de algodão endireita-se bem com o seu próprio peso - Tecido de linho. Semelhante ao tecido sintético, raramente amassa quando lavado. Como alisar o tule de linho, se necessário? O material pode ser dobrado ou deixado esticado. O ferro aquece até 100◦C no modo normal. Recomenda-se passar a ferro com gaze.
É melhor não torcer o tecido de linho. Após o enxágue, essas cortinas devem ser sacudidas vigorosamente e penduradas com cuidado para que não haja dobras.
Como passar tule sem removê-lo?
- Usando um ferro de passar. Cortinas levemente úmidas são penduradas no varão e deixadas de 1 a 3 horas para endireitar. Após esse tempo, despeje água no ferro e ligue o modo vapor. Com a ajuda do vapor liberado pelo ferro, todas as irregularidades e vincos são eliminados.
Para que o processo seja rápido, você precisa de um ferro com um gerador de vapor suficientemente potente. - Usando um vaporizador. O caminho mais rápido. Este dispositivo é ideal para vaporizar cortinas. Primeiro, você deve despejar água no aparelho e depois deixá-lo aquecer por 2 a 3 minutos (para que o vapor fique morno ou levemente quente). É necessário passar um gerador de vapor por toda a área das cortinas. Lentamente, para suavizar qualquer irregularidade.
Considera-se que a melhor maneira de endireitar as dobras é passar cortinas na posição vertical. - Com a ajuda do vapor. Precisaremos de uma chaleira ou uma panela com água quente. A água precisa ser fervida e mantida no fogo por mais 5 minutos. Um recipiente com água fervida é levado até a cortina e movimentado por toda a área.
O velho método da vovó funcionará se você ainda não tiver um vaporizador. - Sem nada. Para alisar tecidos pesados, basta pendurá-los e eles se endireitarão com o próprio peso.
Pendurar tule em uma haste de cortina garantirá um alisamento natural e não exigirá esforço e tempo significativos da anfitriã.
Diferentes tipos de tule exigem diferentes condições de passagem. Para não prejudicar a aparência do material, é necessário cumprir todas as condições. Se você abordar esse assunto com responsabilidade e interesse, no final certamente obterá um excelente resultado!
Vídeo sobre como passar tule rapidamente sem vaporizador
https://www.youtube.com/watch?v=J6jXwk76yjY